A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicóloga: Fernanda Luz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicóloga: Fernanda Luz"— Transcrição da apresentação:

1 Psicóloga: Fernanda Luz
A Saúde e o Trabalho Dos Cuidadores – PIM Psicóloga: Fernanda Luz 24/11/2011

2 que significa terra fértil".
A FÁBULA-MITO DO CUIDADO ( Fábula de Higino) "Certo dia, ao atravessar um rio, Cuidado viu um pedaço de barro. Logo teve uma idéia inspirada. Tomou um pouco de barro e começou a dar-lhe forma. Enquanto contemplava o que havia feito, apareceu Júpiter.  Cuidado pediu-lhe que soprasse espírito nele. O que Júpiter fez de bom grado. Quando, porém Cuidado quis dar um nome à criatura que havia moldado, Júpiter o proibiu. Exigiu que fosse imposto o seu nome. Enquanto Júpiter e o Cuidado discutiam, surgiu, de repente, a Terra. Quis também ela conferir o seu nome à criatura, pois fora feita de barro, material do corpo da terra. Originou-se então uma discussão generalizada. De comum acordo pediram a Saturno que funcionasse como árbitro. Este tomou a seguinte decisão que pareceu justa: "Você, Júpiter, deu-lhe o espírito; receberá, pois, de volta este espírito por ocasião da morte dessa criatura. Você, Terra, deu-lhe o corpo; receberá, portanto, também de volta o seu corpo quando essa criatura morrer. Mas como você, Cuidado, foi quem, por primeiro, moldou a criatura, ficará sob seus cuidados enquanto ela viver. E uma vez que entre vocês há acalorada discussão acerca do nome, decido eu: esta criatura será chamada Homem, isto é, feita de húmus, que significa terra fértil".

3 Cuidar é mais que um ato ; é uma atitude. ... uma atitude de ocupação,
MODOS DE CUIDADO: Cuidar é mais que um ato ; é uma atitude. ... uma atitude de ocupação, de zelo e de desvelo! De modo informal e rudimentar, o cuidar inicia-se de duas formas: -como um modo de sobrevivência; - e como uma expressão de interesse e carinho em relação com outro ser; portanto, é relacional

4 Modos de cuidado: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social
O cuidado revela a natureza humana e a maneira mais concreta de ser humano. Sem o cuidado, o homem deixa de ser humano desestrutura-se, definha, perde o sentido e morre. Se ao longo da vida não fizer com cuidado tudo o que empreender, acaba por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta (BOFF, 1999).

5 Saúde – perspectiva ampliada
Em seu sentido mais abrangente, a Saúde é a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra, acesso a serviços de saúde... resultado de formas de organização social de produção, as quais podem gerar profundas desigualdades nos níveis de vida. (8ª Conferência Nacional de Saúde, 1986).

6 SAÚDE Saúde não é um estado (ausência de doença), mas um processo incabado e instável Saúde é um modo de viver que implica em maior grau de autonomia Saúde é criação de regras/normas para o vivo se expandir Saúde é composição de múltiplas determinações Saúde é co-produção>>implica agenciamento, encontro com o outro

7 Visitadores e a promoção à saúde
A Carta de Ottawa (1986) define a promoção da saúde como “ o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo”. “ a saúde é construída e vivida pelas pessoas dentro do que fazem no seu dia-a-dia”.

8 TRABALHO Organização Social Integração Laço Social
Atividade humana que se realiza por meio de instrumentos – Cooperação e a comunicação. Projeto, transformação, criador das próprias condições de sobrevivência.

9 Trabalho e Saúde Qual é o produto? Qual o objeto da saúde?
Quais são os processos? Como se faz a gestão? Para que se faz a gestão?

10 Sentido do Trabalho Produto: é a vida
Objeto: produção de saúde e de sujeitos A produção de saúde se faz por processos e com pessoas É preciso, então, a gestão destes processos.

11 Relação Saúde e Trabalho
Necessidade de compreensão sobre o adoecimento e morte no trabalho; A partir da análise do Processo de trabalho, Organização e relações de trabalho; Patologia individual como expressão dos antagonismos e contradições sociais; Conforme a situação, o trabalho tanto pode fortalecer a saúde mental quanto levar a distúrbios e ao sofrimento psíquico coletivo e/ou individual.

12 RELAÇÕES TRABALHO E SAÚDE
ESPAÇO DE TRABALHO SOBRECARGA DE TRABALHO DINÂMICA DAS RELAÇÕES NO TRABALHO SINAIS DE ADOECIMENTO E FORMAS DE ENFRENTAMENTO

13 Sobrecarga HÁ PRESCRIÇÕES? DE QUE TIPO?
REGISTRAR AS FALHAS DAS PRESCRIÇÕES, OS IMPREVISTOS, AS CONDIÇÕES INADEQUADAS. QUAL O TRABALHO DE FATO REALIZADO? O QUE SE MOBILIZA de si e do outro para dar conta do trabalho? RITMO - acelerado? QUALIDADE - para você, para a chefia, para os outros colegas.

14 DINÂMICA DAS RELAÇÕES NO TRABALHO
PRESSÕES - temporais e hierárquicas. ENCONTROS - espaços formais e informais; confiança, visibilidade e circulação das informações; formas de comunicação, formas de avaliação e reconhecimento

15 SINAIS DE ADOECIMENTO E FORMAS DE ENFRENTAMENTO
Não Reconhecimento de Limites Manifestações Físicas Isolamento – Irritação- Agressividade Uso de Recursos de Evitação do Sofrimento: ex. Álcool.

16 “O trabalho é o modo de ser do homem e, como tal invade e permeia todos os níveis de sua atividade, de seus afetos, de sua consciência, o que o torna um problema difícil de pesquisar porque permite que os sintomas se escondam por todos os lugares:quem garante que os desafetos familiares, o chute no cachorro ao retornar a casa, não se deva a razões de ordem profissional? Por ser onipresente, o trabalho e seus efeitos são difíceis de detectar” Arrumar referência!!!!!!!!!

17 Trabalho e Trabalhador da saúde
Produção de espaços de saúde no trabalho Fortalecimento das ações em equipe Constituição da Rede Protagonismo dos trabalhadores (cuidador gestor)

18 Trabalho e Trabalhador da Saúde
Ampliar o diálogo entre os sujeitos implicados no processo de produção da saúde, promovendo a gestão participativa através de colegiados ; Implementar sistema de comunicação e informação que promova o autodesenvolvimento e amplie o compromisso social dos trabalhadores de saúde; Incentivar e valorizar a participação em processos de educação permanente.

19 Produções: Aprendizagem coletiva;
Construção de ferramentas de análise das condições geradoras de sofrimento e adoecimento.

20                                                                                                                                                                                                                                     Slide 30 de 33

21                                                                                                                                                                                                                                     Slide 31 de 33

22 “Se por um lado, as coisas ou as estruturas determinam a vida das pessoas, por outro, são as mesmas pessoas que constroem as coisas, os valores e as estruturas” (Gastão Campos,2000)


Carregar ppt "Psicóloga: Fernanda Luz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google