A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria de Ensino Região Itaquaquecetuba

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria de Ensino Região Itaquaquecetuba"— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria de Ensino Região Itaquaquecetuba
Rosania Morales Morroni Dirigente Regional de Ensino

2 Orientação Técnica de Matemática
20/05/2011

3 Nas últimas décadas... ...ampliaram-se os estudos sobre o ensinar e o aprender matemática; ...foram propostas inovações curriculares no mundo inteiro e, particularmente, no Brasil; ...multiplicaram-se as pesquisas sobre o aluno, o professor e o saber.

4 Educação Matemática é uma área de conhecimento interdisciplinar e não se confunde com a mera justaposição de conhecimentos oriundos da Matemática e da Educação. É uma nova síntese, que incorpora dimensões filosóficas, históricas, psicológicas, políticas, metodológicas e culturais na busca por um melhor entendimento sobre os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como o seu papel social e político. Reúne pesquisadores e professores em diferentes países, com um mesmo ideal: divulgar e difundir a Matemática, democratizando o acesso a todos os segmentos da sociedade, tendo em vista que ela é um conhecimento de vital importância para a construção da cidadania.

5 Processo ensino aprendizagem Aspectos sócio- culturais
Que contribuições trazem as pesquisas na área de Educação Matemática? Currículos, Formação de professores. Processo ensino aprendizagem Aspectos sócio- culturais

6 Processo ensino aprendizagem
Os que fazem referência aos alunos, que buscam compreender as idéias dos alunos, às dificuldades que têm na aprendizagem, à influência do meio social, cultural e afetivo sobre a aprendizagem, o papel da motivação e dos interesses dos alunos, das atitudes e das aptidões, das interações entre estudantes e entre professores e estudantes; Os que fazem referência ao pensamento do professor e à influência de seu marco conceitual sobre suas maneiras de agir;

7 Currículos, Formação de professores
os que fazem referência às estratégias de ensino, ao uso de tecnologias, à resolução de problemas, o recurso à história da Matemática, aos jogos, à modelagem, aos projetos... os que fazem referência ao marco em que se desenvolve o ensino (contexto), como é a escola, a aula, a oficina, o laboratório, as inte-relações aluno-aluno, professor-aluno, professor-classe. Etnomatemática os que se referem a multiculturalismo e questões relacionadas, como a Etnomatemática.

8 Os desafios de colocar em prática os avanços de estudos e pesquisas

9 Crenças arraigadas "Matemática é algo para quem tem dom", para quem é geneticamente dotado de certas qualidades”. “É preciso ter um certo capital cultural para atingir o universo matemático”.

10 Há também a idéia muito freqüente de que os alunos só podem resolver problemas que já conhecem, que já viram resolvidos e que podem tomar como modelo. Essa convicção dificulta a aceitação de que o ponto de partida da atividade matemática não deve ser a definição, mas o problema. Esse problema não é certamente um exercício em que se aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório.

11 Durante muito tempo... EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

12 Até que finalmente... EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

13 UMA ALTERNATIVA DE ENSINO
O JOGO NA SALA DE AULA UMA ALTERNATIVA DE ENSINO

14 Introdução Os jogos, ultimamente, vêm ganhando espaço em nossas escolas numa tentativa de trazer o lúdico para dentro da sala de aula. A pretensão da maioria dos professores, com a sua utilização, é a de tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se algo fascinante. As atividades lúdicas podem ser consideradas como uma estratégia que estimula o raciocínio levando o aluno a enfrentar situações conflitantes relacionadas com o seu cotidiano e, no sentido apenas de auxiliar na estruturação do pensamento e do raciocínio dedutivo, mas, também, de auxiliar na aquisição de atitudes.

15 Objetivo O jogo pedagógico ou didático tem como objetivo proporcionar determinadas aprendizagens, diferenciando-se do material didático por conter o aspecto lúdico e por ser utilizado para atingir determinados objetivos pedagógicos, sendo uma alternativa para melhorar o desempenho dos alunos em alguns conteúdos de difícil aprendizagem.

16 O jogo desenvolve as seguintes habilidades matemáticas:
Concentração; Curiosidade; Consciência de grupo; Coleguismo; Companheirismo; Autoconfiança; Auto-estima.

17 Olhar o aluno como um todo e tratá-lo como cidadão,
Proponho utilizarmos jogos no ensino da Matemática com a pretensão de resgatar a vontade de aprender e conhecer mais sobre essa disciplina, eliminando sua áurea de “bicho-papão”; O jogo, quando bem elaborado e planejado, pode tornar-se um veículo para a construção do conhecimento.

18 A palavra JOGO vem do latim locu, que significa gracejo, zombaria e que foi empregada no lugar de ludu: brinquedo, jogo, divertimento, passatempo.

19 BRINCAR brincar é uma atividade livre, sem nenhuma finalidade que não seja ela própria. JOGO jogar representa o desejo daquilo com que se brinca; um desejo vinculado ao momento presente, por aquilo que está aqui e agora. Os jogos didáticos não são substitutos de outros métodos de ensino; são suportes para o professor e poderosos motivadores para os alunos que os usufruem como recurso didático para a sua aprendizagem

20 Por que Jogos no Ensino? Para aprender a trabalhar em grupo, propiciando solidariedade entre os alunos, estimular o raciocínio, desenvolver o senso crítico, a disposição para aprender e descobrir coisas novas, além do desenvolvimento da cidadania.

21 Vantagens Fixação de conceitos já aprendidos de uma forma motivadora para o aluno; Introdução e desenvolvimento de conceitos de difícil compreensão; Desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas (desafio dos jogos); Aprender a tomar decisões e saber avaliá-las; Significação para conceitos aparentemente incompreensíveis; Promovem uma participação sem o receio de errar; Conduzem a uma aprendizagem por descoberta; os alunos desenvolvem competências autodidatas;

22 Vantagens O jogo requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento; O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe; Dentre outras coisas, o jogo favorece o desenvolvimento da criatividade, de senso crítico, da participação, da competição “sadia”, da observação, das várias formas de uso da linguagem e do resgate do prazer em aprender. As atividades com jogos permitem ao professor identificar, diagnosticar alguns erros de aprendizagem, as atitudes e as dificuldades dos alunos. As atividades com jogos podem ser utilizadas para reforçar ou recuperar habilidades de que os alunos necessitem. Também é útil no trabalho com adultos de diferentes níveis.

23 Desvantagens Quando os jogos são mal utilizados, existe o perigo de dar o jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula. Os alunos jogam e se sentem motivados apenas pelo jogo, sem saber porque jogam; O tempo gasto com as atividades de jogo em sala de aula é maior e, se o professor não estiver preparado, pode existir um sacrifício de outros conteúdos pela falta de tempo; As falsas concepções de que se devem ensinar todos os conceitos através de jogos. Então as aulas, em geral, transformam-se em verdadeiros cassinos, também sem sentido algum para o aluno; A perda da “ludicidade” do jogo pela interferência constante do professor destruindo a essência do jogo;

24 Papel do Professor O professor não deve se isolar do processo, mas deve ser elemento integrante, ora como observador juiz e organizador, ora como questionador, enriquecendo o jogo, mas evitando interferir no seu desenrolar. Portanto, como um elemento mediador entre os alunos e o conhecimento, via a ação do jogo.

25 Dia Nacional da Matemática
06 de maio A O objetivo dessa comemoração é divulgar a Matemática como área de conhecimento, sua história e suas aplicações no mundo, bem como sua ligação com outras áreas de conhecimento, buscando derrubar aquele velho mito de que aprender Matemática é difícil e apenas privilégio de poucos.

26 Dia Nacional da Matemática
O dia foi criado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática a SBEM, e a escolha dessa data (06 de maio) é uma homenagem ao nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza. A comemoração quer mostrar como essa ciência não é nada chata e seu aprendizado pode ser divertido. A escolha do dia é uma homenagem ao escritor Malba Tahan, a primeira pessoa no país a tentar descomplicar a Matemática.

27 Júlio César de Mello e Souza ficou conhecido pelo fato de que, em sala de aula, lembrava um ator empenhado em cativar a platéia. Criou uma didática própria e divertida para ensinar Matemática, inventando Malba Tahan, nome fantasia ou pseudônimo, sob o qual assinava suas obras. Sua obra mais famosa, O Homem que Calculava, teve trinta e oito edições.

28 Dia Nacional da Matemática
Cronograma: 20/04/2011: OT apresentação do trabalho para os PC’s; 06/05/2011 à 16/15/2011: atividade desenvolvida na escola; 17/05/2011: entrega do registro e de um jogo desenvolvido pela escola; 20/05/2011: exposição das atividades desenvolvidas nas escolas e palestra.

29 Muito obrigada pela atenção


Carregar ppt "Diretoria de Ensino Região Itaquaquecetuba"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google