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5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF

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Apresentação em tema: "5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF"— Transcrição da apresentação:

1 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF
Crediamigo do Banco do Nordeste – A experiência do maior programa de microfinanças do Brasil Setembro/2011 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais – Brasília-DF 10/11/2011

2 O Nordeste do Brasil Fonte: 1-IBGE(Censoo 2010 e PNAD 2009) 2

3 Números Globais Ativos Administrados: 55.696 Banco: 25.323 FNE: 35.939
Posição: julho/2011 Valores em R$ milhões Ativos Administrados: Banco: FNE: Ajustes de Consolidação1: (5.566) Patrimônio Líquido do BNB: 2.306 Operações de Crédito2: Banco: FNE: 1 Disponibilidades do FNE, Títulos do Proagro e Provisões para Passivos Contingentes 2 Saldo contábil publicado, líquido de provisões e de rendas a apropriar

4 BNB - Segmentação de Clientes
Pirâmide dos Empreendedores (Formais ou Informais) Grande Médio FORMAL Pequeno MICROEMPRESA AGROAMIGO INFORMAL CREDIAMIGO EMPREENDEDOR URBANO EMPREENDEDOR RURAL SERVIÇO INDÚSTRIA COMÉRCIO AGROPECUÁRIA E AGROINDÚSTRIA ATIVIDADES LEGALIZADAS 4

5 Qual o tamanho e como se comporta o Mercado Informal?

6 Programa Crediamigo Breve Histórico Visitas: 1997 Bolívia: Banco Sol
Brasil: Porto Sol Chile: Banco do Estado do Chile Peru: Mibanco Indonésia: Banco Rakyat Indonesia Pesquisa de Mercado: 1997 Piloto: 1997 (Fortaleza, Itabuna, Recife, São Luís, Aracaju) Lançamento oficial do Programa: Abril/1998 6

7 Histórico do Crediamigo
Plano Brasil sem Miséria Crediamigo – Referência para o CRESCER Primeiro lugar no ranking da revista “Microfinanzas Américas:Las 100 mejores” e lançamento da nova marca do Crediamigo Prêmio de Excelência em Microfinanças (BID) Redução taxa de juros Parceira com INEC Criação do Ambiente de Microfinanças Redução das Taxas de Juros e Orientação Empresarial Acordo Empréstimo Banco Mundial e abertura de 35 unidades Lançamento Crediamigo Comunidade Redução Taxa de Juros Expansão para o Rio de Janeiro Visitas -Projeto Piloto cinco unidades

8 Plano Brasil Sem Miséria
Eixos de Atuação Plano Brasil Sem Miséria Eixo Garantia de Renda ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPITA AUMENTO DAS CONDIÇÕES DE BEM-ESTAR MAPA DA POBREZA: 16,2 MILHÕES Aumento das capacidades e oportunidades Eixo Acesso a Serviços Públicos Eixo Inclusão Produtiva

9 Sinergia com os Programas do Governo Federal
Crediamigo Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado(PNMPO) Crescer-Programa Nacional de Microcrédito Bolsa Família

10 Estrutura do Crediamigo
Pontos de Atendimento MA 14 PI 15 CE 27 RN PB 13 PE 17 AL 9 SE BA 34 ES 2 RJ 5 MG 12 DF 1 Municípios: 1.878 Agências: 173 Postos: 183 Equipes: Ambiente: 42 Gerências: 16 Agências: 3.751 Administrativos:980 Coordenadores:438 Créditos: 2.256 Ass.Gerências: 51 Ass. RH: 13 Ass. Aux. RH: 13 INEC(Sede): 73 VivaCred(Sede): 08 10

11 Parceiros Operacionais
11

12 Assessor de Microcrédito
Perfil Valorizar o Esforço Humano Ter Credibilidade e Idoneidade Moral Comportamento Empreendedor Excelente Relação Interpessoal Facilidade de Comunicação Dinamismo Postura Ética Papel Divulgar o Programa/Instituição Realizar reuniões de informações ao público-alvo Mobilizar os clientes e a comunidade com vistas a obter apoio nas atividades Realizar visitas de levantamento sócio-econômico Realizar análise de crédito Acompanhamento permanente de sua carteira de crédito Manter sua carteira com taxas de atraso e inadimplência baixas

13 Educação Financeira Acompanhamentos programados e sistemáticos
Prazos curtos e sem carência Pequenos Empréstimos Seqüenciais e Graduais (aumento de valor de acordo com o desenvolvimento do negócio) Sanções sociais Disponibilização de controles administrativos (caderneta do negócio) Cobrança preventiva 13

14 Orientação Empresarial e Ambiental
Está integrada as atividades do Assessor de Crédito, com planejamento mensal (Agenda); É iniciada com os clientes desde o primeiro ciclo; É realizada nas visitas programadas e sistemáticas; Acompanhamento Mensal pelo Coordenador da Unidade; Contribui para o retorno do crédito e retenção; Favorece a expansão saudável do microempreendimento; O aprendizado resulta em melhor gestão dos recursos da família. Comprovamos empiricamente que o nível educacional é fator decisivo para o crescimento da renda familiar e sustentação dos negócios 14

15 Processo de Crédito Abertura dos Trabalhos
Captação de Clientes (Promoção e Informação) Gestão Operacional Análise e Concessão de Crédito Acompanhamento do Crédito Renovação do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Renovação do Crédito Orientação Empresarial / Educação Financeira Acompanhamento do Crédito Gestão Operacional

16 Produtos / Serviços ofertados pelo Programa Crediamigo
Capital de Giro Investimento Fixo Crediamigo Comunidade (Village Bank) Conta Corrente (Normal e Simplificada) Seguro Vida Seguro Prestamista Orientação Empresarial e Ambiental 16

17 Crediamigo Comunidade
Produto Microfinanceiro do Crediamigo - BNB que atua na formação de bancos comunitários, com a participação de 15 a 30 pessoas, que tenham ou queiram iniciar uma atividade produtiva e morem na mesma comunidade.

18 Crediamigo Comunidade Características
Empoderamento da comunidade Transferência de poderes para o Grupo na concessão e acompanhamento do crédito Formação da Poupança Capacitação sistemática do grupo (reuniões de consolidação) Forte Simbolismo e Formalidade Bancos de 15 a 30 pessoas

19 Condições do Crédito CREDIAMIGO CRESCER PRODUTOS COMPLEMENTARES
Finalidade/Garantia Valores Encargos Prazo CREDIAMIGO CRESCER Capital de Giro e Investimento Grupos de 15 a 30 integrantes R$ 100,00 a R$ 1.100,00 Entre 4 e 12 meses Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes R$ 100,00 a R$ 2.000,00 Taxa de juros de 0,64% ao mês + TAC de 1% Entre 4 e 12 meses Investimento Fixo Individual / Coobrigado R$ 300,00 a R$ 8.000,00 Até 36 meses PRODUTOS COMPLEMENTARES Capital de Giro Grupos de 3 a 10 integrantes R$ 2.100,00 a R$ ,00 Taxa de juros de 1,20% ao mês + TAC de 3% Entre 1 e 12 meses Capital de Giro Individual / Coobrigado

20 Perfil de Clientes – 31/12/2010 Setor de Atividade Renda Familiar
Escolaridade

21 % Inadimplência Programa
Resultados – 30/09/2011 Empréstimos no Ano – Set/2011 Gênero Nº Empréstimos: Valor Aplicado: R$ 2 Bilhões Valor médio: R$ 1.269,08 Empréstimos Acumulados – Set/2011 Nº Empréstimos: Valores Desembolsados: R$ 12,8 bilhões* Qtde. Clientes Atendidos: % Inadimplência Programa A partir de um dia(*) *Valores mensais atualizados pelo IGP-DI (1998-Set2011) Carteira – Set/2011 Nº Clientes: Valor: R$ 892 milhões Valor médio:R$ 920,92 * 1 a 90 dias de atraso sobre a carteira ativa até 90 dias 21

22 Contratações – 30/09/2011 Quantidade acumulada de operações
Quantidade de operações no ano Valores desembolsados acumulados (R$ milhões) Valores desembolsados no ano (R$ milhões) 22

23 Contratações Comunidade – 30/09/2011
Quantidade acumulada de operações Quantidade de operações no ano Valores desembolsados acumulados (R$ mil) Valores desembolsados no ano (R$ mil) 23

24 Saíram da linha de Pobreza
Resultados Qualitativos – Conclusões da Pesquisa da FGV em 2008 60% 35% 28% Saíram da linha de Pobreza dos Rendimentos do Consumo - O acesso ao crédito na região Nordeste foi bem superior a do restante do país Nota: dados de 1998 a 2008

25 Responsabilidade Social
Plano Estratégico - Crediamigo Missão Contribuir para o desenvolvimento do setor microempresarial mediante a oferta de serviços financeiros e de orientação empresarial, de forma sustentável, oportuna e de fácil acesso, assegurando novas oportunidades de ocupação e renda no Brasil. Visão Ser referência local e global no mercado de Microfinanças, pela dimensão, impacto social e qualidade no  atendimento das necessidades dos empreendedores brasileiros Valores Confiança Ética Inovação Responsabilidade Social Superação Transparência União

26 Revista Microfinanzas – Américas
As 20 Maiores (Carteira)

27 Reconhecimento Internacional :
Revista Microfinanzas – Américas

28 Reconhecimento Internacional
Prêmio BID Excelência em Microfinanças América Latina 2008 Entre as 05 Finalistas em 2009 e 2010

29 Metas de Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família
Participação no Plano Brasil Sem Miséria Metas do Crediamigo Crescer Crediamigo Crescer 2011 (Out – Dez) 2012 2013 2014 Metas Globais Clientes Ativos Quantidade de Operações Valores Desembolsados (R$ Mil) Metas de Atendimento a Beneficiários do Programa Bolsa Família

30 Parcerias Estratégicas
Prefeituras Municipais

31

32 MARCELO Azevedo Teixeira
Nossos Agradecimentos! Banco do Nordeste do Brasil S/A Ambiente de Microfinança Urbana Av. Pedro Ramalho, 5700 – Bl. A-2 Superior Fortaleza-CE - Fone: (55 085) Cliente Consulta | Ouvidoria MARCELO Azevedo Teixeira


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