A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividade Económica e agentes económicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividade Económica e agentes económicos"— Transcrição da apresentação:

1 Atividade Económica e agentes económicos
Por: carolina

2 O Que é a atividade económica?
Basicamente, a atividade económica é tudo o que temos de realizar para produzir um bem que nos satisfaça as necessidades. Exemplo: A Débora quer comer um bolo de chocolate numa pastelaria. Para isso acontecer, houve a produção dos ingredientes como leite, ovos, cacau, farinha e fermento. Em segundo, houve a distribuição dos ingredientes por fábricas que os embalaram e distribuíram pelas lojas, onde foram compradas pelo dono da pastelaria, que, ao produzir o bolo, teve em atenção o preço, que teria de lhe dar lucro. Por fim, houve o consumo, que foi o facto de a Débora estar a consumir o bolo.

3 O Que é o consumo? Ato económico que consiste na satisfação das nossas necessidades. Para isso é necessária a utilização de bens, ou seja, o consumo de bens. É um ato económico porque temos escolhas a fazer, como: O que consumo? Compro a mala ou os sapatos? Para isto existe o princípio da racionalidade económica, que se traduz na procura pela obtenção do máximo de resultados com o que há. Também é um ato social, porque, de acordo com o que escolhemos, somo olhados de outra forma, ajudamos o planeta, contribuimos para certas causas…

4 Produção é o ato de obter os bens necessários à produção de bens que nos satisfaçam as necessidades. Distribuição é o conjunto de atividades que fazem chegar o bem do sítio de produção ao de consumo. A acumulação é toda ela um conjunto de operações que fazem com que as nossas poupanças sejam transportadas para um local onde estejam seguras e sejam utilizadas pela economia. A repartição dos rendimentos cabe às empresas e ao estado. No Estado, sob a forma de Segurança Social, o dinheiro dos impostos e taxas que pagamos reverte a favor da instituição, transformando-se em pensões, reformas, subsídios,… Nas empresas o rendimento é distribuído em forma de salário, acumulação de rendimentos e pagamento de empréstimos.

5 Empresas Não Financeiras (produção de bens para prestação de serviços)
Agentes Económicos Famílias(consomem) Empresas Não Financeiras (produção de bens para prestação de serviços) Resto do Mundo Administrações Públicas (satisfação de necessidades coletivas e repartição de rendimentos) Instituições Financeiras (trabalham apenas com dinheiro, prestando serviços financeiros) Todo o agente económico é aquele que consegue tomar decisões, fazendo operações económicas.


Carregar ppt "Atividade Económica e agentes económicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google