A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Joardam William Monteiro de Almeida José Felipe Filho Jôse Vanessa Taluan da Silva Juliano Malta Luciano Moreira Souza

2 O que é Wireless? A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra ótica), através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão. Junto desta tecnologia há diversas aplicações como veremos a seguir.

3 O QUE É UMA REDE SEM FIO? Também chamada rede wireless, refere-se a um agrupamento de computadores (e outros dispositivos) em rede, interligados sem o uso de cabos mas sim através de ondas de rádio ou outras formas de ondas eletromagnéticas. As Redes sem fio ou wireless (WLANs) surgiram da mesma forma que muitas outras tecnologias; no meio militar. Havia a necessidade de implementação de um método simples e seguro para troca de informações em ambiente de combate.

4 REDES SEM FIO Topologia da rede:

5 A topologia da rede é composta de que?
BSS (Basic Service Set) - Corresponde a uma célula de comunicação da rede sem fio. STA (Wireless LAN Stations) - São os diversos clientes da rede. AP (Access Point) - É o nó que coordena a comunicação entre as STAs dentro da BSS. Funciona como uma ponte de comunicação entre a rede sem fio e a rede convencional. DS (Distribution System) - Corresponde ao backbone da WLAN, realizando a comunicação entre os APs. ESS (Extended Service Set) - Conjunto de células BSS cujos APs estão conectados a uma mesma rede convencional. Nestas condições uma STA pode se movimentar de uma célula BSS para outra permanecendo conectada à rede. Este processo é denominado de Roaming.

6 FUNCIONAMENTO Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, as WLANs estabelecem a comunicação de dados entre os pontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio e transmitidos através de ondas eletromagnéticas.

7 VANTAGENS Mobilidade; Não Usa o Telefone; Instalação rápida e simples;
Flexibilidade; Baixo Custo de manutenção; Alta imunidade a ruídos; Conexão Permanente; Segurança; Interligação entre matriz e filiais.

8 DESVANTAGENS Custo de implantação; Soluções proprietárias;
Segurança e privacidade;

9 EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS
Adaptador USB Wireless: 01 por PC/notebook (estações); Possui as funções de placa de rede e estabelece a conexão com os pontos da rede; Não gerencia a conexão e possui alcance inferior ao do Access point. - Access Point: 01 por conjunto de PCs/notebook (estações); · Ponto de Acesso: gerencia um número limite de estações que podem ser conectadas na rede e também as conexões entre as Estações; Compartilha a Internet (depende do modelo) · Estabelece a área de cobertura da rede: computadores, notebooks e outros dispositivos móveis que se encontrem dentro da área de cobertura, poderão ser conectados na mesma rede; Possui várias funções adicionais, conforme o tipo, o fabricante e o modelo.

10 CONCLUSÃO Como podemos ver neste trabalho, O futuro será da Internet sem fio. Pelo menos é o que parece se analisarmos o grande número de notícias e lançamentos que fazem dessa a onda mais "quente" da tecnologia de telecomunicações digitais. Não é de se duvidar, portanto, o brilhante futuro para esta aliança entre o poder da Internet, que permite o acesso global e rápido a qualquer tipo de informação, e as redes digitais sem fio, que permitem a mobilidade total dos equipamentos de acesso.


Carregar ppt "WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google