A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJECTO “SABER ESCOLHER”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJECTO “SABER ESCOLHER”"— Transcrição da apresentação:

1 PROJECTO “SABER ESCOLHER”
Porque a vida é feita de escolhas… Coordenadora: Cristina Madeira

2 Introdução Porque é que a escola se deve preocupar com a alimentação dos jovens?

3 É na escola que os jovens passam grande parte do seu tempo.
Na escola ingerem uma parte substancial dos alimentos diários.

4 Os pais têm uma atenção especial com as crianças até um ano.
Posteriormente, não promovem, em geral, uma educação alimentar.

5 Certas doenças podem ser prevenidas com uma alimentação adequada:
Obesidade Diabetes tipo II Cáries dentárias Doenças cardiovasculares

6 O desempenho cognitivo dos jovens, a nível da atenção e da concentração, melhora significativamente com uma alimentação equilibrada. A alimentação equilibrada é essencial para o desenvolvimento físico dos jovens.

7 Consequentemente… Cabe à escola promover uma alimentação saudável através de boas escolhas alimentares

8 Objectivos Gerais Levantamento da oferta alimentar da escola
Substituição progressiva de alimentos pouco saudáveis Promoção de escolhas alimentares saudáveis Interacção com projectos realizados pelos alunos

9 Intervenção directa Bar dos alunos Bar dos professores
Máquinas de oferta de alimentos

10 Desenvolvimento do projecto
1ª vertente: a nível de escola – melhoria da oferta alimentar. 2ª vertente: a nível dos alunos – educação para a saúde.

11 Avaliação do projecto Dossier de registo semanal do trabalho.
Relatório do trabalho desenvolvido durante cada período lectivo.

12 Oferta alimentar da escola no início do ano lectivo
Máquinas de oferta de alimentos Polivalente Pavilhão B

13 Polivalente Máquina 1 – Alimentos diversos com predomínio de bolos, chocolates, refrigerantes e guloseimas Máquina 2 – Água e sumol de ananás Máquina 3 – M & M’s – Dez tipos de chocolates diferentes Máquina 4 – Coca-Cola Máquina 5 – Mars – Dez tipos de chocolates diferentes

14 Pavilhão B Máquina 1 – Água, refrigerantes, batata frita, bolos, leite com chocolate, guloseimas. Máquina 2 – Cafés variados e chocolate quente.

15 Conclusão Os pontos de venda da polivalente e pavilhão B disponibilizam: Alimentos pouco saudáveis devido ao elevado teor de açúcar, sal e gordura. Reduzido valor nutricional (alimentos pobres em vitaminas, sais minerais e proteínas).

16 Oferta alimentar da escola
Bares Bar dos alunos Bar dos professores

17 Bar dos alunos Pizzas e cachorros Leite com chocolate
Bolos diversos com predominância de creme ou chocolate Folhados variados Batatas fritas, rebuçados, chupas e pastilhas elásticas Sumo de máquina (industrial) e outros

18 Bar dos Professores Bolos variados Queijos frescos Iogurtes variados
Bolo caseiro às fatias Sumos de fruta variados (de melhor qualidade) Fruta

19 Conclusão A maioria dos produtos alimentares apresentados como primeira oferta são pouco saudáveis e caracteristicamente de fast food. A qualidade dos produtos do bar dos professores é superior comparativamente com o bar dos alunos.

20 É de salientar a inexistência de produtos como os iogurtes, a fruta e o queijo fresco no bar dos alunos, estando apenas disponíveis no bar dos professores.

21 1º Período – Síntese do trabalho realizado
Lançamento do projecto Promoção de produtos verdes - Fruta

22 Lançamento do projecto
Acção de sensibilização 1ª fase Colocação de bandeirinhas de diferentes cores (vermelho, amarelo e verde) em cada tipo de alimentos disponibilizado nos bares. Fixação dos cartazes: “Bandeirinhas nos alimentos? Para quê?”

23 2ª fase Descodificação da sinalética utilizada mediante a fixação de 2 cartazes “Sinalética nos alimentos” e “Significado das bandeirinhas”. Especificação da sinalética utilizada para os alimentos vendidos na escola com 2 cartazes “Alimentos disponíveis no bar” e cartaz “E o cafezinho?”.

24 Reuniões nos dias 6 e 7 de Novembro com o C. E
Reuniões nos dias 6 e 7 de Novembro com o C.E. e as funcionárias dos bares no sentido de divulgar os objectivos do projecto e pedir a colaboração para a sua implementação.

25 Promoção de produtos verdes - Fruta
1ª fase Importância dos antioxidantes contidos na fruta e nos produtos hortícolas – colocação dos cartazes “Sandes Anti-rugas”,“Sandes Anti-Borbulhas” e “Sabia que”, “Sabias que”.

26 2ª fase Colocação de cartazes relativos à promoção da semana – 1ª semana de Dezembro.

27 3ª fase Disponibilização da maior diversidade de frutas nos bares dos professores e dos alunos com redução de preços e oferta especial.

28 Materiais produzidos

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39 Alterações verificadas no bar dos alunos
1 – Venda de fruta. 2 – Abolida a venda de guloseimas: chupa-chupas, pastilhas elásticas, chocolates. 3 – Reduzida a diversidade e quantidade de batatas fritas, apenas para uma variedade. 4 – Abolidos os molhos: mostarda e maionese.

40 5 – Diversificação das sandes, introduzindo carne assada.
6 – Reduzida a venda diária de bolos com creme, folhados, empadas. 7 – Substituição do acompanhamento do cachorro clássico de batata frita com mostarda, maionese e ketchup por cenoura ralada e ketchup. 8 – Aumento acentuado do consumo de alface, tomate e cenoura ralada como complemento das sandes.

41 Alterações verificadas nas máquinas de oferta de alimentos
Bolachas integrais Barras de cereais Batatas Lays com menos de 70% de gordura Belgas Caseiras Iogurtes e leites Mimosa Sumos Compal 100%

42 Considerações Finais A implementação deste projecto tem sido particularmente trabalhosa e difícil porque propõe alterações e mudanças a práticas e costumes, que se encontram altamente enraizados na nossa comunidade escolar, ocorrendo uma natural resistência.

43 No entanto, penso que de forma lenta e progressiva já se nota uma melhoria de atitude da comunidade escolar, que me parece mais receptiva ao projecto.

44 Agradecimentos Agradeço a atenção dispensada pelo C.E. que acreditou, desde o início, na viabilidade e utilidade deste projecto e cujo apoio tem sido indispensável para a sua implementação. Um agradecimento especial à funcionária D. América, pela colaboração prestada durante a semana de promoção.


Carregar ppt "PROJECTO “SABER ESCOLHER”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google