A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFCD: CLC-6 Formador: Anabela Orvalho Proposta de Trabalho:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFCD: CLC-6 Formador: Anabela Orvalho Proposta de Trabalho:"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Habilitação Escolar de Nível Secundário NS -Tipo A (Pós Laboral)
UFCD: CLC-6 Formador: Anabela Orvalho Proposta de Trabalho: Diferenças da vida no campo para a vida na cidade

2 Viver na Cidade ou na Aldeia?
Aldeia de Agra VS Cidade de Albufeira

3 Introdução Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer aos nossos colegas, as diferenças e as características únicas que distinguem as cidades das aldeias, bem como a consequente vida Rural da vida Urbana… Pretendemos também evidenciar as diferentes localidades do nosso país e as maravilhas que estas nos oferecem…

4 Aldeia Histórica De

5 Localização: Situada na margem esquerda do Rio Ave, perto da nascente, a aldeia de Agra está inserida em plena Serra da Cabreira, pertence à freguesia de Rossas em pleno concelho de Vieira do Minho. Em 2005 esta foi elevada “Aldeia de Portugal”. Uma recente acção de restauro devolveu-lhe a atmosfera tradicional...

6 Características: A aldeia apresenta-se num bom estado de conservação, onde possui centro formado por casas de granito tradicionais características das zonas montanhosas, este é rodeado de ruas estreitas e sinuosas, num cenário bem rural e de inigualavel beleza. Os cursos de água correm livremente pelos arredores, numa pureza de águas límpidas e cristalinas.

7 Paisagens Descanso Tranquilidade cursos de água BELEZA

8 Artesanato: No que diz respeito ao artesanato, ainda são diversas as artesãs que mantêm viva a tradição dos teares confeccionados à mão. As mantas, os tapetes e os lençois produzidos em linho e lãs, são as peças tradicionais de maior marca para a região.

9 Gastronomia: A sua oferta baseia-se na gastronomia tradicional, destacando um conjunto de pratos tipicamente associados ao concelho de Vieira do Minho, tendo uma parte ligada à confecção dos pratos típicos com recursos a ingredientes provenientes dos produtores locais, e carnes certificadas, sobretudo raças nativas da região.

10 Porquê conhecer a aldeia de agra?
Agra, trata-se de uma aldeia que reflecte a memória viva do Minho rural, que proporciona um turismo alternativo, por entre uma paisagem serrana como o seu maior recurso. Conhecer esta Aldeia Rural é sentir de perto a vida característica de uma comunidade minhota, que resulta da forte presença humana que ainda se faz sentir.

11 A Aldeia Rural de Agra proporciona aos seus visitantes um espaço social e patrimonial bastante considerável, digno de uma viagem ao tempo dos antepassados minhotos, é igualmente um espaço onde o conceito de tranquilidade, onde o ar puro, o silêncio, e o contacto directo com a natureza, merecem, certamente, uma visita de férias em família ou, simplesmente, umas merecidas férias de descanso.

12 Famosa Cidade de: Albufeira

13 A História de Albufeira
Não se conhecem as origens de Albufeira, mas tudo leva a crer que a região já era povoada em tempos pré-históricos . A primitiva povoação foi ocupada pelos Romanos que lhe deram o nome de Baltum. Inseriram uma organização administrativa centralizada e aumentaram uma intensa actividade agrícola e comercial. Construíram aquedutos, estradas e pontes das quais ainda hoje existem vestígios.

14 Albufeira foi das cidades algarvias mais castigada por catástrofes naturais. Foi o terramoto que causou mais estragos. O mar invadiu a vila com ondas que atingiram 10m de altura, destruindo quase todos os edifícios, tendo apenas ficado de pé 27 habitações e estas muito arruinadas. De 1930 a 1960 registaram-se tempos de decadência, as armações de pesca arruinaram-se, as fábricas fecharam, as embarcações desapareceram e muitas casas foram abandonadas. A população ficou reduzida a metade e a pesca tornou-se novamente numa actividade de subsistência.

15 No início da década de 60, assistiu-se o nascimento do fenómeno turístico, Albufeira foi procurada por turistas nacionais. Albufeira foi elevada a cidade através de lei de 23 de Agosto de 1986.

16 Localização de Albufeira
Albufeira é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve, com mais de habitantes. O topónimo "Albufeira" provém da palavra árabe (al - Buħayra = "a lagoa").

17 Gastronomia Nos tradicionais pratos algarvios constam variedades de peixe e marisco, como a famosa Cataplana à Algarvia e a saborosa sardinha acompanhada de batatas e salada.. Não há quem resista a um delicioso rodízio de peixe fresco a saltar da grelha ou ao encanto de um belo arroz de marisco. As carnes, embora em menor quantidade, também estão incluídas na tradição gastronómica e é costume virem acompanhadas de marisco, uma combinação deveras interessante. As sobremesas completam o menu, predominando as doçarias à base de frutos secos como bolos de amêndoa, figo e alfarroba, não esquecendo a boa laranja e os doces de ovos.

18 Monumentos O arco da travessa da igreja velha Estátua de são Vicente
Torre do relógio  

19 Conclusão: Como podemos verificar, Agra, é um local onde se desfruta a todos os instantes da calmaria e da tranquilidade que aldeia representa, um espaço onde se aposta no descanso e no pleno prazer da vida em contacto directo com a natureza e todas as maravilhas que esta oferece, como o ar puro vindo dos enormes espaços verdes, as imensas paisagens rochosas e os incontáveis cursos de água de perder de vista… Uma região digna de ser visitada e habitada, por aqueles que pretendem fugir da confusão e stress vivido diariamente nas cidades e nos trânsitos que as acompanham constantemente… Por sua vez, Albufeira, é uma cidade turística, propicia aos banhistas que não resistem a um belo dia de praia, ou a um harmonioso passeio à beira mar. é uma cidade deveras movimentada, principalmente na época balnear, onde podemos encontrar todo os tipo de pessoas de diferentes culturas e nacionalidades, que procuram por diversas actividades e prazeres, como a gastronomia, a cultura, o entretenimento, a noite, a praia, entre muitas outras… Uma região digna de ser visitada em família, ou só, aproveitando umas atribuladas ferias, e também um bom local para habitação, para quem procura a proximidade e não pretende fugir ao stress.

20 Concluindo, toda a vida rural é completamente oposta à vida que se leva nas cidades, em todos os aspectos, o modo de vida é diferente, quer nas actividades praticadas, como as de lazer ou mesmo as profissionais, que por norma estão sempre ligadas ao campo, aos rios e aos animais, quer na típica alimentação levada, que neste tipo de aldeias se encontra nos pratos mais confeccionados e “pesados”, ao contrario das cidades onde o que predomina já são as comidas rápidas, para além das actividades profissionais ou as de lazer, que estão mais ligadas à industrialização e ao comércio, as pessoas em si, encontram-se bem mais desligadas da natureza e mais preocupadas com os bens materiais e o seu saldo bancário…

21 Trabalho realizado por:
Susana Valente & Daniela Cartaxo


Carregar ppt "UFCD: CLC-6 Formador: Anabela Orvalho Proposta de Trabalho:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google