A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

05 de outubro de 2011 Bruno Rondani

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "05 de outubro de 2011 Bruno Rondani"— Transcrição da apresentação:

1 05 de outubro de 2011 Bruno Rondani
Ativos Intangíveis no Modelo de Inovação Aberta 05 de outubro de 2011 Bruno Rondani

2 Ressalva Ativos Intangíveis são muito mais do que patentes ou outras formas de Propriedade Intelectual Ativos Intangíveis Know -how PI Patentes

3 Henry Chesbrough – UC-Berkeley
O que é Open Innovation? É a nova forma como as empresas tem se organizado para inovar em um mundo onde a colaboração é inevitável 2003 2006 2006 Henry Chesbrough – UC-Berkeley 2010 Inovação Aberta constata a abertura do processo de inovação – da geração do conhecimento à comercialização – mantendo um fluxo constante entre as fronteiras da firma, suas fontes de inovação (internas ou externas) e mercados”

4 Funil de Inovação Aberta
Intelligence is the ‘eyes’ and ‘ears’ needed for Open Innovation (EIRMA, 2009) Spin Offs Estratégia de Novos Produtos e Tecnologias Identificação, Avaliação e Seleção de Tecnologias Seleção de Projetos Desenvolvimento de Produtos e Processos Novos Produtos Desenvolvimento Conjunto Make or Buy Estratégia de Inovação Estratégia Tecnológica P&D MKT Novas aplicações Propriedade Intelectual Licenciamento Ideias e Tecnologias Novos Mercados Fronteiras da Empresa Fonte: Adaptado de Dr Letizia Mortara, Centre for Technology Management, Institute for Manufacturing, Cambridge University

5 Níveis estratégicos Estratégia de Negócio Estratégia de Inovação
Estratégia Tecnológica Atividades de P&D Estratégia de PI Processos, Produtos e Serviços Spin off, licenciamentos

6 OI = P&D + modelos de negócios
Custos de desenvolvimento interno Receita Modelo fechado (no passado) Custos de desenvolvimento interno Receita Modelo fechado (hoje) Menor tempo de vida de produto Maiores riscos com inovação Receita Spin-offs Novos mercados Novas receitas Modelo aberto (futuro) Custos de desenvolvimento interno e externo Royalties Redução de custo e tempo com colaboração externa Receita Custos

7 “Marketplaces” da inovação
Inovação aberta está intimamente ligado ao surgimento e desenvolvimento de Mercados Intermediários de Ideias e Tecnologias: Modelo Clássico: comercialização de patentes Novos modelos de comercialização Mercados Intermediários de Tecnologia = Mercados de Inovação Inventor Mercado intermediário Comprador No modelo fechado mercados intermediários tinham menos importância pois: ganhava-se mais comercializando diretamente a tecnologia e inventor encontrava poucos compradores capazes de absorver a tecnologia.

8 Por que colaborar? A lacuna pode ser preenchida com: • P&D interno
• Aquisição de conhecimento externo existente • Co-criação de conhecimento novo com parceiros externos

9 Por que colaborar? Conhecimento não utilizado:
• Mantém internalizado (sem monetização) • Comercialização de conhecimento a terceiro • Compartilhamento de conhecimento & co-criação com parceiro externo

10 Por que colaborar? Complementariedade: outra possibilidade de co-criação

11

12 Open Innovation e Propriedade Intelectual
Inovação Fechada Inovação Aberta Uso exclusivo da P&D Tecnologia desenvolvida e levada para o mercado pela mesma empresa Controle total da inovação: desde a pesquisa até a comercialização Tecnologia explorada apenas por modelo de negócio interno PI como barreira de entrada e não como fonte de receitas Empresas frequentemente vendendo e não comprando PI Mercados intermediários pouco ativos Uso de P&D interno e externo correspondente a um modelo de negócio em particular Abertura para novos modelos de negócio Variedade de geradores e colaboradores de PI (empresas, universidades & ICTs) Uso proativo da PI PI é um ativo que pode ser gerido Uso de métodos mais complexos para valoração de PI devido a intensidade e diversidades dos modelos de comercialização Mercados intermediários muito ativos

13 Propriedade Intelectual e Inovação Aberta
Gestão estratégica da PI é a essência para modelos de negócio em Inovação Aberta Proteção das criações e outras invenções são pré-condições fundamentais para a transferência de tecnologia e comercialização de PI Transferência de tecnologia em transações comerciais Acesso ao know-how de terceiros O principal e mais comum problema da OI é a falta de conhecimento e a incerteza quanto a titularidade de exploração dos resultados

14 Transação vs. Co-criação
Source: Jaakko Paasi

15 Transação vs. Co-criação
Redes transação Redes de co-criação Source: Jaakko Paasi

16 Níveis de abertura Source: Jaakko Paasi

17 Proteção dos Ativos Intangíveis em modelos de colaboração
Source: Jaakko Paasi

18 Racionais para o sistema de PI
patentes e direitos autorais permitem a criação de mercados, corrigindo falhas de mercado em relação ao conhecimento idéias baseadas, expressões criativas e demais ativos intangíveis. (i) Criação de mercado: Patentes e direitos autorais facilitam o spill-over e expansão de ideias baseada no conhecimento e expressões criativas de ideias através da criação de incentivos ao comércio. (ii) Incentivo: patentes e direitos autorais protegem talento empresarial facilitando o desenvolvimento sustentável das empresas e indústrias. (iii) Desenvolvimento sustentável das empresas e da indústria: patentes e direitos autorais inventividade recompensa e criatividade em todo o sistema econômico. (iv) Recompensa:

19 Um Sistema Comprometido
“The current world backlog stands at over 10 million unexamined patents. However, there is a lot of redundancy within the current system and it needs to be addressed, because many of these 10 million patents have no certainty of legal protection and the technologies could otherwise be available to the market.” Jon W Dudas, Under Secretary of Commerce for Intellectual Property and Director of the USPTO (EPO, 2007) Above: A victim of its own success. The massive, and relatively recent, growth in patent applications is motivated at least in part by the new understanding about the value of IP – as well as accelerating innovation, particularly in the ICT, biotech and emerging converged technology arenas.

20 E para Piorar... (EPO, 2007)

21 Open Innovation Inovação Aberta não significa Inovação Livre
Capabilities Business Models Open Innovation As empresas precisam ter fluxo de caixa positivo para a partir de seus investimentos de inovação em P&D, Desenvolvimento de Negócios, Engenharia de Manufatura, e Licenciamento Atividades

22 Inovação aberta torna disponível a opção de considerar a propriedade intelectual apenas como um meio de buscar o lucro e vantagem competitiva. IP e know-how são ambos compartilhado com os outros, e apenas a PI e know-how estratégica são totalmente controlados dentro de casa a fim de garantir vantagem competitiva. Licenciamento/Spin Off para benefício estratégico Manter em casa Ignorar Licenciar/Difundir para diluir vantagem de competidores Ações Vantagem Competitiva Baixa Alta Apropriabilidade Legal Fonte: Adaptação de Pitkethly, 2001 Sob esse paradigma, as discussões devem se concentrar em um modelo de negócio em particular, e não no sistema de propriedade intelectual em si.

23 Sugestão para a definição de PI no contexto da inovação aberta e em rede:
empresas utilizam a inovação aberta para o lucro, quando existem regras claras sobre a propriedade e o conhecimento sob a forma de PI ou através de outros meios privados ordenação como contratos, políticas, organização e rotinas de processos e normas. Leis de PI Contratos Políticas Normas Processos PI = conhecimento que pode ser controlado com leis de propriedade intelectual + conhecimento e outros recursos intangíveis cujo uso pode ser controlado tanto física como tecnicamente por contratos, políticas, organização e rotinas de processos e normas

24 Complexidade da PI com IA
Diferentes tipos de participantes Diferentes tipos de resultados e exploração Conhecimento “Foreground / background IP” para gerações sucessivas de projetos relacionados Direitos das universidades de usar os DPIs para pesquisas futuras

25 Gestão da PI em ambiente de OI
A gestão da PI em um ambiente de Inovação Aberta requer: Aumentar o nível de proteção – especialmente patentes Aumento do conhecimento sobre as características da PI de interesse PI não ser encarada como um acessório de P&D Acompanhar o valor da PI para “licensing in” Firmar alianças de PI Assegurar boa qualidade da PI por meio de “due diligence Contratos de gestão de PI estruturados Acordos de Confidencialidade na fase conceitual Clareza sobre a titularidade na fase de invenção Clareza quanto aos direitos de usuários (licenciamento)

26 Contexto para Inovação
Setor Science-Based Processo inovativo constante Altos investimentos em P&D Empresas do setor tradicionalmente verticalmente integradas Queda na produtividade do P&D Tempo médio de aprovação crescente Surgimento de tecnologias emergentes Erosão das receitas com mercado de genéricos 11% 15% Fonte: Dado da Indústria Farmacêutica, extraído de Henry Chesbrough , Open Business Models, 2006

27 Processos transparentes e claros para atrair parceiros
Caso Eli Lilly Processos transparentes e claros para atrair parceiros Rede de colaboração interna Global External Research and Development  Corporate Business Development  Corporate Finance—Investment Banking Office of Alliance Management  Executivos da Eli Lilly decidiram investir consistentemente em desenvolver uma competência de gestão de colaboração para o desenvolvimento de novos produtos

28 Níveis de Maturidade do Modelo de Open Innovation
Caso Eli Lilly Níveis de Maturidade do Modelo de Open Innovation

29 Caso Eli Lilly Rede de Parceiros

30 Scorecard de Parcerias
Caso Eli Lilly Scorecard de Parcerias

31 Caso Eli Lilly Alguns Resultados Desde 1995, Lilly lançou 16 novos fármacos, dos quais 6 foram desenvolvidos e comercializados através de parceiros Mais de 10 novos medicamentos estão sendo atualmente desenvolvidos com parceiros Em 2009, Lilly publicou 100 desafios internos dentro do mais de 80% foram solucionados por especialistasa internos Em 2009, Lilly publicou 40 problemas externamente através do Portal Innocentive e obteve 80% de respostas positivas De forma a colocar-se no próximo estágio de gestão da inovação aberta, a Eli Lilly decidiu desafiar seu modelo de negócios e deixar de ser uma Fully Integrated Pharmaceutical Company (FIPCO) para converter-se em uma Fully Integrated Pharmaceutical Network (FIPNET).

32 Contato www.openinnovationseminar.com.br Bruno Rondani


Carregar ppt "05 de outubro de 2011 Bruno Rondani"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google