A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases de dados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases de dados."— Transcrição da apresentação:

1 Bases de dados

2 O que é uma base de dados? … é uma colecção de dados, organizados, que se relacionam… … é INFORMAÇÃO … ou em suporte digital… em papel, …

3 Lembra-te de algumas razões para informatizar uma base de dados!
maior rapidez de consulta mais variedade na combinação dos dados – mais informação menos repetições de dados – maior fiabilidade … e ainda muitas outras razões de que te lembraste!

4 Existem no mercado muitas ferramentas para informatizar uma base de dados:
sbase – OpenOffice 3 Microsoft Access FileMaker Microsoft SQL Oracle Informix DB2 etc. Estes são alguns dos produtos que permitem criar, utilizar e manter bases de dados.

5 Base de dados No nosso caso iremos trabalhar com o Microsoft Office Access 2010, um dos mais divulgados para o ambiente Windows.

6 Para construíres uma base de dados…
… terás que reflectir sobre alguns aspectos: Qual o “tema” que eleges para a tua BD? a tua agenda de moradas, as tuas músicas, os desafios e os golos do teu clube, os tempos e classificações do campeonato de F1, as tuas receitas, etc., Que “perguntas” queres fazer à tua BD? quantos…, quais…, que…, desde quando, etc., Onde “coleccionar os dados“ para introduzir na tua BD? na internet, nos teus arquivos, em revistas, etc. Uma vez discutidas as questões anteriores, mãos à obra!

7 Começamos por definir as Tabelas, isto é, …
… as “gavetas” dos dados… arrumamos melhor os dados se os distribuirmos, segundo um critério, por várias “gavetas”…

8 Na base de dados da alimentação…
… temos a tabela Receitas, onde guardamos os dados próprios de cada receita: o nome, o tipo de receita, a elaboração, a foto…

9 Na base de dados da alimentação…
… a dos ingredientes Ing_R, onde guardamos os dados de cada ingrediente… a quantidade, a unidade de medida…

10 O tipo de campo… … deve ser escolhido de acordo com as caraterísticas dos dados que queremos que ele guarde A escolha acertada do tipo de campo facilita a sua utilização posterior: se quisermos comparar datas, convém que o campo esteja definido como Data/hora, se quisermos fazer cálculos, temos que o definir como numérico, se for muito extenso deve ser definido como Memo, etc.

11 Há tabelas com outras funções…
… que não se destinam a armazenar dados… é o caso da tabela R_tipo… … que serve para “validar” o tipo de receita: bacalhau, arroz, sopas, vegetais, etc., … permite também restringir as pesquisas e… utiliza-se interativamente…

12 … tabela R_tipo utiliza-se interativamente…
… desta forma…

13 Organização da informação
… mas o que é isto?… Isto é um Formulário … mas já lá vamos!

14 Entrada de dados na BD Agora que definimos os dados – os campos – de cada tabela, podemos começar a preenchê-los… se clicarmos 2 vezes sobre o nome da tabela Receitas… … aparecem os campos vazios para preenchermos, mas…

15 … os formulários são… simpáticos…
… não é simpático ter que escrever os dados da receita nas diferentes tabelas (a das receitas, a dos ingredientes, etc.)! … é muito mais simples escrever todos os dados da mesma receita de uma vez só! É aí que entram os Formulários!

16 … os formulários são… “janelas”…
… para ver os dados de forma organizada, isto é, para aceder à informação. mas então?!…

17 … várias tabelas no mesmo formulário!...
… estando os dados da receita numa tabela e os dados dos ingredientes noutra tabela… como é que o Access sabia quais os ingredientes que devia associar àquela receita?...

18 é o esquema de Relações... … que informa o Access
… sobre a gaveta em que deve procurar os ingredientes daquela receita!

19 o esquema de Relações... aponta ao sbase, os campos que servem de “âncora” de uma tabela para outra! o campo que contém o nome da receita – R_nome – faz a ligação entre a tabela das Receitas e a dos ingredientes Ing_R a consulta aos tipos de receita faz-se através desta relação o nome do ingrediente – I_nome - relaciona a tabela de ingredientes – Ing_R - com a tabela dos nutrientes – Ing_N

20 Há formulários com funções diferentes…
… como os Formulários de navegação… … este, por exemplo, que só apresenta Botões … botões? Será isto?...

21 desenrola-se uma ação…
... ao clicar num botão… desenrola-se uma ação… … essa ação resulta da execução de uma Macro (ou de um Módulo)

22 … as Macros e os Módulos são pequenos programas…
… que executam várias tarefas: abrir ou fechar um formulário, calcular um valor, consultar uma tabela, imprimir um Relatório, etc.

23 … Relatório? … o que é isso?
Relatório é como o Access designa a impressão da informação

24 The End … e agora, ao trabalho! Bases de dados UAU!!!!


Carregar ppt "Bases de dados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google