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Noções de probabilidade.

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Apresentação em tema: "Noções de probabilidade."— Transcrição da apresentação:

1 Noções de probabilidade.

2 Como um caráter é herdado
Os caracteres são transmitidos de uma geração a outra por meio de gametas. Cromossomos: Sexuais – X e Y Autossomos. Genes: É a unidade fundamental da hereditariedade. “Controlam todo organismo”

3 Probabilidade Princípios básicos: A probabilidade de um evento ocorrer não é modificada pela ocorrência deste mesmo evento em situação anterior. Regra do “e” – A chance de dois eventos independentes ocorrerem juntos será o produto (a multiplicação) de suas chances de ocorrerem separadamente. Regra do “ou” – A ocorrência de dois eventos que se excluem mutuamente é igual à soma das probabilidades com que cada evento ocorra.

4 Probabilidade

5 Num lançamento de um dado, qual a probabilidade de se obter a “face” 5?
P= nº de eventos desejáveis = 1/6 = 0,16666 = 16,6% n° de eventos possíveis

6 Exemplo 2: Num baralho de 52 cartas, qual a probabilidade de retirarmos uma dama qualquer? P= nº de eventos desejáveis = 4/52 = 0,076923= 7,69% n° de eventos possíveis

7 PROBABILIDADE DE OCORRÊNCIA DE DOIS EVENTOS
A regra da multiplicação ou regra do “e” Eventos independentes ou não -exclusivos Promove-se a multiplicação das probabilidades dos acontecimentos isolados.

8 Exemplo 1: Num lançamento simultâneo de um dado e uma moeda, qual a probabilidade de sair “cara” e “face” 5? P (cara e 5) = P(cara) x P(5) = 1/2 x 1/6 = 1/12 = 0,0833 = 8,33%

9 Exemplo 2: Um casal deseja ter dois filhos, sendo o primeiro menino e o segundo menina. Qual a probabilidade que isso ocorra? P (menino e menina) = P(menino) x P(menina) = 1/2 x 1/2 = 1/4 = 0,25 = 25%

10 Cruzamento-teste e retrocruzamento
Técnica que consiste cruzar um indivíduo portador de caráter dominante cujo genótipo se deseja determinar, com um indivíduo de caráter recessivo. Quando o indivíduo-teste cujo genótipo se deseja determinar é cruzado com um progenitor recessivo, o cruzamento-teste é denominado retrocruzamento, ou back-cross. Na 1ª possibilidade: o genitor cujo o genótipo se pretende descobrir é homozigótico RR. Na 2ª possibilidade: pode-se concluir que o genitor com fenótipo dominante é heterozigótico Rr

11 Casamento Filhos Sexo indeterminado Homem normal Homem afetado
Mulher normal Mulher afetada Casamento Filhos Gêmeos verdadeiros Gêmeos falsos ou dizigóticos

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13 Numeração do heredograma

14 Como montar um heredograma?
Exercício 1: Como fica esse heredograma? Um casal normal para visão em cores teve quatro filhos: três mulheres e um homem, todos normais, nessa ordem de nascimento. A primeira filha casa-se com um homem normal e tem quatro crianças, todas normais, sendo duas mulheres, um homem e uma mulher, nessa ordem. A segunda filha casa-se com um homem normal e também tem quatro crianças: uma menina normal, um menino daltônico, um menino normal e o último daltônico.

15 Como montar um heredograma?
Exercício 2: como fica esse heredograma? Um homem normal, cujo pai era afetado e a mãe era normal, casa-se com uma mulher normal cujos pais também eram normais. Esse casal tem seis filhos: duas mulheres e um homem afetados, uma mulher normal, um homem e uma mulher afetados nessa ordem.

16 Probabilidade condicional
Trata-se de um caso de probabilidade no qual uma informação adicional muda as regras do jogo, levando a uma nova análise

17 Exemplo: Um casal heterozigoto que tenha tido um filho com a característica dominante . Calcule a probabilidade de que o mesmo seja heterozigoto. RESOLUÇÃO: Se a criança tivesse pra nascer a chance seria ½ , mas a informação “já nasceu” altera a análise, pois fica descartada a chance do genótipo aa. Portanto a chance do filho ser heterozigoto é de 2/3. A a A AA Aa a Aa aa

18 Modificações nas proporções fenotípicas mendelianas do monoibridismo
Segundo Mendel do cruzamento entre dois heterozigotos as proporções esperadas são: Fenotípica: 3 dominantes : 1 recessivo Genotípica: 1 homozigoto dominante : 2 heterozigotos : 1 homozigoto recessivo Em experimentos ⇒ proporções fenotípicas mendelianas esperadas nem sempre ocorriam, porém as genotípicas eram as mesmas Esses resultados ampliam os princípios estabelecidos por Mendel

19 Ausência de dominância
Quando não há relação de dominância e recessividade entre os alelos de um gene responsável por uma característica, surge no heterozigoto o fenótipo intermediário. Ex: Herança da cor da flor em Maravilha(Mirabilis jalapa) ⇒ Flores vermelhas ou brancas P: vermelhas x brancas= F1: rósea   P: vermelhas (VV) x brancas (BB)= F1: rósea (VB)

20 Co-dominância Quando não há relação de dominância e recessividade entre os alelos de um gene responsável por uma característica, o heterozigoto não apresenta o fenótipo intermediário, mas os dois fenótipos ao mesmo tempo. Ex: cor da pelagem no gado da raça Shorton. ⇒Pelagem vermelhas ou brancas. P: vermelha x branca = F1: ruão P: vermelha (VV) x branca (BB) = F1: ruão (VB)

21 Alelos letais Ex: cor do pêlo de camundongo.
Alelo A (cor amarela) e a (preto) Preto x preto ⇒ pretos (como esperado: 1ª lei de Mendel). Amarelo  x  amarelo  ⇒  nunca  resultava  nas  pro porções  esperadas  (1ª lei de Mendel) e sim na proporção 2 amarelos : 1 preto Como explicar?

22 Explicação Quando Aa (amarelo) x Aa (amarelo), descende ntes:
(1) AA: amarelo → morre no útero materno (2) Aa: amarelo (3) aa: preto Assim: Alelo A é dominante sobre o alelo a, mas é letal em homozigose Alelo A é recessivo para a letalidade

23 Exemplos de alelos letais em humanos
Doença de Tay-Sachs: afetados apresentam paralisia, cegueira e morte por volta de 2 anos de vida. SS ou Ss: normais e ss: afetados. Acondroplasia: tipo de nanismo em que a cabeça e o tronco são normais, mas as pernas e os braços são muito curtos. AA: afetados e morrem antes de nascer, Aa: afetados mas nascem e conseguem sobreviver e aa: normais Braquidactilia: afetados possuem dedos das mãos muito curtos. BB: morrem ao nascer, Bb: sobrevivem e bb: normais

24 Tay-Sachs Acondroplasia Acondroplasia

25 Alelos múltiplos Quando há mais de dois alelos para cada lócus. Em populações existem vários alelos mas nas células diplóides apenas dois, um em cada cromossomo homólogo Ex: cor do pêlo em coelhos. Alelos Alelos C+ > C ch > C h > C

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27 Herança de grupos sanguíneos
Espécie humana possui cerca de 20 sistemas de classificação dos grupos sanguíneos. Três sistemas: ABO, MN e Rh Transmitidos independentemente, pois os pares de alelos para cada um deles localizam-se em cromossomos não homólogos

28 Sistema ABO: alelos múltiplos
4 grupos determinados geneticamente: A, B, AB e O → 3 alelos: I A , I B e i I (isoaglutinação): se refere à aglutinação ocorrida na transfusão entre indivíduos de uma mesma espécie com tipos sanguíneos diferentes i é recessivo em relação a I A , I B I A , I B : codominância

29 Determinação dos grupos sanguíneos do sistema ABO
sistema ABO: duas proteínas presentes nas hemáceas que atuam como antígenos e são chamadas Aglutinogênios. Aglutinogênio A: alelo IA Aglutinogênio B: alelo IB Alelo i: não possui aglutinogênio


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