A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 3 Prof.ª Gledsnelly Nascimento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 3 Prof.ª Gledsnelly Nascimento"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 3 Prof.ª Gledsnelly Nascimento
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 3 Prof.ª Gledsnelly Nascimento

2 Competências a serem trabalhadas nesta aula
Identificar e Classificar os riscos ocupacionais de trabalho no Mapa de Risco. Estabelecer procedimentos de segurança nas operações com máquinas, equipamentos e outras atividades dentro da organização.

3 Competências a serem trabalhadas nesta aula
Elaborar procedimentos de liberação de serviços. Selecionar dispositivos de proteção individual e coletiva de acordo com a natureza do risco de acidentes de trabalho.

4 OS RISCOS OCUPACIONAIS
RELEMBRANDO CONCEITOS:

5 RELEMBRANDO CONCEITOS:
DEFINIÇÕES BÁSICAS PERIGO é um agente (material ou energia) com potencial para provocar danos em pessoas, instalações, equipamentos, materiais e meio ambiente. RISCO é a combinação da probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso. Slide 32

6 RELEMBRANDO CONCEITOS:
DEFINIÇÕES BÁSICAS ACIDENTE DO TRABALHO Aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Lesão corporal- é um dano no corpo (fratura, corte, perda de membro. Perturbação funcional - é o dano, permanente ou transitório, da atividade fisiológica ou psíquica (dor, perda de memória ou perturbação mental, convulsão...)

7 RELEMBRANDO CONCEITOS:
DEFINIÇÕES BÁSICAS Doença profissional aquela inerente ou peculiar a determinado ramo de atividade, dispensando a comprovação de nexo causal, de acordo com a Previdência Social. Doença do trabalho diferencia-se da doença profissional em vários pontos. Ela resulta de condições especiais em que o trabalho é exercido e com ele relaciona-se diretamente.

8 RELEMBRANDO CONCEITOS:
DEFINIÇÕES BÁSICAS RISCOS OCUPACIONAIS São capazes de causar danos à saúde e a integridade física do trabalhador em função de sua natureza, intensidade, tempo de exposição e características biológicas pessoais de cada trabalhador (suscetibilidade).

9 OUTROS CONCEITOS: TIPOS DE ACIDENTES
Acidente Típico - são os acidentes decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. Acidente de Trajeto -  são os acidentes ocorridos no trajeto entre a residência e o local de trabalho do segurado e vice-versa. 9

10 POR QUE OCORREM OS ACIDENTES E QUAIS A CAUSAS QUE OS PROVOCAM?
SEGURANÇA NO TRABALHO 30/03/2017 POR QUE OCORREM OS ACIDENTES E QUAIS A CAUSAS QUE OS PROVOCAM? 10 10

11 Os acidentes não são obras do acaso, tem causas que devem ser identificadas, analisadas e eliminadas. 11 11

12 SEGURANÇA NO TRABALHO 30/03/2017 DESVIOS É todo procedimento fora do padrão de segurança o qual pode provocar um acidente ou incidente. Gledsnelly Nascimento 12 12

13 SEGURANÇA NO TRABALHO 30/03/2017 DESVIOS 13 13

14 OS RISCOS OCUPACIONAIS
O foco principal dos profissionais que trabalham com a prevenção de acidentes e doenças é o de neutralizá-los e/ou mantê-los sob controle, caso não possam ser eliminados.

15 MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS OCUPACIONAIS
Necessário se destacar que toda ação prevencionista deve partir da análise minuciosa da tarefa e de todas suas correlações com outros processos. Lembrando que toda inspeção (rotina), deve ser registrada de maneira organizada, a fim de, atender a legislação e ser passível de auditorias para análise da eficácia de seu processo.

16 MEDIDAS DE CONTROLE DOS RISCOS OCUPACIONAIS
DOCUMENTOS QUE O TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DEVE MANTER BEM ORGANIZADOS E DEVIDAMENTE ARQUIVADOS: Ficha de Controle de Entrega de EPI, Relatório de Inspeções de Segurança, CAT - Comunicações de Acidentes do Trabalho, Todas as liberações de atividades de riscos eminentes (altura, espaço confinado, serviço a quente, dentre outras).

17 PERMISSÃO / LIBERAÇÃO PARA TRABALHOS
Permissão para Trabalho Seguro: é a prévia análise dos riscos envolvidos nos serviços não rotineiros, avaliando as condições de segurança com a participação dos trabalhadores envolvidos. As permissões geralmente são emitidas, levando-se em consideração os riscos das atividades.

18 PERMISSÃO / LIBERAÇÃO PARA TRABALHOS
A permissão para Trabalho Seguro deve constituir um procedimento interno em toda empresa, com o objetivo de garantir a organização e comunicação prévia entre os empregados ou entre áreas envolvidos, evitando risco desnecessários, onde máquinas possam ser acionadas por desconhecimento, expondo os trabalhadores a GIR (Grave e Iminente Risco).

19 PERMISSÃO / LIBERAÇÃO PARA TRABALHOS
Atividades que possam acarretar situações de grave e iminente risco: Trabalho á quente Entrada em espaço confinado Trabalho em eletricidade em alta tensão (acima de 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua). Trabalho em local elevado Escavação

20 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
O Téc. de Seg.deve estar atento e agir de forma a assegurar que a manutenção de máquinas e equipamentos sejam realizadas de forma programada e organizada, seguindo as recomendações de segurança.

21 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos

22 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
PROCEDIMENTO QUE PODE SALVAR VIDAS Desenvolver um programa de bloqueio e sinalização de máquinas e equipamentos para execução de serviços de manutenção, por escrito, segundo a OHSA, que contemple desde o escopo do programa até os métodos de Isolamento/bloqueio; Estabelecer no Programa, os métodos de bloqueios específicos por equipamento.

23 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
Os procedimentos de bloqueios devem incluir instruções e uma metodologia para: Isolamento de energia em todos os pontos que controlam o equipamento; Liberação da Energia armazenada; Verificação do estado “Zero” de energia em cada ponto de controle.

24 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
Treinamento dos Funcionários: Tanto os funcionários afetados quanto os autorizados devem ser treinados nos procedimentos específicos de Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos.

25 Bloqueio/Sinalização de Máquinas/Equipamentos
Implementação do Programa Aplique ou anexe cada procedimento de bloqueio nos equipamentos a serem bloqueados. Utilize cadeados adequados a cada máquina/ equipamento. Fontes de energia comum incluem gás, vapor, líquido, eletricidade, pneumáticos, hidráulica e gravidade. Prepare-se para verificar se tudo está sob controle.

26 SUGESTÃO DE LEITURA E AQUISIÇÃO:

27 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado Pelo trabalhador, destinado á proteção de riscos Suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde do trabalhador.

28 EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO COLETIVA
São equipamentos utilizados para proteção de segurança enquanto um grupo de pessoas realiza determinada tarefa ou atividade.

29 MAPA DE RISCOS 6 3 Repetitividade Ruídos Poeiras e Gases Incêndio
Vibrações Ruídos 6 Poeiras e Gases 3 Repetitividade Incêndio

30 RELEMBRANDO OS RISCOS OCUPACIONAIS AGENTES NOCIVOS E SUAS CORES
VERDE (Grupo I) VERMELHO (Grupo II) MARROM (Grupo III) AMARELO (Grupo VI) AZUL (Grupo V) FÍSICO QUÍMICO BIOLÓGICO ERGONÔMICO ACIDENTE 30

31 MAPA DE RISCOS O Mapa de Risco é uma representação gráfica dos fatores existentes no local de trabalho, com potencial para acarretar prejuízos á saúde do trabalhador: acidentes e/ou doenças de trabalho.

32 MAPA DE RISCOS A partir de uma planta baixa de cada setor são levantados todos os tipos de riscos, classificando-os por grau de perigo: Pequeno, Médio e Grande

33 MAPA DE RISCOS CÍRCULO = GRAU DE INTENSIDADE VERDE Físicos
PEQUENO MÉDIO GRANDE CÍRCULO = GRAU DE INTENSIDADE VERDE Físicos VERMELHO Químicos MARROM Biológicos AMARELO Ergonômicos AZUL De Acidentes COR = TIPO DO RISCO 33

34 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
Grave e Iminente Risco (GIR) “3.1.1 Considera-se grave e iminente risco toda condição ambiental de trabalho que Possa causar acidente do trabalho ou doença profissional com lesão á integridade física do trabalhador.”

35 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
ORDEM DE SERVIÇO Transmitir aos colaboradores as orientações necessárias para a execução, com segurança, de suas atividades profissionais em ambiente de trabalho ou fora dele, inclusive as obrigações, conforme as diretrizes da legislação vigente relacionadas com a segurança do trabalho e suas punições em caso de resistência.

36 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
COMUNICAÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO – CAT Foi prevista inicialmente na Lei nº 5.316/67, com todas as alterações ocorridas posteriormente até a Lei nº 9.032/95, regulamentada pelo Decreto nº 2.172/97. A Lei nº 8.213/91 determina no seu artigo 22 que todo acidente do trabalho ou doença profissional deverá ser comunicado pela empresa ao INSS, sob pena de multa em caso de omissão.

37 Comunicação de Acidente do Trabalho -CAT
A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho à Previdência Social: - Até o 1º(primeiro) dia útil seguinte ao da ocorrência - Previdência Social - Imediato - em caso de morte, à autoridade competente, sob pena de multa. Encaminhar cópias fiéis para: - O acidentado ou seus dependentes; Sindicato a que corresponda a sua categoria. 37 37

38 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
CAT Cabe ressaltar a importância da comunicação, principalmente o completo e exato preenchimento do formulário, tendo em vista . As informações nele contidas, não apenas do ponto de vista previdenciário,estatístico e epidemiológico, mas também trabalhista e social.

39 QUEM PODE EMITIR A CAT? TIPOS DE CAT?
Empregador; Sindicato; Médico; Segurado ou seus dependentes; Autoridade pública TIPOS DE CAT? INICIAL; REABERTURA; COMINICAÇÃO DE ÓBITO. 39 39

40 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
ANÁLISE/INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES Os elementos que devem ser coletados e identificados para que uma investigação de acidente seja realmente completa, são muitos. As razões do sucesso, seja o elemento grande ou pequeno, significativo ou insignificante, necessita ser identificado, fotografado, listado ou marcado de alguma maneira, de modo que possa ser valioso no “panorama completo” para que se chegue á conclusão real do porquê do acontecido.

41 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
Procedimentos adequados para uma análise de acidente: Identificar as provas; Identificar os fatores que contribuíram para o acidente; Registrar através de fotos ou fazer um esboço da cena do acidente; Fazer anotações; Entrevistar as testemunhas.

42 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
APR - Análise Preliminar de Risco É uma técnica de análise de riscos, utilizada com o objetivo de identificar perigos (potenciais) decorrentes de novos projetos, modificações de projeto, atividades de operação ou manutenção de sistemas, ou qualquer outra atividade com potencial de causar danos ou acidentes. PERIGOS; CAUSAS; CONSEQÜÊNCIAS; MEDIDAS PREVENTIVAS e CORRETIVAS; RESPONSÁVEIS PELAS MEDIDAS Gledsnelly Nascimento 42

43 CONCEITOS IMPORTANTES PARA PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES
GERÊNCIA DE RISCOS Processo que identifica, controla os eventos, eliminando ou minimizando os que podem afetar os recursos do sistema. É uma ferramenta poderosa do gerenciamento dos riscos, pois trata do conhecimento do todo.

44 ATIVIDADE João da Silva, soldador, teve seu olho direito atingido por uma limalha quente, ao fazer o acabamento de uma solda. Seu horário de trabalho é das 8 às 17 horas, o acidente aconteceu às 16:30 h. A Empresa fornece todos os EPIs necessários a função. João tem 18 anos de profissão. Houve uma lesão com perda da visão, 90 dias de afastamento.

45 ATIVIDADE 1. Faça uma pesquisa e elabore um formulário de Investigação e Análise de Acidentes, que você implantará na Empresa que está trabalhando. Preencha esse formulário com a análise do Acidente de João, seguindo todas as recomendações de nossa aula. 2. Realize uma análise de risco minuciosa de um soldador e relate quais os riscos ocupacionais ele esta exposto e quais as medidas corretivas para eliminar/minimizar estes riscos.

46 ATIVIDADE Você como futuro Técnico em Segurança do Trabalho, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização? 4.Qual a finalidade do Mapa de Riscos na Empresa? Qual o significado dos círculos e suas cores nos setores de trabalho?

47 ATIVIDADE Prazo de entrega: até 08/09/2012 até às 23:00h
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

48 Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia 30/08/12 no horário: das 20h30 às 22 h


Carregar ppt "Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 3 Prof.ª Gledsnelly Nascimento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google