A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobility Aid Valorization Project Université Laval, Québec, Canada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobility Aid Valorization Project Université Laval, Québec, Canada"— Transcrição da apresentação:

1

2 Mobility Aid Valorization Project Université Laval, Québec, Canada
CONCEPÇÃO E GESTÃO DE REDES LOGÍSTICAS COM FATORES DE LOGISTICA REVERSA – Aplicação em um contexto de distribuição de cadeiras de rodas – Marc Chouinard, Ph.D. , Eng. Daoud Aït-Kadi, Ph.D., Eng. Sophie D’Amours, Ph.D., Eng. Mobility Aid Valorization Project Interuniversity Research Centre on Enterprise Networks, Logistics and Transportation Université Laval, Québec, Canada

3 Agenda Introdução Projeto de Valorização da Mobilidade Assistida
Cadeias de Suprimentos Redes Logísticas Reversas “Loops” de valor Reengenharia da Rede de Mobilidade Assistida Discussão/ Conclusão

4

5 INTRODUÇÃO Universidade Laval:
Entre as 10 melhores universidades canadenses; 2 500 professores et auxiliares de ensino; 44 000 estudantes ( de pós-graduação); 17 faculdades; 400 programas de graduação e pós; 270 milhões de dólares canadenses em fundos de pesquisa. Parcerias no mundo: 570 acordos com universidades de 65 países (África, Américas, Ásia, Europa, Oceania).

6 INTRODUÇÃO École de technologie supérieure (ETS):
Entre as 5 melhores escolas de engenharia do Canadá; 25% dos estudantes de engenharia do Québec; 350 professores e auxiliares de ensino; 4 800 estudantes; 5 departamentos; 13 milhões de dólares canadenses de fundos de pesquisa (40% em contratos de pesquisa no meio industrial).

7 INTRODUÇÃO Centro de Pesquisas Interuniversitário em Redes Logísticas e Transporte (CIRRELT):

8 INTRODUÇÃO Centro de Pesquisas Interuniversitário em Redes Logísticas e Transporte (CIRRELT): 60 membros regulares (pesquisadores); 35 membros associados; 2 membros honorários; 18 estudantes de pós-doutorado; 152 candidatos ao doutorado; 123 estudantes de mestrado.

9 INTRODUÇÃO Centro de Pesquisas Interuniversitário em Redes Logísticas e Transporte (CIRRELT): Engenharia de Produção Sistemas de Decisão Inteligência Artificial Gestão Internacional Direito Empresarial… Temas de pesquisas: Redes logísticas E-Business Análise de sistemas Sustentabilidade Contabilidade

10 CONTEXTO Projeto de valorização da mobilidade assistida
RAMQ – Orgão de Gestão do Sistema de Saúde Pública do Quebec Agência Governamental; Programas Governamentais e Gerenciais: Programa de Mobilidade Assistida - Cadeiras de Rodas: Orçamento de 54.3 milhões $CAD. Principal Comprador de Cadeiras de Rodas: 99% de toda a alocação na Província de Quebec.

11 CONTEXTO Projeto do produto Projeto do produto Aprovação & Convite
FORNECEDORES Aprovação & Convite Aprovação & Convite RAMQ FORNECEDORES Manufatura & Fornecimento Manufatura & Fornecimento Alocação Manutenção Alocação Manutenção CENTROS DE REABILITAÇÃO Gens ne paie pas… Convaincre client pour valo (avantage) Recuperação (raro) Recuperação Descarte Valorização (Peças & MA) Descarte ANTES DE JUNHO DE 2000 Depois de junho de 2000

12 CONTEXTO Projeto de valorização da mobilidade assistida
Integração de atividades de logística reversa considerando: Recuperação; Retransformação: Reparação; Renovação de peças sobressalentes; Reciclagem de material / Doação; Descarte adequado. Redistribuição (realocação). Valorização

13 FAMÍLIAS DE PRODUTOS ACABADOS
CONTEXTO FAMÍLIAS DE PRODUTOS ACABADOS MAW MOW PB Novo Valo. Demanda anual média 3 100 670 980 170 960 220 Recuperação anual média 620 90 160 40 190 60 Quantidade média de produtos em circulação 11 320 1 100 3 050 270 2 750 780 Valor unitário médio 1 765 345 6 055 800 1 890 285 Duração média 4 anos 2 ½ anos Ciclo de vida médio 7 anos 5 anos

14 CONTEXTO  Centros de reabilitação

15  20 000 cadeiras em circulação 10% cadeiras valorizadas
CONTEXTO  cadeiras em circulação 80% cadeiras novas 10% cadeiras valorizadas  Centros de reabilitação

16 CONTEXTO Vantagens da valorização
Melhor acessibilidade aos aparelhos adaptados; Redução dos prazos de entrega: Em até 6 meses para aparelhos novos; 2 semanas aproximadamente. Economia de 3.8 milhões CAD$ (7%) entre 15 de junho de 2000 e 31 de março de 2002.

17 CONTEXTO Dificuldades identificadas
Carga de trabalho adicional e ajustes de capacidade da seguinte forma: Volumes de demanda; Vontade dos empregados e da direção; Orçamento disponível; Prioridade acordada à cada programa de ajuda técnica (auxílio visual, auditivo, etc.) Reticência de certos beneficiários quanto ao acesso à aparelhos revalorizados.

18 QUESTÕES (issues) Controle das necessidades para equipamentos especializados; Definição do compartilhamento de riscos e responsabilidades entre os envolvidos no “loop” de valor; Identificação das unidades de negócio envolvidas e caracterização das atividades; Integração de materiais, informação e fluxo de materiais;

19 QUESTÕES (issues) Oferta de uma variedade limitada de produtos para o atendimento de necessidades diversas; Acompanhamento do produto através do ciclo de vida completo; Manter e restaurar a qualidade de produtos em circulação, sob restrições orçamentárias, visando melhorar a utilização por parte dos usuários finais, bem como as possibilidades de reutilização após recuperação; Identificação de produtos recuperados e a serem submetidos a recuperação;

20 QUESTÕES (issues) Direção adequada de produtos recuperados para as diferentes alternativas de retransformação (reparação, desmontagem para recuperação de peças, e descarte adequado); Planejamento e programação da retransformação de acordo com o potencial de reutilização; Controle de estoques considerando produtos novos, recuperados e valorizados (retransformados).

21 OBJETIVOS Realização de reengenharia de processos de alocação, manutenção e valorização; Realização de reengenharia da rede logística; Desenvolvimento e implantação de ferramentas de suporte à decisões.

22 EQUIPE Projeto de Revalorização
Parceiros da Iniciativa Privada Parceiros Públicos e Para-governamentais Equipe de Pesquisadores Bombardier, Renault, Snecma, Alcoa, etc. RAMQ, SAAQ, QRI Hydro Québec, RTC, STM, etc. Laboratórios CIRRELT França, Suíça, Bélgica, Hong Kong, Estados Unidos, Marrocos, Tunísia, etc. Grupos (Chairs) Consórcio Grupo (Chair) em Planejamento e Controle Operacional de Redes de Criação de Valor Grupo (Chair) em Integração e Sincronização Colaborativa para a Cadeia de Suprimentos de Produtos Florestais

23 MEMBROS DA EQUIPE AREAS DE PESQUISA Daoud Aït-Kadi, Eng., MScA, PhD
PESQUISADORES AREAS DE PESQUISA Daoud Aït-Kadi, Eng., MScA, PhD CIRRELT, CIRRIS Confiabilidade e manutenção Projeto e gestão de sistemas de produção Projeto de produtos e processos Desenvolvimento sustentável Logística reversa Sophie D’Amours, Eng., MBA, PhD CIRRELT Projeto e gestão de cadeias de suprimentos Empresas virtuais e digitais Sistemas multi-agentes

24 INTERESSES EM PESQUISA
MEMBROS DA EQUIPE PESQUISADORES INTERESSES EM PESQUISA Angel Ruiz, MSc, PhD CIRRELT Sistemas de suprimentos Transporte Projeto e gestão de redes logísticas Logística reversa Marc Chouinard, Eng., MSc, PhD CIRRELT, CIRRIS Desenvolvimento sustentável Otimização estocástica

25 INTERESSES EM PESQUISA
MEMBROS DA EQUIPE PESQUISADORES INTERESSES EM PESQUISA François Routhier, MSc, PhD CIRRIS Formação de habilidades em cadeiras de rodas; Tecnologias de readaptação; Ferramentas e métodos de avaliação clínica; Intervenção junto a beneficiários.

26 ESTUDANTES-PESQUISADORES
MEMBROS DA EQUIPE ESTUDANTES-PESQUISADORES NÍVEL TEMAS DE PESQUISA Marc Chouinard, jr Eng. in Mech. Eng., CIRRELT, CIRRIS PhD  Projeto de redes logísticas MSc  Reengenharia de processos e sistemas de informação Caroline Cloutier, BSc. in Mech. Eng., CIRRELT, CIRRIS MBA  Claver Diallo, BSc. in Mech. Eng., CIRRELT, CIRRIS Gestão de estoques Hugo Dionne, jr Eng. in Mech. Eng., CIRRELT, CIRRIS Estratégias de desmontagem

27 ESTUDANTES-PESQUISADORES
MEMBROS DA EQUIPE ESTUDANTES-PESQUISADORES NÍVEL TEMAS DE PESQUISA Mohamed Anouar Jamali, Manag. Eng., CIRRELT, CIRRIS PhD  Estratégias de manutenção Xavier Zwingmann, DEA in Eng., CIRRELT, CIRRIS Projeto de produto – confiabilidade e manutenibilidade

28 CADEIAS DE SUPRIMENTOS Lançamento de novos produtos
FORNECIMENTO Lançamento de novos produtos TRANSFORMAÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO UTILIZAÇÃO 28

29 CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Pressões econômicas, ambientais e sociais FORNECIMENTO • Produtos derivados • Rejeitos • Embalagens/ Meios de manutenção • Renovação dos estoques TRANSFORMAÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO UTILIZAÇÃO • Produtos inutilizados • Contrato de serviço • Legislação • Imagem da marca/ posição concorrencial • Devolução voluntária

30 CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Pressões econômicas, ambientais e sociais FORNECIMENTO • Produtos derivados • Rejeitos • Embalagens/ Meios de manutenção • Renovação dos estoques TRANSFORMAÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS DISTRIBUIÇÃO UTILIZAÇÃO • Produtos inutilizados • Devoluções comerciais • Devoluções sob garantia • Manutenção

31 CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Pressões econômicas, ambientais e sociais FORNECIMENTO TRANSFORMAÇÃO Grande responsabilidade para com o ciclo de vida dos produtos CADEIA DE SUPRIMENTOS Utilização inteligente de recursos não-renováveis Oferta ampliada de serviços DISTRIBUIÇÃO UTILIZAÇÃO

32 CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Novo, Semi-novo, Valorizado FORNECIMENTO REDISTRIBUIÇÃO TRANSFORMAÇÃO RETRANSFORMAÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS LOGÍSTICA REVERSA DISTRIBUIÇÃO RECUPERAÇÃO Abordée dans un contexte où des pressions économiques, environnementales et sociales de plus en plus fortes poussent les organisations à une responsabilité à l’égard du cycle de vie des produis Changement des relations d’affaires axées sur l’offre de service plutôt que la simple vente Utilisation intelligente des ressources non-renouvelables UTILIZAÇÃO

33 CADEIAS DE SUPRIMENTOS
Scor Model 9.0

34 CADEIA DE VALOR Concepção Logistica interna Logistica externa Produção
Gestão de recurssos humanos Infraestrutura da organisação Tecnologias de informação Gestão da cadeia logistica Concepção Logistica interna Logistica externa Produção Marketing e vendas Serviço pós-venda Desenv. de tecnologias Abastecimento Porter, 1985

35 LOOP DE VALOR

36 PROJETO E GESTÃO DE LOOPS DE VALOR
Decisões estratégicas: definição da infraestrutura da rede e de práticas operacionais fundamentais; Decisões táticas: planejamento de recursos de acordo com as necessidades antecipadas da rede; Decisões operacionais: reserva de recursos de acordo com as necessidades manifestadas.

37 PROJETO E GESTÃO DE LOOPS DE VALOR
Serviço pós-venda Recuperação Retransformação (Re)distribuição Fluxo de materiais e estoques Identificação de mercados-alvo Concepção de redes logísticas Concepção de processos Concepção de produtos Definição de políticas de manutenção Definição de políticas de recuperação Definição de políticas de retransformação Definição de políticas de (re)distribuição Definição de políticas de gestão de estoques Planejamento da manutenção Planejamento da coleta Planejamento da desmontagem Planejamento da redistribuição Planejamento dos pedidos Programação das atividades de manutenção Diagnóstico de panes Definição de rotas Seleção de veículos Integração das entregas Programação do tratamento Integração da coleta Lançamento do reabastecimento Estratégico Tático Operacional

38 Mercados-Alvo Definir fontes de demanda e de retorno
Expectativas diferentes com relação à demanda e retornos: Nível de serviço; Impactos econômicos; Impactos ambientais; Impactos sociais. Esperas podem ser caracterizadas de acordo a: Demografia; Situação geo-política; Produtos em circulação.

39 Redes Logísticas Localizar e definir a missão das instalações e dos recursos Escolher os modais e meios de transporte Ciclos abertos / fechados; Integração vertical [(des)centralização] e horizontal; Atividades de logística reversa: Externalizadas/ Internas; Instalações e recursos dedicados / compartilhados.

40 Processos Organizar as instalações Integrar as atividades
Definir tecnologias de sincronização de fluxos de materiais, informação e capital Recursos flexíveis / especializados; Embalagens e meios de manutenção reutilizáveis / reciclados/ recicláveis; Acompanhamento e controle do ciclo de vida dos produtos; Consideração do feedback dos clientes.

41 Produtos Definir a configuração dos produtos Escolher as tecnologias
Projeto para X: Montagem/ Manufatura; Qualidade/ Manutenabilidade/ Confiabilidade; Recuperação/ Desmontagem / Ciclo de vida/ Meio ambiente. Influencera les volumes de demande et de retrou, la valeur résiduelle dans le temps, et la manière de réaliser les activités.

42 Serviços pós-vendas Manter ou restaurar os produtos até um certo nível de qualidade Preservar a confiança dos clientes Atualizar os conhecimentos sobre os produtos em circulação; Determinar os níveis de garantia, as ações e as frequências de manutenção sobre o ciclo de vida dos produtos; Determinar a utilização das peças de reposição novas e valorizadas; Seguir a evolução das necessidades dos clientes. Influencera les volumes de demande et de retrou, la valeur résiduelle dans le temps, et la manière de réaliser les activités.

43 Recuperação Controlar a entrada de produtos na rede reversa
Aceitação passiva de produtos / utilização de incentivos; Retorno voluntário/ Coleta; Definição de políticas de recuperação (liberais/ conservadoras); Determinação de valores a serem reembolsados ou creditados. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

44 Recuperação Orientar os produtos para alternativas de retransformação
Avaliação do estado dos produtos: Antes / após autorização de retorno; Antes / após compensação financeira; Determinação do potencial de recuperação de valor : Consideração de condições do loop de valor / orientação pré-estabelecidas Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

45 Retransformação Mudar o estado dos produtos para uma melhor reutilização futura no loop de valor Ver o final do ciclo de vida no loop de valor Determinação de alternativas : Reutilisação direta; Valorização : Remanufatura, Reparação, Recondicionamento, Canibalização, Reciclagem; Descarte adequado : Enterramento, Incineração, Doação, Recuperação de energia, Etc. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

46 Retransformação Mudar o estado dos produtos para uma melhor reutilização futura no loop de valor Ver o final do ciclo de vida no loop de valor Definição de procedimentos: Sequências de desmontagem, de desmantelamento (destrutivo/ não-destrutivo) e de remontagem; Peças de reposição utilizadas; Atualização de tecnologias; Ações de limpeza; Restrições técnicas, econômicas, ambientais e sociais. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

47 Redistribuição Redirigir produtos para novos clientes ou locais de descarte final Definição de uma estratégia de recolocação no mercado: Fluxo empurrado / Fluxo puxado; Fluxo empurrado Fluxo puxado Triagem Retransformação Armazenagem Recuperação Demanda Politique définit le délai accepter après la vente, les montants Triagem Armazenagem Retransformação Demanda Recuperação

48 Transporte Garantir a integração entre as unidades de negócio e os clientes Definição de estratégias de entrega e coleta: Integração ou não; Determinação da configuração de veículos, de docas e de áreas de recepção e de expedição; Definição de sequências de coleta e de entrega. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

49 Estoques Mitigar as incertezas sobre qualidade, quantidade, momento e localização de volumes de demanda e retorno Determinação de estoques a considerar: Produtos novos ou semi-novos, Produtos valorizados, Produtos em circulação, Produtos recuperados (com alternativa de retransformação conhecida ou não); Determinação do valor dos estoques e dos custos de estocagem; Determinação dos níveis e da frequência de reabastecimento. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

50 Volumes de demanda e de retorno
Antecipação das necessidades identificadas no loop de valor Determinação dos tipos de demanda : Aquisição/ Substituição; Possibilidade de substituição de um produto novo por um equivalente revalorizado; Determinação dos tipos de retorno: Rertorno voluntário ou retorno forçado; Previsão seguindo as características dos mercados-alvo (demografia, produtos em circulação, etc.).

51 METODOLOGIA DO PROJETO
Descrição, Modelagem e Avaliação das formas de fazer Proposta de alternativas de organização e de técnicas Concepção de soluções coerentes com as escolhas de organização e de tecnologia Politique définit le délai accepter après la vente, les montants Implantação da solução Avaliação e melhoria contínua da solução

52 Descrição, Modelagem e Avaliação das formas de fazer
Descrição de processos, sistemas de informação e ferramentas de suporte à decisão Relatório detalhado; Diagrama de processos operacionais; Auditoria das atividades de valorização; Sondagem feita pela RAMQ sobre as atividades de valorização nos centros de readaptação. Politique définit le délai accepter après la vente, les montants

53 Extração do diagrama de processos operacionais
Consultar a base de dados de aparelhos valorizados ou acesso diretamente aos inventários. Ergoterapeuta Colocar o arquivo do cliente em espera quando o cliente é admissível somente para aparelhos valorizados. Ergoterapeuta Acesso Aparelho disponível? Referir ao processo de atribuição de uma cadeira nova Não Não Arquivo cliente Sim Apresentar ao cliente o aparelho que se encontra na oficina de valorização. Ergoterapeuta O aparelho satisfaz o liente? Não Sim Determinar os custos de valorização do aparelho. Mecânico da oficina de valorização

54 Formulários de auditoria e avaliação
Nível atual Objetivos Nível desejado Comentários 1 Considerar a valorização como uma necessidade incontornável.

55 Formulários de auditoria e avaliação
Nível desejado[98%] Nível atual[55%] 1 1 Grande importância dada às atividades de valorização Esforços realizados para melhoria contínua das atividades Colaboração dos diversos parceiros favorizados (Organismos financiadores, outros estabelecimentos, fornecedores) Integração parcial da valorização às outras atividades 14 2 13 3 0,5 12 4 11 5 10 6 9 7 8

56 Proposta de escolha de organisação e opções técnicas
Alocação Manutenção Recuperação Retransformação Identificação do mercado alvo (Chouinard, 2007; Chouinard et al., 2008) Localização, caracterização e determinação das necessidades dos usuarios finais dos produtos e serviços. Design do loop de valor (Chouinard, 2007; Chouinard et al., 2007, 2008) Localização dos sitios, definição da missão e direcionamento estratégico dos produtos recuperados para retransformação. Design do processo (Chouinard, 2003; Chouinard et al., 2003, 2005) Integração das atividades de recuperação, retransformação e redistribuição às atividades atuais da cadeia de suprimentos. Suporte às atividades e acompanhamento do produto ao longo do ciclo de vida. Design do produto (Zwingmann, 2006) Melhorias no produto através de analise de confiabilidade e manutenibilidade. Estratégias de alocação Estratégias de manutenção (Jamali, 2004) Estratégias de recuperação (Diallo, 2006; Zwingmann, 2006) Estratégias de retransformação (Zwingmann et al., 2006) Alinhamento de necessidades de mobilidade e tecnologias Manutenção preventiva. Uso de peças valorizadas. Seleção e categorização Tempos padrão Sequência de desmontagem

57 Estratégias de alocação
Desenvolver uma ferramenta de suporte à decisão para alocação (tecnologia de grupo): Identificar tecnologia apropriada às necessidades do usuário; Encontrar tecnologia similar com maior disponibilidade e menor custo do ciclo de vida.

58 Estratégias de manutenção

59 Estratégias de recuperação
Identificar critérios de seleção e categorização: Idade (anos, km, tempo de descarte,…); Estado (novo, bom, quebrado,…); Custos de reparação ou atualização ($); Disponibilidade de peças sobressalentes, demanda, … Desenvolver 3 ferramentas de suporte à decisão: Arvore de decisão; Analise multi-critério; Programação matemática. Validação numa rede de centros de reabilitação.

60 Estratégias de retransformação
Analisar atividades de desmontagem: Determinar a lista de materiais do produto, restrições (técnicas, econômicas, ambientais) e necessidades (ferramentas, tempo, custos…). Selecionar um modelo apropriado na literatura para o contexto da cadeira de rodas. Desenvolver ferramenta de suporte à decisão para desmontagem. Propor um método de análise de desmontagem.

61 Design de produto Analisar design do produto:
Analise funcional e determinação das funções criticas às necessidades do cliente. Simular comportamento do produto : Confiabilidade; Manutenibilidade.

62 Design de produto - Confiabilidade
Objetivo: Estimar a vida residual do produto. Estimação da confiabilidade: Prob.(força>tensão). Determinação da tensão pdf : Hábitos dos usuários.  Cenários de calculo de tensao Determinação da força pdf : Variabilidade das características do produto (materiais, geometria) introduzidas nos diferentes modelos CAD; Fadiga acumulada. Força pdf Tensão

63 Design de produto - Manutenibilidade
Objetivo: Estimar complexidade das operações de manutenção e desmontagem. Caracterização das ações de desmontagem: Identificação dos fatores de manutenibilidade : Acessibilidade, facilidade de desmontagem, … Quantificação por custo: entropia, energia, … Determinação da seqüência de desmontagem : Analisar modelo CAD e lista de materiais; Otimizar seqüência de desmontagem.

64 Design de processo Propor uma nova estrutura organizacional :
Integrar atividades de logística reversa às atividades atuais do QRI. Propor uma nova arquitetura do sistema de informação: Acompanhamento dos produtos ao longo de todo o ciclo de vida; Suporte a todas as atividades.

65 Design de processo

66 Design de processo Acompanhamento dos atores externos e internos

67 Design de processo Acompanhamento dos produtos

68 Design de processo Acompanhamento dos processos operacionais

69 DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS DO MODELO Modelo de programação matemática
Design do loop de valor DEFINIÇÃO DOS PARÂMETROS DO MODELO FORMULAÇÃO DO MODELO SOLUÇÃO DO MODELO Custos Localização dos sítios Missão dos sítios Proporções estratégicas de fluxos de produto a encaminhar a alternativas de processamento Unidades de negócio Modelo de programação matemática Produtos Usuario-final

70 Design do loop de valor Zonas de usuários finais Centros de serviço
Distribuição/ manutenção Recuperação Centros de valorização Centros de descarte apropriado Centros de retrans-formação Depósitos Fornecedores

71 Parametrisação do modelo
Sítios e tecnologias potenciais Desempenho alcançável Famílias e nomenclaturas Estados genéricos e potenciais de recuperação de valor Localização (zonas) Caracterização dos fluxos e zonas Previsão dos volumes de demanda e de retorno Incertezas Unidades de negócio Produtos Consumidores

72 Parametrisação do modelo - Rede -
Sítios e tecnologias potenciais Sítios e tecnologias atuais Desempenho alcançável Capacidades Níveis de serviço Custos Custos fixos Custos de transporte Custos de processamento Custos de estocagem Sites et technologies potentielles  difficulté peut découler des ressources dédiées ou partagées dans le réseau Centre de service  attribution, maintenance et récupération Centre valo et entrepôt  centre qui ont portés des modifications significatives à leurs façons de faire et ce sont des centres à proximété des grandes régions urbaines. Centre recyclage et disposition propre  tiers party Transport  flotte privée à l’exception des livraisons des fournisseurs Coûts de traitement varient suivant l’état des produits et la disponibilité des produits valorisés  fait varier coût unitaire et par conséquent coûts d’entreposage

73 Parametrisação do modelo - Produtos -
Famílias e lista de materiais Categorias de produto atuais e seqüência de desmontagem/ (re)montagem Estado do produto e alternativas de processamento Observações históricas dos estados do produto Familles de produits et nomenclatures  subsituabilité et faisabilité techniques, économiques et environnementales Classification ABC a appuyer l’utilisation des catégories comme familles et d’identifier les familles les plus significatives

74 Parametrisação do modelo - Produtos -
Aquisição Manutenção Custo acumulado[%] C C B B A A Quantid. acumulada[%] Recuperação Valorização Custo acumulado[%] C C B B A Quantid. acumulada[%] A

75 Parametrisação do modelo - Produtos - Cadeiras de rodas manuais
Descansa braço Tubo protetor Apoio da mão Roda traseira Descansa pernas Eixo Q 13% C 22% Q 15% C 18% Q 14% C 12% Q 9% C 12% Q 2% C 6% Q 8% C 9% Suporte para pés Valores acumulados Q 71% C 88% Q 11% C 9%

76 Parametrisação do modelo - Produtos -
Cadeiras de rodas motorizadas Descansa pernas Motor Joystick removivel Roda dianteira Q 8% C 21% Q 2% C 20% Q 3% C 14% Q 15% C 14% Suporte para pés Valores acumulados Q 46% C 81% Q 18% C 12%

77 Parametrisação do modelo - Produtos -
Base de posicionamento Descansa pernas Apoio da mão Roda dianteira Q 7% C 22% Q 10% C 12% Q 12% C 8% Suporte para pés Valores acumulados Q 70% C 83% Q 41% C 41%

78 Parametrisação do modelo - Produtos -
Cadeiras de rodas manuais [17] hp-17=1 g16-17=2 g15-17=2 g14-17=2 g13-17=2 g12-17=2 g11-17=2 Descansa braço [16] Tubo protetor [15] Apoio da mão [14] Roda traseira [13] Descansa pernas [12] Eixo [11] h3-12=1 g3-12=1 Suporte para pés [3]

79 Parametrisação do modelo - Produtos -
Cadeiras de rodas motorizadas [18] hp-18=1 g10-18=2 g9-18=1 g8-18=1 g7-18=2 Descansa pernas [10] Motor [9] Joystick remonivel [8] Roda dianteira [7] h2-10=1 g2-10=1 Suporte para pés [2]

80 Parametrisação do modelo - Produtos -
Base de posicionamento [19] hp-19=1 g6-19=2 g5-19=2 g4-19=2 Descansa pernas [6] Apoio da mão [5] Roda dianteira [4] h1-6=1 g1-6=1 Suporte para pés [1]

81 Parametrisação do modelo - Produtos -
Periodo QRE QDIS QE Total 1 276 44 119 439 . T 161 38 106 305 Periodo QRE QDIS QE Total 1 0.63 0.1 0.27 . T 0.53 0.12 0.35

82 Parametrisação do modelo - Usuários finais -
Localização dos usuários finais Reagrupamento dos usuários finais com um método de clustering Coordenadas de latitude e longitude Distância entre usuários finais e centros de serviço (demanda) Utilisateurs finaux représentent sources de demande et sources d’approvisionnement  zones distinctes pour la demande et la récupération et zones distinctes par familles de prod.

83 Parametrisação do modelo - Usuários finais -
usuários finais usuários finais usuários finais Utilisateurs finaux représentent sources de demande et sources d’approvisionnement  zones distinctes pour la demande et la récupération et zones distinctes par familles de prod. 0-199 usuários finais

84 Parametrisação do modelo - Usuários finais -
Caracterização das zonas e fluxos Proporção da demanda atendida com produtos valorizados Utilisateurs finaux représentent sources de demande et sources d’approvisionnement  zones distinctes pour la demande et la récupération et zones distinctes par familles de prod.

85 Parametrisação do modelo - Usuários finais -
Previsão dos volumes de demanda e recuperação Previsões com regressão linear Demanda  Centros de serviço Recuperação  Zonas de usuários Aleatoriedade representada com erros de previsão Hypothèse de demande et de récupération indépendante

86 MODELO MATEMÁTICO Minimizar Custos fixos Custos variáveis
Custos associados aos fluxos (aquisição, transporte, manipulação, estocagem) Custos de tratamento Custos de desmontagem Custos de renovação do produto

87 MODELO MATEMÁTICO Submetido às restrições Demanda Recuperação
Orientação preliminar Orientação elaborada Desmontagem

88 MODELO MATEMÁTICO Submetido às restrições Descarte limpo
Substituição de materiais Abastecimento Capacidade Não-negatividade

89 Características da rede potencial
Sítios potenciais Centros de serviço 13 Centros de processamento potenciais 6 centros de valorização 2 centros de descarte Depósitos potenciais 6 Produtos Famílias de produtos finais 3 [Cadeiras manuais - MAW, Cadeiras motorizadas - MOW, Bases de posicionamento - PB] Famílias de componentes 16 4-7 famílias de componentes por família de produto final Usuários finais Zonas cliente 62 3-8 zonas por centro de serviço

90 Implementação do modelo
Fatores aleatórios Contexto de operação Proporção mínima da demanda atendida com produtos valorizados Imposta Nenhuma Demanda, recuperação, processamento (estado do produto). Valor unitário do produto valorizado Menor Ocorrências: # 1, 2, 3, 4 Ocorrências: # 5, 6, 7, 8 Maior Ocorrências: # 9, 10, 11, 12 Ocorrências: # 13, 14, 15, 16

91 Número de centros de processamento (centros de valorização)
Resultados Número de centros de processamento (centros de valorização) Número de depósitos Solução 1 6 (4) 4 Solução 2 5 (3) 3

92 % da demanda atendida com produtos valorizados
Resultados Solução % da demanda atendida com produtos valorizados MAW MOW PB Compon. σ 1 32.7 1.2 34.5 2.2 57.2 3.5 10.4 3.3 2 26.8 1.0 29.4 1.3 47.7 2.9 25.6 6.6

93 Resultados Sol. % de produtos recuperados para reparação
% de produtos recuperados para descarte MAW MOW BP σ 1 74.8 2.9 77.3 4.1 89.6 2.8 0.0 1.0 3.2 0.1 2 61.5 2.4 65.9 3.6 1.2 3.9

94 Resultados SOLUÇÃO 2 N’ 200 300 400 N Std dev Min Max Gap [% of ] 25
50 75 100 21.67 21.68 Std dev 0.59 0.61 0.62 Min 20.06 20.00 Max 23.03 23.11 Gap [% of ] -0.11 0.16 0.03 0.11 -0.05 0.21 0.09 0.17 -0.08 0.19 0.06 0.14 a)

95 Resultados +20% Custos (milhões $)
Demanda atendida com produtos novos e valorizados 21,67 Demanda atendida com produtos novos 26.1 +20%

96 MANTER O MESMO PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES?
Discussão Valorizar é concebível e sustentável para o contexto quebequense de atribuição de cadeiras de rodas. MANTER O MESMO PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES?

97 Discussão Centros de readaptação Proximidade dos beneficiários;
Conhecimento das necessidades e ajuste; Recursos e experiência em manutenção. Favorável a um loop de valor com : Acompanhamento constante das atividades de valorização; Utilização de procedimentos formais; Utilização de ferramentas apropriadas.

98 Discussão Quebec Health Insurance Board
Visão geral da situação em Québec; Define ou influência as estratégias subjacentes ao loop de valor. Favorável a um loop de valor para : Melhor serviço à população com necessidades crescentes; Redução dos custos em um contexto de orçamento restrito.

99 Discussão Fabricante Controla a concepção dos produtos (variedade dos produtos e tecnologias em circulação). Reações desejáveis face à concepção e gestão do loop de valor : Abordagem neutra ou negativa; Oferta estendida de produtos e serviços : Reforça o interesse pelo cliente; Consolidação das relações com os atores atuais.

100 Discussão Loop de valor estendido
Contrato de locação de aparelhos com a RAMQ podendo incluir: Gestão de estoques; Gestão da manutenção; Acompanhamento da evolução da condição dos beneficiários e aparelhos; Gestão do ciclo de vida dos produtos.

101 Discussão Loop de valor estendido
Contrato de locação de aparelhos com a RAMQ implicando : Manutenção dos papéis dos 3 atores; Revisão da distribuição de riscos. Rever o conjunto das decisões em torno da concepção e da gestão do loop de valor.

102 Conclusão Este trabalho propõe um quadro conceitual que :
Fornece uma visão geral dos níveis de decisão relacionados ao desenho e gestão de loops de valor; Apresenta as inter-relações entre essas decisões; Identifica as oportunidades potenciais; Reflete a importância de olhar o loop na sua totalidade para obter melhores oportunidades.

103 Conclusão Este trabalho identifica direções para pesquisas futuras:
Propõe estratégias de negócio focando a gestão do ciclo de vida do produto e demonstra o seu impacto nas operações da organização; Desenvolve conceitos, métodos e ferramentas para organizar, monitorar e controlar essas estratégias de negócio; Propõe conceitos, métodos e ferramentas para antecipar o ambiente operacional de loops de valor com tais estratégias de negócio.

104


Carregar ppt "Mobility Aid Valorization Project Université Laval, Québec, Canada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google