A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recebendo um estudante estrangeiro para atuar em empresas no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recebendo um estudante estrangeiro para atuar em empresas no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Recebendo um estudante estrangeiro para atuar em empresas no Brasil

2 Quem é a ABIPE? Quem é a ABIPE?
Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em São Paulo/SP, que gerencia o programa de estágio IAESTE com exclusividade no Brasil. Além do programa IAESTE, a ABIPE coordena programas de estágio, trabalho voluntário e acomodação para estrangeiros em nosso país.

3 E o que é a IAESTE? Quem é a ABIPE?
IAESTE: International Association for the Exchange of Students for Technical Experience Entidade não governamental, apolítica e sem fins lucrativos, fundada há 60 anos pelo Imperial College, na Inglaterra, e hoje presente em 84 países, nos 5 continentes.

4 Principais objetivos Quem é a ABIPE?
Proporcionar aos estudantes com vínculo universitário uma experiência prática relevante dentro da sua área de formação. Oferecer às empresas a contribuição temporária de estudantes qualificados e altamente motivados. Ser uma fonte de enriquecimento cultural para os estudantes e seus ambientes de atuação.

5 Missão Quem é a ABIPE? “To operate a high quality practical training exchange programme between members in order to enhance technical and professional development and to promote international understanding and goodwill amongst students, academic institutions, employers and the wider community. IAESTE operates irrespective of race, colour, sex or creed.” For further information, please visit

6 Quem é a ABIPE? A IAESTE no mundo
A IAESTE está presente em 84 países, nos 5 continentes. Destaques: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil(*), Bulgária, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia e Turquia. (*) O Brasil é o 4º país que mais intercambia vagas de estágio dentro da Associação. Alemanha 903 Polônia 340 Turquia 319 Brasil 312 China 300 Espanha 285 Reino Unido 227 Índia 150 Sérvia 142 Grécia 10º Áustria 121 Total 6.197

7 IAESTE no Brasil - Números
Quem é a ABIPE? O programa IAESTE chegou ao Brasil pelas mãos dos fundadores da CI – Central de Intercâmbio, em 1982, que assim iniciaram suas atividades. Hoje, a CI é a maior empresa de intercâmbio e turismo jovem do país e atua como maior patrocinadora do programa. Ao longo dos anos, já recebemos cerca de estudantes estrangeiros e enviamos praticamente o mesmo número de brasileiros; Em 2009: 1.323 estudantes brasileiros inscritos (forte predominância dos estados de SP e MG) 312 vagas trocadas cm 44 países Concorrência: 4 candidatos por vaga

8 Qual o papel das empresas?
Quem é a ABIPE? O programa IAESTE funciona com base na reciprocidade, portanto, cada vaga de estágio para estrangeiro oferecida por uma empresa no Brasil permite que um brasileiro consiga uma vaga de estágio no exterior. Isto faz com que uma das atividades mais importantes da ABIPE seja a captação de vagas de estágio para estrangeiros, em empresas idôneas e comprometidas com seus programas de estágio. É a empresa quem determina o perfil do estagiário que ela deseja receber e as condições para que isto ocorra de forma alinhada a seu planejamento. A IAESTE Brasil enviará à empresa currículo de candidato dentro do perfil traçado previamente pela mesma.

9 Responsabilidades da empresa
Quem é a ABIPE? Oferecer a vaga de estágio para um estrangeiro, determinando: o período do estágio (de 8 semanas a 1 ano) a área em que o candidato fará o estágio as habilidades e competências que o candidato deve ter o valor da bolsa auxílio a ser paga ao estudante se benefícios serão concedidos (alimentação, transporte...) (*) o acordo entre as IAESTEs é de que o estudante receba ao menos um valor que seja suficiente para cobrir as despesas com alimentação, hospedagem e transporte. Valor médio praticado no Brasil: R$ 700,00 Valor médio das bolsas oferecidas em 2009: Euros 650

10 Responsabilidades da empresa
Quem é a ABIPE? Assinar uma carta de aceitação do estudante previamente enviada pela ABIPE em nome da IAESTE BRASIL. Assinar um Termo de Compromisso do Estágio onde constem: período e local do estágio as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário que haverá acompanhamento do estágio a remuneração mensal do estagiário Preencher um relatório ao final do estágio enviado pela IAESTE, informando o desempenho do estudante.

11 Importante Quem é a ABIPE?
Não há qualquer vínculo empregatício entre o estudante e a empresa, nem qualquer compromisso de contratá-lo após o estágio. A empresa paga apenas a bolsa-auxílio ao estudante, nenhum valor é cobrado por parte IAESTE. A permanência de estagiários estrangeiros na empresa é resguardada pela legislação que regula a contratação de estagiários brasileiros. Cabe à empresa determinar a forma de pagamento (estrangeiros são obrigados a se registrar na Polícia Federal e após este registro é concedido um CPF temporário, o que lhes permite abrir conta em banco).

12 Responsabilidades da IAESTE
Quem é a ABIPE? Fazer os contatos com as demais IAESTEs no mundo e intercambiar as vagas de estágio. Oferecer um candidato que se encaixe no perfil estabelecido pela empresa e, caso a empresa recuse inicialmente um candidato, buscar um segundo. Cuidar de todo trâmite burocrático e viabilizar ao estudante os documentos necessários para a concessão do visto. Disponibilizar acomodação ao estudante em casas de família ou residências estudantis (caso a empresa queira oferecer algum outro tipo de acomodação, fica a seu critério).

13 Quais empresas participam do programa?
Quem é a ABIPE? Não existe restrição quanto ao porte da empresa que deseja oferecer estágio. Existem desde pequenos escritórios, até grandes empresas multinacionais colaborando com o programa. Exemplos de empresas parceiras IAESTE no Brasil: ABB, Bain, Anglo American Brasil, Aracruz, Bank of Boston, Basf, Bosch, Copebrás, HSBC, INATEL, Itaú, Mahle Metal Leve, Novonordisk, Vale, Votorantim e Wabco Brazil.

14 O apoio das universidades
Quem é a ABIPE? Universidades públicas e particulares apóiam o programa da IAESTE no Brasil, seja oferecendo vagas de estágio em seus laboratórios ou centros de pesquisa, seja abrindo as portas das salas de aulas para a divulgação do programa. Exemplos de universidades parceiras da IAESTE no Brasil: UNESP, Escola de Engenharia Mauá, ESPM Porto Alegre, FEI, Fundação Dom Cabral, IBMEC, PUC SP, PUC Minas, PUC Campinas,Univ Estadual Maringá, UFGRS, UFMG, UFOP, UFRRJ, UFSCAR, UNESP, UNICAMP, UNIP, UnB e USP.

15 Perfil do estagiário IAESTE
Quem é a ABIPE? Ponto 1 Estudantes com vínculo universitário (graduação ou pós-graduação), bom desempenho acadêmico e com foco no desenvolvimento da carreira Ponto 2 Idade entre 18 e 28 anos, originários na grande maioria, da Europa. Ponto 3 Fluentes em ao menos um idioma: inglês ou espanhol. Muitos deles se comunicam em 3 idiomas e alguns têm boas noções da língua portuguesa.

16 Áreas de estágio mais procuradas
Quem é a ABIPE? Grande área de abrangência Menor área de abrangência Todas as Engenharias; Farmácia; Química; Física; Informática; Arquitetura; Biologia; Bioquímica. Mini área de abrangência Turismo; Hotelaria; Administração; Economia; Comércio Exterior Direito; Jornalismo; Geografia; Letras

17 Mais informações: ABIPE – Programa IAESTE no Brasil Av. Paulista 726 / sala 601 São Paulo – SP Tel: (11) Gerente Executiva: Paula Semer Prado -


Carregar ppt "Recebendo um estudante estrangeiro para atuar em empresas no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google