A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INFOGRÁFICOS E SEU USO NA SALA DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INFOGRÁFICOS E SEU USO NA SALA DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 INFOGRÁFICOS E SEU USO NA SALA DE AULA
Prof. Samira Maria Araújo Mediadora CRV

2 OBSERVE ESTAS IMAGENS Em 1861, Charles Joseph Minard criou um importante infográfico sobre a marcha de Napoleão sobre Moscou Estudo de Embriões de Leonardo da Vinci ( )

3 Observe este texto e pense: a imagem facilita a compreensão do conteúdo?

4 IMAGEM E CONTEÚDO A sustentabilidade começa em casa, certo? Se você concorda com isto, descubra, a partir desse protótipo de casa sustentável(infográfico), pequenas atitudes que você pode adotar para incorporar a sustentabilidade no interior do seu lar e, também, na cidade onde você mora.

5 Observe o quanto o infográfico pode contribuir para novas leituras.
Observe o quanto o infográfico pode contribuir para novas leituras.

6 PROBLEMATIZAÇÃO O que caracteriza estas imagens?
A informação através do gráfico dá uma ideia rápida do texto, em que isto pode contribuir para a compreensão do aluno? Para elaborar o infográfico é necessário conhecer o todo e definir o que será essencial para compor o texto. Como definir o que é essencial?

7 CONCEITUANDO... Infográficos são quadros informativos que misturam texto e ilustração para transmitir uma informação visualmente. Em vez de contar, o infográfico mostra a notícia como ela é, com detalhes mais relevantes e forte apelo visual. Os infográficos são grande atrativo para a leitura das matérias. Facilitam a compreensão do texto e oferecem uma noção mais rápida e clara dos sujeitos, do tempo e do espaço da notícia.

8 PRATICANDO... Prática 1 – Ler um fragmento de uma obra literária (os alunos devem fechar os olhos e concentrar na audição) e pedir que representem graficamente o trecho lido. Comparar as representações e levantar pontos comuns e pontos que se afastam do modelo lido. Prática 2 – Levar o VT de um “tira-teima”do futebol (se o gol foi ou não válido) e discutir a importância da informação através da imagem.

9 PRATICANDO...

10 PRATICANDO... Prática 3 - O Infográfico apresenta o ciclo do carbono. Essencial à vida, o gás carbônico é produzido na respiração e decomposição dos seres vivos e na queima de combustíveis fósseis. Depois, é reabsorvido pela natureza. Leia o infográfico e explique como funciona esse ciclo.

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PLANETA SUSTENTÁVEL. Disponível em Acesso 15 ago UOL. Disponível em Acesso 15 ago WIKIPEDIA. Disponível em Acesso 15 ago 2010.


Carregar ppt "INFOGRÁFICOS E SEU USO NA SALA DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google