A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Edson Santos 03 de Outubro de 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Edson Santos 03 de Outubro de 2012"— Transcrição da apresentação:

1 Edson Santos 03 de Outubro de 2012

2 O que é 5S? É um Programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional como na vida pessoal; Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho.

3 Filosofia do 5S A filosofia do 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho; Cada uma das cinco palavras representa uma etapa do programa de implantação do 5S, ou então, como também podem ser chamados os cinco “sensos”.

4 Os Cinco Sensos SEIRI (Senso de Utilização);
SEITON (Senso de Ordenação); SEISOU (Senso de Limpeza); SEIKETSU (Senso de Saúde); SHITSUKE (Senso de Autodisciplina).

5 SEIRI (Senso de Utilização)
Evitar o que for desnecessário; Separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo (desnecessário).

6 SEITON (Senso de Ordenação)
Deixar tudo em ordem (organização); Deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário. Assim, evita-se o desperdício de tempo e energia.

7 SEISOU (Senso de Limpeza)
Manter limpo; Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.

8 SEIKETSU (Senso de Saúde)
Zelar pela saúde e higiene; Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

9 SHITSUKE (Senso de Autodisciplina)
Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.

10 Essência e Objetivos A essência do 5S é a autodisciplina, a iniciativa, a busca do conhecimento de si mesmo e do outro, o espírito de equipe, o autodidatismo e a melhoria contínua em nível pessoal e organizacional. O 5S deve ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho e criar o "ambiente da qualidade", ou seja, iniciar uma mudança de cultura na Empresa, que favoreça a implantação da Gestão pela Qualidade Total em todos os ambientes da mesma.

11 Objetivos Específicos
Promover um ambiente de trabalho que favoreça a Qualidade e a Produtividade das ações desenvolvidas pelos colaboradores da Empresa, trazendo benefícios tanto para eles como para seus Clientes; Implantar uma ferramenta que possibilite envolver e comprometer os colaboradores da Empresa com a Gestão pela Qualidade Total; Estimular a prática do trabalho em equipe; Evidenciar a participação do colaborador nas atividades desenvolvidas em seu dia-a-dia de trabalho, valorizando-o como profissional e ser humano.

12 Conclusão Pode-se perceber que o programa 5S dá ganhos a todos nós, pois significa estímulo para as pessoas realizarem o seu trabalho corretamente, com alegria e para assumirem a responsabilidade pelos resultados; É a busca da melhoria contínua na vida de cada um de nós; É praticar e desejar o bem a todos; Somente quando os empregados se sentirem orgulhosos por terem construído um local de trabalho digno e se dispuserem a melhorá-lo continuamente, estará realmente compreendida a verdadeira essência do 5S; O programa 5S será realmente eficaz se for assumido por todos nós.

13

14 Obrigado!


Carregar ppt "Edson Santos 03 de Outubro de 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google