A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR."— Transcrição da apresentação:

1 AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR.

2 Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.
Antes de passar para o próximo slide, pegue seu ATLAS, seu CADERNO, uma CANETA e abra o seu LIVRO DIDÁTICO vol.2 nas págs.33,34e35. As perguntas em AMARELO contidas nestes slides devem ser respondidas no CADERNO e com ENUNCIADO. Essas perguntas serão cobradas como TAREFA logo após a volta as aulas.

3 Olá… Seja bem vindo a Aula 05.
Foi muito interessante a nossa última aula sobre os tipos de chuvas,… eu adorei!!!! Hoje, vamos tratar sobre a dinâmica das massas de ar. Já pegou todo o seu material? Então boa aula !!!

4 Nesta aula iremos tratar de assuntos relacionados a dinâmica das massas de ar. Nos próximos slides você irá encontrar imagens, textos, vídeos e exercícios. Analise as imagens, assista ao vídeo, leia os textos indicados e, logo após, responda as perguntas que se seguem. Faça tudo com muita atenção! Então, vamos lá….

5 Mas antes, vamos relembrar o que são massas de ar.
Massa de ar são extensas porções de ar que apresentam certa uniformidade horizontal de temperatura e umidade próprias. A massa de ar muda o tempo de um lugar. Quando a o encontro de duas massas de ar, de temperaturas diferentes, dá origem a uma frente.Os locais onde ocorrem as frentes não são tranquilos. Aí o tempo sofre modificações. É comum haver mudanças bruscas de temperatura, formação de nuvens, ventos e chuvas. Veja na imagem abaixo como isso acontece...

6 Você já deve ter ouvido essa expressão em jornais ou na televisão
Você já deve ter ouvido essa expressão em jornais ou na televisão. “Aproxima-se uma frente fria sobre o Sul do Brasil, trazendo queda de temperaturas bruscas e chuvas”.. Para saber mais sobre esse assunto, assista ao vídeo a seguir. Acesse o link abaixo.

7 responda as questões propostas.
Para enriquecer ainda mais seus conhecimentos, leia o texto a seguir e, depois em seu caderno, responda as questões propostas. Uma massa de ar fria e úmida originou-se ao sul da América do Sul, se deslocou em direção aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná percorrendo centenas de quilômetros, em nosso país, até chegar ao Sudeste. Durante o percurso, essa massa de ar foi modificando o tempo dos lugares por onde passava. Trouxe frio, chuva, ventos fortes, e problemas... Quando chegou em São Paulo, já não era a mesma, a temperatura estava bem mais elevada e os ventos bem mais fracos.

8 Vamos continuar esse assunto observando no mapa o caminho que costumam seguir as massas de ar semelhantes à citada no texto.

9 Veja quais atuam no Brasil, no inverno e no verão.

10 Veja o que elas podem provocar...
Provocam enchentes, ocasionadas por chuvas de grande intensidade, esse fato aconteceu na cidade de Curitiba no ano de 1999, causadas pelo encontro de uma massa de ar fria com outra de maior temperatura.

11 Continuando o nosso estudo, análise a charge a seguir
Continuando o nosso estudo, análise a charge a seguir.Depois, responda em seu caderno a questão que a segue: Charge 1  Com base em seus conhecimentos e após análise da charge, justifique qual é a relação entre a imagem e o assunto em estudo.

12 As massas de ar mudam o tempo de um lugar?
Agora, com base no texto e no vídeo, responda as questões propostas em seu caderno. O que são massas de ar? As massas de ar mudam o tempo de um lugar? Com base no texto sobre massa de ar, responda: Qual é a massa de ar a que o texto se refere? Descreva as características e mencione quais foram os problemas ocasionados por essa massa de ar. 4) Sobre o vídeo que você assistiu, responda: Qual foi a notícia principal em destaque? Esse acontecimento também ocorre em sua cidade? Justifique:

13 Nossa!!! a aula passou tão rápido... Que pena que acabou! até amanhã!


Carregar ppt "AULA 05 – AS MASSAS DE AR MUDAM O TEMPO DE UM LUGAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google