A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mini-aplicações para o Office 2010

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mini-aplicações para o Office 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Mini-aplicações para o Office 2010
Formador: Carlos Ferreira

2 Ciclo Webcasts Educação | Suite de Aprendizagem Contexto
Combinação de aplicações e ferramentas interactivas com conteúdos formativos, destinadas tanto a professores como a alunos, disponibilizados com o objectivo de facilitar a organização e o planeamento das aulas, e permitindo torná-las mais interactivas e interessantes. Programa de instalação Conteúdos e Formação • descrição geral • como começar • passo-a-passo • tutorial • webcasts Links úteis

3 Ciclo Webcasts Educação | Suite de Aprendizagem
Não necessita inscrever-se nas sessões seguintes. O link será enviado por e publicado online na página Webcasts Educação.

4 Questão 1 Participou nas Webcast sobre o Office 2010? Sim.
Não, mas já participei noutras webcasts. É a 1.ª vez que participo.

5 Qual a versão do Office que utiliza?
Questão 2 Qual a versão do Office que utiliza? Office 2010 Office 2007 Office 2003 Versão Anterior a 2003 Não utilizo o Microsoft Office

6 Questão 3 Costuma utilizar os Add-ins disponibilizados pela Microsoft para Office? Utilizo com frequência. Utilizo algumas vezes. Utilizo raramente. Não utilizo. Não conheço os Add-ins do Office.

7 Webcast Educação Add-ins do Office
Os add-ins do Office são suplementos ou mini-aplicações que adicionam funcionalidades ao Office, como funções da Matemática, símbolos químicos, entre outros. Compatíveis com versões 2007 e 2010 do Office.

8 Webcast Educação Add-ins do Office
Potencialidades Funcionalidades Exemplos práticos

9 Webcast Educação Add-ins do Office
Chemistry para o Word pptPlex para o PowerPoint Canvas para o onenote Office add-in para o moodle

10 Potencialidades do Chemistry para o Word
O Chemistry Add-in para o Word é um suplemento que permite inserir fórmulas químicas em qualquer documento do Word. Com este Add-in é possível editar as fórmulas químicas: modificando o seu aspecto 2D, criando novas fórmulas pela substituição de átomos por outros de elementos diferentes. É possível também aceder à Tabela Periódica para mais facilmente inserir um dado elemento. .

11 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Chemistry Gallery > Inserir fórmulas Para inserir uma formula química da galeria basta clicar na fórmula.

12 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Inserir fórmula através do nome do composto 1º escrever o nome do composto; 2º clicar no nome com o botão direito do rato e seleccioná-lo no menu “Convert to Chemistry Zone”; 3º Clicar em “Chemistry Navigator” no grupo “Chemistry”.

13 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Inserir fórmula através do nome do composto 4º clicar em “View” no grupo “Chemistry”; 5º escolher a opção 2D; 6º clicar em OK.

14 Funcionalidades do do Chemistry para o Word
Edit > Editar fórmula 1º Seleccionar a fórmula química ou o nome do composto no texto; 2º clicar em “Edit” no separador “Chemistry”; 3º escolher a opção Edit 2D;

15 Funcionalidades do do Chemistry para o Word
Edit > Editar fórmula 4º seleccionar o átomo que se pretende trocar; 5º clicar em “Change Atom Type” e escolher um átomo; 6º clicar em “More” para aceder à Tabela Periódica, quando o átomo não se encontra na lista.

16 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Edit > Editar fórmula 7º clicar em “OK” para adicionar a fórmula alterada ao documento;

17 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Save Selection > Guardar fórmula na Galeria Adicionar fórmulas à galeria: 1º seleccionar a formula; 2º clicar em “Save Selection” no grupo “import”; 3º atribuir um nome à fórmula.

18 Funcionalidades do Chemistry para o Word
Questão 4 É possível trocar os átomos que compõem as fórmulas químicas, por átomos de outros elementos? Sim. Não.

19 Vamos exemplificar algumas das funcionalidades

20 Potencialidades do pptPlex para o PowerPoint
O pptPlex é um “plug-in” para o PowerPoint que permite apresentar conteúdos de uma forma não linear. Com esta ferramenta é possível: colocar os diapositivos da apresentação numa tela, organizados por secções; alterar o fundo da tela, adicionar elementos e configurar o tamanho e posição das secções; utilizar as funcionalidades de “zoom”, durante a apresentação, para navegar entre os diapositivos.

21 Funcionalidades do pptPlex para o PowerPoint
Start pptPlex > tela com todos os diapositivos Ao clicarmos num botão do grupo “Start pptPlex”, temos acesso a uma apresentação de uma tela com todos os diapositivos. Utilize as funcionalidades de “zoom” para navegar entre os diapositivos.

22 Funcionalidades do pptPlex para o PowerPoint
Start pptPlex > tela com todos os diapositivos Os diapositivos são colocados automaticamente em caixas que correspondem às secções da apresentação. Para criar uma secção deve: 1º clicar com o botão direito entre dois diapositivos; 2º escolher a opção “Adicionar secção”.

23 Funcionalidades do do pptPlex para o PowerPoint
pptPlex Content > Canvas Background Se clicarmos no botão “Canvas Background” do grupo “pptPlex Content” podemos escolher um fundo para a tela de apresentação. Depois de escolhermos um fundo, o pptPlex cria um diapositivo com a tela de apresentação do pptPlex.

24 Funcionalidades do pptPlex para o PowerPoint
Editar o diapositivo com a tela de apresentação Se seleccionarmos o diapositivo criado pelo pptPlex podemos: alterar o fundo da tela; adicionar elementos (textos, imagens, etc); alterar o tamanho das caixas que contêm as secções; alterar a posição das secções. Modo de edição Modo de apresentação

25 Funcionalidades do pptPlex para o PowerPoint
Questão 5 O diapositivo criado pelo pptPlex não pode ser editado? Sim. Não.

26 Vamos exemplificar algumas das funcionalidades

27 Potencialidades do Canvas para o OneNote
O Canvas é um suplemento ou “plug-in” ” que utiliza a funcionalidade de “zoom” com o objectivo de proporcionar uma navegação e posicionamento nas diferentes secções de um bloco de notas de uma forma mais prática e dinâmica. Com esta ferramenta é possível: colocar as páginas de um bloco de notas numa tela; utilizar as funcionalidades de “zoom” para navegar entre as páginas; redimensionar, editar ou adicionar páginas ou grupos; organizar as páginas em grupos;

28 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Canvas for OneNote > bloco de notas numa tela Este suplemento cria um bloco de notas denominado “Canvas OneNote”. É este bloco de notas que é apresentado na tela.

29 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Botão esquerdo do rato > funcionalidades de “zoom” Um clique numa página , num grupo ou na tela permite activar as funcionalidades de zoom. Pode utilizar a roda do rato para alterar o zoom.

30 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Botão esquerdo do rato > redimensionar páginas/grupos Clique nas marcas que surgem nos cantos ou margens e arraste para redimensionar páginas ou grupos.

31 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Botão esquerdo do rato > editar grupos Clique na marca que surgem no canto superior e altere o nome do grupo ou a cor da barra.

32 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Create new container > adicionar um grupo Clique no botão “Create new container “ da barra de botões para adicionar um grupo à tela. Os grupos e as páginas podem ser arrastados pelo título para qualquer lugar da tela. Para mudar a área de visionamento clique na tela com o botão esquerdo do rato e arraste a tela.

33 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Botão esquerdo do rato > editar páginas Faça duplo clique no título da página para aceder ao modo de edição. Clique em “Return to Canvas” para sair do modo de edição.

34 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Pages created on Canvas > adicionar páginas As páginas criadas na secção “Pages created on Canvas” do bloco de notas “Canvas Notebook” são adicionadas na tela.

35 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Activity view > histórico da actividade 1º Clicar no botão “Activity view” na barra de ferramentas; 2º Ajustar o tamanho do intervalo de tempo; 3º Arrastar o intervalo de tempo pela escala para visualizar a actividade realizada.

36 Funcionalidades do Canvas para o OneNote
Questão 6 A tela criada pelo suplemento “Canvas para o OneNote” apresenta todas as páginas de todos os blocos de notas do OneNote. A afirmação anterior é correcta? Sim. Não.

37 Vamos exemplificar algumas das funcionalidades

38 Potencialidades do office add-in para o Moodle
O Office Add-in para o Moodle é um suplemento para o Microsoft Office que permite aos professores partilhar os seus ficheiros Office no Moodle. Com este programa é possível: abrir, editar e guardar os seus documentos do Office (Word, Excel e Powerpoint) directamente numa disciplina do Moodle; navegar pelas disciplinas/pastas do Moodle e adicionar novas pastas; guardar as configurações de várias plataformas Moodle.

39 Funcionalidades do office add-in para o moodle
Ficheiro > Save to Moodle Podemos salvar um documento do Office directamente numa pasta de uma plataforma Moodle. Clique em “Save to Moodle” no separador “Ficheiro” para salvar o documento no Moodle. O documento pode ser salvo em vários formatos.

40 Funcionalidades do office add-in para o moodle
Ficheiro > Save to Moodle Clique em “New folder” para adicionar uma pasta e em “Course search” para procurar uma disciplina.

41 Funcionalidades do office add-in para o moodle
Ficheiro > Open from Moodle Clique em “Open from Moodle” no separador “Ficheiro”, escolha o Moodle que pretende aceder e entre na pasta que contém o ficheiro que pretende abrir. De seguida clique no ficheiro.

42 Funcionalidades do Math Worksheet Generator
Questão 7 Este suplemento permite salvar os documentos do Office no Moodle apenas nos formatos do Office 2010. A afirmação anterior é correcta? Sim. Não.

43 Vamos exemplificar algumas das funcionalidades

44 Questão 8 Dos add-ins apresentados, qual o que despertou maior interesse? Chemistry PPT Plex Canvas para o OneNote Office add-in para o Moodle Todos Nenhum

45 Como avalia a utilidade desta sessão para a sua prática lectiva?
Questão 9 Como avalia a utilidade desta sessão para a sua prática lectiva? Muito útil Útil Pouco útil Nada útil

46

47 www. microsoft. com/portugal/educacao/webcasts/magalhaes2011/default

48 Obrigado! E-mail: eduwebca@microsoft.com
Website:


Carregar ppt "Mini-aplicações para o Office 2010"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google