A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Prof. Artur Motta Aula 1

2 No livro Alice no País das Maravilhas, há um encontro entre Alice e o Gato. O encontro ocorre na floresta, da qual Alice deseja sair. Diz ela: - Como faço para sair daqui? - Depende – responde o Gato. Para onde você quer ir? Alice, então, responde: - Para qualquer lugar... E o Gato lhe diz: - Então, qualquer caminho serve!!!!!

3 Novos Profissionais se formando Preocupação das Universidades
Inserir no Mercado Saturado Cliente não é claro

4 Núcleo de Disciplinas Comuns Desenvolvimento de Atitudes
COMO???????? Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Desenvolvimento de Atitudes Acadêmicas Profissionais

5 COMO???????? Através da gestão competente de suas carreiras, o chamado marketing pessoal. Esta tarefa precisa ser iniciada o quanto antes, desde o início de seu curso.

6 Começar a construir sua rede de relacionamentos, ou networking, ao longo de todo seu período acadêmico. Colegas de faculdade poderão vir a desempenhar um papel importante em sua carreira profissional. Professores da universidade serão fundamentais, pois poderão servir de fonte de indicação ou mesmo como mentores profissionais.

7

8 O estágio, que muitos estudantes consideram apenas como mais uma disciplina do currículo, na verdade, poderá ser decisivo em sua vida profissional. Nesta fase, o lado econômico do estágio é o menos relevante. Mais importante será a experiência adquirida e, principalmente, a rede de contatos profissionais que poderá criar.

9 Mas vamos melhor entender o que significa marketing pessoal
Mas vamos melhor entender o que significa marketing pessoal. Quais as principais competências e ferramentas de gestão que utiliza, e como se pode elaborar um plano funcional, de gestão de carreira, enquanto estiver na universidade.

10 MARKETING PESSOAL – O QUE É
Podemos definir o marketing pessoal como um conjunto de ações, para gestão de uma carreira profissional, voltadas para a promoção pessoal e profissional. O objetivo principal será a inclusão no mercado de trabalho e a busca de sucesso profissional, através da projeção de suas qualificações e competências.  

11 PRINCIPAIS FERRAMENTAS
MARKETING PESSOAL PRINCIPAIS FERRAMENTAS elaborar um plano estratégico de carreira construir uma rede de relacionamentos estudar as tendências de mercado criar  um programa de desenvolvimento de competências promover seu plano estratégico no mercado.

12 COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS relacionamento interpessoal
MARKETING PESSOAL COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS capacidade de auto-motivação criatividade bom humor relacionamento interpessoal liderança produção de conhecimento capacidade de sonhar

13 Auto-motivação é a capacidade de se motivar continuamente, independente dos contratempos que possam ocorrer.  Hoje é mais importante para as empresas os profissionais que se motivam sozinhos, independente de qualquer bônus no salário, encorajamento dos superiores ou mesmo de palestra motivacionais.

14 Humor que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito, para enfrentar o trabalho do dia a dia e a vida pessoal, mantendo harmonia interior e alegria de viver.

15 Produção de conhecimento: capacidade de crescer profissionalmente, adquirindo conhecimentos relativos a sua profissão, e que sejam relevantes para a organização em que trabalha, como também para sua carreira.

16 Liderança: capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas, levando-as a serem competentes e motivadas por trabalharem em equipe.

17 Relacionamento Interpessoal: capacidade de se comunicar com as pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas -  poder de persuasão.

18 Criatividade Capacidade de criar  e perceber coisas novas, gerar novas maneiras de fazer tarefas, e reinventar métodos, produtos, formas de trabalhar.

19 exercício de imaginar coisas impossíveis
Capacidade de sonhar: exercício de imaginar coisas  impossíveis e criar condições para realizá-las. Fazer o impossível tornar-se realidade pela imaginação, pela persistência e pela fé.

20 Evidentemente que existem outras qualidades necessárias ao desenvolvimento de uma carreira, como também outras habilidades em um profissional que seriam importantes para as organizações, mas estas sete competências certamente terão um peso fundamental para projetar uma carreira de sucesso.

21 Os bons profissionais são importantes para as empresas; os profissionais competentes são fundamentais para o sucesso de qualquer organização; mas os líderes eficazes, sonhadores, motivados e bem humorados são absolutamente imprescindíveis em qualquer forma de organização empresarial. Ari Lima Fonte:

22 Há homens que lutam um dia, e são bons; Há outros que lutam um ano, e são melhores; Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons; Porém há os que lutam toda a vida Estes são os imprescindíveis. Bertold Brecht PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA


Carregar ppt "PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google