A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL: A CRISE TAMBEM É DE LIDERANÇA???

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL: A CRISE TAMBEM É DE LIDERANÇA???"— Transcrição da apresentação:

1 A SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL: A CRISE TAMBEM É DE LIDERANÇA???
GUILLERMO JOSE ASPER Y VALDES, Ph.D. PROFESOR DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, ADM/FACE/UnB Atua no Núcleo de Estratégias Organizacionais, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB

2 CONGRESSO NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
26 DE SETEMBRO, 8:30 HOTEL TAMBAU, JOÃO PESSOA, PA, BRASIL PRESIDENTE DA MESA: MARIA DA CONCEIÇÃO MONTEIRO CAVALCANTI. COORDENAÇÃO ACADÊMICA: JÂNYO DINIZ, GRUPO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU

3 Desdobramento do Tema 1 – Crise, que crise?
2 – Como liderar em tempos de crise? 3 – Conceitos de Processos: --vindos do direito; 4 – Conceitos de Processos: --vindos da teoria das organizações; 5 – Quatro exemplos para auxiliar no debate.

4 CRISE, QUE CRISE? 1.1 O que dizem os líderes do governo brasileiro sobre a crise…? Da críse financeira dos “derivativos” em O New York Times disse que o Lula estava certo quando disse que era uma marolinha que chegava na imensidão da costa brasileira… Mas por que será que o Lula acertou o diagnóstico no centro do alvo, guarde a resposta para o momento dos debates …

5 CRISE, QUE CRISE? 1.2 Mas antes de pedir ajuda à plateia que estou certo tem ótimas sugestões para melhor caracterizar esta crise no Brasil, vamos refletir um pouco juntos sobre o que é uma crise para cada um de nos… Crise pode ser entendido como sinônimo de ruptura.

6 CRISE, QUE CRISE? 1.3 Algumas situações de crise para reflexão. A ruptura pode ocorrer como conseqüência: Do crescimento, de um jovem, de uma organização ou de um pais; Da falta de inovação (viver aprisionado pela rotina), fazer tudo sempre igual, buscar a eficiência pela repetição; De um agente que perturba o ecosistema: o HIV, a Gripe A …

7 CRISE, QUE CRISE? 1.4 Então esse é o primeiro ponto que gostaria de retomar no momento do debate. Guarde estas perguntas: O Lula acertou mesmo no diagnóstico? O que de fato aconteceu e esta acontecendo no Brasil? E para você o que é crise. Qual foi sua crise mais recente?

8 Como liderar em tempos de crise? 2.1
PARA COVEY: LIDER É AQUELE QUE ABANDONOU O PARADIGMA COMANDO-CONTROLE DOS NEGÓCIOS VERTICALIZADOS (DE QUANDO A FORD PLANTAVA SIRINGAIS NO AMAZONAS PARA FAZER OS PNEUS DO MODELO T) DO SÉCULO XX, PASSOU A ADOTAR O PARADIGMA DA COORDENAÇÃO, TÍPICO DA EMPRESAS INTEGRADAS EM REDE DO SÉCULO XXI.

9 Como liderar em tempos de crise? 2.2
LIDERAR É: O SEMLER VIRAR A PRÓPRIA MESA, NA EMPRESA QUE HERDOU DOS PAIS, E SAIR DA GRAVE CRISE QUE ASSOLAVA AQUELA EMPRESSA GRAÇAS A UMA AÇÃO CONJUNTA EMPRESARIO/ EMPREGADOS. LIDERAR É: UM DESCENDENTE DE AFRICANOS GANHAR UMA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA NUM DOS PAISES MAIS PODEROSOS DO MUNDO ATUAL. LIDERAR É: CONQUISTAR A DEVOÇÃO DE MILHÕES DE ADEPTOS PARA UMA CORRENTE RELIGIOSA: JUDIA, CRISTÃ, MUÇULMANA, BUDISTA OU ESPIRITUALISTA.

10 Como liderar em tempos de crise? 2.3
QUAL A FONTE DE PODER DO LIDER, ? RECOMPENSA OU PUNIÇÃO? CONSEGUIR INSPIRAR AQUELES SOBRE OS QUEM SE DESEJA TER INFLUÊNCIA? EXISTE LIDERANÇA ROTATIVA? OU O LIDER É LIDER EM TODAS AS SITUAÇÕES?

11 Como liderar em tempos de crise? 2.4
Acredito aos poucos irá ficando cada vez mais claro que meu foco é mais oferecer questionamentos do que prover respostas às questões deste debate. Então guarde para o debate suas respostas a todas estas perguntas. Afinal quem é Steven Covey para pontificar, desde Utah nos USA, sobre liderança no Brasil? O que leva a universidades afamadas e empresas americanas convidarem Semler, empresario brasileiro de porte medio a contar suas experiências empresariais no Brasil?

12 Eu vim para confundir…. Um dos mais famosos e controvertidos apresentadores da televisão brasíleira do século passado, o CHACRINHA, já dizia … eu vim para confundir, não para explicar Eu levei um certo tempo até que, uma vez lendo a biblia reparei que o Chacrinha de fato citava uma frase de Jesus, que sem dúvida estimula o debate e a reflexão. Então antes de aprender com a plateia durante os debates, sobre crise e liderança, acho vale repetir essa frase… eu vim para confundir…

13 Conceitos de Processos: --vindos do direito 3.1
PROCESSOS O QUE É? DO DIREITO ADMINISTRATIVO … O PROCESSO ADMINISTRATIVO NÃO É UM PROCEDIMENTO, E ESTE POR SUA VEZ CONSTITUI: UMA SUCESSÃO ENCADEADA DE ATOS QUE OBJETIVAM A PRÁTICA DE UM ATO FINAL…

14 Conceitos de Processos: --vindos do direito 3.2
O PROCESSO ADMINISTRATIVO (ainda no âmbito do direito administrativo): ALÉM DE ASSEGURAR O CUMPRIMENTO DOS FINS ADMINISTRATIVOS, VISA PROTEGER OS ADMINISTRADOS DOS ATOS DOS ADMINISTRADORES. E ALGUNS DOS PRINCÍPIOS REQUERIDOS PARA O ALCANCE DESSE OBJETIVO SÃO: TRANSPARÊNCIA; PARTICIPAÇÃO POPULAR E OUVIDORIA E VERDADE REAL

15 Conceitos de Processos: --vindos do direito 3.3
PROCESSO ADMINISTRATIVO. Este talvéz seja um dos conceitos mais essenciais para a efetiva vigência do estado de democrático de direito. Aguardo, para a hora do debate, o apoio dos mestres em direito, que fazem parte da plateia para assegurar o bom entendimento deste estratégico conceito…

16 Conceitos de Processos: --vindos da teoria das organizações 4.1
PROCESSO, O QUE É? DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES, Davenport (1994) define processo como uma seqüência de atividades executadas para o alcance de um fim; Asper (2009) define processo como o fluxo de uma rede de atividades que interagem entre si para adicionar valor ao cliente (na empresa privada) ou ao cidadão (no serviço público)

17 Conceitos de Processos: --vindos da teoria das organizações 4.2
Sabido o que seja um processo. Precisamos entender seus componentes, como por exemplo, as atividades. Atividade pode ser considerada um evento na organização, que recebe recursos da unidade organizacional designada. O desempenho da atividade está associado igualmente a um papel organizacional a ser desempenhado por pessoas. E transforma objetos que recebe e encaminha às outras atividades. Entre os recursos mencionados incluem-se além dos financeiros, o tempo requerido, para agir sobre os insumos com o uso de equipamentos ou instrumentos.

18 Conceitos de Processos: --vindos da teoria das organizações 4.3
Sabido o que sejam processo e atividade. O que seria então adicionar valor ao cliente ou cidadão? O valor que se quer ofertar ao cliente para a destacar uma empresa das demais. Contém duas variáveis : benefício e custo. Sendo que a adição de valor requer incrementar o benefício e minorar o custo. No caso do cidadão este quer ser tratado não só com justiça mas também com presteza e atenção. E mesmo no caso de serviços públicos, que não levam etiqueta de preço, o custo continua sendo importante, pois quanto menor esse custo for, maior será a capacidade para atender pessoas em quantidade e velocidade.

19 Notem-se as diferenças terminológicas entre o Conceitos de Processos: --vindos do direito e –vindos da teoria das organizações Já ouvimos como por um lado o direito administrativo explica o fenômento do processo (administrativo) e por outro como a teoria das organizações explica o fenômeno processo. Podemos agora nos passar a fazer perguntas de como refletir sobre o tema crise internacional e críse de liderança … Então vamos pensando em respostas a essas perguntas para colocar durante o debate.

20 Quatro Exemplos para auxiliar no debate… 5.1
A customização de objetos e o caso da DELL computadores; A avaliação como instrumento de gestão no caso do supermercado de serviços públicos de Brasilia o NA HORA; A valorização da ação do paciente como forma de superação da doença, o caso Doce Desafio; O inovar como rotina para conquista de novos clientes o caso GOOGLEPLEX

21 Quatro Exemplos para auxiliar no debate… 5.2
A customização de objetos e o caso internacional da DELL computadores; A DELL utiliza um processo de customização a inovar mediante um modelo de negócios que se destaca customização, feita na hora, com a participação do próprio cliente, no espaço virtual.

22 Quatro Exemplos para auxiliar no debate… 5.2
A avaliação como instrumento de gestão no caso local do supermercado de serviços públicos de Brasilia o NA HORA O NA HORA é um agregado de serviços públicos de que reune atividades de órgãos que obedecem a hierarquias variadas num só local físico de fácil acesso para a população menos favorecida. Junto à estação de metro e da rodoviária do DF. O NA HORA utiliza um processo de avaliação, feita na hora com a participação do próprio cliente (cidadão), que influencia na remuneração dos servidores.

23 Quatro Exemplos para auxiliar no debate… 5.3
A valorização da ação do paciente como forma de superação da doença, presente na promoção da qualidade de vida do diabético pelo programa Doce Desafio da Universidade de Brasília. O Doce Desafio promove e estimula regularmente um processo que reune a prática do cuidado ou mensuração do nível de diabetes (volume de glicose no sangue), a prática de exercícios físicos e seu impacto sobre o volume de glicose, o aprendizado sobre aspectos da nutrição e outros relevantes para a qualidade de vida e o entendimento do funcionamento dos medicamentos que utiliza.

24 Quatro Exemplos para auxiliar no debate… 5.4
O inovar como rotina para conquista de novos clientes o caso GOOGLEPLEX Em visita ao Googleplex em Mountain View, CA, em agosto passado. Pudemos observar a forma como a organização estimula o processo criativo de seus empregados. Não existem decisões executivas, mas por consenso; Existe um ambiente que reflete abundância, os restaurantes são gratuitos, variádos e de qualidade; Existem ambientes para a prática do exercício físico em diversas modalidades; As salas de reuniões não tem portas …

25 Vamos ouvir as respostas da plateia às perguntas formuladas
1 – Crise, que crise? 2 – Como liderar em tempos de crise? 3 – Conceitos de Processos: --vindos do direito; 4 – Conceitos de Processos: --vindos da teoria das organizações; 5 – Quatro exemplos para auxiliar no debate.

26 Agradeço a oportunidade para aprender
Contatos via Slides disponíveis em


Carregar ppt "A SITUAÇÃO ECONOMICA MUNDIAL: A CRISE TAMBEM É DE LIDERANÇA???"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google