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DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na

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Apresentação em tema: "DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na"— Transcrição da apresentação:

1 DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na
EXPOSIÇÃO FEITA NO 4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES DA DIOCESE DE LIMEIRA Realizado na Igreja Nossa Senhora Aparecida de Araras - SP 23 de novembro de 2013 Pe. José Reginaldo Andrietta Paróquia São Judas Tadeu de Americana - SP

2 Bem vindos Bem vindas Paz e bem!

3 4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva

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7 2° Encontro Diocesano de Comunidades 2011

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9 3° Encontro Diocesano de Comunidades 2012

10 NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva
4° ENCONTRO DIOCESANO DE COMUNIDADES NOVA PARÓQUIA Fonte de Água Viva

11 PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO
50 ANOS DO VATICANO II ANO DA FÉ PONTIFICADO DO PAPA FRANCISCO

12 Concílio Vaticano II

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14 CONTEXTO DO CONCÍLIO VATICANO II
Dimensão histórica: Ele encerrou o Vaticano I que havia começado em 1869, não podendo ser concluído por causa da guerra franco-prussiana. A Igreja pós-Vaticano I preocupou-se em combater a modernidade: secularismo laicismo liberalismo relativismo subjetivismo cientificismo

15 DESENVOLVIMENTO TEOLÓGICO
Teologia da História História: « lugar onde Deus se revela » Por ser ciência da fé ela tem uma dimensão praxiológica (teoria e prática) Teologia do trabalho (Chenu) Teologia da experiência (Schillebeckx) Teologia política (Metz) Teologia da Esperança (Moltmann) Teologias protestantes: Kerigmática (Bultmann) e da Palavra (Barth) Movimento ecumênico O Concílio foi ecumênico

16 Ação Católica: engajamento social dos cristãos Movimento litúrgico
DESENVOLVIMENTO PASTORAL E LITÚRGICO Movimento laico Ação Católica: engajamento social dos cristãos Movimento litúrgico Deus é um mistério que se revela Movimento eucarístico Relação da eucaristia com a história Movimento bíblico

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18 DIÁLOGO COM O MUNDO E “AGGIORNAMENTO”
LUZ A Igreja tem que se tornar luz A Igreja se renova constantemente

19 REALIZAÇÃO DO CONCÍLIO Promulgação das Constituições
Períodos Funcionamento Discursos Votações Promulgação das Constituições

20 PASTORAL

21 Redefiniu A identidade E a missão da Igreja

22 Que modelo de Igreja o Vaticano II propôs ?

23 Constituição Dogmática «LUMEN GENTIUM» Constituição Pastoral «GAUDIUM ET SPES»

24 SACRAMENTO DA SALVAÇÃO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS UNIVERSAL
Koinonia (comunhÃo) POVO DE DEUS SACRAMENTO DA SALVAÇÃO A SERVIÇO DO REINO DE DEUS UNIVERSAL PRESENTE NA IGREJA LOCAL

25 KOINONIA (Comunhão)

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27 POVO DE DEUS

28 SACRAMENTO DE SALVAÇÃO

29 UNIVERSAL NO PARTICULAR

30 COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO
MODELO DE COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO

31 ECLESIOGÊNISE Grego: ekklesía (Igreja), genesis (origem").
Termo da teologia que se refere à origem da Igreja. Empregado no sentido de “reinvenção da Igreja” segundo seus fundamentos originais.

32 Esforço de repensar as origens da Igreja,
buscando “reinventá-la”, de modo a corresponder mais autenticamente ao projeto de Jesus Cristo, particularmente ao seu projeto evangelizador

33 "Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação
própria da Igreja, sua mais profunda identidade.” Paulo VI, Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (1975)

34 A praxis libertadora e humanizadora é intrínseca à evangelização.
Paul VI, Evangelii Nuntiandi

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40 “Um homem da pobreza, um homem da paz, um homem que amava e protegia a criação.”

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46 Esta encíclica dá sequência às encíclicas do Papa Bento XVI
sobre a caridade e a esperança.

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49 A primeira redação da Lumen Fidei foi feita pelo Papa Bento XVI,
sendo completada e subscrita pelo Papa Francisco. É a primera encíclica escrita por dois papas.

50 Introdução Quatro capítulos Conclusão

51 “Recuperar o carácter de luz que é próprio da fé”
Objetivo da Encíclica: “Recuperar o carácter de luz que é próprio da fé”

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53 A coincidência do início do Ano da Fé com a abertura do Vaticano II “permite-nos ver que o mesmo foi um Concílio sobre a fé, por nos ter convidado a repor, no centro da nossa vida eclesial e pessoal, o primado de Deus em Cristo” (n° 6).

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55 13ª Assembleia Geral Ordinária
do Sínodo dos Bispos Vaticano 7 a 28 de outubro de 2012 A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ

56 intervenções e propostas
Resumo das intervenções e propostas que deverão ser contempladas na Exortação Apostólica Pós-Sinodal, que o Papa Francisco deverá publicar em breve

57 e também o abandono e a perda da fé cristã?
Como enfrentar  a situação sempre mais preocupante da falha na transmissão da fé e também o abandono e a perda da fé cristã? A indiferença em relação à fé, e até mesmo a perda da fé, da parte de muitos batizados, são fenômenos atuais altamente preocupantes.

58 TRÍPLICE MUNUS (MISSÃO) DE CRISTO
IGREJA TRÍPLICE MUNUS (MISSÃO) DE CRISTO MISSÃO DA IGREJA

59 CONCÍLIO VATICANO ii “As alegrias e as esperanças,
as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração.” (Gaudium et Spes)

60 as situações que geram sofrimentos humanos.
PASTORAL Ação conjunta de toda a Igreja frente à globalidade da realidade, particularmente as situações que geram sofrimentos humanos.

61 Investigar os sinais dos tempos Interpretá-los à luz do evangelho
PARA REALIZAR ESTA MISSÃO A IGREJA NECESSITA Investigar os sinais dos tempos Interpretá-los à luz do evangelho Atuar de modo adequado

62 ver julgar agir

63 VER JULGAR AGIR Mediação sócio-analítica hermenêutica prática

64 “A ação pastoral se articula, enquanto resposta a perguntas
postas pela realidade, a partir das necessidades de evangelização.” Tais respostas, de acordo com as diferentes épocas e contextos, conformam modelos de ação que, por sua vez, dão origem a modelos eclesiais distintos.”

65 “Eclesiologia reinocêntrica, recuperada da Igreja primitiva
MODELO ATUAL “Eclesiologia reinocêntrica, recuperada da Igreja primitiva pelo Concílio Vaticano II, que descentra a Igreja de si mesma e lança-a numa atitude de diálogo e colaboração com todas as pessoas de boa vontade.”

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70 CONVERSÃO PASTORAL A Conferência de Aparecida nos convidou a passarmos de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária

71 “A conversão pastoral de nossas comunidades exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária. Assim, será possível que o único programa do Evangelho siga introduzindo-se na história de cada comunidade eclesial com novo ardor missionário, fazendo com que a Igreja se manifeste como uma mãe que nos sai ao encontro, uma casa acolhedora, uma escola permanente de comunhão missionária” (DA 370).

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73 OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

74 PERSPECTIVAS DE AÇÃO

75 COMPROMISSO DE UNIDADE NA MISSÃO Estas Diretrizes apontam para o compromisso evangelizador da Igreja no Brasil no início da segunda década do século XXI. Elas manifestam, através de cinco urgências, uma resposta a este tempo de profundas transformações.

76 “Cristo será tudo em todos no amor”
Elas assumem o mais profundo espírito do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida. Elas representam um forte apelo à efetiva unidade na diversidade que, ao realizá-la, a Igreja no Brasil tornar-se-á imagem do Deus-Trindade, quando, segundo Paulo: “Cristo será tudo em todos no amor” (1 Cor 15,28).

77 CINCO URGÊNCIAS

78 Igreja em estado permanente de missão.
Igreja: casa da iniciação à vida cristã. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Igreja: comunidade de comunidades. Igreja a serviço da vida plena para todos.

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81 A renovação das paróquias
exige reformular suas estruturas, para que sejam redes de comunidades e grupos (cf. DA 173)

82 AÇÃO COMUM

83 passando pelas paróquias e desembocando em uma
A partir das pequenas comunidades, passando pelas paróquias e desembocando em uma pastoral de conjunto diocesana.

84 O plano pastoral diocesano deve ser uma resposta consciente e eficaz,
para às exigências do mundo de hoje. Os leigos precisam participar do discernimento, da tomada de decisões, do planejamento e da execução (cf. DA 371).

85 Que tipo de Igreja queremos ser?

86 CRISTO RESSUSCITADO

87 Imagem da Trindade

88 A serviço do Reino de Deus

89 MISSIONÁRIA

90 TRANSFORMADORA DA REALIDADE

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92 13º INTERECLESIAL DAS CEBs
Tema: "Justiça e Profecia a Serviço da Vida” Lema: "CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade” 07 a 11 de janeiro de 2014 Juazeiro do Norte - Diocese de Crato (CE)

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96 OBRIGADO


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