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Há mais de 15 anos no mercado, os consultores do Grupo PDCA desenvolveram programas de treinamento baseados nas necessidades de seus clientes assessorados,

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2 Há mais de 15 anos no mercado, os consultores do Grupo PDCA desenvolveram programas de treinamento baseados nas necessidades de seus clientes assessorados, identificando os pontos fortes e fracos de seus profissionais, e ajudando-os a evoluir em suas carreiras.    Atualmente abrimos estes programas de treinamento ao público externo, com o intuito de desenvolver e capacitar profissionais apresentando as características atuais de diversos segmentos, e daqueles que neles atuam, estimulando os participantes a buscarem a excelencia em suas atribuições.

3 PALESTRANTE: Adenias Gonçalves - Formado em Administração de empresas, Pós-graduado em Finanças pelo IBMEC-RJ, em Administração, Contabilidade e Finanças pela FGV-RJ e em Gestão Estratégica pela Amana Key-SP, com especialização em Finanças Internacionais pelo Industrial Bank of Japan-Japão. Certificado em Life Coaching pelo Instituto HOLOS-SP e como Educador Financeiro pelo Instituto DSOP de Educação Financeira-SP. Docência pela Faculdade Campos Sales-SP.

4 INDICADORES GERENCIAIS

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6 Filme : O caso SID

7 INDICADORES FINANCEIROS
Como está a saúde financeira de sua empresa? De onde vem a receita e onde é gasto o seu dinheiro? Quanto de lucro está gerando? As empresas apresentam respostas a estas perguntas em três demonstrativos financeiros: demonstrativo de lucros e perdas balanço patrimonial demonstrativo de fluxo de caixa

8 “aquilo que não é medido não é gerenciado”
Mantra entre os administradores “aquilo que não é medido não é gerenciado” Robert Kaplan

9 Somos Governados por Indicadores
Nossa vida e a gestão das empresas nas mais diferentes formas. Números de consumo, produção e finanças são fáceis e diretos. Questões menos óbvias? Medir itens como: satisfação, qualidade, reputação? Que indicadores usar?

10 Dicas Preliminares para criação de Indicadores
1. Foco no Público alvo: 2. Fatores Críticos: 3. Simplifique: 4. Evolua, sempre:

11 Para quem interessa o indicador?
Dicas Preliminares para criação de Indicadores Foco no Público alvo: Para quem interessa o indicador?  Qual decisão será tomada com base nele? Tenha a perspectiva daquele que utilizará o indicador.

12 Dicas Preliminares para criação de Indicadores
2. Fatores Críticos: Quais são os fatores que determinam o sucesso ou o fracasso do indicador?

13 EXEMPLO: Dicas Preliminares para criação de Indicadores
Uma empresa percebeu que para medir a capacitação (treinamento) da equipe era mais crítico saber em quanto tempo eram capazes de solucionar os problemas que surgiam, do que possuírem certificações. Fez com que o indicador de capacitação fosse focado no tempo médio para solução de chamadas, não mais nas horas de treinamento ou pessoas com certificados.

14 Dicas Preliminares para criação de Indicadores
3. Simplifique: Pode soar como uma anedota, mas criar um indicador simples é tarefa extremamente difícil. Porém o esforço inicial em desenvolver um indicador que possa ser expresso de maneira clara, e de compilação rápida e simples, é facilmente recompensado no longo prazo.

15 Dicas Preliminares para criação de Indicadores
4. Evolua, sempre: Nenhum indicador é perfeito. Utilize o conhecimento e a experiência a seu favor e melhore suas métricas sempre. Aprenda com os próprios indicadores, se eles não estão medindo o que você precisa saber, altere-os!

16 O que são indicadores? Indicadores são dados ou informações, preferencialmente numéricos, que representam um determinado fenômeno e que são utilizados para medir o negócio da organização, um processo ou o trabalho.

17 Hierarquia dos Indicadores

18 Desempenho com o padrão
As quatro fases do controle Estabelecimento de padrões Ação corretiva Observação do desempenho Comparação do Desempenho com o padrão

19 Componentes BENCHMARK ou PADRÃO – são referências.
ÍNDICE- é o valor numérico do indicador (relação matemática), num determinado momento. METAS – são os índices arbitrados para os indicadores, a serem alcançados num determinado período de tempo. São pontos ou posições a serem atingidas no futuro. FÓRMULA – relação numérica entre dados que torna tangível os indicadores compostos.

20 Componentes

21 PADRÕES DE DESEMPENHO (benchmarking)
Padrões Históricos => A utilização dos padrões históricos consiste em comparar o desempenho atual com desempenhos anteriores. Os padrões históricos devem ser usados quando se deseja verificar se a operação está melhorando em relação ao passado. Padrões de Desempenho Alvos => Esses padrões são estabelecidos arbitrariamente para refletir um nível de desempenho visto como adequado. Ex.: ganhar $1 milhão (cultural).

22 PADRÕES DE DESEMPENHO (benchmarking)
Padrões de Desempenho da Concorrência => A ideia deste padrão é comparar o desempenho da organização com o da concorrência. A vantagem deste tipo de padrão é que não se concentra em padrões internos, sendo estratégico para o melhoramento. Padrões de Desempenho Absolutos => São padrões relacionados com objetivos teóricos, como o “zero defeitos”, ou seja, o alcance do grau de excelência. São padrões filosóficos.

23 PROCESSO DO CONTROLE Elaborar o Plano de Ação: determinação de objetivos, criando metas e indicadores de desempenho; Medir: coletar e registrar os índices através de Folha de Verificação; Avaliação dos resultados: comparar os indicadores anteriormente definidos com os índices coletados na etapa anterior; Feedback das informações: melhorar o Plano redefinindo objetivos, ou reavaliar as ações do processo controlado.

24 Como elaborar um Plano de Ação? (para medir desempenho)
O que medir? Quem? Quando? Como? Onde? Por que e Quanto atingir? Definir o indicador Definir responsável Definir data Definir a fórmula Aonde será obtida as informações Indicar o objetivo e a meta a ser atingida.

25 Melhorar Clima Organizacional Ampliar times em 10% + 10% em Sugestões
Folha de Verificação de um Sistema de Indicadores Dimensão Finanças Mercado Processos Pessoas Objetivos Aumentar Lucrativ. Reduzir Custos Ampliar maket Share no mercado X Reduzir Tempo de Ciclo Melhorar Clima Organizacional Metas +10% Lucratividade -5% Custos +10% Share até 2014 -15% Cycle Time Ampliar times em 10% + 10% em Sugestões Indicadores EVA Despesas Totais Share Produto A Prazo de Atendimento Nível de Participação Medidas (Formulas) Custo Produção Vendas Prod.A Vendas Totais Lead Time de Produção Lead Time Entrega No. de Sugestões No. Times Frequência da Medição Anual Mensal Trimestral Responsáveis Objetivos-Fabiana Indicadores-Elisangela Iniciativas-Adilson Fonte de Dados DM Finanças (SAP/R3) DM Vendas Cont. Produção (Excel) DM Vendas (SAP/R3) Pesquisa RH (Excel)

26 Limitações Um indicador não diz o que fazer para melhorar, apenas reflete a situação atual. Se hoje gastamos R$ 1.000,00 para atender a 500 clientes, o indicador não vai dizer se isso é bom, ruim ou se está de acordo com o esperado.

27 Comece fazendo as perguntas certas:
O que você quer medir? Não Quais são seus objetivos estratégicos? Sim

28 Dificuldades: Não há objetivos estratégicos;
Os objetivos estratégicos não estão alinhados com a visão.

29 Como medir? Clientes Fornecedor Organização Sistema processador
Entradas Saídas (Produtos/ serviços) Sistema processador Sistema receptor Feedback I Feedback II

30 Analogia a um liquidificador
Fornecedor: atendente do estabelecimento; Entradas: leite, banana, aveia e açúcar; Processo: o liquidificador bate os ingredientes; Saída: vitamina de banana; Cliente: consumidor; Feedback ou retroalimentação: colocar menos açúcar, por exemplo.

31 “Se você não mede algo, você não pode entender o processo. Se você não entende o processo, você não consegue aperfeiçoá-lo”. Peter Drucker

32 Tipos de Indicadores Indicadores de Eficiência Indicadores de Eficácia
Indicadores de Capacidade Indicadores de Produtividade Indicadores de Qualidade Indicadores de Lucratividade Indicadores de Rentabilidade Indicadores de Competitividade Indicadores de Efetividade Indicadores de Valor

33 1 - Eficiência Fazer certo a coisa. Foco no processo.
Ligada aos recursos consumidos no processo. Reduzir os custos. Relação das entradas consumidas com as metas de entrada.

34 2 - Eficácia Fazer a coisa certa. Foco no produto. Obter resultados.
Aumentar o lucro. Relação das saídas geradas com as metas de saída.

35 Exemplo da eficácia Macro processo Troca Pneus
Entrada: clientes recepcionados Saídas: serviço executado e faturado Fórmula de eficácia com foco no cliente: tempo de atendimento/metas (quanto mais rápido, melhor a eficácia). Fórmula de eficácia com foco em redução falhas: metas/qtdade falhas (quanto menos falhas, melhor a eficácia).

36 3 - Capacidade de produção
O indicador de capacidade relaciona uma determinada produção realizada em um intervalo de tempo. Cada equipe tem a capacidade de produzir 100 trocas de peças por dia. Cada colaborador executa 50 atividades por semana.

37 4 - Produtividade Fazer certo as coisas certas.
Representa o resultado da relação entre as saídas de um trabalho e os recursos utilizados para sua produção. Não é representado em forma de percentual Podem ter diversas medidas, como, quantidade de produtos por máquina ou investimento por produto. RELAÇÃO DAS SAÍDAS GERADAS COM AS ENTRADAS CONSUMIDAS

38 Produtividade X Produção Macro processo da Atendimento
Entrada: Quantidade Clientes Recepcionados Saída: Clientes atendidos Se 10 recepcionistas atendem 100 clientes, cada uma atende em média 10. Como aumentar a produção em 10%? Contratando mais uma recepcionista. Como aumentar a produtividade em 10%? Fazendo com que cada recepcionista atenda 11 clientes.

39 Indicador: Qualidade Foco no cliente: clientes satisfeitos
Indicador: cliente que falam bem do atendimento. Foco no colaborador: treinamento com regularidade. Indicador: colaborador com elevada eficiência.

40 Exemplo da Qualidade do produto
Se foram realizadas 40 montagens defeituosas em 200 atendimentos ao todo, o indicador de qualidade irá apontar: (160 atend. corretos x 100) = 80% 200 atend. totais 80% de conformidade ou ... 20% de oportunidade de melhoria! TOTAL DE DESVIOS/PROBLEMAS/ERROS x 100 QUANTIDADE TOTAL PRODUZIDA

41 Qualidade Qualidade do processo eficiência;
Qualidade do produto eficácia; Qualidade para o cliente efetividade.

42 6 - Efetividade Fazer certo as coisas úteis.
Mede o grau de utilidade dos resultados alcançados. Apresentar resultados globais positivos a longo prazo. Resultados úteis para o cliente / resultados alcançados (%)

43 Efetividade Em ONG’s a efetividade pode estar ligada a missão ... Exemplo: uma escola não deseja apenas que seus alunos se formem, mas que consigam se colocar no mercado. Dentre as atividades gerenciais, uma das que mais se destacam é o acompanhamento Pós-venda.

44 Efetividade X Qualidade
Macro processo da Atendimento: número de atendimentos sem reclamação; Macro processo da Montagem: número de montagem realizadas com zero reclamação; Macro processo de Produção: número de produtos que não retornaram com defeito após um período de uso.

45 MITOS 1 - Produtividade é contrária a Qualidade?
A qualidade do processo otimiza o consumo das Entradas; A qualidade do produto otimiza as Saídas geradas.

46 2 - Eficiência + eficácia = efetividade?
Construir a ponte com os melhores recursos - eficiente; Terminar de construir a ponte - eficaz; Mas se a ponte levou o nada a lugar nenhum - não foi efetiva! 100 % eficaz, não garante o sucesso! Se o objetivo é mal traçado, 100% eficaz é 100% ruim! PLSAMS/BR/RB/MOC

47 Filme : Test Your Awareness

48 INDICADORES FINANCEIROS
DEMONSTRATIVOS DE LUCROS E PERDAS Diz se a empresa está dando lucro – isto é, se tem um resultado líquido positivo ou negativo, mostrando a sua lucratividade ao longo do ano (rel. mensais,trimestrais,anuais). Além disso, este demonstrativo diz quanto a empresa gastou para obter aquele lucro - ou seja,suas margens de lucro.

49 INDICADORES FINANCEIROS
Indica quanto custou à empresa os seus produtos – no caso de pneus inclui ICMS e IPI Despesas da empresa que não são diretamente ligadas à venda: salários adm. , aluguéis, publicidade, etc. Forma de calcular o desgaste de uma ativo ou de registrar a diminuição do valor dos equipamentos com o passar do tempo (Ex. alinhador laser) Neste caso é positivo,indicando a existência de lucro – é a razão de ser de uma empresa com fins lucrativos.

50 INDICADORES FINANCEIROS
BALANÇO PATRIMONIAL Da mesma forma que um check-up representa uma fotografia de nossa condição física num determinado momento, o balanço patrimonial representa um resumo das posições financeiras de uma empresa em um determinado momento. ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO CONTABILIDADE DE PARTIDA DOBRADA

51 INDICADORES FINANCEIROS
ATIVO Representa as coisas em que uma empresa investe a fim de conduzir seus negócios: Terrenos Construções Instrumentos financeiros Equipamentos Mercadorias Etc.

52 INDICADORES FINANCEIROS
Para adquirir os ATIVOS de que precisa,a empresa costuma tomar empréstimos ou fazer promessas de pagamento. Os valores devidos aos credores são chamados de PASSIVOS ou obrigações. O PATRIMÔNIO LÍQUIDO é o que sobra depois que o valor total do passivo é deduzido do valor total dos ativos. PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO

53 INDICADORES FINANCEIROS
O Balanço “equilibra” o ATIVO e o PASSIVO da empresa: PROMESSAS E ACORDOS C/ CLIENTES x PROMESSAS E ACORDOS C/ FORNECEDORES Fornece uma descrição de quanto e onde a empresa investiu (seus ativos) – discriminando quanto deste dinheiro vem dos credores (obrigações) e quanto vem dos acionistas (capital social). Como a empresa está utilizando seus ativos? Como está administrando suas obrigações?

54 INDICADORES FINANCEIROS
Ativo Circulante: São os ativos facilmente convertidos em dinheiro Ativo Imobilizado ou Ativo Fixo: São os ativos mais difíceis de converter em dinheiro – à exceção dos terrenos, a maioria deprecia-se com o tempo.

55 INDICADORES FINANCEIROS
Lucros líquidos que se acumulam numa empresa depois de pagos eventuais dividendos Análise: na comparação 2005 x 2004 observa-se que apesar da empresa ter reduzido as suas obrigações em $ ,00 (redução do passivo) , o patrimônio líquido caiu $ ,00 Capital recebido em troca de ações São os exigíveis de curto prazo – normalmente devem ser pagos num prazo igual ou inferior a um ano

56 INDICADORES FINANCEIROS
Se subtrairmos o Passivo Circulante do Ativo Circulante, obtemos o Capital de Giro da empresa,dando-nos uma idéia do montante de dinheiro que a empresa tem vinculado a suas atividades operacionais. DEMONSTRATIVO DE FLUXO DE CAIXA Permite que você faça um breve exame da conta-corrente da empresa.A exemplo de um extrato bancário, informa o montante de dinheiro disponível no início e no final do período e em seguida descreve como a empresa gastou seu dinheiro. Indica se a empresa está convertendo os lucros em numerário!

57 INDICADORES FINANCEIROS
RESUMINDO... O demonstrativo de resultados diz se a empresa está tendo lucro O Balanço diz com que eficiência a empresa está utilizando seus Ativos e administrando suas obrigações – em busca de lucro O demonstrativo de fluxo de caixa diz se a empresa está convertendo os lucros em numerários

58 INDICADORES FINANCEIROS
ANÁLISE ATRAVÉS DE INDICADORES Como interpretar os números que os demonstrativos fornecem? O lucro é pequeno ou grande? O nível de individamento é saudável ou não? A análise de índices propicia um meio de aprofundar as informações contidas nos três demonstrativos financeiros.

59 INDICADORES FINANCEIROS
ÍNDICES DE LUCRATIVIDADE Avaliam o nível de lucratividade de uma empresa, expressando as vendas e os lucros como percentagem de vários outros itens.

60 INDICADORES FINANCEIROS
Retorno sobre os ativos(ROA) – constitui uma descrição quantitativa de como a empresa tem investido seus Ativos. ROA = LUCRO LÍQUIDO ATIVOS Rentabilidade s/ o patrimônio líquido – Indica a rentabilidade do capital da empresa fornecida pelos acionistas Rentab. s/ P.Liq. = LUCRO LÍQUIDO PATRIMONIO DOS ACIONISTA

61 INDICADORES FINANCEIROS
Retorno sobre as vendas – é a Margem de Lucro – constitui uma forma de medir como as vendas se convertem em lucro. M.Lucro = LUCRO LÍQUIDO Vol. Vendas Margem Bruta – Expressa como percentagem,é o que sobra depois que todas as despesas diretas com o produto foram subtraídas das receitas. M.Bruta = Custo das mercadorias vendidas - LUCRO LÍQUIDO

62 INDICADORES FINANCEIROS
Lucro antes de juros e impostos - Muitos analistas utilizam este índice,também conhecido como margem operacional, para verificar a rentabilidade das atividades operacionais de uma empresa. M.Operacional = LUCRO LÍQUIDO Valor lucro antes IR

63 INDICADORES FINANCEIROS
ÍNDICES OPERACIONAIS Vinculando várias cifras do demonstrativo de lucros e perdas e do Balanço,estas medidas proporcionam uma avaliação da eficiência operacional de uma empresa.

64 INDICADORES FINANCEIROS
Giro do Ativo – Mostra com que eficiência uma empresa utiliza seus Ativos. Giro Ativo = Receita Bruta ATIVOS Giro de recebimentos – Indica,em termos concretos,quanto tempo leva uma empresa para receber o que lhe é devido. Giro recebimentos = Valor líquido contas a receber x 365 Receita Líquida

65 INDICADORES FINANCEIROS
Giro de pagamentos – Indica quantos dias uma empresa leva para pagar seus fornecedores.Quanto menor o número de dias, menor a probabilidade de inadimplência. Giro pagamentos = Valor líquido contas a pagar x 365 CMV

66 INDICADORES FINANCEIROS
Giro do estoque – Indica o prazo que uma empresa precisa para vender seu volume médio de estoque disponível durante um determinado período. Quanto mais tempo levar para vender seu estoque,maior a probabilidade de não vendê-lo pelo preço integral – e maior a quantia de dinheiro indisponível. Giro estoque = Volume médio estoque x 365 CMV

67 INDICADORES FINANCEIROS
Índice de liquidez corrente – É uma importante medida de solvência de uma empresa.Quanto mais alto o coeficiente, melhor a situação financeira da empresa – é amplamente utilizado no mercado financeiro. Liquidez corrente = Ativo Circulante Passivo Circulante

68 INDICADORES FINANCEIROS
ÍNDICES DE ALAVANCAGEM A alavancagem tem a ver com a estrutura de individamento de uma empresa: quanto maior o componente de longo prazo na estrutura global da dívida,maior a alavancagem financeira. Índice de individamento: dívidas sobre o patrimônio Esta medida proporciona uma descrição de como a empresa está utilizando o dinheiro emprestado para aumentar o retorno sobre o patrimônio líquido. Índice endividamento = Total dívida Patrimônio Líquido

69 INADIMPLÊNCIA Inadimplência (%) = Atraso x 100 Contas a Receber

70 ALGUNS DE NOSSOS CLIENTES
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71 Praça Olavo Bilac, 28 – grupo 1810
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