A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O “American way of life”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O “American way of life”"— Transcrição da apresentação:

1 O “American way of life”
A Grande Depressão O “American way of life”

2 Video

3 Os resquícios da Primeira Guerra. (1914-1918)
Acaba a Primeira Guerra ( 1918), e os Estados Unidos saem como a Grande Potência Mundial. Até 1914 os Estados Unidos deviam para a Europa, após o conflito, a situação se inverte. Os Estados Unidos se beneficiava como o principal fornecedor de produtos industriais, agrícolas e principalmente crédito financeiro para a reconstrução da Europa.

4 Momento de otimismo Produção em larga escala das novas tecnologias.
O caso do Ford “T”.

5 A Hegemonia Estadunidense
O American Way of Life.

6 A Euforia toma conta do EUA
Calvin Coolidge, 30.º presidente dos EUA, resumiria o clima da época em mensagem ao Congresso em 4 de dezembro de 1928: “Nenhum congresso dos EUA já reunido, ao examinar o estado da União, encontrou uma perspectiva mais agradável do que a de hoje… A grande riqueza criada por nossa empresa e indústria, e poupada por nossa economia, teve a mais ampla distribuição entre nosso povo, e corre como um rio a servir à caridade e aos negócios do mundo. As demandas da existência passaram do padrão da necessidade para a região do luxo. A produção que aumenta é consumida por uma crescente demanda interna e um comércio exterior em expansão. O país pode encarar o presente com satisfação e prever o futuro com otimismo”. (HOBSBAWN, 1995, p. 90)

7 American Way of Life As industrias seguiam o fordismo
A produção aumentou em larga escala e em série elevou drasticamente o consumismo A propagando foi primordial para isso ( rádio, tv, jornais) Com mais dinheiro a sociedade adotou novos hábitos.

8 American Way of Life Jazz Time is money Hollywood Ku Klux Klan

9 Rádio e bens para uns e bebida para outros
Péssima qualidade de vida do proletariado Lei Seca ( 1919 – 1933) Avanços culturais e moralismo repressor.

10 Outubro de 1929: o fim do capitalismo?
A demanda não acompanhou a produção Bens duráveis Europa praticamente reconstruída Crédito Fácil ( endividamento) Com muita oferta e pouca procura.... o dos produtos agrícolas despencam.

11 Abertura da Bolsa de Valores
O CASO G.E !

12 Caso G.E Crescimento de 300% em 1 ano e seis meses
Confiança no crescimento ilimitado da economia, garantia empréstimos. Muitos empréstimos = Muitos Juros

13 O ciclo vicioso Sem dinheiro os investidores não pagaram os bancos.
Os bancos por sua vez não tinham como repor o dinheiro em espécie para pagar seus depósitos Milhoes de pessoas foram aos bancos reclamar seu dinheiro. A crise se espalhou pela europa atingindo os países capitalistas. Em 1933 cerca de 25% da população estava desempregada

14 New Deal Roosevelt lança o new deal, com grande interferencia do estado na economia. Entre os principais resultados estão a criação da: AAA: ato de ajuste da agricultura: limitando a produção, eliminando os excedentes e dando subsidios estatais. NRA: Número máximo de horas e melhores salários para os trabalhadores.


Carregar ppt "O “American way of life”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google