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SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997

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Apresentação em tema: "SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997
CIE Londrina CIE Curitiba INESUL CIE Araucária INESUL VIRTUAL CIE São Luís FANESP SISTEMA INTEGRADO INESUL 1997 FAEC FIMAR FIRSUL FIPAR CIE Imperatriz/MA CIE Colombo FIIMP CIE Bacabal/MA

2 MISSÃO Formar agentes de transformação que se coloquem à disposição da comunidade interagindo, trabalhando com ela, mostrando-lhe dados e caminhos já tateados pelo conhecimento acadêmico, superando experiências acumuladas, assumindo desta forma a parcela de responsabilidade que lhe cabe, partindo para uma atuação transformadora e criadora, buscando uma sociedade em termos políticos: verdadeiramente aberta e em termos sociais, mais justa.

3 FINALIDADE Capacitar indivíduos para que tenham condições de disponibilizar durante seu desempenho profissional os atributos adquiridos na vida social, escolar, pessoal e laboral, preparando-os para lidar com a flexibilidade e rapidez na resolução de problemas.

4 2010 – UNIVERSIDADE EXCELÊNCIA NO ENSINO
META 2010 – UNIVERSIDADE EXCELÊNCIA NO ENSINO

5 As Mudanças no Mundo e Seus Impactos

6 O que as escolas precisam aprender para...

7 ...enfrentar os desafios do Século XXI?

8 A Escola se mantém fossilizada

9 Num mundo que não para de mudar

10 Século XX Século XXI

11 Século XX Século XXI

12 A escola como conhecemos hoje é fruto de uma sociedade forjada no Século XVIII.

13 Revolução Industrial Revolução Francesa Estados Modernos Independência Americana

14 MÃO DE OBRA

15 Revolução Tecnológica

16 Refletir sobre o processo produtivo

17 O que fazer? Currículo por disciplina? ou
Currículo por competências e habilidades?

18 DISCUSSÃO / REFLEXÃO Qual o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhada neste final de século?

19 Pareceres do Conselho Nacional de Educação
FUNDAMENTAÇÃO Pareceres do Conselho Nacional de Educação CNE / CES 776 / 97 CNE / CES 67 / 2003 CNE / CES 136 / 2003 CNE / CES 210 / 2004

20 FUNDAMENTAÇÃO Plano Nacional de Educação Lei nº 10.172/2001.
Relatório para UNESCO sobre a Educação – Século XXI.

21 COMPREENSÃO DO NOVO PARADIGMA
QUAIS SÃO AS MUDANÇAS QUE VERDADEIRAMENTE OCORRERAM?

22 PROFESSOR CENTRO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM X
ASSUME O PAPEL DE FACILITADOR DO PROCESSO

23 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
DIREITO DE ENSINAR X DIREITO DE APRENDER

24 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
GRADE CURRICULAR - por disciplina MATRIZ CURRICULAR - Módulo Função Sub-função

25 GRADE CURRICULAR 1º SEMESTRE Nº Disciplina Carga Horária 1
Comunicação Escrita e Oral I: Português I 50 2 Anatomia I 3 Informática em Saúde 4 Evolução da Enfermagem Profissional 5 Comunicação Escrita e Oral I: Português II 6 Anatomia II 7 Metodologia da Pesquisa I 8 Saúde e Qualidade do Meio Ambiente Total 400 2ª SEMESTRE Disciplina Carga Horária 9 Fisiologia I 50 10 Química Fisiológica 11 Parasitologia 12 Biologia I: Citologia e Histologia 13 Fisiologia II 14 Biologia II: Genética e Embriologia 15 Enfermagem em Primeiros Socorros 16 Nutrição Total 400

26 MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM
INESUL - INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE LONDRINA CURSO: ENFERMAGEM CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO – 3270 hr/a CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO – 680 hr/a MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM MÓDULO FUNÇÕES CH SUBFUNÇÕES Módulo I Profissão Enfermeiro CH 100h As dimensões do processo de trabalho do enfermeiro 100 Educação do cliente, comunidade, equipe de trabalho e formação profissional 100h Planejamento da assistência ao paciente / cliente Gestão de ações de enfermagem Pesquisa e implementação de ações para a saúde Auditoria e consultoria de serviços

27 MÓDULO FUNÇÕES CH SUBFUNÇÕES Módulo II Módulo III Módulo IV
Atenção Primária à Saúde I CH 300h Educação para saúde I 226 Processo saúde – doença I 300h 74 Educação para o autocuidado Módulo III Atenção Primária à Saúde II CH 430h Apoio ao diagnóstico I 150 Exame clínico geral e específico I 150h Exames diagnósticos I Recuperação e Reabilitação I 220 Assistência nas afecções crônicas e/ou degenerativas I 280h Assistência nas afecções infecto-contagiosas e parasitárias I Assistência em Saúde Coletiva Proteção e prevenção I 60 Promoção da saúde e segurança no trabalho, nas ações de saúde e biossegurança nas ações de enfermagem I Módulo IV Atenção Primária à Saúde III Recuperação e reabilitação II 350 Assistência em urgências e Primeiros Socorros 350h Assistência na saúde mental I Assistência à saúde da mulher Assistência à saúde da criança Assistência à saúde do adolescente Assistência à saúde do adulto e do idoso Gestão em saúde I 80 Planejamento, organização e avaliação do processo de trabalho em saúde I 80h Planejamento, organização, direção e avaliação do Processo de trabalho em enfermagem I Programa de saúde da família

28 CONTEÚDOS – Era um fim em si mesmo
EMENTA X CONHECIMENTOS – Ligados a sub-função INTERDISCIPLINARIDADE

29 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PLANO DE CURSO CURSO DISCIPLINA TURMA SEMESTRE CARGA HORÁRIA PERÍODO DE REALIZAÇÃO Teoria Prática Total OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS

30 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR
EMENTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO VERIFICAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR

31 ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
MÓDULO II – ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE I FUNÇÃO: Educação para Saúde I SUB-FUNÇÃO: Processo Saúde-Doença I / Educação para o Auto-Cuidado I – Carga Horária 300 hs COMPETÊNCIAS Conhecer e conceituar ser humano, visando compreender suas relações interpessoais, suas relações com as instituições sociais e com o meio ambiente; Conceituar e discutir atenção primária à saúde, objetivando o conhecimento de práticas saudáveis de vida, assim como a importância do estímulo ao autocuidado; Reconhecer as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes; Analisar sócio-historicamente as políticas públicas de saúde para desenvolver ações com terminalidade e resolutividade no âmbito da promoção, proteção e prevenção;

32 HABILIDADES Identificar os elementos que contribuem para a multideterminação do ser humano; Discutir as relações do ser humano no modo de produção e classe social; Identificar os elementos envolvidos no processo saúde-doença;

33 1º PASSO Levantamento dos conhecimentos 2º PASSO Agrupar conhecimentos por área 3º PASSO PLANEJAR

34 MÓDULO FUNÇÃO SUB-FUNÇÃO
CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO CONHECIMENTO

35 PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
CARÁTER MAIS ENCICLOPÉDICO PRIVILEGIANDO A MEMÓRIA E A PADRONIZAÇÃO X DESAFIOS COGNITIVOS PROBLEMATIZAÇÕES CONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

36 COMO OCORRE O PROCESSO DA APRENDIZAGEM?

37 O processo de aprendizagem ocorre efetivamente pelo desenvolvimento das HABILIDADES DO PENSAMENTO.

38 COMO SE O PENSAMENTO?

39 PROCESSO COGNITIVO PASSA POR SEIS DOMÍNIOS
CONHECIMENTO COMPREENSÃO APLICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE AVALIAÇÃO OU JULGAMENTO

40 TAXONOMIA DE BLOOM OPERAÇÕES COGNITIVAS (PENSAR)
Avaliar Síntese Análise Aplicação Compreensão Conhecimento

41 Apresentar o que precisa ser conhecido
CONHECIMENTO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Apresentar o que precisa ser conhecido

42 Entender o significado da informação
COMPREENSÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Entender o significado da informação

43 Uso da informação em situações concretas
APLICAÇÃO OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Uso da informação em situações concretas

44 Examinar a informação em suas partes
ANÁLISE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Examinar a informação em suas partes

45 Integrar as partes em um todo
SÍNTESE OBSERVAÇÃO COMPARAÇÃO CLASSIFICAÇÃO ANÁLISE SÍNTESE Integrar as partes em um todo

46 CONHECIMENTOS São entendidos como o que muitos denominam simplesmente de saberes (conteúdos). HABILIDADES São o saber fazer relacionado com a prática do trabalho transcendendo a mera ação motora.

47 COMPETÊNCIAS “ENTENDE-SE POR COMPETÊNCIA PROFISSIONAL A CAPACIDADE DE ARTICULAR, MOBILIZAR E COLOCAR EM AÇÃO VALORES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES NECESSÁRIOS PARA O DESEMPENHO EFICIENTE E EFICAZ DE ATIVIDADES REQUERIDAS PELA NATUREZA DO TRABALHO”.

48 Convida os professores a:
METODOLOGIA Convida os professores a: Considerar os conhecimentos como recursos a serem mobilizados Trabalhar regularmente por problemas Criar ou utilizar outros meios de ensino Negociar e conduzir projetos com seus alunos

49 Adotar um planejamento flexível e indicativo e improvisar
Implementar e explicitar um novo contrato didático Praticar uma avaliação formadora em situação de trabalho Dirigir-se para uma menor compartimentação disciplinar

50 METODOLOGIA Deve Contemplar: Trabalho com os conhecimentos;
Desenvolvimento das Habilidades do Pensamento: Observação; Compreensão; Classificação; Análise; Síntese; Avaliação.

51 CONHECIMENTO HABILIDADE COMPETÊNCIA Saber fazer Por que fazer Como fazer

52 ESTUDO DE CASOS O que é um caso?
É uma estória real ou simulada que no seu bojo ilustra importantes aspectos de uma área de conhecimentos. O que é aprendizagem por estudo de casos? É a análise que se faz de um cenário ou uma situação onde o aluno faz um levantamento da informação relevante, reflete sobre os dados coletados a fim de expressar uma conclusão.

53 Quais as metas na análise de casos?
Reforçar a compreensão dos principais conceitos, processos e idéias da disciplina. Desenvolver a habilidade do senso crítico. desenvolver a habilidade de análise, síntese e avaliação quando se discute um caso. No Estudo de Caso não temos a intervenção do aluno para resolver situações.

54 SITUAÇÃO PROBLEMA O que é uma situação problema?
É uma ocorrência que necessita de uma proposta para ser solucionada, pois está afetando ou impedindo um bom desempenho. O que é aprendizagem por situação problema? O aluno observa, analisa, vai em busca de novos conhecimentos e formula a proposta de solução.


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