A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia Internacional da Mulher

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia Internacional da Mulher"— Transcrição da apresentação:

1 Dia Internacional da Mulher
O homem é a mais elevada da criaturas, a mulher o mais sublime dos ideais. Deus fez para o homem um trono, para a mulher um altar;o trono exalta e o altar santifica.O homem é o cérebro,a mulher o coração;o cérebro produz a luz, o coração produz amor.A luz fecunda, o amor ressuscita.O homem é o gênio,a mulher é o anjo; o gênio é imensurável, o anjo indefinível.O homem tem a supremacia,a mulher a preferência:a supremacia significa a força, a preferência representa odireito.O homem é forte pela razão,a mulher é invencível pelas lágrimas:a razão convence, as lágrimas comovem.O homem é capaz de todos os heroísmos,a mulher de todos os martírios:o heroísmo nobilita, o martírio purifica.O homem pensa,a mulher sonha:pensar é ter uma larva no cérebro, sonhar é ter na fronte uma auréola.O homem é um código,a mulher é um evangelho:o código corrige, o evangelho aperfeiçoa.O homem é um oceano,a mulher o lago;o oceano tem a poesia que deslumbra, o lago a poesia que adorna.O homem é a águia que voa,a mulher é o rouxinol que canta;voar é dominar o espaço, cantar é conquistar a alma.Enfim, o homem está colocado onde termina a terra,a mulher onde começa o céu Victor Hugo

2 Saúde da Mulher

3 COMO SÃO OS SEIOS? Saúde em tempo real Os seios são formados por glândulas (lobos, lóbulos e bulbos) que produzem leite durante a amamentação. As glândulas se comunicam entre si através de dutos (canais) que transportam o leite até o mamilo. A maioria dos tumores cancerosos são provenientes dos dutos. Lobos, lóbulos e bulbos costelas Dutos Gordura

4 Localização do Câncer de Mama nos Quatro Quadrantes
COMO SÃO OS SEIOS? Saúde em tempo real Dividindo o seio em quatro partes, observa-se que a maior quantidade de dutos está localizada no quadrante superior externo da mama (próximo à axila) É neste local que ocorre a maioria dos tumores malignos da mama (aproximadamente 50%) Localização do Câncer de Mama nos Quatro Quadrantes Sob o mamilo 17%

5 Saúde em tempo real POR QUÊ EU DEVO EXAMINAR MEUS SEIOS? Porque com o toque você aprende a conhecer a estrutura normal de seus seios e se habilita a perceber qualquer alteração futura. Sociedades médicas nacionais e internacionais recomendam que você comece a examinar seus seios a partir dos 20 anos de idade. A cada ano, 1 milhão de mulheres descobrem nódulos em suas mamas. 95% dos casos de câncer de mama podem ser curados, desde que detectados no início.

6 QUANDO EXAMINAR OS SEIOS?
Saúde em tempo real QUANDO EXAMINAR OS SEIOS? Você deve examinar suas mamas todos os meses, de preferência durante o banho. Se você menstrua, examine suas mamas no 5º dia a partir do início da menstruação. (no período pré-menstrual as mamas ficam endurecidas e dolorosas). Se você não menstrua ou sua menstruação é irregular, escolha o 1º dia de cada mês.

7 COMO FAZER O AUTO-EXAME?
Saúde em tempo real Para tocar seus seios use apenas as pontas dos dedos, com a mão espalmada. Cada vez que você tocar a mama faça um pequeno círculo com os dedos.

8 COMO FAZER O AUTO-EXAME? Movimentos da mão no auto-exame
Saúde em tempo real Movimentos da mão no auto-exame 1. Vertical – a mão caminha para cima e volta para baixo, cobrindo toda a mama. 2. Espiral – a mão realiza movimentos concêntricos, indo da periferia da mama até o mamilo. 3. Quadrantes – a mão vai do mamilo até a periferia e volta.

9 AUTO-EXAME DAS MAMAS CARINHO E AMOR POR VOCÊ!

10 Em frente ao espelho Durante o banho Após o banho Exame feito pelo médico

11 Primeiro fique em pé em frente ao espelho e examine atentamente suas mamas. Observe as formas, a cor e textura da pele. Levante os braços devagar olhando atentamente a imagem no espelho. Agora coloque a mão na cintura e examine novamente suas mamas.

12 Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça
Levante seu braço esquerdo e o coloque sobre a cabeça. Com a mão direita esticada examine a mama esquerda. Use as polpas de seus dedos e não as pontas ou as unhas. Não faça o movimento de "pegar alguma coisa" mas sim de "sentir" a mama. Repita o movimento na outra mama.

13 Aperte gentilmente seus mamilos ( bicos do seio ) e observe se sai algum líquido

14 Quando Avisar seu Médico
♠Mudanças na forma ou coloração das mamas ♠ Pele tipo "casca de laranja" ♠ Nódulos ou caroços ♠ Líquido que sai dos mamilos Não Entre em Pânico Lembre-se: o que você vê ou sente em sua mama não significa que você tenha câncer mas é um sinal importante para você procurar o seu médico.

15 Somente o Auto Exame é suficiente ?
Não. Toda mulher deve visitar o ginecologista ou o seu Médico de Família pelo menos uma vez ao ano quando fará o exame ginecológico e o exame da mama. Mulheres acima de 40 anos devem também fazer a Mamografia que é, actualmente, o melhor método para o diagnóstico do câncer de mama mesmo antes dele ser palpado.

16 Durante a consulta ginecológica o médico examina com as mãos a mama da paciente procurando encontrar sinais e sintomas de doenças

17 A partir de 9 de Março-C.S.Tondela
Mamografia 9/3/04 A partir de 9 de Março-C.S.Tondela O método mais recomendado para o diagnóstico precoce do cancro de mama é a Mamografia. É também chamada de mastografia ou senografia. É um exame de alta sensibilidade que pode mostrar o cancro muito antes de ser palpável. Mamografia Mamógrafo

18 Amigo da Saúde da Mulher
Exame ginecológico Amigo da Saúde da Mulher

19 O exame ginecológico é um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. É normal que existam medos e ansiedades para a sua realização O exame é simples, e tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70 %, desde sua criação pelo Dr. George Papanicolaou em O sucesso do teste é porque pode detectar doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer. O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

20 Quem pode e deve fazer o exame ?
Todas as mulheres com ou sem actividade sexual devem fazer o exame anualmente. Qual a melhor época para fazê-lo? No mínimo uma semana antes de sua menstruação. Evite duchas, cremes vaginais, e relações sexuais tres dias antes do exame.

21 Em que consiste o exame ginecológico ?
O exame completo é constituído do exame das mamas e depois o exame ginecológico. Este é constituído pelo exame externo da vulva e depois a colocação de um espéculo na vagina para visualizar a vagina e o colo do útero Também consiste no exame de toque vaginal quando o(a) médico coloca dois dedos na vagina para examinar os órgãos internos da pélvis feminina.

22 Mulheres virgens também devem ser examinadas ?
Sim, existem diversas técnicas que permitem o exame de mulheres virgens. Avise o médico que você é virgem ANTES do exame. O que o médico vê lá dentro ? O exame mostra o interior da vagina e o colo do útero.

23 Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina.
O que é o colo do útero? Colo do útero é a parte do útero que fica dentro da vagina. E o exame preventivo do cancro, o que é ? Este exame é a colheita de material do colo do útero o qual é mandado para um laboratório especializado em citopatologia. Também é chamado de citologia oncótica, Papanicolau, e como Pap Test ou Pap Smear.

24 Quais são os possíveis resultados ?
O resultado pode ser fornecido em Classes de Papanicolau que variam de I a V ou em descrição das lesões. Estes resultados devem ser interpretados exclusivamente por seu médico. Se tiver dúvidas pergunte.

25 Células vaginais Normais Candidíase Tricomonas Garderela Papiloma

26 Mas este exame só serve para isto ?
Não, a citologia serve para determinar outras condições de saúde de seu corpo tais como nível hormonal, e doenças da vagina. Um dos mais comuns e mais irritantes problemas que afeta a saúde da mulher é o corrimento vaginal também chamado de vaginite É uma das causas mais freqüentes de visita ao médico ginecologista. Caracteriza-se por uma irritação vaginal ou um corrimento anormal que pode ou não ter cheiro desagradável. Pode haver também coceira ou ardor na vagina ou vontade mais freqüente de urinar. Os corrimentos podem ser causados por:Infecções vaginais, infecções do colo do útero ou doenças sexualmente transmissíveis

27 Corrimentos vaginais Existem diversas outras causas de corrimento:
Vaginite irritante provocada por preservativo, diafragma, espermaticida, creme lubrificante, absorvente externo e interno Vaginite alérgica provocada por calcinhas de lycra, nylon e outros tecidos sintéticos, roupas apertadas, jeans, meias calça. Cervicites - inflamações do colo do útero.

28 Corrimento vaginal Vulvites - inflamações da parte externa dos genitais ou vulva causados por: Papel higiênico colorido ou perfumado Sabonetes perfumados ou cremosos Shampoos e condicionadores de cabelo Sabão em pó e amaciantes de roupas Detergentes Desodorantes íntimos Uso do chuveirinho como ducha vaginal É muito importante que a própria mulher tente descobrir qual a causa de seu corrimento, experimentando tirar os fatores irritantes um a um.

29

30

31 Se não houver fecundação
Se houver fecundação Se não houver fecundação

32

33 Lembre-se, somente seu médico é quem pode indicar e interpretar os resultados dos seus exames. Ele é o seu principal aliado na manutenção do seu estado de saúde.

34

35 Facilitador: http://www.powermensagens.com
Deus, Porque as mulheres choram? Quando eu criei a mulher, tinha de fazer algo muito especial.Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém suficientemente suaves para confortá-lo! Dei a ela uma imensa força interior, para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provém de seus próprios filhos! Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos! Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito ... Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sofrimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência! Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente suas, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade ! Facilitador:


Carregar ppt "Dia Internacional da Mulher"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google