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FEEDBACK TODOS OS LÍDERES, devem ser Gestores de Pessoas. 1.

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1 FEEDBACK TODOS OS LÍDERES, devem ser Gestores de Pessoas. 1

2 OBJETIVOS Melhorar a comunicação, visando o desenvolvimento pessoal e profissional Obter novas formas de abordagem, para melhorar a relação interpessoal com os colaboradores Obter resultados positivos dos colaboradores, através da aplicação do feedback Aprender a dar e receber feedback constantemente 2

3 Liderança O novo papel do líder:
Saber lidar com pessoas e ter facilidade para trabalhar em equipe; Ter altos níveis de comunicação e colaboração; Maximizar a flexibilidade e inovação; Liberar feedback constantemente; Acreditar e praticar a missão e os valores da empresa. 3

4 Apa Confecções - Missão, Visão e Valores
Ser reconhecido pela QUALIDADE, CONFIABILIDADE e ATUALIDADE de nossos produtos e serviços, crescendo de maneira sustentada com base na satisfação das expectativas dos nossos clientes; dentro de um espírito de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. Visão: Fornecer os melhores produtos; Resultado final perfeito; com a mais alta qualidade pois, para nós, o futuro está sempre acontecendo. Valores: - Integridade - Respeito - Trabalho em equipe - Profissionalismo 4

5 O que não é feedback: Feedback não é prestar contas sobre o trabalho nem um processo de avaliação de desempenho. Também não se trata de julgar pessoas e suas intenções. Não devemos dar feedback a respeito da personalidade da pessoa, de seus gostos e de tudo aquilo mais que não seja comportamento, simplesmente porque não tem sentido nenhum fazer isso. 5

6 O que é Feedback? Feedback é a capacidade de dar e receber críticas, sugestões e elogios sobre alguma coisa pessoal ou profissional. É o processo de fornecer dados a uma pessoa ou grupo ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir seus objetivos. 6

7 Feedback Ex: Paulo, a forma como você trata das reclamações dos clientes é muito boa. Sei como é difícil tratar com alguns clientes mal educados. Por favor, só observe seu tom de voz. Percebi que quando você atendeu o Sr.Ricardo esta tarde, você subiu um pouco o tom de voz.Embora seja difícil, é sempre melhor manter a calma e falar num tom de voz abaixo dos gritos.Assim, o próprio cliente percebe que está agindo de forma inadequada. É importante você ter isto em mente, mesmo porque você é uma referência para o resto da equipe. 7

8 Fornecendo o Feedback – Habilidades
Comunique-se de forma clara e objetiva. Seja específico: indique o processo ou comportamento a ser melhorado e reforçado. Evite: generalizar, julgar ou avaliar a pessoa. Inicie o feedback indicando os pontos fortes (acertos), para em seguida indicar o que deve ser melhorado. 8

9 Preparando-se para o processo de Feedback
Antes de dar um feedback: questione sobre o tipo de reação que você deseja provocar na pessoa e caso queira, faça algumas anotações sobre os principais pontos que serão tratados. Justificativas e não-aceitação: prepare-se para lidar com elas. Inicie sua fala fornecendo algumas orientações: “O Feedback é uma ferramenta de ajuda. Quem recebe precisa ouvir, agradecer e refletir”. 9

10 Feedback Escolha da hora e local: Os retornos devem ser dados o mais rápido possível, e as críticas não devem ser dadas em público; Equilíbrio: equilíbrio entre o retorno (feedback) positivo e o corretivo; Capacidade de ouvir: ouvir o ponto de vista do outro; quem não sabe ouvir, também não sabe como e o que perguntar. Elaboração de um plano: reflita sobre o que vai dizer e utilize exemplos objetivos; Foco em comportamento: baseie-se em situações específicas, que possam ser analisadas, mensuradas .

11 Feedback Critérios Para tornar-se um processo útil, o Feedback precisa tanto quanto possível ser: 1. Descritivo ao invés de avaliativo Quando não há julgamento reduz-se a necessidade do outro reagir defensivamente. 2. Específico ao invés de geral Cuide para que sua mensagem seja clara e bem compreendida. Evite generalizações, tais como: sempre, nunca, todo mundo. 3. Compatível com as necessidades do emissor e receptor Deve satisfazer a necessidade de ambos. Não se deve usar a oportunidade para desabafar. 11

12 Critérios Feedback 4. Esclarecido para assegurar comunicações precisas
Um modo de proceder é fazer com que o receptor repita o feedback recebido. 5- Assuma o feedback Basear seu feedback em opiniões alheias mostra falta de desinteresse da sua parte. Deixe claro que o feedback dado é sob sua perspectiva. 12

13 Situação – Comportamento – Impacto
O método para o Feedback Situação – Comportamento – Impacto Situação: Esta tarde perto das máquinas de café Comportamento: Você disse aos outros que nós tivemos uma péssima idéia e vamos falhar Impacto: Eu fiquei muito chateada Impacto na equipe: Nossa equipe pode pensar que nós somos incompetentes 13

14 Tipos de Feedback: Feedback Positivo: Feedback corretivo:
O comportamento pode e deve ser repetido; quando não reforçamos comportamentos esperados, é possível que eles não mais se repitam. Feedback corretivo: Tem como objetivo influenciar uma mudança de comportamento. Busca oferecer melhorias de comportamentos que precisa ser melhorado ou até eliminados. 14

15 EXEMPLO DE FEEDBACK: POSITIVO/ CORRETIVO
Ex: Joana, sempre percebi que você é muito rápida na elaboração dos relatórios necessários para nosso setor. Seu desempenho seria ainda melhor se você fizesse uma análise rápida antes de enviá-los. Eu percebi que existem alguns erros nos gráficos, principalmente em relação aos totais. Tenho muita confiança na sua habilidade de verificar estes detalhes. Muito obrigado pelo seu ótimo trabalho. 15

16 Tipos de Feedback Feedback Ofensivo:
Como o próprio nome já diz, é aquele que ofende. É o verdadeiro feedback negativo, só destrói a pessoa, sua motivação. Ex: “... até um cavalo comandaria melhor a sua tropa do que você”. (cena do filme A máscara do Zorro, fala do Rei a um comandante) 16

17 Por que é difícil DAR feedback?
Demonstração de inteligência e superioridade; Temem que seu feedback seja mau interpretado; Desabafo ou irritação; Reações do outro; Resistência e pressão; Tem medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e com isso perca um amigo; Receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque ou puna; Não sabem lidar com o assunto. 17

18 Por que é difícil RECEBER feedback?
Aceitação de INEFICIÊNCIAS Relação de CONFIANÇA Alteração da IMAGEM Articulações de DEFESAS: * Não ouvir * Negar validade * Devolver: Justificar-se Defender-se Explicar-se 18

19 Feedback Ao dar feedback: - Seja descritivo - Não rotule
- Não faça julgamentos - Fale em seu próprio nome - Expresse a questão como uma declaração - Limite seu feedback aquilo que você tem certeza Ao receber feedback: - Respire fundo - Ouça cuidadosamente - Faça perguntas para obter entendimento - Reconheça os pontos positivos e a melhorar - Organiza com calma o que você ouviu - Não se justifique 19

20 Ao receber Feedback as pessoas geralmente demonstram reações em cadeia:
Rejeição: surpresa (preferem não ouvir o que lhes é dito). Raiva: o feedback leva a pessoa a ter sentimento de raiva Racionalização: busca motivos no ambiente externo para justificar o feedback recebido Aceitação: ótimo estágio! Nesse estágio a pessoa está menos resistente e consegue refletir sobre uma possível mudança de comportamento. 20

21 Fornecendo o Feedback – Atitudes:
Dê feedback sobre comportamentos observáveis ou processos de trabalho que precisam melhorar. Ex: “ Maria, você não deu nenhuma palavra na reunião de ontem”. ao invés de: “Maria, você nunca participa ativamente das nossas reuniões”. Use sempre a verdade. Cortesia e respeito devem estar sempre presentes. 21

22 Fornecendo o Feedback – Atitudes:
Aja de maneira cordial Use um tom de voz adequado: não seja impositivo, agressivo ou autoritário Coloque-se no lugar do outro: tenha empatia e sensibilidade Transmita com segurança: mostre o quanto seu feedback poderá ajudá-lo 22

23 Os 5 Princípios do Feedback:
A qualidade de qualquer relação depende da quantidade/qualidade, de feedback que se recebe; A cordialidade é um feedback de grande valor para as pessoas, sejam elas colaboradores, colegas, amigos ou familiares; O contato visual é um tipo de feedback que demonstra o grau de importância dado à pessoa que está recebendo o feedback; Algumas pessoas demandam mais feedback do que outras (manutenção alta); Não negue feedback. Isso é uma espécie de castigo psicológico. 23

24 FEEDBACK Feedback não é gasto de tempo, é investimento. Líder é para desenvolver pessoas, esse é o seu papel, trabalhar para que as pessoas sejam melhores. A liderança tem que eliminar a crença de que elogiar estraga. Reforçar o que a pessoa tem e faz de bom melhora o seu desempenho de maneira significativa. Essa é uma ferramenta muito poderosa. A liderança não pode desperdiçá-la. Isso fará com que você líder, ganhe o respeito e a confiança dos seus liderados. Como líder, você tem que se perguntar: Colaborei para que essa pessoa seja um ser humano melhor? 24

25 A grandeza de um profissional independe da função exercida.
MENSAGEM FINAL A grandeza de um profissional independe da função exercida. O sucesso de uma organização depende do bom desempenho de todos os envolvidos ! 25

26 Isaura Magalhães Mônica Bravo Monalisa Costa Elaborado por:
Mônica Bravo Monalisa Costa 26


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