A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA"— Transcrição da apresentação:

1 OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA
Sylvia Helena P. de Moraes Barros THE KIDS CLUB by Fun Languages Líder em inglês para crianças 2011

2 ASSUNTOS ABORDADOS Porque aprender um idioma na infância é melhor?
Qual a melhor forma de se aprender? Quais os benefícios do aprendizado de idiomas na infância? E quais os perigos? Qual o papel das escolas no aprendizado de idiomas dos seus aluno? Como é o método THE KIDS CLUB de ensino?

3 JÁ SABEMOS QUE... ... aprender inglês na infância é mais fácil,
... na infância, aprendemos mais e melhor, ... aprender inglês na infância é muito mais divertido!

4 MAS VOCÊ SABIA QUE... ... a exposição de crianças pequenas a um novo idioma: Traz maior desenvolvimento mental Melhora a capacidade de raciocínio Melhora a capacidade de memorização Melhora a autoestima Melhora as habilidades até em matemática!

5 QUAL A MELHOR IDADE PARA COMEÇAR?
IDADE CRÍTICA (teto) o aprendizado de línguas começa a ficar cada vez mais difícil limitações, principalmente de pronúncia IDADE CRÍTICA: 10 a 12 anos O que explica o fenômeno da idade crítica? Fatores biológicos Fatores cognitivos Fatores afetivos O ambiente e a forma de exposição à língua

6 HEMISFÉRIOS CEREBRAIS
FATORES BIOLÓGICOS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS LADO DIREITO criativo, artístico, responsável pelas emoções e pela percepção e construção das línguas. LADO ESQUERDO lógico, analítico No aprendizado de idiomas, é onde o conhecimento é SEDIMENTADO. No aprendizado de idiomas, é a “porta de entrada” das experiências, e onde estas experiências são transformadas em conhecimento.

7 LATERALIZAÇÃO DO CÉREBRO
A LATERALIZAÇÃO do cérebro ocorre NA PUBERDADE. Esta separação causa perda de eficiência na comunicação entre os hemisférios. Por isso, a partir da puberdade, aprender idiomas começa a ficar mais difícil. HEMISFÉRIOS CEREBRAIS HEMISFÉRIO ESQUERDO (racional) HEMISFÉRIO DIREITO (emocional)

8 LATERALIZAÇÃO DO CÉREBRO PERÍODO DE APRENDIZADO MÁXIMO
Na infância, a comunicação entre os hemisférios é extremamente eficiente. Chamamos este período de: PERÍODO DE APRENDIZADO MÁXIMO Crianças têm desempenho superior devido à esta maior interação dos dois lados do cérebro.

9 COMO SE APRENDE UM IDIOMA
O aprendizado natural de uma língua por crianças só ocorre: Quando a língua é escutada, ou seja, quando a criança é exposta à língua Quando a língua é usada dentro de um contexto Quando a língua é usada em situações reais, onde tem um significado claro.

10 OS EFEITOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NO CÉREBRO DAS CRIANÇAS
Pesquisador: Dr. Rodrigo Collino Instituto de Biociência da Universidade de São Paulo - USP Pesquisa sobre o aprendizado de um segundo idioma na infância.

11 A BASE BIOLÓGICA DA LINGUAGEM
Cérebro de uma pessoa que aprendeu o segundo idioma depois de adulto Cérebro de uma pessoa bilíngüe, que aprendeu dois idiomas na infância Língua 1 Língua 2 Área em comum Primeira língua Segunda língua

12 A PESQUISA MOSTROU QUE... ... quanto mais cedo aprendemos outra língua, ao usarmos esta nova língua, ativamos a região do cérebro que mais se aproxima da região da língua materna, e melhor usaremos esta outra língua.

13 BENEFÍCIOS DE SE APRENDER INGLÊS NA INFÂNCIA
Bilíngues que aprenderam as duas línguas na infância usam melhor a língua materna do que quem fala apenas uma língua. A alfabetização dos filhos em mais de um idioma pode parecer confusa para alguns pais. Para especialistas, é uma forma positiva promover o desenvolvimento das crianças, pois ... ... aumenta as conexões cerebrais, ... melhora o raciocínio e ... desenvolve a criatividade.

14 FASES MAIS FAVORÁVEIS AO APRENDIZADO
Todos nós já nascemos prontos para aprender qualquer idioma. Linha do tempo da percepção da fala: 0 MESES 6 MESES 8 MESES 11 MESES 0 a 6 meses: bebês diferenciam contrastes fonéticos e privilegiam sons que estão mais em contato, e começam a perceber só aqueles sons. 8 meses: percepção do ritmo da fala. 11 meses: queda na percepção de fonemas que não pertencem à sua primeira língua, e aumento da percepção de sons da língua mãe. 6 meses: percepção de vogais específicas.

15 INGLÊS NAS ESCOLAS REGULARES
As aulas de inglês podem começar aos 2 anos. QUANTO MAIS CEDO, MELHOR!!! As aulas de inglês devem ser, pelo menos, duas vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula. QUANTO MAIS, MELHOR!!!

16 INGLÊS NAS ESCOLAS REGULARES
O professor deve falar inglês o tempo todo na aula, deve ser devidamente capacitado e treinado, e usar metodologia adequada. E A ALFABETIZAÇÃO??? A alfabetização pode ser feita nos dois idiomas ao mesmo tempo, sem qualquer prejuízo para o aluno. Ao contrário, toda criança tem a capacidade de usar os mesmos mecanismos para aprender a ler e escrever em dois idiomas ou mais idiomas.

17 RESULTADOS DE SE COMEÇAR CEDO, DE FORMA ADEQUADA
Não forma alunos bilíngues, mas forma alunos conhecedores do idioma, e com base sólida para aperfeiçoar seus conhecimentos até atingir o bilinguismo. Aumenta as conexões cerebrais, melhora o raciocínio e desenvolve a criatividade. Desenvolve as habilidades intelectuais. Aumentam as oportunidades futuras para escolhas profissionais. Abre portas para outras culturas.

18 O QUE SE PODE ESPERAR DOS NOSSOS ALUNOS?
Excelente capacidade de compreensão Boa habilidade oral Sólida base e muita facilidade no alcance da proficiência no idioma Excelente pronúncia Assimilação natural do idioma, que traz benefícios não só de aprendizado, mas também de ordem afetiva Nossos alunos aprendem a GOSTAR DE INGLÊS!

19 MÉTODO DE ENSINO Este é o grande segredo!
Um método de ensino de inglês para crianças só funcionará se souber: ENVOLVER seus alunos de forma que eles aprendam “sem perceber” criar um AMBIENTE AUTÊNTICO onde o uso do idioma é necessário ensinar as crianças a GOSTAR do idioma! Este é o grande segredo!

20 QUAIS SÃO OS RISCOS DO APRENDIZADO NA INFÂNCIA?
Riscos de expor os alunos à aulas de inglês sem qualidade: Crianças absorvem exatamente o que lhes é ensinado. Instrutores com sotaque, erros de pronúncia, e conhecimento limitado da língua transferem todos estes desvios à criança, podendo causar danos irreversíveis ao seu potencial de assimilação. “É como colocar uma valiosa gema bruta nas mãos de um lapidador aprendiz.”

21 A REDE THE KIDS CLUB No Brasil desde 1994
Criada na Inglaterra em 1986 No Brasil desde 1994 Presente em mais de 12 países na Europa, Ásia e América do Sul No Brasil, 100 unidades de franquia e mais de alunos Pioneiro no ensino de idiomas para crianças através de método lúdico Pioneiro em oferecer o PTE - YOUNG LEARNERS, exclusivo para crianças!

22 THE KIDS CLUB NOSSOS CURSOS
CURSOS LITTLE KIDS (2 anos) Aprendizado oral, baseado em músicas CURSOS KIDS (3 a 6 anos) – PARCERIA COM A EDITORA MACMILLAN Livro do Aluno (com CD + stickers) Livro de histórias Livro de atividades CURSOS JUNIOR (7 a 10 anos) – PARCERIA COM A EDITORA PEARSON Livro do Aluno (com CD-rom + stickers)

23 THE KIDS CLUB CURSOS KIDS
CURSOS KIDS (3 a 6 anos) LIVRO DO ALUNO Vocabulário trabalhado de forma clara, lúdica e de fácil compreensão Crianças reais apresentam o conteúdo Conteúdo apresentado em um contexto conhecido e significativo para as crianças

24 THE KIDS CLUB CURSOS KIDS
(3 a 6 anos) LIVRO DE HISTÓRIAS Conteúdo apresentado em um contexto conhecido e significativo para as crianças Estruturas simples e de fácil compreensão Personagens lúdicos e infantis, figuras auto-explicativas, e bastante ação a ser explorada em cada figura.

25 THE KIDS CLUB CURSOS JUNIOR
(7 a 10 anos) Crianças reais com as quais os alunos se identificam. Vocabulário e gramática apresentados em um contexto real, que estimulam a comunicação. Conteúdo gramatical apresentado de forma clara e lúdica.

26 APRENDENDO INGLÊS COM O THE KIDS CLUB
“Conte-me, e eu me esquecerei. Explique-me e eu me lembrarei. Envolva-me, e eu aprenderei.” Benjamin Franklin

27 APRENDENDO INGLÊS COM O THE KIDS CLUB
“Tell me, and I forget. Teach me, and I remember. Involve me, and I learn.” Benjamin Franklin

28 BIBLIOGRAFIA Dr. Rodrigo Collino – Departamento de Biociências da Universidade de São Paulo – “Ensino Bilíngüe Desenvolve o Cérebro”. Jornal O Estado de São Paulo – 10/10/2005. Schütz, Ricardo. “A idade e o Aprendiz de Línguas” – English Made in Brazil – Online 30/08/2005. Schütz, Ricardo. “O papel das Escolas na erradicação do monolinguismo” – English Made in Brazil – Online 08/08/2001. OEBi – Organização das Escolas Bilíngües de São Paulo – Herbert Putcha - Lingüista autor de livros de metodologia de ensino de inglês para crianças Nancy Rhodes - Rede Nacional de Aprendizado de línguas na Infância, Washington, USA Sylvia Helena P. M. Barros - diretora pedagógica do THE KIDS CLUB by Fun Languages, curso especializado no ensino de inglês para crianças.

29 OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA
MUITO OBRIGADA! Sylvia Helena Palma de Moraes Barros Diretora Pedagógica THE KIDS CLUB by Fun Languages O melhor curso de inglês só para crianças


Carregar ppt "OS BENEFÍCIOS DO APRENDIZADO DE IDIOMAS NA INFÂNCIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google