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Evento de Comprometimento Metas

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Apresentação em tema: "Evento de Comprometimento Metas"— Transcrição da apresentação:

1 Evento de Comprometimento Metas 2007-2010
São Paulo - 31 de maio de 2007

2 Agenda 1. Programa de Trabalho 2007-2010
2. Metas e Programa de Investimento 2.a Metas 2.b Programa de investimento

3 1. Programa de Trabalho

4 Retomando o início de nosso trabalho...
“iniciaremos processo de revisão do planejamento estratégico da Empresa, aproveitando o esforço já desenvolvido e integrando os instrumentos do BSC, GVA e a programação de investimentos, visando estabelecimento de metas e indicadores precisos de desempenho. - estabeleceremos as diretrizes para aprofundar a remuneração com base no desempenho e cumprimento das metas estabelecidas pelo planejamento estratégico.“ (trecho do discurso de posse em 16/01/07)

5 Como foi a trajetória da revisão do planejamento estratégico...
Proposta de Metas e Programas Etapa 1 Proposta Empresarial Inicial Etapa 2 Abertura: Sabesp, Diretorias e UNs Etapa 3 Conteúdo Completo e Cronograma de Trabalho Etapa 4 Reunião de Partida (dia 10 de abril) Consolidação Etapa 5 Aprovação Etapa 6 Evento de Comprome-timento 24 de fevereiro 10 de março 02 de abril até 15 de maio 11 e 16 de maio 31 de maio 1ª. Imersão 2ª. Imersão 3ª. Imersão Processo de Definição Campos do Presidente Santos das Metas e Programas Jordão Prudente Comprometimento com o Programa de Metas

6 Estratégia com equilíbrio...
Eficiência Operacional Eficiência Econômica Metas operacionais M, R e T Metas financeiras F Atendimento de água e esgoto Capacidade de produção de água e tratamento de esgoto Redução de perdas Meio ambiente Satisfação do cliente Indicadores econômico-financeiros compatíveis com o o fortalecimento da capacidade de financiamento dos investimentos Reestruturação corporativa Metas corporativas C Receita Despesas

7 Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade
Programa de Metas Programas de Sustentabilidade Plano de Trabalho O Programa de Metas e os Programas de Sustentabilidade estão compatíveis com o BSC – SABESP Proposta de Novo Mapa Estratégico do BSC

8 Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade
Planejamento Consolidação dos mercados Programas Reestruturação corporativa

9 1. Planejamento

10 2. Mercados e Novo relacionamento com os Clientes

11 3. Programas

12 3. Programas (continuação)

13 4. Reestruturação Corporativa

14 Como está sendo acompanhado o programa de trabalho?...
Monitoramento permanente Acompanhamento on line com uso de ferramenta compartilhada (sharepoint) Avaliação trimestral pela diretoria

15 2. Programa de Metas

16 Planejamento e programação Foco Ritmo
Três elementos fundamentais para o desenvolvimento do programa de trabalho... Planejamento e programação Foco Ritmo

17 O programa de trabalho foi traduzido em metas claras...
Metas de renovação das concessões Metas qualitativas para o meio ambiente Diretrizes de satisfação do consumidor Metas econômico - financeiras Metas quantitativas para as áreas operacionais

18 Metas de manutenção e ampliação de mercado...
Ações Até 2006 2007 2008 2009 2010 Concessões vencidas Concessões vincendas Negociação para renovações Novos Municípios 144 30 21 32 46 174 -1 Nota: Até 2006, venceram os contratos de concessão de 144 municípios, tendo sido renovado o Município de Lins em janeiro de 2007

19 Sabesp do Século XXI – sete diretrizes rumo a uma empresa de soluções ambientais
Consulta pública de proposta de nova política ambiental da empresa até 30/06/07 Obtenção da ISO em 10% das unidades operacionais da empresa até 2010 Maximização das oportunidades de participação no mercado de carbono Maximização do aproveitamento de oportunidades na geração eficiente de eletricidade (Continua)

20 Sabesp do Século XXI – sete diretrizes rumo a uma empresa de soluções ambientais...
Elaboração de balanço ambiental Integração na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da Bovespa Diversificação na destinação final do lodo

21 A Sabesp voltada para o cliente...
Visão Tradicional Empresa moderna orientada para o cliente Alta adminis-tração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente CLIENTES Alta adminis-tração Gerência de nível médio Pessoal da linha de frente CLIENTES CLIENTES Fonte: Kotler

22 Eficiência econômico–financeira: requisito para alavancar a capacidade de investimento
Metas Investimento Recursos de Terceiros Recursos Próprios Capacidade de Endividamento Eficiência Rating

23 Assegurar solidez econômico-financeira...
Forte geração de caixa Indicadores que gerem condições favoráveis de acesso ao crédito para o Plano de Investimentos Metas calcadas em custos de eficiência e expansão da receita

24 Plano de Trabalho para a SABESP... Programas de Sustentabilidade
Programa de Metas Programas de Sustentabilidade Plano de Trabalho O Programa de Metas e os Programas de Sustentabilidade estão compatíveis com o BSC – SABESP Proposta de Novo Mapa Estratégico do BSC

25 Programa de metas quantitativas para as áreas operacionais
Água: Esgoto: Índice de Atendimento em Abastecimento de Água Número de Ligações Necessárias de Água Acréscimos na Vazão de Produção Redução de Perdas Índice Coleta de Esgotos Número de Ligações Necessárias de Esgoto Índice de Tratamento dos Esgotos Coletados Vazão de Tratamento de Esgotos Uso da Capacidade Existente Aumento na Capacidade de Tratamento

26 Foco principal: Eliminar lacunas do saneamento e atender à população socialmente mais vulnerável no Estado: mananciais e meio-ambiente saneamento na RMSP (anel de pobreza), Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Cantareira/ Capivari-Jundiai/ Região Bragantina oferta e qualidade da água no curto, médio e longo prazos

27 Metodologia do trabalho...
Devemos focar: direcionadores estratégicos estabelecimento de Metas e Programas comprometimento empresarial vinculação de remuneração ao desempenho

28 Metas e Programas Prioritários:
Atendimentos: em abastecimento de água (índices percentuais e ligações) esgotamento sanitário (índices percentuais e ligações) tratamento dos esgotos coletados (índices percentuais e volumes de coleta e tratamento) Capacidades instaladas e qualidade Sistemas de produção de água Sistemas de tratamento dos esgotos Programa de Redução de Perdas Atendimento ao Cliente

29 Ligações a serem realizadas
Metas ambiciosas de atendimento... Resumo Geral Atendimento de para Ligações a serem realizadas 2007 a 2010 Total Sabesp Água Universalização Total 652,1 mil (163 mil / ano) Esgoto 78% - 84% Total 791,7 mil (198 mil / ano)

30 Metas de Capacidade e Qualidade Propostas Resumo Geral
Atendimento de para Capacidade e Qualidade a 2010 Água Esgoto Produção Qualidade Coleta Tratamento + 9,3 m³/s Universalização + 11,0 m³/s + 5,6 m³/s - 78% - 84% + 4,6m³/s Uso de capacidade existente Aumento de capacidade + 3,7 m³/s (*) Comentários: Água – Produção: Alto Tietê – 5 m³/s, Guarapiranga – 2 m³/s, Rio Grande – 0,5 m³/s, Mambú/Branco–1,0 m³/s, Franca-Sapucai–1,0 m³/s demais sistemas (M e R)–1,5 m³/s. Qualidade: Mambú/Branco – 1,6 m³/s, Melvi – 1,0 m³/s, Guarujá/Jurubatuba – 2,0m³/s; Baixo Cotia – 1,0 m³/s. Esgoto – os acréscimos de coleta de esgotos são decorrentes das metas de atendimento propostas. Tratamento - 2a etapa do Projeto Tietê e Obras Complementares – 5,6 m³/s (aumento do uso da capacidade instalada) ; e sistemas isolados na RMSP – 0,6m³/s, Sistemas Regionais – 3,1 m³/s (expectativa com SANBA, CEF 2003, etc.) (aumento da capacidade)

31 Blocos de Metas: Atendimentos vazões
Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

32 (valores em ligações X mil)
Metas de Atendimento - Água Atendimento em Abastecimento de Água SABESP e Diretorias (valores em %) Previsto 2007 2008 2009 2010 Sabesp Diretoria Metropolitana Diretoria de Sistemas Regionais Manter a Universalização do Atendimento com Serviços de Abastecimento de Água Número de Novas Ligações de Água SABESP e Diretorias (valores em ligações X mil) Previsto 2007 2008 2009 2010 Total Sabesp 148,8 166,9 164,3 172,0 652,1 Diretoria Metropolitana 86,7 96,9 89,3 87,6 360,5 Diretoria de Sistemas Regionais 62,1 70,0 75,0 84,4 291,6

33 Metas de Atendimento - Esgoto
Atendimento em Coleta de Esgoto SABESP e Diretorias (valores em %) Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 78,4 82,3 84,3 Diretoria Metropolitana 82,4 87,7 87,8 87,4 86,9 Diretoria de Sistemas Regionais 71,5 73,5 73,4 74,1 80,0 Número de Novas Ligações de Esgoto SABESP e Diretorias (valores em lig. X mil) Previsto 2007 2008 2009 2010 Total Sabesp 140,1 164,4 169,6 317,6 791,7 Diretoria Metropolitana(1) 81,2 100,5 87,2 84,2 353,0 Diretoria de Sistemas Regionais(1) 58,9 63,9 82,4 233,4 438,6

34 Blocos de Metas: Atendimentos vazões
Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

35 Metas de Capacidade dos Sistemas de Produção de Água
Aumento da Capacidade de Produção de Água SABESP e Diretorias Cronograma Proposto: Sistemas Q (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Metropolitana – Sistema Integrado (sub-total = 7,50 m³/s) Alto Tietê 5,00 Guarapiranga 2,00 Rio Grande 0,50 Metropolitana – Sistemas Isolados (sub-total = 0,50 m³/s) demais sistemas isolados Sistemas Regionais (1) (sub-total = 3,00 m³/s) Mambú/Branco 1,00 Franca-Sapucai demais sistemas Total Geral Previsto 11,0 m³/s

36 Metas de Qualidade dos Sistemas de Produção de Água
Melhoria da Qualidade dos Sistemas de Produção de Água SABESP e Diretorias Cronograma Proposto: Sistemas Q (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Dir. Metropolitana (sub-total = 1,0 m³/s) Baixo Cotia 1,0 Sistemas Regionais (sub-total = 4,6 m³/s) Guaruja-Jurubatuba 2,0 Mambú/Branco 1,6 Melvi Total Geral Previsto 5,6 m³/s

37 Metas de Coleta e Tratamento dos Esgotos
Aumento da Vazão de Coleta e Tratamento de Esgotos Vazão de Coleta (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Total SABESP 0,76 0,98 1,03 1,87 4,64 Diretoria Metropolitana 0,57 0,75 0,70 0,89 2,91 Diretoria de Sistemas Regionais 0,19 0,23 0,33 0,97 1,73 Vazão de Tratamento (m³/s) 2007 2008 2009 2010 Total SABESP 1,67 2,63 2,45 2,55 9,31 Dir. Metropolitana - M 1,18 1,98 1,54 1,50 6,20 Dir. de Sistemas Regionais - R 0,49 0,65 0,91 1,05 3,10 Índice de Tratamento dos Esgotos Coletados (%) Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 62,7 67,2 71,5 78,7 81,8 Dir. Metropolitana – M 58,5 62,9 67,0 74,4 77,9 Dir.de Sistemas Regionais - R 73,2 77,4 82,2 88,9 90,6

38 Blocos de Metas: Atendimentos vazões
Água Esgoto Atendimentos Produção de Coleta de esgoto Tratamento de esgoto vazões Redução de Perdas

39 (valores em litros/ligação x dia)
Metas Redução de Perdas Índice de Perdas Totais em ramal Sabesp e Diretorias Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 511,0 461 421 393 361 Diretoria Metropolitana – M Total 615,0 546 494 459 418 Perdas da adução 72,0 49 45 41 37 Perdas na distribuição 543,0 497 449 381 Diretoria de Sistemas Regionais - R 353,0 343 323 306 288 (valores em litros/ligação x dia) Índice de Perdas de Faturamento Sabesp e Diretorias Realizado Previsto 2006 2007 2008 2009 2010 Sabesp 31,9 30 27 26 24 Diretoria Metropolitana – M Total 32,5 28 Perdas da adução 4,5 3 Perdas na distribuição 33,8 32 29 Diretoria de Sistemas Regionais - R 30,0 25 23 (valores em %)

40 Investimentos Necessários 2007-2010

41 Retomar o ritmo dos investimentos...
1995 – 1998 R$ milhões 1999 – 2002 R$ milhões R$ milhões R$ milhões Média R$ 1.320 Média R$ 1.040 Média R$ 2.020 Média R$ 730 965 mil ligações de água 712 mil ligações de esgoto 848 mil ligações de água 631 mil ligações de esgoto 626 mil ligações de água 576 mil ligações de esgoto 652 mil ligações de água 792 mil ligações de esgoto Histórico Proposta* Fonte: Relatório Contábil – FCC (*) 2006 – realizado jan-set e projetado out-dez. Nota: Valores atualizados pelo IGP-M – setembro de 2006. Obs: 1999 – não inclui assunção de Osasco (R$ 231 milhões) 2003 – não inclui a transferência de São Bernardo (R$ 415 milhões) Nota: Investimentos Sabesp + investimentos realizados com recursos privados (PPP e locação de ativos) = R$ 5,87 bilhões - total dos investimentos, ou R$ 1,47 bilhão ao ano, em média

42 Composição do total de investimentos: 2007-2010
(R$ milhões) 2007 2008 2009 2010 Total Água 336 563 622 755 2.276 Esgoto 487 907 824 814 3.032 Outros 137 104 145 176 562 960 1.574 1.591 1.745 5.870

43 Voltando ao texto do discurso de posse...
“ se nos consideramos uma empresa de nível internacional, parece-nos coerente absorver e nos pautar por padrões internacionais de eficiência operacional e gerencial.” Então vamos ao trabalho de realização das metas e, mais importante, vamos alcançá-las! Muito Obrigado!


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