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Diálogo em duplas/trios

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Apresentação em tema: "Diálogo em duplas/trios"— Transcrição da apresentação:

1 Diálogo em duplas/trios
Planos nota 10 e resultados nota 5… Possível até nas melhores organizações do mundo? Causas disso?

2 Plano 100 / Resultado 50 Causas?
Não sabe do Plano Sabe, mas ignora Conhece só superfície Conhece/não concorda/não faz Não concorda, mas faz Concorda, mas não faz Concorda e faz

3 Concorda, faz, mas resultados 50…
Padrão nota 5 Falta de persistência Inconstância Baixa criatividade no agora Problemas éticos Competências padrão 5 Barreiras culturais

4 GESTÃO SEM LACUNAS Princípios

5 I. Coloque a vida sempre em primeiro lugar
A cada momento de seu dia-a-dia e em todas as decisões que você vier a tomar, valorize a vida em todas as suas formas, a curto, médio e longo prazos.

6 II. Esteja sempre no seu “melhor eu”
É sua responsabilidade atuar sempre em seu melhor estado físico, mental, emocional e espiritual. O seu “melhor eu” atua sempre pelo bem-estar de todos.

7 III. Busque a perfeição em tudo que fizer
Sua responsabilidade é de sempre buscar o melhor, o excelente, a perfeição em tudo que fizer.

8 IV. Atue sempre com foco na verdade
Sua responsabilidade é trazer sempre as verdades à mesa de decisões, assegurando o melhor para a vida e para o todo, evitando ilusões e percepções distorcidas da realidade.

9 V. Atue com maestria e profissionalismo
Não desperdice energia em atividades que podem ser desenvolvidas por pessoas que se reportam a você. É sua responsabilidade usar suas competências plenamente, todo o tempo, e se reportar ao seu superior quando se deparar com trabalhos para os quais você não se sinta preparado ou capacitado.

10 VI. Seja sempre pró-soluções
Canalize sua energia para o construtivo, o antecipativo e o preventivo. Evite desperdiçar energia e talento em diagnósticos após o fato. Saia das causas aparentes. Vá sempre à causa das causas. Planejar não é correção. É antecipação.

11 VII. Compreenda a influência do humano em tudo
Esteja o tempo todo atento à influência do humano em todas as dimensões da vida organizacional. Procure compreender cada vez melhor o fator humano presente, tanto no processo de geração de lacunas como na superação delas. Lacunas são geradas, por exemplo, pelo desrespeito a valores estabelecidos, quebra de princípios éticos, negligência e arrogância.

12 VIII. Assuma responsabilidade pelo todo
É sua responsabilidade estar conectado, envolvido, participante e ativo junto ao todo da organização. O “Sem Lacunas” é comunicação direta, muito diálogo e ações integradas. O espírito é de responsabilidade compartilhada em seu nível máximo: 100% eu e 100% os outros.

13 IX. Busque perfeita harmonia na organização como um todo
Elimine os conflitos e a competição predatória que causam lacunas através das quais os bons resultados se perdem. Seja sempre muito criativo na busca de “soluções ganha-ganha” nas suas relações no trabalho e em todas as partes envolvidas.

14 X. Atue também nos “espaços vazios” da organização
É sua responsabilidade estar preparado para identificar “vazios” entre áreas, processos, programas e ações e agir sobre eles. Isto requer excelência na visão do todo e nas iniciativas.

15 XI. Aja sempre com foco no bem comum
Aja sempre motivado pelo propósito maior, que é o bem-estar da sociedade, e nunca pelo medo ou egoísmo, que paralisam ou nos levam a distorções em nosso próprio modo de ser. A auto-proteção e isolamento geram lacunas e nos impedem de honrar a vida em nós e em tudo ao nosso redor.

16 XII. Seja Consciência em Ação
Seja um exemplo vivo do que há de melhor no ser humano. Sua consciência é seu melhor guia nos momentos decisivos. “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”.

17 Diálogo em duplas/trios
Como estão os sindicatos, as federações, a CNC no Brasil em comparação com os melhores do mundo?

18 FUTUROS EMERGENTES NA GESTÃO DE ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO
Participação no evento da American Society for Association Executives e pesquisas adicionais 18

19 Principais fontes 19

20 Focos de atenção da gestão
Propósito Representatividade Interesses Conhecimento Mercado Serviços Desempenho Futuro 20

21 Gestão do propósito Propósito absolutamente claro para todos os envolvidos? Propósito dá direção e significado ao engajamento de todos e os transforma em defensores apaixonados da causa? Propósito puxa a organização para o futuro, muito além da correção de distorções passadas e da obtenção de resultados imediatos? Propósito conduz à harmonização interna e externa?

22 Gestão da representatividade
Representamos distintamente o segmento? Nossos membros representam parte significativa do segmento (massa crítica)? Nossos membros representam a variedade de negócios existentes no setor? A composição da diretoria reflete a diversidade do setor? Temos representatividade suficiente para articular-se com outras entidades transversais?

23 Gestão de interesses Equilibramos interesses da categoria representada com interesses da sociedade? Equilibramos interesses dos diferentes níveis (geográficos) de representação? Equilibramos interesses da categoria com os de outros elos da cadeia de valor? Equilibramos interesses dos diferentes participantes da categoria? Equilibramos os diferentes interesses genuínos dos diferentes componentes da diretoria? CNC: Processo de alinhamento ainda mais complexo: alinhar interesses da diretoria e membros do sindicato => federações => confederação; Como está o nível de confiança e de transparência dentro dos sindicatos? Entre sindicatos e federações? Federações e a CNC? Sindicatos e a CNC? Gerenciamento de vaidades.

24 Gestão do conhecimento
Buscamos proativamente capturar, criar e disseminar conhecimento relevante ao setor? Investimos na criação e aperfeiçoamento da infraestrutura tecnológica e social para criação e disseminação de conhecimento? Estamos provendo oportunidades e experiências que permitam aos membros compartilhar seu conhecimento e aprender uns com os outros? Estamos facilitando a entrada dos membros na era do conhecimento?

25 Gestão do mercado Compreendemos com profundidade os negócios dos associados e somos capazes de descobrir e especificar corretamente suas necessidades? Desenvolvemos e implantamos estratégias para conquistar novos associados e reter os existentes? Desenvolvemos e implantamos estratégias para participação e engajamento 100% dos membros? Demonstramos regular e eficazmente aos membros o valor que estamos adicionando aos seus negócios por meio de nossas atividades? (Este segmento de slides baseia-se nas dificuldades que as associações Norte-americanas aparentemente têm em comum com as entidades de classe brasileiras) Como aumentar o número de empresários que pagam anualmente a contribuição sindical e, especialmente, a Confederativa (opcional)? O que faz com que as pessoas decidam efetivamente participar de uma entidade de classe?

26 Gestão dos serviços Os produtos e serviços desenvolvidos e ofertados estão em perfeita sintonia com o propósito? Os produtos e serviços são auto-sustentáveis a longo prazo? O portfólio é auto-sustentável? É revisto e atualizado com freqüência? Oferecemos os produtos, serviços e processos mais relevantes ao desenvolvimento da categoria e dos seus membros? Os produtos e serviços honram a diversidade de membros existente dentro da categoria?

27 Gestão do desempenho Medimos adequadamente o valor adicionado pelas diferentes ações e atividades que realizamos? Usamos a avaliação para a aprendizagem como um processo de feedback que provê orientação e apoio? Desenvolvemos e implantamos estratégias para assegurar níveis ótimos na relação custo-benefício e otimizar a eficácia/produtividade (usar bem os recursos disponíveis/baixo custo etc.)? Cases diversos que ilustram associações com equipe pequena, mas excelente performance no LIVRO “FACING THE FUTURE”.

28 Gestão do futuro Investigamos continuamente os sinais de mudança e os futuros emergentes mais relevantes para a categoria? Desenvolvemos e implantamos estratégias com objetivo de captar os associados do futuro? Buscamos identificar precocemente novos ramos de atividade e preparar-se para atender suas demandas? Lidamos com a questão da sucessão e ajudamos os associados a também fazê-lo?

29 Premissas emergentes Em que direção caminham as entidades de representação empresarial inovadoras, com respeito aos oito focos de atenção da gestão? 29

30 Gestão do propósito: obsolescente versus emergente
De Para Defesa de interesses. Buscar o que é melhor para si. Lobby. Negociação direta com governo. Negociação coletiva distributiva. Busca do bem comum. Buscar o que é melhor para si e para o todo. Mobilização digital. Catalisação de iniciativas coletivas. Negociação baseada em interesses.

31 Gestão da representatividade: obsolescente versus emergente
Para Homogeneidade. Associados muito parecidos. Interlocução limitada. Governo, trabalhadores; local. Diversidade. Grande variedade de associados. Interlocução ampla. Múltiplas instituições; global.

32 Gestão de interesses: obsolescente versus emergente
Para Comando. Poder impositivo, legalista. Lealdade à categoria representada. Baixa visibilidade. Desvios ocultos, pouca pressão externa. Stewardship. Co-responsabilidade, descentralização Lealdade ao bem comum. Alta visibilidade. Desvios rapidamente revelados, reação.

33 Gestão do conhecimento: obsolescente versus emergente
De Para Conhecimento como poder. Tecnologia na periferia. Interação presencial. Produtos/serviços focados em informação. Conhecimento como alimento. Tecnologia no centro do negócio. Interação virtual. Produtos/ serviços focados em conhecimento.

34 Gestão do mercado: obsolescente versus emergente
De Para Mercado de massa. Padronização. Marketing baseado em benefícios. Exclusividade/ “Monopólio”. Atender demandas dos clientes. Desmassificação. Customização. Marketing baseado na causa/propósito. Variedade/ “Concorrência”. Maximizar valor adicionado. Premissas baseadas na realidade Norte-Americana, refletem principais shifts conceituais acerca do novo papel das associações

35 Gestão dos serviços: obsolescente versus emergente
De Para Constância. “Tamanho único”. Pacote único; contribuições obrigatórias (“dues”). Preço. Isolamento. Dinamicidade. “Pacote sob medida”. Pacotes diferenciados receita pelos serviços utilizados. Valor. Parcerias.

36 Gestão do desempenho: obsolescente versus emergente
Para Terceirização para reduzir custos. Maximização de contribuições. Resultados para os clientes. Foco em resultados tangíveis. Terceirização para formar alianças. Maximização de valor adicionado. Resultados para a sociedade. Resultados tangíveis e intangíveis. 36

37 Gestão do futuro: obsolescente versus emergente
De Para Atender demandas atuais de cliente atuais. Planejamento episódico, incremental e engessador. Foco no futuro da categoria. Antecipar necessidades futuras de clientes futuros. Pensamento estratégico, contínuo e flexível. Foco no futuro da sociedade. 37

38 Diálogo em duplas/trios
Como os sindicatos, as federações, a CNC fazem diferença na sociedade? Como contribuem para a construção de um mundo melhor?

39 FELICIDADE INTERNA BRUTA
Estudos sobre o Butão NECESSIDADE COMO SATISFAZÊ-LAS TEMAS DE GOVERNO Transcendência Oportunidades de estudo/prática espiritual Oportunidades econômicas eqüitativas, educação sobre saúde e preservação da Natureza Educação 360º Educação para todos Governo responsável e Justiça para todos Contexto apropriado e preservação da Natureza Desenvolvimento econômico equilibrado Preservação da essência da cultura e do valor da tolerância Promoção da liberdade como valor essencial Promoção de evolução espiritual Liberdade Eliminar todas as formas de opressão Identidade Oportunidades de viver/valorizar cultura e senso de pertencimento De Criar Trabalho com significância para todos Oportunidades de recreação e parceria com a Natureza Ócio Participação Oportunidade de influenciar e ser ouvido Compreensão Conhecimento sobre o todo Afeto/Amor Senso de comunidade/ oportunidades de relacionamento Proteção Abrigo, cultura de paz Subsistência Alimentação e saúde

40 O Sistêmico da Carta da Terra
II Integridade ecológica I Respeitar e cuidar da comunidade da vida IV Democracia, não-violência e paz III Justiça social e econômica A importância de macroestratégias que busquem trabalhar todas as esferas de forma integrada (honrando a interdependência entre elas), mesmo que comecem numa delas.


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