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AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL

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Apresentação em tema: "AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL"— Transcrição da apresentação:

1 AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL
USABILIDADE NA WEB AS BOAS PRÁTICAS DO SITE AMIGÁVEL

2 Princípios Fundamentais
Fatores de sucesso da fidelização Os seis princípios fundamentais 1- Acessibilidade (divulgação, disponibilidade) 2- Design (interface, visualização instantânea) 3- Usabilidade (facilidade de navegação, localização das informações) 4- Arquitetura da Informação (conteúdo confiáveis, útil, atualizado) 5- Visibilidade (marketing da empresa, patrocinadores) 6- Segurança e confiabilidade (confidencialidade, sigilo dos dados)

3 Porque o Site é importante?
Razão de existir (core business da empresa) Além da expectativa explícita do retorno financeiro, o negócio existe para cumprir uma responsabilidade implícita perante a sociedade, seus clientes e parceiros. Atender as necessidades dos consumidores/usuários, com relação aos produtos e serviços ofertados. Expandir a oferta e extensão da especialização de cada produto ou serviço no nicho de mercado escolhido atendendo ao perfil do consumidor/usuário. Estender o domínio da empresa sobre a concorrência através da quantidade, qualidade e tipos de produtos ou serviços colocados no mercado. As oportunidades, os recursos e problemas sofrem constantes mutações em conseqüência da mudança de fatores internos e externos, exigindo um realinhamento dos rumos estratégicos.

4 Visão monolítica de avaliação
Porque avaliar o Site? Visão monolítica de avaliação Motivos INTERNOS Insatisfação Pressão por melhorias Heterogeneidade FORÇAS AMBIENTAIS Econômicas Técnicas Políticas Sociais CONSEQUÊNCIAS Redução consumo Ciclo de vida informação Inflação/Recessão/Incertezas Mudanças no perfil consumidor Análises & Decisões DIAGNÓSTICO Identificação das necessidades Identificação dos “gaps” Critérios e prioridades PROGNÓSTICO Recomendações e Sugestões Fatores críticos de sucessos Benchmarket Resultados esperados NOVO SITE Qualidade das informações Retorno (Resultados) Ações Estratégia Objetivos/Metas Planejamento Organização Acessibilidade Design Usabilidade Conteúdo Visibilidade Segurança Publicação Monitoração Ajustes no Site Atualizações de dados Quaisquer que tenham sido os motivos, vamos avaliar nosso site!...Vale a pena!...

5 “Web Standards” o que é isto?
Para pessoas diferentes....significados diferentes. Para uns, pode significar construir websites sem uso de tabelas Para outros, usar código válido Contudo, web standards significa muito mais que isto. n Um site projetado segundo as Web Standards deve estar em conformidade às normas (Standards ) (HTML, XHTML, XML, CSS, XSLT, DOM, MathML, SVG) Segundo as melhores práticas ( código válido, acessível, semanticamente correto, user-friendly, URLs etc). n Em outras palavras, um site projetado segundo as Web Standards deve ser leve, claro, baseado em CSS, acessível, atender a usabilidade e amigável aos mecanismos de busca. “Web Standards” Guia de padrões para as Melhores práticas

6 “Check List” para desenvolvedores
Principais tópicos de questionamento dos “Web Standards” Qualidade do código Grau de separação entre conteúdo e apresentação Acessibilidade para usuários Acessibilidade para dispositivos Usabilidade básica Administração do site Exemplo : Acessibilidade para usuários O atributo "alt" é usado para todas as imagens? O site usa unidades de medida relativas em lugar de absolutas para tamanhos de texto? Há quebra do layout quando o usuário aumenta o tamanho da fonte? O site usa skip para menus? Os formulários são acessíveis? As tabelas são acessíveis? O site faz uso de cores contrastantes? O site faz uso da cor para transmitir informação? Os links são todos descritivos (para usuários com restrições visuais)?

7 Uso da Internet - Dados Estatísticos
36,9 milhões de Internautas no Brasil Setembro 2007 18,28 milhões (50,8%) população masculina 17,62 milhões (49,2%) população feminina Pra cada U$ 1 investido em Usabilidade Retorno de U$ 3 à U$ 10

8 Uso da Internet - Dados Estatísticos
36,9 milhões de Internautas no Brasil Setembro 2007 Vendas E-comerce Interação na web 2,0 Uso de Monitores 18,5 milhões de Internautas Residenciais

9 Seu Site segue as boas práticas?
Síntese de lista de verificação para avaliar um Site (Princípios Fundamentais) Usabilidade • Usuários com graus diferentes podem navegar facilmente • Usuário realiza a compra ou usa o serviço baseado na interface? • Possibilidade de cancelamento de qualquer ação realizada pelo usuário • Suporte a todos os browsers e a grande número de dispositivos • Usuário não precisa ter plug-in instalados no browser para navegar no site. • Preenchimento dos formulários conciso e baseado em informações realmente necessárias • Quando o formulário é enviado, o usuário recebe uma mensagem de que o processo foi realizado? • As respostas do sistemas são dadas rapidamente? • As mensagens de erro são claramente explicadas? • Disponibiliza se necessário, de ferramenta de busca? • As cores dos links refletem as ações e o percurso dos usuários? Arquitetura da informação • Há racionalidade na estrutura hierárquica? • Os rótulos são facilmente identificáveis? • Uso estritamente necessário de jargões, expressões em outros idiomas e linguagem de uso restrito. • Informações relacionadas agrupadas, com ênfase para as mais importantes • Informações redundantes publicadas apenas quando indispensáveis • Navegação reflete o percurso do usuário (o caminho percorrido entre links é facilmente recuperado) • Áreas mais importantes são acessáveis da página Principal? • A página Principal é facilmente retornada de qualquer outra página? • Sinalização da localização do usuário no site a cada página. • Mapa do site facilmente encontrado em cada página? • Ferramenta de busca fácil de achar e usar?

10 Vamos fazer o teste de conformidade?
Síntese de lista de verificação para avaliar um Site (Princípios Fundamentais) Design • Layout agradável à primeira vista, objetivo e conciso, com equilíbrio entre áreas brancas e preenchidas. • Animações e recursos decorativos desnecessários e excessivos são evitados? • Leitura fácil e agradável, parágrafos curtos, com linguagem objetiva e estilos de texto baseados em critérios editoriais. Acessibilidade • Interface fácil de usar para usuários com diferentes formações, idade, familiaridade com ferramentas • Páginas com download rápido por usuários com conexões lentas e equipamentos antigos • Acesso por usuários com deficiências física, que usem programas de leitura de tela ou outros programas especiais • Interface navegável sem habilitação da visualização de imagens • Todas as imagens dispõem de marcações alternativas ("alt" tag)? • Estrutura do site se mantém compreensível com os estilos CSS desabilitados? • Estilos CSS configurados com unidades relativas? • Formulários utilizáveis por usuários com deficiências físicas? • Cores utilizadas contrastantes entre os diferentes componentes da interface? • Funcionalidade dos elementos críticos de navegação independente das suas cores • Site se mantém navegável sem “javascript” habilitado no browser do usuário Visibilidade • O nome, contato, telefones e dados da empresa estão disponibilizados e de fácil visualização? • Os banners de patrocinadores estão em locais visíveis, sem contudo poluir ou dificultar as informações? • Ao ativar um “link” externo é mantido o interesse em voltar? Segurança e Confiabilidade • Site desenvolvido para o usuário ter pouca necessidade de suporte e quando necessário é fácil de contatar? • Usuários recebem respostas rápidas sempre que solicitam? • As páginas são seguras contra ataques e roubo de senhas? • As transações são sigilosas e protegidas? • O site é devidamente protegido com recursos atualizados?

11 Ruídos na Comunicação Como nos entendemos (ou nos desentendemos) nos relacionamentos? Como o cliente explicou... Como o Gerente de produtos entendeu... Como o produto foi idealizado... O que o cliente realmente queria... Como o produto foi construido... Como o marketing o descreveu... Como o projeto foi decumentado. ... Que funcionalidades Foram instaladas... Como o cliente foi cobrado... foi mantido...

12 Informações Desatualizadas
Case* Calendário de atividades Questões a serem consideradas (Perguntas) DATA DIA FERIADO ATACADO VAREJO 25/01/2006 Quarta-feira ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO 22:00 às 07:00 07:00 às 16:00 28/02/2006 Terça-feira CARNAVAL FECHADO 01/03/2006 CINZAS 14/04/2006 Sexta-feira PAIXÃO DE CRISTO 16/04/2006 Domingo PÁSCOA 21/04/2006 TIRADENTES 01/05/2006 Segunda-feira DIA DO TRABALHO 15/06/2006 Quinta-feira CORPUS CHRISTI 09/07/2006 REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA 07/09/2006 INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 01/10/2006 ELEIÇÃO 12/10/2006 N. SRA APARECIDA 29/10/2006 02/11/2006 FINADOS 15/11/2006 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA 20/11/2006 CONSCIÊNCIA NEGRA 24/12/2006 VÉSPERA DE NATAL 25/12/2006 NATAL 31/12/2006 VÉSPERA ANO NOVO 01/01/2007 CONFRATERNIZAÇÃO UNIVERSAL 02/01/2007 RECOMPOSIÇÃO - Qual é o objetivo do calendário? - A informação está sendo útil? - As Informações continuam válidas hoje? - Existe um programa de atualização dos dados? - Qual deveria ser a freqüência? - O dia da semana facilita porém, altera todo ano. - Lembrar da existência de datas fixas e variáveis. - As informações são fáceis de serem visualizadas? - Etc... Sugestões de melhorias (Respostas) - Mudar o lay-out do calendário (colunas & Linhas) de forma a incluir um período de 5 (ou mais) anos numa única tabela. - Separar visualmente os feriados fixos e variáveis (por cores, destaques etc..) - Utilizar fontes externas de atualização, (arquivos XML, BD etc...) fáceis de serem mantidos. - Melhorar o visual bastante confuso (alinhamento, maiúsculas e minúsculas, formato das datas...) - Etc... * Extraído da Web em 01/11/2007

13 FIM DA APRESENTAÇÃO A B C X Y Z Usabilidade ? Web 2,0


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