A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”"— Transcrição da apresentação:

1 NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”
ESTUDO DA PEGADA ECOLÓGICA NA COMUNIDADE EDUCATIVA JOÃO DE MEIRA 2012

2 A expressão "pegada ecológica"
Usada pela primeira vez em 1996, por dois professores universitários canadianos, William Rees e Mathis Wackernagel. Pretende ser uma medida para calcular o impacto anual (devido aos recursos naturais que, direta ou indiretamente, consomem) dos seres humanos no ambiente, quando vivem de acordo com o seu estilo de vida habitual.

3 Pegada Ecológica A pegada ecológica tem sido usada como indicador de sustentabilidade ambiental. Cada habitante de Portugal necessita de 4,47 hectares para obter os alimentos que consome, a água que bebe, para abrigar as construções que utiliza e para absorver o dióxido de carbono que lança para a atmosfera. Fonte: O site do Público a

4 Estilo de vida em Portugal requer 2,5 planetas
A biocapacidade, indicador relacionado com a capacidade regenerativa do planeta para satisfazer as necessidades da humanidade, é em Portugal de 1,3 hectares por pessoa (ocupa o 85.º lugar entre 124 países) quando em 2005 era de 1,2 hectares (WWF). Quercus

5 Porquê estudar a pegada ecológica?
Uma das metas do Projeto Educativo da escola é “Saúde e sustentabilidade”. Só um estudo de opinião permite aferir o que os alunos, pais e professores sabem sobre o tema e qual a perceção e intenções que têm relativamente à aquisição de hábitos ecológicos. Melhorar a qualidade de vida das gerações futuras.

6 Metodologia Cálculo da Pegada ecológica: entrevista por auto- preenchimento feita pela internet, através de uma hiperligação no criado para o efeito (utilizador: NEPSOJDM, palavra passe: alunosjdm) [Alunos, professores e pais]. O questionário do estudo de opinião: Professores: auto-preenchimento, pela internet, através da plataforma da Fundação Vox Populi. Alunos: auto-preenchimento, pela internet, através da plataforma da Fundação Vox Populi. Pais: auto-preenchimento presencial, em papel.

7 Método de Recolha de informação
Tipo de entrevista: com pergunta geral; tipo aberta; perguntas fechadas; dicotómicas e semi-fechadas. Tratamento da informação: O questionário foi construído no GoogleDocs. As respostas fornecidas pelos três grupos foram tratadas isoladamente. Cada resposta recolhida foi convertida numa pontuação (valor standardizado), permitindo assim a quantificação da pegada de cada indivíduo. Apuraram-se valores totais e valores médios por indivíduo.

8 Universo Universo de alunos: O universo de alunos é constituído por 817 alunos do 5º ao 9ºano de escolaridade. Universo dos professores: o universo é constituído por 142 professores. Universo dos pais e encarregados de educação: é constituído por 277 pais. Amostra: Alunos: não aleatória por quotas. Professores: não aleatória por conveniência. Pais: não aleatória por conveniência.

9 Análise de resultados A nossa pegada média é de 422, no entanto a pegada dos alunos é a mais alta. Realce-se que a média obtida situa-se acima da média nacional, pois dá-nos um valor de 6 a 8 ha. Professores: 30 Alunos: 38 Pais: 22

10 Principais conclusões
Objetivo 1 - A relação da comunidade educativa com a sua Pegada Ecológica Feito o cálculo da pegada ecológica, constatamos que a maior pegada é a dos alunos (427), seguindo-se a dos pais (421) e, por último, a dos professores (418). Perante estes resultados, pretendemos desenvolver estratégias para diminuir a pegada ecológica, pois a nossa média situa-se entre os 6 a 8 ha (acima da média nacional). Estes resultados traduzir-se-iam na necessidade de mais de “três planetas para sustentar” o modo de vida da nossa comunidade. Pais – 47 Alunos – 111 Professores 34

11 Principais conclusões
Verificamos, ainda, que muitos alunos (57%) não sabem o que é pegada ecológica; 20% referem que é o nosso impacto no ambiente e 9% consideram ser a redução da intervenção humana na natureza. Por sua vez, 38% dos professores dizem ser o nosso impacto no ambiente; 9%, a redução da intervenção humana na natureza e 24% dizem não saber. 30% dos pais referem ser a nossa marca no ambiente; 19% referem que é a ação humana em prol do meio ambiente e a quantidade de recursos naturais para sustentar as gerações e 15% dos pais não respondem.

12 Principais conclusões
Com vista à redução da sua pegada, 18% dos alunos dizem que se deviam promover campanhas de sensibilização; 14% afirmam que se deveria “dar o exemplo, tendo hábitos ecológicos”; 43% não sabem; 18% não responderam e 9% dizem que deviam existir painéis solares. 32% dos professores dizem que se deviam promover campanhas de sensibilização; 29% professores afirmam que se deveria “dar o exemplo, tendo hábitos ecológicos”; 21% dizem que deviam existir painéis solares; 12% não sabem e 18% não responderam. 38% dos pais referem a necessidade de existirem programas de sensibilização; 17% apontam para a necessidade de mais reciclagem; 13% consideram que deviam existir mais painéis solares e 13%, mais limpeza na escola.

13 Principais conclusões:
Objetivo 2 - A relação da comunidade educativa com a sustentabilidade ambiental Verificamos que os inquiridos apresentam alguns hábitos ecológicos quanto à poupança da água; à reciclagem; à reutilização; à poupança de energia; à preferência por produtos reciclados e à partilha de material escolar; a maioria faz um saco de lixo por dia e dá o que já não usa. No entanto, a preferência dos inquiridos para as suas compras recai nas grandes superfícies, seguindo-se o comércio local. As compras feitas noutros locais são residuais.

14 Principais conclusões:
Uma pequena percentagem de alunos sabe que na escola se faz a recolha de vários materiais para reciclagem, a separação de lixo e que existem projetos e programas que promovem a sustentabilidade. Contudo, uma percentagem significativa (26%) não sabe o que se faz na escola. Metade da amostra dos professores refere que é feita a reciclagem de vários materiais, a separação de lixo e uma menor percentagem refere a existência de projetos que desenvolvem a sustentabilidade.

15 Principais conclusões:
Os pais, por sua vez, sabem que na escola se faz a recolha de óleos, tampinhas e pilhas; a reciclagem de lixo; 6% referem a existência da horta pedagógica; 6%, a recolha de papel e 4%, a recolha de rolhas de cortiça.

16 Principais conclusões:
Objetivo 3 - Determinar a opinião da comunidade educativa relativamente a ações a desenvolver, tendo como preocupação de fundo a redução da pegada ecológica e a sustentabilidade ambiental Relativamente ao conhecimento do que se faz na zona para promover a sustentabilidade, cerca de metade dos alunos não sabe o que se faz e 27% dos alunos referem existir pontos de recolha de vários materiais. A maior parte dos professores referem existir pontos de recolha de vários materiais. Os pais identificam as iniciativas da zona para a sustentabilidade como a reciclagem do lixo, existência de ecopontos, incentivo à horta pedagógica e limpeza de espaços verdes.

17 Principais conclusões:
Quase metade da amostra dos alunos não sabe o que se pode fazer na escola para promover mais sustentabilidade; uma menor percentagem refere, contudo, a adoção de hábitos ecológicos; a promoção de campanhas de sensibilização e a colocação de mais ecopontos. A maioria dos professores considera ser importante promover mais campanhas de sensibilização e a adoção de hábitos ecológicos. A maioria dos pais aponta para a necessidade de se implementarem mais programas de sensibilização e a colocação de mais ecopontos, mais separadores de lixo e uma maior preservação dos espaços verdes.

18 Dar vida aos resultados… Vão ser desenvolvidas várias ações com vista à concretização dos seguintes objetivos:  Dar a conhecer o estudo ao município de Guimarães; Divulgar o estudo efetuado junto da comunidade educativa; - Reduzir a Pegada Ecológica; - Articular com o Programa Eco-Escolas/projetos da escola; Aumentar a sustentabilidade ambiental;  Promover uma maior divulgação das atividades no âmbito dos projetos sustentáveis. Plano de Ação:

19 Para vivermos melhor…. Fim da apresentação!


Carregar ppt "NEPSO – Escola Opinião “100 ideias, 1000 opiniões”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google