A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História Aula 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História Aula 1."— Transcrição da apresentação:

1 História Aula 1

2 Para que estudar História?
O que é História?

3 ...entender a História, percebendo-se como um sujeito ativo do processo histórico no qual está inserido, podendo notar as diversas rupturas e permanências que o tempo confere a todas as culturas e exercer sua cidadania em plenitude.

4 O que o último aparelho celular tem a ver com o primeiro?
Processo Histórico O que o último aparelho celular tem a ver com o primeiro?

5 Processo histórico Por que o ferro de passar roupa mudou tanto?

6 Processo Histórico O que você esta entendendo do mundo que esta passando?

7 Sujeito Histórico Música Milho Aos Pombos de Zé Geraldo
Clipe:

8 Sujeito Histórico QUEM FAZ A HISTÓRIA
Quem construiu a Tebas das sete portas? Nos livros constam os nomes dos reis. Os reis arrastaram os blocos de pedra? E a Babilônia tantas vezes destruída Quem ergueu outras tantas? Em que casas da Lima radiante de ouro Moravam os construtores? Para onde foram os pedreiros Na noite em que ficou pronta a Muralha da China? A grande Roma está cheia de arcos do triunfo. Quem os levantou? Sobre quem triunfaram os Césares? A decantada Bizâncio só tinha palácios Para seus habitantes? Mesmo na legendária Atlântida, Na noite em que o mar a engoliu, Os que se afogavam gritaram por seus escravos. O jovem Alexandre conquistou a Índia. Ele sozinho? César bateu os gauleses, Não tinha pelo menos um cozinheiro consigo? Felipe de Espanha chorou quando sua armada naufragou. Ninguém mais chorou? Frederico II venceu a Guerra dos Sete Anos. Quem venceu além dele? Uma vitória a cada página. Quem cozinhava os banquetes da vitória? Um grande homem a cada dez anos. Quem pagava as despesas? Tantos relatos. Tantas perguntas. Bertolt Brecht ( )

9 Sujeito Histórico Conflitos na Grécia - 2012
Guerra de Tróia, Grécia a.C. e 1200 a.C

10 Historiografia A História é filha do seu tempo. . .
Anos 70 2012 Devemos evitar o anacronismo.

11 Historiografia E o etnocentrismo. Mulher tailandesa
Piercing – tendência entre jovens brasileiros E o etnocentrismo.

12 Cultura Cultura – É a maneira de viver de um povo. A cultura engloba tudo o que um povo aprende, produz e adota como hábitos de vida, sua língua, sua história, suas obras de arte, seus costumes de alimentação e suas tradições religiosas. Diferentes grupos têm diferentes culturas. E muitas culturas diferentes podem existir num mesmo país. No Brasil, é assim. A cultura dos indígenas da Amazônia, por exemplo, é muito diferente da dos habitantes de uma grande cidade, como São Paulo: todo mundo é brasileiro, mas indígenas e paulistanos comem coisas diferentes, acordam e dormem em horários diferentes, têm trabalhos diferentes, rezam para santos e deuses diferentes. Você já pensou nas diferenças de cultura entre outros grupos, como o povo do Rio Grande do Sul e o de Goiás?

13 Divisão metodológica que facilita o estudo do historiador
Tempo Divisão metodológica que facilita o estudo do historiador

14 Tempo 1800 – Século XVIII 1826 – Século XIX
Transformar anos em séculos... 1800 – Século XVIII 1826 – Século XIX


Carregar ppt "História Aula 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google