A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motores de Combustão Interna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motores de Combustão Interna"— Transcrição da apresentação:

1 Motores de Combustão Interna
Prof. Lucas de Carvalho Guesse

2 Motor Máquina térmica – transforma a variação de calor de uma queima de combustível em movimento em um eixo. Tipos: vários Nosso estudo: 4 tempos Ciclo Otto e Diesel

3 Recordando

4 Recordando Lei dos Gases Ideais Equação de Clapeyron
Procura relacionar em uma transformação de massa gasosa, as variáveis: temperatura, pressão e volume

5 Recordando Situação 1

6 Recordando Situação 2

7 Recordando

8 Conceitos gerais e algumas peças
Entendendo o MOTOR Conceitos gerais e algumas peças

9 Motor - Válvulas de admissão/escape: Controlam a entrada e saída dos gases da câmara de combustão. - Vela : Gera a faísca de ignição do combustível. - Pistão : Êmbolo móvel que se desloca com a expansão dos gases dentro da câmara de combustão. - Virabrequim: Transmite o movimento do pistão para um eixo. - Cárter: o reservatório de óleo para a lubrificação do motor.

10 Motor Fases de um motor 4 tempos
Independente do motor, sempre que for 4 tempos obedecerá esta ordem: 1ª - Admissão 2ª - Compressão 3ª - Combustão/Expansão 4ª - Escape

11 As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape
Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo ABERTA FECHADA DESCENDENTE NÃO 180º

12 As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape
Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA FECHADA ASCENDENTE NÃO 180º

13 As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape
Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA FECHADA DESCENDENTE SIM 180º

14 As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape
Sentido do Pistão Gera Trabalho? Voltas do eixo FECHADA ABERTA ASCENDENTE NÃO 180º

15 As fases do Motor Quantas voltas o eixo tem que dar para completar 1 ciclo (4 tempos)? 180º + 180º + 180º + 180º = 720º Ou 2 voltas

16 As fases do Motor

17 Sincronização dos Pistões
Como é feito para sincronizar os pistões? Algum deles estão na EXPANSÃO ao mesmo tempo? Ordem de EXPANSÃO?

18 Sincronização dos Pistões
A sincronização dependerá do número de pistões Os pistões NUNCA estarão na EXPANSÃO (explosão) ao mesmo tempo A ordem obedecerá uma sequência que não gere excesso de torque no VIRABREQUIM

19 Sincronização do MOTOR

20 Partes do Motor

21 Partes do Motor Cabeçote
É a parte superior do motor que contém as câmaras de combustão, velas, válvulas e seus mecanismos de acionamento válvulas, além de passagens de água ou aletas (motores refrigerados a ar) para a refrigeração do motor. O cabeçote é fabricado fundido e posteriormente usinado, normalmente em aço ou ligas de alumínio.

22 Partes do Motor O bloco é a maior peça do motor, compondo a estrutura que contém os cilindros onde se movimentam os pistões. Na parte inferior do bloco está situado o virabrequim. Ligados a ele (virabrequim) estão o volante do motor e a polia frontal onde estão acopladas as correias que movimentam os diversos acessórios.

23 Partes do Motor Conjunto Móvel Pistão e Biela

24 Partes do Motor A biela é o elemento do motor que se encarrega de converter o movimento alternativo retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas (ou virabrequim). O pistão é uma peça móvel do motor, sobre a qual e exercida a pressão dos gases de combustão que o impulsionam durante o tempo de expansão, para produzir o tempo útil do ciclo de trabalho.

25 Partes do Motor Virabrequim

26 Partes do Motor Virabrequim, também denominado árvore de manivelas, transforma o movimento alternativo dos pistões no movimento rotativo necessário para acionar as rodas do veículo. O Volante tem como função regularizar o movimento do motor. Quanto mais pesado for o volante, menores serão as variações. Em contrapartida, a aceleração do motor será mais lenta devido à inércia.

27 Partes do Motor O Cárter age como um reservatório de óleo, captando todo o lubrificante que respinga e desce das partes superiores do motor. O cárter geralmente é estampado em aço, embora também possa ser fundido em alumínio.

28 Partes do Motor

29 Partes do Motor


Carregar ppt "Motores de Combustão Interna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google