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Propaganda Corporativa & Marketing social

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Apresentação em tema: "Propaganda Corporativa & Marketing social"— Transcrição da apresentação:

1 Propaganda Corporativa & Marketing social
Estratégia de Comunicação Prof: Fernando Nogueira

2

3 Marketing social

4 O que é?? Gestão estratégica da transformação e mudança social
Guiada por preceitos éticos e de igualdade social Promove um bem comum à sociedade Atitudes individuais  Mudanças na sociedade

5 Evolução do conceito Richard Manoff (anos 60): Mudanças comportamentais na área de saúde Philip Kotler (anos 80): adoção de comportamentos, atitudes, valores e ideias sociais => técnicas de marketing comercial Glenn Wasek, Miguel Fontes (anos 90): Visa o bem-estar social e intervenções sociais com avaliação de impacto e políticas públicas

6 Público X Privado Público: Privado:
Estratégia de comunicação e divulgação de ações Privado: Política de boa vizinhança com o consumidor, promoção social

7 Campanha de vacinação de poliomelite
Zé Gotinha – Ministério da Saúde e SUS

8 Campanha de promoção social
“Vamos transformar o 1º de Abril, um dia perfeito e sem mentiras, eu já cliquei, agora só falta você!" – Guaraná Antartica

9 O mais difícil… Mudança de comportamento voluntária
Sair da zona de conforto, fazer sacrifícios Envergonhar-se (faça uma colonoscopia) Benefícios futuros e intangíveis Abaixe o termostato (contribua para um menor uso de energia)

10 Como estimular a mudança
Kotler: 12 princípios Inicie com mercados-alvo mais preparados Promova comportamentos simples e equíveis Identifique e remova mudanças para mudança de comportamento Traga benefícios reais para o presente Considere incentivos não financeiros como forma de reconhecimento e valorização

11 Propaganda Corporativa

12 O que é?? Uso pago da mídia com fins de beneficiar a imagem da empresa como um todo, e não somente de seus produtos e serviços Deve apresentar uma identidade clara da organização global e, geralmente, está inserida em 3 categorias: Propaganda da Imagem Propaganda Financeira Propaganda e Ações que beneficiam a sociedade

13 Imagem: Reforçar a identidade
Fortalecer suas identidades após mudanças estruturais Fusões Nova Visão Corrigir a percepção que a população tem da marca Diferenciar-se de seus concorrentes

14 Financeira: Atrair investimentos
Ferramentas utilizadas pelas empresas para melhorar sua imagem na comunidade financeira Estimular o interesse nas ações da empresa entre os investidores potenciais Aumentar o preço das ações

15 Ações que beneficiam a imagem
Influenciar Opiniões Advocacy: enfrentar ameaças externas, seja do governo ou de grupos de interesses especiais. Assuntos polêmicos que desafiam seu status quo. Vinculada a grandes jornais. Difícil posicionamento – dedicar-se a defesa de suas ideias

16 Aplicação... Para aumentar as vendas
Para criar uma reputação mais sólida Para recrutar e manter funcionários

17 Para aumentar as vendas
Destina-se a gerar ações que eventualmente poderão resultar em um impacto nas vendas Dificuldade de direcionamento do orçamento Destacar suas características – consumidores acreditar na empresa Elo emocional

18 Para criar uma reputação
Cria boa vontade e fortalece a reputação – informações ao público sobre a organização – particularmente ações beneficentes Construir credibilidade e aumentar sua reputação – endosso de organizações terceirizadas (“selo de aprovação” ou ranking) Divulgar atividade filantrópicas - melhora da reputação, mas exige cautela Crível e estratégica

19 Para recrutar e manter funcionários
Elevar a moral entre os funcionários Explicar em termos simples o perfil de uma organização grande e complexa Atrair melhores funcionários – gera entusiasmo tanto entre funcionários potenciais quanto contratados Aumentam a reputação da empresa perante os públicos de não-funcionários – consumidores, por exemplo.

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24 “Um dia de Comunicador”
Dinâmica baseada nos conceitos da apresentação: Marketing Social & Propaganda Corporativa

25 Orientações 10 min Situações Hipotéticas
Pequena proposta (frase) conforme indicado Discutam e reflitam sobre o tema

26 JP Morgan Chase & Co Adalberto Schluk
Pretende ser respeitado e ter confiança Transparência Excelência “I work for JP Morgan”

27 “I work for JP Morgan”

28 Microsoft Daniel Petrinela Apaixonado por tecnologia
Inovação é uma maneira de: Ajudar pessoas Atingir o potencial da empresa “Wings”

29 Break barriers / Knowledge / Skills / Take you far away
“Wings” Break barriers / Knowledge / Skills / Take you far away

30 Bayer Moisés Ornelas Inovações científicas Desenvolver alternativas
Cura de doenças

31 “Life Saver” Life Saver / Make the world a better place / Searching for solutions / Passion / Never give up / Career at Bayer

32 Petrobras Irineu dos Salles
Prover energia capaz de impulsionar o desenvolvimento Garantir o Futuro da sociedade Promovendo a Cidadania

33 Cidadania nas ondas do rádio
“Radiotube” Cidadania nas ondas do rádio

34 Vale Adriano Scalbin Busca do desenvolvimento sustentável
Forma correta para cuidar do nosso planeta Vale Florestar

35 95 mil hectares implantados
“Vale Florestar” 95 mil hectares implantados

36 Sabesp Richard Figueira Serviços de saneamento
Melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente Projeto Tietê

37 “Projeto Tietê” Novas estações de tratamento / ampliação da coleta de esgotos / qualidade ambiental

38 Obrigado! Felipe Laloni Guilherme Dzik Roberto Higgins Thiago Dauch
Victor Bolonha Victor Fotopoulos


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