A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
Material Elaborado por Betânia Peixoto

2 Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é...
Avaliar é... Emitir juízo de valor sobre algo. Avaliação Econômica é... Quantificar o impacto e o retorno de um projeto, com base em uma metodologia científica. Instrumento de gestão que leva ao aprimoramento do projeto Atenção Professor: É aqui que vai trabalhar que a avaliação econômica é um instrumento de gestão e a complementariedade com a avaliação de monitoramento. Início do projeto (desenho de avaliação) – durante o projeto (montagem dos bancos de dados, seleção de tratado e controle, acompanhamento e ajustes no desenho de avaliação) – após maturação do projeto (avaliação econômica propriamente dita) – repensar o projeto com base nos resultados. Avaliação de monitoramento é realizada na maioria dos projetos, mesmo que não utilizem esse nome. É a avaliação por meio da qual o gestor acompanha a execução do projeto. A combinação de avaliação econômica e avaliação de monitoramento é um completo instrumento de gestão, porque a primeira diz o quanto o projeto está causando impacto e gerando retorno e a segunda permite que o gestor identifique o por quê desses resultados. Assim, é possível corrigir rumos e fazer modificações, as vezes pequenas, que geram grandes diferenças nos resultados do projeto. 2

3 Plano de Aula Introdução à avaliação econômica de projetos sociais;
Marco Lógico.

4 Introdução à avaliação econômica de projetos sociais

5 Avaliação Econômica Impacto Retorno Econômico

6 Avaliação de Impacto: O projeto funciona?
Atingiu seus objetivos, ou seja, afetou os beneficiários? As melhorias são um resultado direto do projeto ou aconteceriam de qualquer forma? Há diferença de impacto entre regiões ou ao longo do tempo? O projeto causou algum impacto que não se pensou inicialmente? Para saber se um projeto afetou os beneficiário é importante só fazer a avaliação econômica após o tempo de maturação do projeto. Cada projeto tem um tempo de maturação, que é o tempo que se acha mínimo necessário para ver os efeitos do projeto. Professor: dê exemplo de tempo de maturação de projetos. Para melhor eficácia de aprendizagem pergunte aos alunos sobre os projetos deles e dê exemplo de tempo de maturação dos projetos dos participantes.

7 relações causais = relações de causa e efeito
A avaliação de impacto permite quantificar relações causais entre as ações do projeto e os indicadores de impacto. relações causais = relações de causa e efeito A avaliação de impacto nos permite dizer se o projeto foi, de fato, o responsável pelas alterações observadas no indicador de impacto. Ter impacto significa que na ausência do projeto, as alterações observadas no indicador de impacto não aconteceriam.

8 Capacitação dos professores Desempenho dos estudantes
Exemplo: 1. projeto que tem por objetivo melhorar a qualidade do ensino. Ação: capacitação de professores Indicador: desempenho escolar Capacitação dos professores Desempenho dos estudantes Se a avaliação de impacto mostrar que o impacto é significativamente positivo, pode-se implementar o projeto em outras escolas parecidas. .

9 Limitações A avaliação econômica, muitas vezes, não é capaz de especificar por quais mecanismos a causa gera o efeito. Ela mostra que o projeto gera impacto, mas pode não mostrar os mecanismos que levam a esse impacto. Para identificar os mecanismos, uma opção é combinar a avaliação econômica com avaliações qualitativas (monitoramento, resultado, etc) – Elas são complementares!!! No exemplo do slide anterior, não se especifica os mecanismos pelos quais a capacitação dos professores levou ao aumento do desempenho dos alunos. A avaliação de impacto mostrou que o desempenho aumentou por causa do projeto de capacitação, mas não mostrou como ocorreu esse processo.

10 Retorno Econômico Os impactos do projeto justificam os custos?
Será que o benefício para sociedade com o projeto supera o custo necessário para sua implementação? Qual a efetividade do projeto, comparativamente a outras alternativas? Essas perguntas são importantes porque, muitas vezes, o projeto tem impacto positivo, mas esse não é grande o suficiente para superar os custos da implementação. Pergunta 3: Pode ser que outros projeto alcançassem resultados semelhantes mas com um custo menor e, então, seriam preferidos.

11 Marco Lógico

12 Marco Lógico É uma ferramenta de gestão de projetos que facilita o processo de justificativa, elaboração, execução e avaliação de projetos sociais. Objetiva estruturar o processo de planejamento e análise de informações do projeto. Permeira todas as etapas do gestão do projeto: preparação, execução e avaliação. Nesse curso não ensinaremos como elaborar o marco lógico. Falamos dele para situar a avaliação de impacto no ciclo de gestão do projeto.

13 Descrição do marco lógico
INSUMOS Recursos materiais, financeiros e humanos disponíveis AÇÕES Modus operandi e articulação com o público alvo PRODUTOS Parte das ações realizadas que se traduzem em algo tangível MONITORA- MENTO Acompanhamento das ações e produtos do projeto RESULTA-DO Efeitos imediatos decorrentes das ações do projeto IMPACTO Mudanças que o projeto causou na vida dos benefíciários ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO MONITORAMENTO AVALIAÇÃO Tempo

14 Exemplo: Programa Saúde da Família
INSUMOS Equipes de atenção básica, postos de saúde, alimentos, remédios etc. AÇÕES Profissionais de saúde observando as famílias, distribuição de remédios PRODUTOS Visitas para prevenir o início de doenças evitáveis MONITORAMENTO Acompanhamento do número de visitas das equipes e pesagem das crianças, entrevistas com as mães etc. RESULTADO Número de remédios distribuídos, de doenças identificadas de pessoas encaminhadas para o SUS. IMPACTO Redução da taxa de mortalidade infantil e internação de idosos ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO MONITORAMENTO AVALIAÇÃO Professor, uma importante diferenciação é entre indicador de resultado e de impacto. Frisar bem a diferença entre os dois. Resultado decorre da ação direta – se o programa distribui sopa, é o número de pessoas alimentadas Impacto decorre das mudanças na vida do beneficiário – alimentou as pessoas, mas e aí? O que mudou na vida delas? Tiveram energia para procurar emprego, evitou-se a morte por desnutrição? Esses seriam indicadores de impacto. Se considerar que terá tempo disponível: coordenar a elaboração de um quadro igual a esse, com um projeto de um dos participantes. Tempo

15 Linha do tempo Tempo ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO MONITORAMENTO AVALIAÇÃO
REFORMULAÇÃO Explicar que apesar da avaliação de impacto ser um dos últimas etapas do marco lógico ela deve estar presente em todas etapas do projeto. Sua elaboração deve começar conjuntamente com a elaboração do projeto. Após a conclusão os resultados são utilizados para reformular o projeto, alterando ações para melhor alcançar os impactos almejados. Se não tiver impacto o projeto precisa ser reformulado e não fechado como muitos imaginam.

16 O Curso

17 Nosso Curso Composto por aulas teóricas e práticas em todos os encontros. Certificado: A Fundação Itaú Social emite o certificado do curso e o envia para sua casa, pelo correio. Para recebê-lo você deve: Participar de pelo menos 75% das aulas do curso. O professor passa duas listas de presença por dia - manhã e tarde. Fique atento para assiná-las!!! Entregar o trabalho individual escrito. Professor: Explicar que não existe abono de faltas. Nem mesmo por motivo de doença. Quem faz o controle de faltas não é o professor e sim a empresa de suporte do curso. Portanto, o professor não tem como abonar as faltas.

18 Nosso Curso Trabalho individual escrito:
É um desenho de avaliação econômica do projeto no qual trabalha. O trabalho será elaborado ao longo das aulas. Ao final de cada aula, o aluno registrará a parte do trabalho referente aos conceitos da aula. Capriche: você pode ser solicitado para ler seu registro!!! O período da tarde da 8ª será todo dedicado ao trabalho individual. Na última aula, dividir-se-á a sala em 3 grupos para a apresentação do trabalho individual. Se prepare, um avaliador do fundação Itaú Social ou um especialista em avaliação econômica assistirá sua apresentação, dará sugestões e o ajudará a aperfeiçoar seu desenho de avaliação. Professor: Reforçar que o aluno terá a oportunidade de elaborar o projeto de avaliação do seu projeto com ajuda do professor. Quase uma consultoria para sua elaboração. O trabalho individual conterá: conceitos, objetivos, definição de indicadores, público alvo, indicadores e metodologia de avaliação. Todos esses elementos serão trabalhados ao longo do curso. O professor poderá solicitar que o participante divulgue essas anotações sobre o trabalho individual no decorrer das aulas, favorecendo trocas de experiência e de conhecimentos entre os participantes. Na última aula, os participantes serão divididos em três grupos. Em cada grupo, haverá a apresentação dos trabalhos individuais, coordenada pelo professor e outros convidados. Cada participante terá cerca de 20 minutos para a exposição e 10 minutos para debates.

19 Comentários Finais Nessa aula: tivemos uma idéia geral do curso, isto é, uma introdução ao que denominamos de avaliação de impacto e avaliação de retorno econômico e situamos a avaliação no ciclo de gestão do projeto. Próxima aula: elementos necessários à avaliação econômica.


Carregar ppt "Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google