Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Aula 11- linguagem publicitária
Profª Ana Paula Freitas
2
O que é texto publicitário?
É um texto que tem como objetivo promover um produto e estimular o interlocutor a consumi-lo. Situa-se no grupo dos gêneros argumentativos. São publicitários: os anúncios, as propagandas e as campanhas.
3
Características do texto publicitário
Uso da função referencial (informativa); Geralmente apresenta verbos no indicativo e no imperativo; Linguagem dialógica; Linguagem persuasiva, apelativa, direta e clara. Imagem como parâmetro.
4
Órgãos divulgadores Jornais Revistas Outdoors Internet
5
Linguagem publicitária:
Elementos verbais e não verbais; Uso de slogans, às vezes, populariza um produto. (bordões); Ex: Passa Gelol que passa; Vem pra caixa você também; Bom bril, mil e uma utilidades; Tomou doril a dor sumiu. Tom persuasivo e apelativo;
6
Tom persuasivo (trocadilho)
7
TROCADILHO
8
Qual a estratégia comunicativa?
9
Fatores considerados pela publicidade
Psicológicos; Sociais; Econômicos; Efeitos retóricos: figuras de linguagem, técnicas argumentativas, mecanismos de persuasão, ambiguidades, neologismos etc Efeitos icônicos (imagens simbólicas);
11
Anúncio e Propaganda: objetivam apresentar, de forma rápida, produtos, serviços, ideias ou informações Anúncio: notícia ou aviso pelo qual se dá qualquer coisa ao conhecimento público.
12
Propaganda Propagação de princípios, ideias, conhecimentos ou teorias. O vocábulo propaganda também é usado com sentido de publicidade já que pode promover a venda de produtos ou serviços.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.