A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia"— Transcrição da apresentação:

1 17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia

2 Por que um dia internacional?
Para promover a conscientização em relação às consequências da homofobia, da lesbofobia e da transfobia na sociedade; Para discutir as propostas de políticas públicas de combate à homofobia e as que conferem direitos à comunidade GLBT; Para esclarecer que ao garantir direitos aos gays, lésbicas e transexuais, não se retira nenhum direito dos/das heterossexuais.

3 O que é homofobia? Preconceito, desprezo, antipatia e medo irracional ou não ou/e aversão em relação a gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transgêneros;

4 O que é homofobia? Se manifesta em ações de violência veladas ou explícitas, na intolerância no meio institucional ou informal negando o direito a uma vida digna (direitos a igualdade e liberdade) aos/as lésbicas e transexuais;

5 Lesbofobia e transfobia
Várias formas de discriminação em relação a mulheres lésbicas, casais ou grupos, incluindo diversos tipos de hostilidades e violências. Transfobia Várias formas de discriminação em relação a transexuais e transgêneros, incluindo diversos tipos de hostilidades e violências.

6 Violências Isolamento, difamação, atribuição de comportamentos generalizantes aos gays, lésbicas e transexuais com o objetivo de colocar a pessoa em situação de inferioridade em relação às demais pessoas; Recusa do Estado em conferir direitos ou estabelecer políticas públicas de combate à homofobia.

7 60% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram discriminados/as;
A cada 36 horas, 1 homossexual é assassinado no Brasil por causa da sua orientação sexual; 60% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram discriminados/as; 20% dos/das LGBT Brasileiros/as já foram espancados/as; 60% dos/das profissionais de educação não sabem  lidar com LGBT; 87% dos/das brasileiros/as têm preconceito contra LGBT; 40% dos adolescentes masculinos não  querem nem saber de estudar  com LGBT; 39% do casos de Bullying nas escolas são cometidos contra estudantes LGBT; 33 % dos gays no Brasil já tentaram o suicídio por causa das discriminações que sofrem na rua, na escola ou em casa.

8

9

10 Direitos GLBT estabelecidos pela União Estável

11 Diferenças entre união estável e casamento civil
O casamento é formalizado por meio de uma celebração feita por um juiz de paz ou de direito. Depois, o casamento vai para o registro civil e sai uma certidão de casamento. Já a união estável se forma da seguinte maneira: duas pessoas passam a viver juntas e formam uma família. As pessoas até podem fazer um pacto de união estável, mas é uma escolha do casal.

12 Diferenças entre união estável e casamento civil
Na extinção do casamento (divórcio), se o casal possui filhos menores, ele tem de ser extinto perante o Poder Judiciário, na presença de um juiz de direito (em todos os estados), pois o Ministério Público precisa atuar para garantir os direitos dos menores.

13 Diferenças entre união estável e casamento civil
No caso de não haver filhos menores e existir um acordo entre as partes, poderá o divórcio ser feito por escritura pública em um tabelionato de notas.

14 Diferenças entre união estável e casamento civil
No caso da união estável, as pessoas deixam de morar juntas e extingue-se o instituto. Só é necessário provar que, nos planos dos fatos, não existe mais a união. Algumas formas de provar são por meio do contrato de locação que estava no nome dos dois e agora está no nome de um, a conta conjunta que não existe mais e, principalmente, com testemunhas, que é a mais usada.

15 Diferenças entre união estável e casamento civil
Nos dois casos, os efeitos são os mesmos para ambas as entidades familiares. Tanto no casamento como na união estável, os dois têm direito à pensão alimentícia, por exemplo.

16 Diferenças entre união estável e casamento civil
Efeitos após a Morte Na dissolução por morte de uma das pessoas que forma o casal, existem diferenças entre o casamento e a união estável. No primeiro caso, ocorre o seguinte: Comunhão parcial: neste caso, só os bens adquiridos onerosamente durante o curso do casamento é que se comunicam ao outro cônjuge. No caso de bens adquiridos antes do casamento, eles não vão para o cônjuge, somente quando se tratar de herança, porque o cônjuge é um herdeiro e ele concorre com os filhos do falecido. Separação Total de Bens: o cônjuge não tem direito à metade dos bens, mas é herdeiro sobre todos os bens do falecido, concorrendo com os filhos do falecido. Na união estável, por sua vez, o companheiro terá direito apenas aos bens que foram adquiridos onerosamente na vigência da união estável. Além disso, os companheiros não são considerados herdeiros necessários.

17

18

19 Saiba mais em... ADEH - Associação das Travestis e Transexuais da Grande Florianópolis MARCHA DAS VADIAS - FLORIPA Instituto Arco Iris NÚCLEO MARGENS - Núcleo de Pesquisa Modos de Vida, Família e Relações de Gênero NIGS – Núcleo de estudos de gênero e subjetividades

20 Onde baixar essa apresentação: www.sociologiacaze.wordpress.com


Carregar ppt "17 de Maio Dia Internacional Contra Homofobia, Lesbofobia e Transfobia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google