A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO
Universidade Castelo Branco Profª.: Rose Cléa

2 SINTAXE EU ENTREGUEI O DOCUMENTO A PEDRO.
EU ENTREGUEI A PEDRO O DOCUMENTO. A PEDRO, EU ENTREGUEI O DOCUMENTO. O DOCUMENTO, EU ENTREGUEI A PEDRO. A PEDRO, O DOCUMENTO, EU ENTREGUEI.

3 FRASE “É um enunciado de sentido completo, a unidade mínima de comunicação” – Celso Cunha “Menor texto possível. Num extremo pode ter forma de interjeição (...), num outro extremo, apresenta normalmente a estrutura bimembre – a oração, centrada no verbo” – Azeredo

4 ORAÇÃO “Às vezes, é sinônimo de frase ou de período (simples) quando encerra um pensamento completo e vem limitada por um ponto” – Garcia “é uma frase que apresenta determinado tipo de estrutura interna, incluindo sempre um predicado e frequentemente um sujeito” – Perini “o tipo mais comum de frase é a oração, sintagma formado de sujeito e predicado, e como tal estruturada em torno de um verbo” - Kury

5 PERÍODO “É o conjunto frasal, cuja enunciação termina por uma pausa conclusa, assinalada na escrita pelo sinal de pontuação. Pode abarcar uma ou mais de uma oração” – Mattoso “É a frase formada de duas ou mais orações” – Rocha Lima “É o enunciado, de sentido pleno, constituído de uma ou mais orações, e terminado por uma pausa bem definida, marca na escrita por ponto” - Kury

6 Analise e responda Quais dos enunciados abaixo são frases?
Quais NÃO podem ser chamados de oração? Quais são considerados períodos? Meu apartamento tem três quartos. Quantos quartos têm seu apartamento? Vá ao mercado e traga leite. Quero que você compre leite. Que frio! Quantos quartos? Mas que quarto lindo!

7 ANALISE E RESPONDA Leia o diálogo: - Você foi à escola ontem? - Sim.
Sua escola é aquela que tem um castelo na frente? É. Você diria que todas as falas expressas acima são frases? Justifique.

8 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS
subst subst subst ↓ ↓ ↓ O pequeno Hamlet, um rebelde passivo, viveu na Era viking. sujeito aposto adj adv. subst As ruas da cidade estavam vazias. adj. adn.

9 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS
ADJETIVO ADJETIVO ADJETIVO ↓ ↓ ↓ O pequeno Hamlet é ingênuo e sonha com um mundo calmo. ↓ ↓ ↓ adj adn pred do sujeito adj adn SUJEITO OBJETO

10 SUBSTANTIVO X ADJETIVO
O que vimos, no voo 107 da TAM, não era um passageiro porco, mas um porco passageiro, pesando 135 quilos. Comente a diferença de sentido, de classe gramatical e de função sintática nas expressões destacadas.

11 RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS
(verbo) Necessito de dinheiro. (compl. verbal) (subst) Tenho necessidade de dinheiro. (compl. nom) Era uma carteira de dinheiro. (adj. adnominal)

12


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA IV SINTAXE - FRASE,ORAÇÃO e PERÍODO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google