A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino."— Transcrição da apresentação:

1 Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino

2 O que é mídia digital? O termo mídia digital refere-se a mídia eletrônica que trabalha com codecs digitais. No sentido mais amplo, mídia digital pode ser definida como o conjunto de veículos e aparelhos de comunicação baseados em tecnologia digital, permitindo a distribuição ou comunicação digital das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Meios de origem eletrônica utilizados nas estratégias de comunicação das marcas com seus consumidores, geralmente chamada de mídia digital.

3 Exemplos de mídias digitais
No sentido técnico, mídia digital pode ser: Computador Telefone celular Compact disc Vídeo digital Internet Televisão digital MiniDisc Jogo electrônico e outras mídas interativas.

4 Conceito Genericamente, o termo refere-se a qualquer mídia que utiliza, como meio, um computador ou equipamento digital para criar, explorar, finalizar ou dar continuidade a um projeto que tem como suporte a internet, comunicação online ou offline, produções gráficas, videogames, conteúdos audiovisuais, etc. A mídia digital explora os meios corretos para comunicar a mensagem da forma mais adequada e instigante.

5 Como as mídias podem contribuir para o ensino?
O uso do computador em sala de aula proporciona: Uma postura diferente do professor tradicional, pois o mesmo deve-se colocar não mais como o dono o dono do conhecimento e da informação, mas sim, como um orientador, que deve ensinar o aluno a aprender. Uma visão mais crítica e abrangente sobre o uso da informação e da tecnologia; Além de estimular a linguagem e a interatividade, as mídias também podem servir como instrumento de pesquisa, veículo de comunicação e desenvolvimento de projetos.

6 Tipos de mídias educativas
Aparelho de som; TV; Computador; Ilustrações/Fotos; Vídeos/Animações; Páginas virtuais (sites); Jogos Educativos; Blog´s; Foruns; Chats;

7 Blog´s Um blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog. Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

8 Sistemas de criação de Blog´s
Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML (linguagem para propramar e formatar páginas de internet). A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Atualmente os sistemas de blog´s disponíveis na internet permitem a interação entre todos os tipos de mídias que podem ser veiculados na internet de uma forma muito simples e fácil de gerenciar.

9 Vídeos (arquivos de vídeos)
Um arquivo de vídeo é um formato de arquivo de computador que pode conter vários tipos de dados, comprimido por meios estáveis utilizando codecs (Codificador/Decodificador) de vídeo e/ou áudio. Existem vários programas para a criação e edição de vídeos, porém os mais profissionais exigem um alto investimento na aquisição do produto/licença e também num computador com alto grau de processamento.

10 Windows Movie Maker Em 2004 a Microsoft, lançou o Windows Movie Maker (Criador de vídeos de Windows) que vinha incorporado com mais um acessório do Windows XP, a partir daí, oferecendo uma interface simples e de fácil utilização, os usuários sem muita experiência puderam ter a possibilidade de criação de vídeos de forma rápida e simples. O Windows Movie Maker pode combinar a união e outros vídeos ou servir também como criador de animações de ilustrações/fotos combinados com textos e efeitos que podem ser inseridos rapidamente.

11 Windows Movie Maker


Carregar ppt "Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google