A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO I."— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO I

2 O DECRETO Nº 87497 DE 18.08.82 REGULAMENTA A LEI Nº 6.494 DIZ :
“O ESTÁGIO CURRICULAR, COMO PROCEDIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO É A ATIVIDADE DE COMPETÊNCIA DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, A QUEM CABE A DECISÃO SOBRE A MATÉRIA, OFERECENDO OPORTUNIDADE E CAMPOS DE ESTÁGIOS, COMO FORMA DE AJUDA E COLABORAÇÃO NO PROCESSO EDUCATIVO”.

3 PROJETO DE PESQUISA

4 A PESQUISA A PESQUISA compreende todo o esforço dirigido para a aquisição de um determinado conhecimento, que propicia a solução de problemas teóricos, práticos e/ou operacionais.

5 PROJETO DE PESQUISA Por que se deseja fazer a pesquisa?
O PROJETO DE PESQUISA trará elementos para responder às questões fundamentais:     O que pesquisar?       Por que se deseja fazer a pesquisa?       Como pesquisar?       Com quais recursos?       Em que período? (cronograma)

6 PROJETO DE PESQUISA COMPOSTO DO PROJETO : ► Tema
► A formulação/definição de um problema ► A formulação das hipóteses ► A definição dos objetivos ► A Justificativa ► A Metodologia

7 PROJETO DE PESQUISA REGRAS IMPORTANTES: O tema pode surgir:
a) da observação do cotidiano; b) da vida profissional; c) do contato e relacionamento com especialistas; d) do feedback de pesquisas já realizadas; e) do estudo de literatura especializada

8 A ESCOLHA DO TEMA CARACTERÍSTICAS DE UM TEMA DE PESQUISA
UMA VISÃO AMPLA DO UNIVERSO DA PESQUISA COLABORA PARA SE EFETIVAR A CONTENTO A TAREFA DA DELIMITAÇÃO DO TEMA (...). PARA A MONTAGEM DO PROJETO DE PESQUISA DEVE SE TENTAR MATERIALIZAR A DELIMITAÇÃO DO TEMA ATRAVÉS DA OBSERVÂNCIA DAS CONDIÇÕES DE TEMPO, MODO E LUGAR ONDE SERÁ ANALISADO (SAMARA & BARROS, 2001)

9 A FORMULAÇÃO Como formular um problema? 1. Complexidade da Questão
1. Complexidade da Questão     ► É vinculado ao processo criativo; não se faz mediante procedimentos rígidos e sistemáticos;     ► A imersão sistemática no objeto, estudo da literatura existente e discussão com pessoas que acumulam muita experiência prática no campo de estudo são algumas condições que podem facilitar a tarefa.

10 A FORMULAÇÃO Como formular um problema?
 2. O Problema deve ser formulado como pergunta      O Estudante inicia o processo de pesquisa pela escolha de um tema, que por si só não constitui um problema. Ao formular pergunta sobre o tema, provoca-se a sua problematização.  3. O Problema deve ser claro e preciso      Um problema não pode ser desestruturado e formulado de maneira vaga que não é possível imaginar nem mesmo como começar a resolvê-lo.     Um problema é formulado de maneira respondível.

11 A FORMULAÇÃO Como formular um problema?
 4. O Problema deve ser suscetível de solução Para formular adequadamente um problema é preciso ter o domínio da técnica adequada à sua solução. Caso contrário, o melhor será proceder a uma investigação acerca das técnicas de pesquisas necessárias. 5. O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável A delimitação de um problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação.

12 A FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
Como Construir Hipótese? ► é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema. ►Se mediante a coleta de dados a hipótese for confirmada, o problema foi solucionado porque a pergunta formulada pôde ser respondida. Ex: caroço do milho x tipo de adubo = + doce.

13 A FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
Como Chegar a uma Hipótese? O processo de elaboração é de natureza criativa. Não se pode determinar regras para a elaboração de uma hipótese. Elas surgem:    ► da observação de fatos do dia-a-dia;     ►dos resultados de outras pesquisas;     ►de teorias; ►de intuições.

14 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL SÃO AMPLOS E ESTÃO LIGADOS
DIRETAMENTE AO CONHECIMENTO QUE SE PRETENDA ALCANÇAR, DESENVOLVER OU AMPLIAR COM O ESTÁGIO ( Rudio – 1978 )

15 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL IDENTIFICAR O USO DOS
PROCESSOS LOGÍSTICOS JUNTO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE UMA TRANSPORTADORA... OU DISTRIBUIDORA. ( Rudio – 1978 )

16 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
EX: LISTAR AS ETAPAS DA LOGÍSTICA NA PRODUÇÃO EM UMA FÁBRICA MOVELEIRA ( Rudio – 1978 )

17 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS LEVANTAR O DESEMPENHO
DA PRODUÇÃO OU...

18 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS LEVANTAR AS AÇÕES DAS
ATIVIDADES LOGÍSTICAS NUMA FÁBRICA DE MÓVEIS, OU...

19 OBJETIVOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS RESUMINDO : SÃO CONSIDERADOS OS
DEGRAUS PARA ATINGIR O OBJETIVO GERAL.

20 JUSTIFICATIVA Na justificativa o pesquisador deverá:
►Apresentar elementos que responderão à questão: “Por que se pretende realizar a pesquisa?” Este item será caracterizado como defensor da necessidade de se efetivar o estudo mostrando a sua relevância.

21 JUSTIFICATIVA O pesquisador deverá:
►Explicar os motivos que indicam a viabilidade de execução da proposta relacionados à viabilidade técnica, financeira e política. ►Fazer referência aos aspectos que garantem a originalidade do trabalho. Ressaltar os elementos inovadores do trabalho.

22 METODOLOGIA ð Permite traçar o caminho para se alcançar os objetivos;
Define as técnicas que serão utilizadas para a coleta e análise dos dados (entrevistas, questionários, testes, técnicas estatísticas de coleta e agrupamento de dados, elaboração de tabelas, descrição e codificação) Se é dedutiva ou indutivado ( do geral p/particular ou ...) Bibliográfica ou documental. PARA A DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA DEVE-SE LEVAR EM CONTA OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA A PESQUISA, BEM COMO AS HIPÓTESES A SEREM COMPROVADAS (se necessárias).

23 MAS O QUE É ESSE MÉTODO ? PARA QUE SERVE ?
Alice pergunta ao gatinho:  - Que caminho devo seguir? O gatinho responde a Alice: Depende onde você quer chegar

24 METODOLOGIA METHODOLOGIA : VEM DO GREGO METHOS META HODOS CAMINHO, VIA

25 METODOLOGIA VEM DO GREGO USAR UM MÉTODO E SEGUIR
REGULAR E ORDENADAMENTE UM CAMINHO ATRAVÉS DO QUAL UMA CERTA FINALIDADE DE UM CERTO OBJETIVO É ATINGIDO. (Chauí 1997)

26 METODOLOGIA VEM DO GREGO É O MAIS ABSTRATO. É O RECURSO MAIS MENTAL.
É POSIÇÃO TEÓRICA. É O ESQUEMA DE REFERENCIAL. DE CONHECIMENTO PRÉVIO. ( Megale )

27 METODOLOGIA METHODOLOGIA : POPULAÇÃO COMO SERÁ EXECUTADO ? (UNIVERSO)
QUAL A METODOLOGIA ? INSTRUMENTO DA PESQUISA AMOSTRA COLETA DE DADOS E INSTRUMENTOS DE ANÁLISE COMO OS DADOS SERÃO TABULADOS E ANALISADOS?

28 (Teórico ou Eletrônico)
REFERENCIAL (Teórico ou Eletrônico) RELACIONAR OS AUTORES CONSULTADOS: EXEMPLOS: BEATRIZ SANTOS SAMARA E JOSÉ CARLOS DE BARROS FICARIA: SAMARA, Beatriz Santos & BARROS, José Carlos de SAMARA & BARROS

29 (Teórico ou Eletrônico)
REFERENCIAL (Teórico ou Eletrônico) MARINA DE ANDRADE MARCONI E EVA MARIA LAKATOS FICARIA: MARCONI & LAKATOS

30 (Teórico ou Eletrônico)
REFERENCIAL (Teórico ou Eletrônico) DINALVA MELO DO NASCIMENTO FICARIA: NASCIMENTO, Dinalva Melo do ANTONIO CARLOS GIL GIL, Antonio Carlos SONIA VIEIRA VIEIRA, Sonia

31 A PESQUISA CIENTÍFICA A pesquisa é definida como uma forma de estudo de um objeto. Este estudo é sistemático e é produto de uma investigação, cujo objetivo é resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos. Maria do Crmo

32 A PESQUISA CIENTÍFICA É a exploração, é a inquisição, é o procedimento sistemático e intensivo, que tem por objetivo descobrir e interpretar os fatos que estão inseridos em uma determinada realidade.

33 O ÊXITO DA PESQUISA DEPENDE DE:
indagação minuciosa do tema; capacidade para selecionar o material bibliográfico e documental; transcrição correta das informações; anotações claras e objetivas;

34 CRITÉRIOS UTILIZADOS busca de provas, propriamente ditas;
considerações sobre a hipótese formulada originalmente; exposição e discussão das sugestões, resultados, medidas propostas, recomendações que devem ser adotadas.

35 A pesquisa realiza-se de várias maneiras
A pesquisa realiza-se de várias maneiras. Destacam-se a: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA e a PESQUISA DOCUMENTAL

36 A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
 A pesquisa bibliográfica constitui-se em fonte secundária. É aquela que busca o levantamento de todos os livros e revistas de relevante interesse para a pesquisa que será realizada. Seu objetivo é colocar o autor da nova pesquisa diante de informações sobre o assunto de seu interesse.

37 A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
  A pesquisa bibliográfica é passo decisivo em qualquer pesquisa científica, uma vez que elimina a possibilidade de se trabalhar em vão, de se despender tempo com o que já foi solucionado.

38 DIFERENÇAS ENTRE AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAL
Os objetivos da pesquisa documental geralmente são mais específicos. A pesquisa bibliográfica realiza-se, quase exclusivamente, a partir do material localizado em bibliotecas.

39 DIFERENÇAS ENTRE AS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DOCUMENTAL
Já a pesquisa documental pode exigir a consulta a arquivos públicos, à imprensa, a arquivos particulares etc; Como nem sempre o material a ser pesquisado é constituído por folhas ou volumes de fácil manuseio, sua obtenção pode exigir a utilização de procedimentos os mais diversos, tais como fotografias, filmes, fitas gravadas etc.

40 FASES DA PESQUISA DOCUMENTAL
Na pesquisa documental, os documentos são todos os materiais escritos que irão integrar o conjunto de informações necessárias à pesquisa. Existem três tipos de documentos: Primários: livros, jornais, periódicos, artigos, relatórios etc. Secundários: bibliografias, resumos, traduções, reproduções de documentos primários, produzidos pelos serviços de documentação. Terciários: estudos recapitulativos.

41 FASES DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
escolha e identificação do assunto; determinação dos objetivos; elaboração do plano de trabalho; identificação das fontes; localização das fontes e obtenção do material; compilação e leitura do material; fichamento; análise e interpretação;

42 FASES DA PESQUISA DOCUMENTAL
determinação dos objetivos; elaboração do plano de trabalho; identificação das fontes; localização das fontes e obtenção do material; tratamento dos dados; confecção das fichas; redação do trabalho.

43 MÉTODO DE ABORDAGEM É AQUELE ESCOLHIDO PARA A INVESTIGAÇÃO DO FENÔMENO, REFERINDO-SE AO PLANO GERAL DO TRABALHO. OS MÉTODOS DE ABORDAGENS SÃO EXCLUSIVOS ENTRE SI, EMBORA SE ADMITA A POSSIBILIDADE DE MAIS DE UM MÉTODO A SER EMPREGADO EM SUA PEQUISA. Andrade 1997:111

44 MÉTODO DE ABORDAGEM DEDUTIVO INDUTIVO
É AQUELE QUE PARTE DO GERAL (QUE REGEM OS FENÔMENOS) E PERMITE CHEGAR AO PARTICULAR PODENDO PREVÊ-LOS. É O CAMINHO OPOSTO, OU SEJA: VAI DO PARTICULAR PARA O GERAL. EX; TODO HOMEM É MORTAL ; JOSÉ É HOMEM LOGO, JOSÉ É MORTAL. EX: DOENÇAS DO SER HUMANO (VIROSES NÃO CONHECIDAS)

45 CRONOGRAMA CADA MÊS DEVERÁ OBEDECER UMA ETAPA COMO:
JAN – ELABORAÇÃO DO PROJETO FEV – INICIO DA PESQUISA MAR – PESQUISA DE CAMPO ABR – TABULAÇÃO DE DADOS MAI - ANÁLISE ... JUN- CORREÇÕES C/ORIENTADOR JUL - APRESENTAÇÃO

46 DESPESAS COM O PROJETO DEVERÁ TER O MAPA DE DESPESAS :
CUSTO DE MATERIAL CUSTO DE TRANSPORTE CUSTO DE CONFECÇÃO CUSTO DE IMPRESSÃO, ETC ...

47 AGRADEÇO A BANCA PELA PACIÊNCIA E... MUITO OBRIGADA !!!

48 ESTÁGIO I (Operacional )

49 ESTÁGIO I PERÍODO DE ESTUDOS PRÁTICOS DO ALUNADO AO EXERCÍCIO DE CERTA PROFISSÃO LIBERAL. PERÍODO PROBATÓRIO, DURANTE O QUAL A PESSOA EXERCE UMA ATIVIDADE TEMPORÁRIA NUMA EMPRESA. ( APRENDIZAGEM, EXPERIÊNCIA) Bianchi & Alvarenga

50 ELABORAÇÃO DO PROJETO APLICAR NA PRÁTICA OS CONHECIMENTOS
TEÓRICOS APREENDIDOS NO CURSO. AVALIAR A POSSIBILIDADE DE SUGERIR MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES. ENFRENTAR E CONHECER OS PROBLEMAS REAIS NA EMPRESA.

51 DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO DEVERÁ SER
INTERPRETADO COMO PONTO CONVERGENTE DO CURSO, COM EXCELÊNCIA, PRATICIDADE E QUALIDADE.

52 DIRETRIZES DO ESTÁGIO O TRABALHO DEVERÁ GERAR BANCO DE DADOS.

53 DIRETRIZES DO ESTÁGIO AS HORAS DEDICADAS AO ESTÁGIO DEVERÃO SER DISTRIBUIDAS EM ATIVIDADES TEÓRICAS E DE CAMPO.

54 DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO TERÁ UM ACOMPANHAMENTO PELO ORIENTADOR.

55 ESCOLHA DO TEMA QUE SEJA DE COMUM ACORDO COM O ORIENTADOR.

56 ESCOLHA DO TEMA QUE O ORIENTADOR DE PREFERÊNCIA, SEJA O TITULAR
OU NA DISCIPLINA CORRELATA.

57 DIRETRIZES DO ESTÁGIO O ESTÁGIO SÒMENTE SERÁ
REALIZADO APÓS UM PROCESSO ACUMULATIVO, DE ACORDO COM O PROJETO PEDAGÓGICO APRESENTADO.

58 ESCOLHA DO TEMA QUE SEJA VIÁVEL, CONSIDERANDO O ACESSO
ÀS FONTES DE INFORMAÇÕES OU DADOS.

59 ESCOLHA DO TEMA CONSIDERE O LIMITE DE TEMPO PARA A EXECUÇÃO DO ESTÁGIO
( EM GERAL TRÊS MESES )

60 ESCOLHA DO TEMA CONSIDERE OUTROS RECURSOS, COMO CUSTO, TEMPO PARA
LEITURA E ORIENTAÇÃO.

61 ESCOLHA DO TEMA QUE SEJA TAMBÉM DE INTERESSSE DA ORGANIZAÇÃO
ALVO DO ESTÁGIO É BUSCAR QUALIDADE NAS INFORMAÇÕES PARA A PESQUISA ENTRE OS ENTREVISTADOS.

62 AVISOS IMPORTANTES

63 LEMBRETE DO PROFESSOR DE ESTÁGIO MANTENHA E DESENVOLVA UMA RELAÇÃO DE PAIXÃO PELO SEU TRABALHO.

64 LEMBRE-SE: O ORIENTADOR TEM SEMPRE O MESMO DIREITO QUE VOCÊ. ELE MUDA A TODO O TEMPO E MOMENTO PRECISO O RUMO DE SUA NAU.

65 NÃO SE ESQUEÇA: QUEM ESTÁ EM JULGAMENTO É O SEU TRABALHO E NÃO... VOCÊ.

66 CUIDADO: COM OS PRAZOS E SUAS ETAPAS. VALE DIZER QUE NÃO TEM PRORROGAÇÃO. É NAQUELE SEMESTRE E PRONTO.

67 ASSUNTO ESCOLHIDO: QUE O TEMA NÃO SEJA PASSAGEIRO, POIS A MODA MUDA MUITO RÁPIDA. ( ENQUANTO VOCÊ ESCREVE...).

68 O ORIENTADOR É NO FINAL UM TORCEDOR MESMO QUE ELE NÃO SE MANIFESTE ABERTAMENTE.
(NÃO SE ESQUEÇA)

69 INSPIRAÇÃO : TODOS NÓS TEMOS A CAPACIDADE DE RETER (APREENDER) E AMPLIAR COM UM TOQUE ÚNICO, UM FLASH, UM INSIGHT; CHAMA-SE: INSPIRAÇÃO, ESFÔRÇO, TEIMOSIA, DISCIPLINA.

70 -NO FIM DE SEMANA EU TENHO TEMPO, EU FAÇO.
O LADO NEGATIVO CHAMA - SE, PREGUIÇA: DOMINGO EU COMEÇO... -NO FIM DE SEMANA EU TENHO TEMPO, EU FAÇO. -AGORA É DIFERENTE... - EU NÃO TIVE TEMPO...

71 FRASES POSITIVAS; -EU JÁ LI ISTO EM ALGUM LIVRO
-QUE LIVRO ESTÁ ESCRITO ISTO? AI VOCÊ SE LEMBRA DA DOR DE CABEÇA; DORES NAS COSTAS E... ENTÃO BATE A PREGUIÇA. MUITO CUIDADO !

72 FRASES QUE OS VENTOS TRAZEM...
E PODEM INFLUENCIAR ... OU DESESTÍMULAR: - EU MEREÇO ! DESISTA ! ONDE EU FUI ME METER !

73 PREPARE-SE PARA AS PERGUNTAS QUE TRANSFORMAM EM ENCRENCAS OU “INIMIGO” SEU:
PORQUE VOCÊ ESCOLHEU ESTE TEMA ? NÃO TINHA OUTRA COISA MELHOR ?

74 AÍ, PASSA POR SUA CABEÇA:
- SENTIR-SE CULPADO POR NÃO RESPONDER A ALTURA. - SURGIR O MEDO DE DAR O 1º PASSO. CRIAR INSEGURANÇA COMO INICIAR. - DAR UM BRANCO (VER A IDÉIA FUGIR).

75 RESUMINDO: FAÇA O PROJETO DE ESTÁGIO QUE SEU ORIENTADOR POSSA SE ORGULHAR ... E A FUNÇÃO DO ORIENTADOR É : CLAREAR, ENCORPAR A IDÉIA DO ALUNO, É COOPERAR, É CONDUZIR E... É ACREDITAR NA CAPACIDADE DE COMUNICAÇÃO DO ALUNO E, ... BOA SORTE NO TRABALHO !!!


Carregar ppt "ESTÁGIO I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google