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Problemas ou Oportunidades?

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Apresentação em tema: "Problemas ou Oportunidades?"— Transcrição da apresentação:

1 Problemas ou Oportunidades?
PNEUS Problemas ou Oportunidades?

2 O Problema É um dos maiores custos na operação de veículos pesados.
Forte influência no consumo de diesel. Desgaste excessivo dos pneus

3 Solução Um modo simples de resolver estes problemas é manter a calibragem adequada. Um pneu bem calibrado pode resultar em economia para a transportadora e maior qualidade nos serviços prestados.

4 Calibragem Irregular Um pneu mal calibrado pode resultar em superaquecimento e danos graves a sua carcaça. Aumenta o consumo de combustível em até 25% reduz em 1/3 a vida útil do pneu. Calculo realizado pela Pirelli

5 Solução Direta No mercado atual podemos encontrar algumas formas de resolver este problema: Rodocalibrador. Calibrador manual fixo. Calibrador de Pneus Portátil RODOPRESS.

6 Rodocalibrador Apesar de sua praticidade as transportadoras estão optando por não mais utilizar este sistema. Pois a má utilização por parte dos motoristas provoca um aumento no desgaste dos pneus. Esta má utilização levou as fabricantes de pneu a revogar a garantia para quem utilizasse este sistema. Atualmente 90% das frotas do Brasil não utilizam rodocalibradores. Resultado de pesquisa entre transportadoras e Caminhoneiros

7 Calibrador Manual Apesar de ser encontrado em quase todos os postos do país, sua utilização ainda causa uma serie de empecilhos. O caminhoneiro tem que esperar normalmente em fila para utilizar o equipamento. 30% dos caminhoneiros preferem andar com o pneu descalibrado a esperar na fila. Resultado de pesquisa entre transportadoras e Caminhoneiros

8 Buscando Resultados Ao realizar uma analise dos equipamentos oferecidos no mercado, e pesando seus pros e contras, criamos um novo produto que permitirá aos caminhoneiros e as transportadoras ter um controle da pressão dos pneus durante a viagem, sem a necessidade de pegar filas ou perder a garantia dos fabricantes e com um valor acessível.

9 Uma Inovação O Calibrador de Pneu Portátil para Caminhões utiliza a pressão gerada pelo compressor do caminhão para calibrar os pneus. Desta forma o motorista poderá calibrar os pneus todos os dias e assim ter maior controle do desgaste dos pneus e consumo de combustível.

10 Calibrador de Pneus Portátil para Caminhões

11 Custo-benefício Para analisar o custo-benefício vamos tomar como base um dos caminhões mais utilizado pelas transportadoras: Axor 1933 da Mercedes-Benz Tanque 820 litros Consumo médio de 3.8 quilômetros por litro Saindo da Vila Guilherme – SP com chegada em Feira de Santana – BA Rota de 1821 quilômetros Valor do Diesel 2 reais o litro (Valor Médio) Informações do site da Mercedes-Benz

12 Pneu Calibrado Com o pneu devidamente calibrado ele completara a viagem com os seguintes gastos Óleo Diesel = 479,2 litros Valor gasto em combustível = R$ 958,42

13 Pneu Descalibrado Com o pneu descalibrado completara a viagem com os seguintes gastos Óleo Diesel = 599,01 litros Valor gasto em combustível = R$ 1198,02

14 Resultado Mantendo o pneu devidamente calibrado (diariamente), em uma viagem de 1821 quilômetros o motorista/Transportadora terá uma economia de R$ 239, 60. Se considerar que um caminhão de transportadora roda em media quilômetros mensais, o motorista/transportadora terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 1973,68. Em um ano terá economizado R$ ,17 por caminhão Em uma frota com 10 caminhões em 1 ano será possível comprar um novo caminhão zero somente com a economia em combustível.

15 Consumo de Pneus 22 pneus – Trucado + 3 eixos Pneu Novo – 1.500 reais
Cap. de Rodagem – km 1ª Recapagem – 570 reais Cap. de rodagem – km 2ª Recapagem – 570 km Cap. de rodagem – km Media de km/mês Informações da Revista Carreteiro

16 Pneu Calibrado Descrição Valor (reais) Capacidade (km) Pneus Novos 33.000 1ª Recapagem 12.540 80.000 2ª Recapagem 75.000 Total 58.080 Com os pneus bem calibrados levara 24 meses para realizar uma nova troca de pneus. Com um gasto anual de R$ Informações da Revista Carreteiro

17 Pneu Descalibrado Descrição Valor (reais) Capacidade (km) Pneus Novos 33.000 1ª Recapagem 12.540 53.360 2ª Recapagem 50.025 Total 58.080 Com os pneus descalibrados levara 16 meses para realizar uma nova troca de pneus. Isto seria 33,3% menos que o ideal para a troca. Com um gasto anual de R$ Informações da Revista Carreteiro

18 Resultado Mantendo o pneu devidamente calibrado (diariamente), teremos aproveitamento de 100% da vida útil do pneu. Ao utilizar o pneu mal calibrado reduzimos em 1/3 sua vida util. Se considerar que um caminhão de transportadora roda em media quilômetros mensais, o motorista/transportadora terá uma economia mensal de aproximadamente R$ 1210,00 Em um ano terá economizado R$ ,00 por caminhão Em uma frota com 10 caminhões em 17 meses será possível comprar um novo caminhão zero somente com a economia em pneu.

19 Distribuidor Autorizado
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