A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA NO LAR Local de Alto Risco J.Alfredo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA NO LAR Local de Alto Risco J.Alfredo"— Transcrição da apresentação:

1 SEGURANÇA NO LAR Local de Alto Risco J.Alfredo 21.9175-0563
Local de Alto Risco

2 APRESENTAÇÃO Fazer e manter sua casa segura, para você e os seus, tornar suas vidas prazerosas é o objetivo. Para os chineses, seu lar tem que ser um lugar de paz, segurança, amor e elevar seu espírito.  Por que certas coisas acontecem com você ou sua família? Quais os malefícios que podem existir em uma casa? Vamos mostras algumas causas, e soluções para que seu lar não se torne uma fonte de nocividade, baixo astral, baixa auto estima e em certos casos pode se tornar a causa de morte.

3 ACIDENTES DOMÉSTICOS

4 PREVENINDO ACIDENTES:
Sabendo-se que a maioria dos acidentes, dentro de casa, não acontece ao acaso, e que todos os acidentes ocorrem de forma previsível, podem ser em grande parte evitado de modo simples, quase sempre com a mudança de pequenos hábitos, ou pequenas mudanças de posição de algum objeto. Às vezes esses acidentes podem ter graves conseqüências podendo levar à morte.

5 Ao olharmos ao redor, dentro da nossa casa, existem vários objetos e situações que oferecem riscos, principalmente para as crianças e pessoas idosas. Faz-se necessário estarmos sempre atento, porque para as crianças, tudo pode se transformar em brinquedo como tampinhas de garrafa, moedas, botões, pequenas partes de um brinquedo, sacos plásticos e como elas não podem avaliar o grau de perigo a que podem estar expostas.

6 Então, vamos analisar nossa casa passo a passo tanto por dentro como por fora!
Não é pouco lembrar que pequenas precauções, às vezes muito simples, podem evitar acidentes e até salvar vidas.

7 COZINHA O lugar mais perigoso da casa
Cuidado com forno e fogão. No fogão, evite deixar o cabo das panelas virado para fora e prefira cozinhar nas bocas detrás. Se utilizar o forno, não permita que crianças se aproxime da tampa do forno, pois ela demora a esfriar. Feche sempre os botões do fogão e veja se as mangueiras estão em ordem. Verifique se não há vazamento de gás.

8 IMPROVISAÇÃO

9 A cada dois anos, seu fogão deve ser regulado e revisado, a fim de sanar qualquer defeito que ponha em risco sua segurança e também ajudando a economizar, pois pode esta acontecendo perda de gás ou de calor e com isso gastando mais gás no caso de entupimentos pode estar perdendo tempo.

10 Ponha trincos nos armários, para mantê-los fechados; fósforos devem estar fora do alcance de crianças e em lugar que todos saibam, no caso de falta de luz. Cuidado com as bebidas alcoólicas, deixe-as fechadas, em lugar onde não tenha incidência de calor direto e longe do alcance das crianças. Nunca armazene produtos tóxicos, venenos, materiais de limpeza, junto com alimentos.

11 Deixe fora do alcance das crianças desinfetantes, sabões, detergentes, desengordurantes de fogões e saponáceos. É importante termos uma cozinha, uma dispensa, arrumada com cada coisa em seu lugar. Na dispensa, arrume sempre com o que for pesado em baixo (tipo arroz, feijão), os enlatados devem ficar na frente, pois se cair não quebra, não suja, porem pode machucar, então atenção.

12 O BOTIJÃO DE GÁS Quando não estiver utilizando o fogão, mantenha o registro geral de gás fechado. Na instalação de botijão, utilize somente mangueira de plástico transparente com tarja amarela, contendo a gravação da NBR 8613 e o seu prazo de validade.

13 O regulador também deverá possuir a gravação NBR
Só compre botijões com seu lacre de garantia de peso e característica do gás. Ao manusear o botijão cuidado para não deixá-lo cair ou que sofram pancadas.  Certifique-se que o lacre não esteja violado. Nunca aceite botijões danificados;  Todo botijão de gás em uso deve, preferencialmente, ficar do lado de fora da casa. Caso não seja possível, deverá ficar em local aberto e ventilado.

14 NUNCA COLOQUE O BOTIJÃO NO MEIO DO CAMINHO;

15 NUNCA COLOQUE O BOTIJÃO EM COMPARTIMENTO FECHADO, COMO POR EXEMPLO, ARMÁRIO DA PIA; EXCETO SE ESTE ARMÁRIO TIVER VENTILAÇÃO PARA A ÁREA EXTERNA. O gás é odorizado intencionalmente, para que seja acusada a ocorrência de vazamentos.

16 Utilize sempre espuma de sabão para detectar vazamentos.
DICAS Utilize sempre espuma de sabão para detectar vazamentos. As panelas fiquem com os cabos escondidos para evitar acidentes.

17 O BANHEIRO Enxugue os líquidos derramados para evitar escorregões, especialmente em os pisos cerâmicos. Se necessário, coloque um corrimão no banheiro, no vaso sanitário e no Box.  Nunca deixe a criança sozinha no banheiro e em banheiras.

18 Lembre-se que banheiro não é lugar de brincadeira.
Mantenha os remédios ou produtos de limpeza em locais altos e fechados, assim evita intoxicação ingerindo essas substâncias. Atenção aos cosméticos, talcos, desodorizantes de ambientes, perfumes e medicamentos, deixe tudo fora do alcance das crianças. Lembre-se que banheiro não é lugar de brincadeira.

19 Não é brinquedo comprar um brinquedo
BRINQUEDOS Sem trocadilho: Não é brinquedo comprar um brinquedo Antes de comprar um brinquedo, devemos verificar se existe o selo do INMETRO na embalagem.   Devemos verificar a faixa de idade indicada no brinquedo e respeitá-la. As instruções devem ser lidas com atenção. E muito CUIDADO com as PILHAS. Depois de usadas devem ser descartadas de modo correto, veja na seção que falamos de lixo. Não deixe que as crianças coloquem as pilha na boca E como já falamos antes com as peças pequenas de alguns brinquedos.

20 FERROS DE PASSAR Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da temperatura é perigoso por causa do seu peso e eletricidade. Ao terminar de passar a roupa, deixe o ferro esfriar em local alto, com o fio protegido para que a criança não consiga puxá-lo.  Desligue o ferro sempre que sair para atender ao telefone ou a porta. Só deixe-o ligado se estiver usando.

21 Use da lógica para ver o que é melhor no seu caso.
Todo trabalho deve ser executado com atenção, então lembre que o maior numero de acidentes em casa é de queimados, sendo o ferro de passar roupa um dos maiores causadores. (Fonte Hospital Miguel Couto) Pessoas com problemas de hipertensão tem que tomar cuidado para passar roupa; Parece exagero mas não é, como o ferro esquenta aos poucos a pessoa não percebe, os cuidados são: 1)Ingerir liquido durante a tarefa; 2)Só passar roupa em lugar ventilado, naturalmente ou artificialmente; 3)Para economizar energia devemos passar um grande numero de peças de uma vez, mas sua saúde vale mais. Use da lógica para ver o que é melhor no seu caso.

22 ESCADAS As escadas representam perigo constante.
Essas áreas precisam sempre ser bem iluminadas, Devem ter corrimão e piso não muito liso. Justamente o que não vem, os na foto. No caso de crianças pequenas e se estiverem engatinhando ou começando a andar, é conveniente colocar protetores ou barreiras em todos os acessos que levam à escada.

23 Não devemos improvisar escadas
Não devemos deixar crianças brincarem nas escadas. As escadas não são lugar para brincadeiras e nem são pista de corrida devemos descer ou subir degrau a degrau e devagar.

24 PARTE ELÉTRICA TOMADAS
Tomadas não utilizadas devem ser tapadas com "espelhos" de segurança ou fita adesiva, evitando, assim, choques e outros acidentes. O protetor de linha é um bom meio de se multiplicar as tomadas e proteger os equipamentos ao mesmo tempo. Nunca faça ponte de benjamins, conectar um nos outros, pois os mesmos ficam sobrecarregados e podem causar um curto circuito.

25 Os aparelhos repelentes de insetos elétricos devem ser vistoriados sempre, pois não tem sistema de segurança para quando as pastilhas queimam ou o liquido seca, como trabalham por aquecimento podem causar incêndios. A estatística mostra que o maior numero de incêndios residenciais e comerciais são causados por curto circuito.

26 ILUMINAÇÃO Pontos de iluminação devem estar protegidos

27 FIAÇÃO Os fios aparentes devem estar sempre encapados e as emendas protegidas, por fitas isolantes ou conexões adequadas. Os quadros elétricos não devem estar sem proteção, sem portas de acesso, mas nunca devem estas trancadas, mas sim fechadas. Lembre-se que o disjuntor é para proteger o sistema elétrico. E não, deve ser utilizado como interruptor, pois enfraquece fazendo com que perca a proteção de sobrecarga.

28 JANELAS Devem ter grades ou redes de proteção.
Evite vasos de flores ou outros Objetos nos peitoris das janelas. Caso caiam em alguém ou em algum bem móvel, você poderá ser acionado judicialmente, caso a pessoa venha a falecer devido à queda do objeto, você será em quadrado no criminoso. É lei. Quando temos criança em casa é bom não deixarmos cadeiras, bancos ou outros móveis ou objetos que sirva de ponte para que as crianças se debrucem nos para peitos das janelas.

29 JARDIM Ensine às crianças a não colocarem plantas na boca.
Tente não enfeitar o jardim com plantas tóxicas. A recomendação acima serve tanto para jardim como também para vasos de plantas e canteiros.

30 INCÊNDIO Mantenha qualquer chama protegida quando não estiver por perto. Tenha cinzeiros onde os fumantes possam apagar cigarros ou charutos. Faça toda a família aprenda como sair de casa ou apartamento em caso de incêndio. Cuidado com velas, onde colocá-las, como mantê-las. As crianças devem saber que não podem voltar para apanhar brinquedos ou animais de estimação, no caso de incêndio.

31 Devemos manter o equipamento de incêndio em ordem e principalmente saber onde estão e como utilizarmos. Vamos ver a seguir alguns maus exemplos: Extintor vencido ou descarregado veja o manômetro.

32 Onde estão os extintores?
As indicações estão na parede, mas os extintores? Será que vai funcionar? Quem vai desenrolar na hora do incêndio, que tal você??

33 MATERIAIS DE LIMPEZA E PRODUTOS QUÍMICOS:
Por serem altamente tóxicos e muitas vezes inflamáveis devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam em álcool, mesmo o álcool em gel, ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. Devemos ter cuidado ao armazenar alguns produtos em casa ou mesmo no trabalho, pois podem ser confundidos por causa da embalagem que estão armazenados. O pior é que a maioria das pessoas abre o frasco e cheira o produto, sem saber o que esta lá dentro.

34 Exemplos de Frascos de bebidas com produtos químicos como: cera, detergente, desinfetante, sabonete liquido. Cloro vendido em garrafas de refrigerante

35 Ingerir alguns produtos pode ser fatal.
Guarde em local seguro as tintas, sabonetes, alvejantes, inseticidas, raticidas, sabões, ceras, fertilizantes. Outra coisa muito perigosa que fazemos é misturarmos produtos para termos um limpeza melhor ou mais rápido. Dependendo da mistura podemos ter um acidente fatal, somente pelo cheiro do material.

36  MEDICAMENTOS Evite pegar ou dar medicamentos no escuro para que não haja trocas perigosas. Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e de preferência, trancados a chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica. Mantenha os produtos nas embalagens originais.

37 Siga as instruções do fabricante e leia com atenção o rótulo ou bula antes de usar qualquer produto.
Não guarde restos de medicamentos, produtos químicos velhos ou com rótulo danificado. Atenção: Jogue fora os remédios com prazos de validade vencidos. Remédio fora da validade pode matar, ou aleijar. Saiba que a diferença entre o veneno e o remédio é só a quantidade.

38 OBJETOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES
Facas, tesouras, chaves de fenda e outros objetos que possam furar ou cortar não devem ser dados às crianças e devem ser mantidos em locais fechados onde elas não tenham acesso. Muito cuidado também com as facas elétricas, pois não possuem nenhum sistema de segurança.

39 PISCINAS Deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina, todas as vezes que a criança for para lugar com piscina deve estar usando bóias. Nunca deixe as crianças sozinhas nas piscinas nem correrem ao redor, mesmo nas piscinas plásticas desmontáveis e o risco é igual.

40 SACOLAS PLÁSTICAS OU DE PAPEL
Observe e oriente as crianças a não colocarem sacos plásticos na cabeça, tampando o nariz e a boca, pois pode trazer sufocamento. Cuidado para não pisar nas sacolas, pois são causadoras de escorregões e escoriações, principalmente quando chegamos do mercado ou quando vamos por o lixo para fora.

41 SEGURANÇA NO LAR OBRIGADO ! Local de Alto Risco J.Alfredo 21.9175-0563


Carregar ppt "SEGURANÇA NO LAR Local de Alto Risco J.Alfredo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google