A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEOLOGIA GERA METODOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEOLOGIA GERA METODOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 TEOLOGIA GERA METODOLOGIA

2 A BASE BÍBLICA PARA UMA IGREJA EM CÉLULAS

3  UMA IGREJA EM CÉLULAS ESTÁ BASEADA NO FATO DE QUE DEUS NOS MOLDOU PARA VIVER EM COMUNIDADE

4 DEFINIÇÃO DE COMUNIDADE
“Vida em ligação com outros.” Pessoas que se tornam responsabilidade uns DE outros. Pessoas que se tornam responsáveis uns POR outros.

5 A COMUNIDADE É DECISIVA!
O sério erro na igreja baseada em programas é a sua cegueira com relação à importância de ser uma COMUNIDADE, onde pessoas se tornam responsáveis uns POR outros e responsabilidade uns DE outros.

6 A TRINDADE Por que uma Trindade?
Se Deus fosse UMA pessoa, haveria PODER. . . Se Deus fosse DUAS pessoas, haveria AMOR. . . Mas Deus é TRÊS. . . e com Trindade, agora há COMUNIDADE

7 IMPORTANTE . . .  A mais alta Forma de Vida no universo escolheu viver em COMUNIDADE! Isto deveria nos falar claramente a respeito da sua importância.

8 Isto também nos mostra que COMUNIDADE começa com TRÊS.   

9 Nota: o único momento em toda a eternidade quando a Divindade não viveu em COMUNIDADE foi quando o meu pecado — seu pecado — quebrou aquela comunhão!

10 O CONFLITO DOS SÉCULOS: A DETERMINAÇÃO
DE SATANÁS DE FRUSTRAR O PLANO DE DEUS PARA QUE O HOMEM VIVA EM COMUNIDADE

11 Vamos seguir o rastro das suas maquinações diabólicas:
O Jardim do Éden: destruição da comunhão entre Deus e o homem...

12 A FAMÍLIA “. . . e o bebê somam TRÊS!”

13 Deus assim designou a família para que ela sempre criasse COMUNIDADE.
Em cada família haveria responsabilidade e prestação de contas entre os membros da família.

14 A RESPOSTA DE SATANÁS: O assassinato de Abel por Caim:
destruição da primeira unidade familiar: “...POR ACASO EU SOU O GUARDA DO MEU IRMÃO?” (Gên. 4:9)

15 OIKOS: A FAMÍLIA AMPLIADA
No Novo Testamento há uma palavra importante: “OIKOS”. Ela refere-se a um “lar”, uma “família ampliada”.

16 Em todo o mundo, o OIKOS é uma parte fundamental da vida para cada pessoa. Estas são as “principais pessoas” em nossas vidas.

17 A RESPOSTA DE SATANÁS: construa a
sua importância em REALIZAÇÕES, não em RELACIONAMENTOS

18 Finalmente, Lameque: um assassino enlouquecido de duas pessoas!
Observe a descendência de Caim em Gênesis 4: Importância de Caim: construiu uma cidade (v. 17) Importância de Jabal: gado (v. 20) Importância de Jubal: músico (v. 21) Importância de Tubalcaim: forjava ferramentas (v. 22) Finalmente, Lameque: um assassino enlouquecido de duas pessoas!

19 Assim, vemos que os “rei-nos deste mundo” de Satanás sempre se baseiam na divisão entre as pessoas e
em oferecer-lhes “esplendor”!

20 Então, uma Nova descendência: de volta a Adão e Eva (v. 25)
Baseada na COMUNIDADE: “...daí se começou a invocar o nome do Senhor” (v. 26)

21 Quando estamos vivendo em comunhão com Deus, cada ano é precioso!
Por sete gerações, nada sabemos a respeito das realizações desta nova linhagem de sangue. Tudo o que nos é relatado é quanto tempo cada homem viveu. Quando estamos vivendo em comunhão com Deus, cada ano é precioso!

22 E por fim, paralelamente a Lameque, o louco assassino, temos . . .
ENOQUE, que “andou com Deus 300 anos. . . e já não era, porque Deus o tomou para si”.

23 Assim, nestes primeiros relatos do homem, vemos o abismo existente entre aqueles que escolheram a Deus e viveram em COMUNIDADE com Ele e uns com os outros, e aqueles que buscaram o auto-engrandecimento e poder pessoal.

24 A ESTRUTURA DE ISRAEL

25 Deus ordenou a Moisés que formasse a estrutura dessa nação em torno de grupos de DEZ, CINQUENTA, CEM e MIL. Esses números eram de Deus, assim selecionados porque representam o modo como os OIKOSES se interrelacionam.

26 O bloco básico da construção da vida é o OIKOS, a “família”, que possui em média 10 pessoas.

27 Os OIKOSES formam comunidades de CINQUENTA
Os OIKOSES formam comunidades de CINQUENTA. Esses grupos de CINCO OIKOSES deveriam ser supervisionados por uma pessoa.

28 O próximo agrupamento deveria ser de “CENTENAS” (plural)
O próximo agrupamento deveria ser de “CENTENAS” (plural). Podemos entender que represente cerca de pessoas, assim mais uma vez atribuindo um agrupamento de QUATRO ou CINCO COMUNIDADES a um supervisor.

29 Finalmente, esses agrupamentos de “CENTENAS” deveriam formar grupos de “MILHARES” o último tamanho para a estruturação do povo de Israel.

30 Com uma estimativa conservadora de 1,5 milhão de israelitas, isto significa que ali havia células, ou OIKOS. Havia grupos de CINQUENTA, agrupamentos de “CENTENAS” e, de acordo com Êxodo 24:9, SETENTA ANCIÃOS (ou LÍDERES) que estariam acima dos “MILHARES”.

31 A ESTRUTURA DOS DISCÍPULOS

32 Jesus escolheu viver em uma COMUNIDADE especial de 12 homens
Jesus escolheu viver em uma COMUNIDADE especial de 12 homens. Sua presença a fez um grupo de 13.

33 As avaliações a respeito do maior tamanho que uma COMUNIDADE pode ter giram em torno de 15 pessoas.
É uma questão de intimidade entre as pessoas, de linhas de comunicação.

34 Duas pessoas têm duas linhas de comunicação;

35 Quatro pessoas têm 12 linhas de comunicação;

36 DEZ PESSOAS TÊM 90

37 15 PESSOAS TÊM 210!

38 VEJA A FÓRMULA PARA CALCULAR AS LINHAS DE COMUNICAÇÃO:
(N) X (N) - N = LC N= Número de pessoas LC = Linhas de Comunicação

39 Ultrapassado o número de 15 pessoas, não há mais a oportunidade das pessoas conhecerem-se intimamente.

40 Portanto, Jesus escolheu uma COMUNIDADE de 12 homens para treiná-los.

41 Observe que havia um “sub-grupo” de três homens entre os discípulos: Pedro, Tiago e João.

42 Entre os 12, Jesus escolheu estes três para juntarem-se a Ele em ocasiões especiais.

43 Dentro dos oikos sempre há relacionamentos especiais que se formam entre os seus membros. Tiramos proveito disto na vida da célula.

44 Observe o “toma lá – dá cá” entre os discípulos, a cobiça por posições, as rasteiras – não era uma assembléia de homens totalmente comprometidos com o Senhor!

45 Não vamos nos esquecer da tentativa de Satanás de destruir Jesus através da traição de Judas, de dentro da sua própria comunidade de discípulos!

46 A ESTRUTURA DA IGREJA

47 A igreja nasceu no calvário
A igreja nasceu no calvário. Este é o significado da Ceia do Senhor – é um lembrete do lugar e do preço pago por Cristo para o nascimento do Seu novo corpo.

48 Assim como Jesus foi batizado no rio Jordão para iniciar o seu ministério público, assim também a igreja foi batizada no seu Espírito em Pentecostes para iniciar o seu ministério.

49 No entanto, um ingrediente deveria estar presente antes que as línguas de fogo pudessem vir. Eles deveriam ter se tornado uma verdadeira COMUNIDADE.

50 Isto levou 10 dias. Durante esse período, 120 pessoas viviam sem uma agenda em um salão superior. ELES ERAM A AGENDA! Eles deveriam tornar-se próximos uns dos outros. Por 10 dias eles se rearranjaram em subgrupos e passaram a conhecer-se uns aos outros. Finalmente, eles estavam em COMUM ACORDO, e a igreja foi formada.

51 A primeira coisa que eles fizeram foi dividir-se em grupos de DEZ e ir “de casa em casa”.

52 O QUE ELES FIZERAM? Eles “repartiam o pão” — a  ceia ágape, incluindo a ceia do Senhor.  Eles “confraternizavam” — posteriormente explicado por Paulo como a manifestação dos dons do Espírito para a edificação de uns aos outros.

53 O QUE ELES FIZERAM? Eles “oravam” — estavam constantemente em comunhão com o Cristo que habitava neles, que sempre estava no meio deles.  Para instrução e ensino, eles iam ao templo “para ouvir os apóstolos ensinarem”.

54 O QUE SATANÁS FEZ? Podemos vê-lo a postos, procurando destruir este espírito de COMUNIDADE desde o início da igreja!

55 1 Coríntios foi escrito aproximada-mente em 54-57 d. C
1 Coríntios foi escrito aproximada-mente em d.C. Naquele tempo, as células do Corpo de Cristo já estavam sendo atacadas por Satanás: 1:11: “...há brigas entre vocês...” 6:8: “...vocês cometem injustiça uns contra os outros, e isso tudo entre os próprios irmãos!” 11:18: “...há grupos de pessoas que estão brigando nas reuniões da igreja...”

56 Hebreus foi provavel-mente escrito em 69 d. C
Hebreus foi provavel-mente escrito em 69 d.C. à segunda geração de cristãos. Àquela altura, a célula tornou-se negligenciada, como pode ser verificado nesta passagem:

57 Hb. 10:24-25: “Tenhamos consideração uns para com os outros, a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e fazerem o bem. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Ao contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o Dia do Senhor está chegando.”

58 Mas o maior golpe de Satanás ocorreu quando ele inspirou o Édito dos Bispos, que permanente- mente dividiu o “clero” do “laicato” e removeu o MINISTÉRIO do corpo de Cristo. O povo de Deus não mais se tornaria responsável uns pelos outros!

59 Atualmente, muitos pastores se deleitam em uma posição exaltada, o que os faz governarem sobre a igreja. Sentem-se ameaçados pelos “leigos” aos quais foi dito que estes são ministros. Por esta razão, a verdadeira obra do Espírito Santo é esmagada, e o povo de Deus sufocado, impedido de realizar o verdadeiro serviço cristão.

60 A igreja tornou-se um prédio que abriga um conjunto de “programas” que ocupam os cristãos com “serviços”, os quais jamais os preparam para o verdadeiro ministério. Assim, somos neutralizados e não penetramos no domínio de Satanás. Ele adora isso!

61 O LUGAR DE OIKONOMOS E OIKODOMEO NA VIDA DA IGREJA

62 A igreja é o OIKOS da fé: Ef. 2:19: “Portanto, vocês, os não-judeus, não são mais estrangeiros nem estranhos. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família dele (Oikos) . . .” 1 Tim. 3:15: “. . . esta carta vai mostrar como nós devemos agir na casa de Deus (Oikos), que é a igreja do Deus vivo, a coluna e o alicerce da verdade.”

63 1. AQUELES QUE ESTÃO DENTRO DO OIKOS DEVEM SERVIR UNS AOS OUTROS COMO UM POVO   OIKONOMOS
1 Pedro 4:10: “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus (Oikonomos). Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros.”

64 Lucas 12:42: “Jesus respondeu: — Quem é, então, o empregado fiel e inteligente (Oikonomos)? É aquele que o patrão encarrega de tomar conta da casa e de dar comida aos outros empregados na hora certa.” 1 Coríntios 4:1: “Vocês nos devem tratar como servidores de Cristo, nós que somos encarregados (Oikonomos)de realizar os planos secretos de Deus.”

65 Assim, o termo sempre se refere a uma tarefa Oikos, na qual somos designados a “dar comida apropriada no tempo certo”.

66 2. AQUELES QUE ESTÃO DENTRO DO OIKOS DEVEM SERVIR UNS AOS OUTROS COMO UM POVO OIKODOMEO
Romanos 14:19: “Por isso busquemos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé (Oikodomeo).”

67 Romanos 15:2: “...cada um de nós deve agradar seu irmão, para o próprio bem dele a fim de que ele possa crescer na fé (Oikodomeo).” 1 Coríntios 14:12: “...já que vocês querem tanto ter os dons do Espírito, procurem acima de tudo ter os dons que fazem a igreja crescer (Oikodomeo) espiritualmente.” 1 Tessalonicenses 5:11: “Portanto, animem e ajudem uns aos outros (Oikodomeo), como estão fazendo agora.” Judas 20: “Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir (Oikodomeo) na fé que têm, que é a fé mais santa que existe. Orem no poder do Espírito Santo”

68 A PRINCIPAL TAREFA DOS CRENTES NO OIKOS É SEREM CANAIS DA GRAÇA
1 Coríntios 14:26: “ Meus irmãos, o que eu quero dizer é isso: quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em língua estranha; e, ainda outro, a explicação do que a mensagem quer dizer. Tudo deve ser feito para ajudar (Oikodomeo) a igreja.”

69 AGORA PODE OCORRER O “EVANGELISMO NA VIDA DO CORPO”
1 Co. 14:24-25: “Mas, se todos anunciarem a mensagem de Deus, e entrar ali algum descrente ou alguém que seja simples, ele vai ouvir o que vocês estão dizendo e se convencer do seu próprio pecado. E ele será julgado pelo que ouvir, os seus pensamentos secretos serão revelados, e ele vai se ajoelhar e adorar a Deus, dizendo: ‘Na verdade, Deus está com vocês!’”

70 CONCLUSÕES • A RAZÃO DAS CÉLULAS É A COMUNIDADE.
• A IGREJA EM CÉLULAS NÃO É UM “TRUQUE”. • ELA ESTÁ ENRAIZADA EM SÓLIDOS PRINCÍPIOS BÍBLICOS.

71 CONCLUSÕES • AS CÉLULAS SÃO “AGRUPA-MENTOS” DE PESSOAS PEQUENOS O SUFICIENTE PARA EDIFICAR UNS AOS OUTROS, CADA UM SERVINDO DE CANAL PARA OS DONS DO ESPÍRITO. • ELAS SÃO “COMUNIDADES CRISTÃS DE BASE”.

72 CONCLUSÕES • ELAS SE AJUNTAM EM UNIDADES MAIORES, OU “CONGREGAÇÕES”, PARA A OBRA DE CRISTO, QUE HABITA NO MEIO DELAS. • A MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA DE DEUS FLUI ENTRE OS MEMBROS DO CORPO.

73 PARA CONVERSAR... Quão influentes foram os relacionamentos oikos em sua conversão a Cristo? Que importância tinham no início do seu crescimento em Cristo? Você concorda que o modelo em células está baseado em princípios bíblicos universais?

74 A IGREJA EM CÉLULAS NA HISTÓRIA

75 UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA
Como a Igreja perdeu o seu rumo Martinho Lutero John Wesley

76 Por 300 anos Satanás não pôde destruir a Igreja.
Perseguição política Privação econômica Sublevação social Heresia interna

77 COMO ELE A NEUTRALIZOU? PRIMEIRO: A Igreja recebeu reconhecimento e sanção. SEGUNDO: As pequenas comunidades nas casas foram removidas.

78 IGREJA CATEDRAL Isto ocorreu por volta do ano 312 d.C.
Muita coisa mudou . . . adoração liderança edificações Por 1700 anos a igreja catedral esteve conosco.

79 MARTINHO LUTERO E CÉLULAS
“Mas aqueles que seriamente querem ser cristãos e confessar o evangelho em atos e palavras deveriam registrar os seus nomes e reunir-se em algum lugar, em uma casa à parte . . .

80 ... Aqui também se poderia realizar o batismo e a comunhão de uma maneira bonita e breve, e tudo centralizado na Palavra, na oração e no amor mútuo... ...resumindo, havendo pessoas sinceramente desejosas de se tornarem cristãs, a organização e a forma poderiam ser rapidamente arranjadas.”

81 JOHN WESLEY Levou muito tempo para ele colocar em prática o que já sabia que deveria ter feito Acreditava que decisões sem grupos pequenos era prejudicial Desenvolveu um sistema de grupos pequenos —“método” células Cresceu por mais de 100 anos

82 TRÊS COMPOSIÇÕES Sociedades (reunião do grupo grande)
Classes (idênticas às células) Grupos (pequenos) Bastante correspondente: à celebração à célula aos relacionamentos de prestação de contas

83 AS CLASSES DE “WESLEY” (CÉLULAS)
Obrigatório ser membro de célula Líderes homens e mulheres Número de membros ideal — “12” Heterogênea Reunião com duração de 1 hora Compartilhamento transparente Reuniões alternadas abertas

84 OS GRUPOS DE WESLEY • Homogêneos (idade, sexo, estado civil etc.)
• Compartilhamento no nível mais profundo • Grupos penitentes para alcoólicos e outros problemas sérios

85 QUESTÕES PARA A SUA PRÓPRIA REUNIÃO DO GRUPO
• Quais pecados conhecidos você cometeu? • Que tentações você tem enfrentado? • Como você foi liberto? • Dúvidas: pecado ou não? • Você guarda algum segredo?

86 PARA CONVERSAR... O que chama a sua atenção a respeito da metodologia de Wesley? Em quê você imagina que o mundo de Wesley era parecido e diferente do nosso? O que o seu método deveria nos ensinar hoje?


Carregar ppt "TEOLOGIA GERA METODOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google