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LIÇÕES DO PÓLO DE CRESCIMENTO DE PENANG NA MALÁSIA

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Apresentação em tema: "LIÇÕES DO PÓLO DE CRESCIMENTO DE PENANG NA MALÁSIA"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÕES DO PÓLO DE CRESCIMENTO DE PENANG NA MALÁSIA
MOÇAMBIQUE: SEMINÁRIO DE CRESCIMENTO INCLUSIVO MAPUTO 10 DE FEVEREIRO DE 2011 DESENVOLVIMENTO DOS SECTORES FINANCEIRO E PRIVADO

2 Onde fica Penang? Hong Kong Taipei Medan Cingapura Jacarta KEDAH
NOVO DISTRITO PARQUE INDUSTRIAL CIDADES RODOVIA EXISTENTE ESTRADA DE FERRO KEDAH Resorts na praia ILHAS PENANG PORTO Aeroporto Internacional de Penang Parque industrial Bayan Lepas Batu Kawan Bukit Minyak PRAI Parque tecnológico Kulim Bangcoc Medan KL Cingapura Jacarta Onde fica Penang?

3 A história do crescimento de Penang
Comércio Entreposto Perda do status de porto livre Diminuição do comércio Manufactura Centro global de manufactura e destino turístico Centro de serviços 2001-actual Economia inovadora e centro de negócios e serviços

4 Transformação económica de Penang
PIB por sector (1970) PIB por sector (2010) USD 500 milhões USD milhões

5 Sucesso da estratégia do pólo de crescimento
1970 2010 Rendimento per capita (USD) 400 5600 Taxa de desemprego (%) 16 3 Taxa de pobreza (%) 32,3 0,3 Taxa de mortalidade infantil (%) 38 0,4

6 Value Roadmap – Industrial Transformation
Value Add Version 1 Version 2 Version 3 ? Business Management Outsourcing Service Contract R&D Software Global Hub Alternative sale R&D Sub-con Support Centres MNCs Operational HQ Logistics / Distribution Centres BPO / SSO Design & Development Centres Quality & Automation Semicon process Test system development Supply chain management Disk drives Base Software Design Companies Contract Manufacturing Semiconductor Manufacturing Consumer Electronics Automation TQC Global Competition Investment in high- tech machine shops Drive components production Test auto handlers PCB assembly automation Manufacturing sub-con General Manufacturing machinery Local Companies OEM to ODM Market Outreach beyond Malaysia / MNCs Growth of Design / R&D Companies MNC Low Value Added Exports Textile / Garments Labour Intensive Electronic Component Assembly Test Tool & die Machine Integration Plastic Moulding Custom Services Improvement Projects Machine Shop Service General Maintenance Trade SMI Basic Industries Agriculture 60s 70s 80s 90s 00s & beyond Adapted from “Technology Roadmap for the Electrical and Electronic Industry of Penang”

7 Por que a história de Penang é relevante?
Penang, Malásia (1970) Nacala, Moçambique (2011) População: 0,8 milhão Área: km² Rendim. per cap: USD 400 População: 0,3 milhão Área: km² Rendim. per cap: USD 440 * Desafios de desenvolvimento semelhantes Pós-conflito: estabilidade e crescimento equitativo Desemprego alto: atracção de investimentos Optimizar o potencial das instalações do porto Aumentar a competitividade da manufactura Desenvolver o potencial turístico e proteger os activos Melhorar a conectividade: infra-estrutura Fortalecer a parceria nacional-provincial * RNB per capita, método Atlas, WDI 2010

8 Estratégia do pólo de crescimento de Penang
Período Plano nacional Plano estadual Resultados 1º Plano da Malásia Relatório de Munro Foco na agricultura, saúde e educação 2º ao 5º Plano da Malásia; nova política económica Plano Mestre de Penang Manufactura voltada para a exportação; orientação global 6º e 7º Planos da Malásia Primeiro plano de desenvolvimento estratégico de Penang PIB sólido e crescimento do FDI, mas poucos vínculos locais 8º e 9º Planos da Malásia Segundo plano de desenvolvimento estratégico de Penang Defasagem no crescimento e na competitividade; armadilha do rendimento médio 10º Plano da Malásia (actual) em diante Planta da região económica do Corredor Norte Região económica de classe mundial: inovação e talento

9 Estratégia do pólo de crescimento de Penang
Investimentos Infra-estrutura e incentivos Criatividade e instituições

10 CRIATIVIDADE PRINCIPAIS LIÇÕES
O Plano Mestre de Penang (1971) definiu a estratégia de crescimento de longo prazo, num cenário de economia de mercado, utilizando os recursos disponíveis de manufactura voltada para exportação e turismo (orientação global) Os Planos 1 e 2 de Desenvolvimento Estratégico de Penang basearam-se nessa estratégia Os Planos Nacionais de 5 anos forneceram o contexto global das políticas e a alocação de recursos para as despesas públicas PRINCIPAIS LIÇÕES Desenvolver uma visão compartilhada baseada nos desafios e nas oportunidades Ter como meta os sectores estratégicos mas permanecer flexível para novas perspectivas

11 Lessons from the Penang Strategy
Lead implementation agency: coordination and One Stop Shop roles Sector growth strategies: manufacturing, tourism Integrated spatial planning: SEZs, new growth centers, housing, urban renewal and land banks Infrastructure investment planning: logistics, utilities Skills development: incentives and PPPs

12 REFORMAS INSTITUCIONAIS
Promulgação da Corporação de Desenvolvimento de Penang (1971) para liderar o desenvolvimento socioeconómico, a redução da pobreza, a criação de empregos e melhoria da qualidade de vida. Lei Federal de Autoridade para o Desenvolvimento Industrial (1965) para promoção e facilitação de investimentos Lei da Zona de Livre Comércio (1971) Lei de Promoção de Investimentos (1986) para incentivos PRINCIPAIS LIÇÕES Um órgão responsável competente para uma implementação eficaz A comunicação e confiança entre os sectores federal-estadual-privado é crítica

13 Enabling Role of the Lead Agency
Focal point for strategy, planning, communications, intra-agency coordination and consensus building First point of contact for investors: information is key Business facilitation: from start up to closing (coordination and follow through role) Regular dialogue with investors: address concerns related to infrastructure, regulations, permits, approvals, Customs, Immigration, security and Municipal services Investment promotion and business matchmaking

14 SINERGIA PARA COMPETIÇÃO GLOBAL: O MODELO DE PENANG
Instituições Incentivos Infra-estrutura Governo Federal MITI / MIDA, MOF Corporação de Desenvolvimento de Penang (PDC) ZEEs Serviços Comerciais Aptidões Investidores estrangeiros Investidores locais Iniciativa Criatividade Capital, Technology MERCADOS GLOBAIS /REGIONAIS

15 INFRA-ESTRUTURA E INCENTIVOS
Demarcação de funções e responsabilidades para desenvolvimento e manutenção da infra-estrutura: autoridade federal, estadual, local e órgão de desenvolvimento Lei da Zona de Livre Comércio (1971) para incentivos de zona livre Lei da Promoção de Investimentos (1986) para incentivos baseados no sector/local O ambiente empresarial é mais importante do que os incentivos financeiros: processos transparentes e previsíveis PRINCIPAIS LIÇÕES Plano de investimento com responsabilidade para entrega Software é mais importante que hardware

16 Bom ouvido e suavidade #
As economias locais inovadoras são construídas com uma conversa de cada vez: são necessárias pessoas próximas da acção que tenham bom ouvido, paciência e suavidade Uma boa governança é recompensada no longo prazo Atraia e mantenha o talento melhor e mais brilhante Trabalhe com o que você tem: aprenda, copie, experimente e inove - as segundas melhores soluções realmente funcionam! Crescimento sustentável = margem competitiva # F. Hutchinson, Penang Economic Monthly, julho de 2010


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