A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?"— Transcrição da apresentação:

1 Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?
é trabalhar com Projetos de Aprendizagem?

2 Permitem a acolhida de interesses dos alunos;
Desafiam os estudantes a examinar temas ou aspectos nos quais as pessoas não costumam se deter normalmente e que são ignorados pela mídia; Estimulam os alunos a se comprometerem na pesquisa de idéias, na aplicação de processos intelectuais ou em problemas pessoais e sociais;

3 Envolvem o aluno com a realidade;
Agregam alunos com diferentes interesses e níveis de capacidade,não impondo normas únicas de rendimento nos resultados possíveis; Colocam o aluno em um papel ativo: pesquisar, expor, observar, entrevistar, participar em simulações tem maior valor educativo do que escutar, preencher fichas, ou participar em discussões rotineiras com o professor;

4 Permitem ao aluno tomar decisões quanto ao modo o trabalho;
Oportunizam aos estudantes planejar com outros e participar em seu desenvolvimento e resultados; Permitem ao aluno tomar decisões quanto ao modo o trabalho; Exigem dos alunos que escrevam de novo, revisem e aperfeiçoem seus esforços iniciais, para o aperfeiçoamento progressivo; Abrigam a aceitação de um certo risco de sucesso, fracasso ou crítica. Raths,J

5 Perguntas formuladas por alunos

6 Por que os peixes não fecham os olhos e vivem só embaixo da água?
Os ET existem? Qual é o lado bom da cobra, do leão e da aranha? Por que vemos sempre a mesma face da lua? Os anjos influenciam nossas vidas? Qual é a influência dos anjos? O que são sites? Cigarro faz mal à saúde? Por que não caímos se a terra é redonda? Como e por que o avião voa? Quantas estrelas têm no céu? A temperatura é sempre igual nas salas da escola? O que há depois da morte?    

7 Perguntas de Professores

8 Que fatores comuns interferem na sustentação do navio na água e do avião no ar?
Quais são os tipos de lixo hospitalar? Arrepio, quem nunca sentiu? O que é esta reação do nosso corpo? Por que o cavalo dorme em pé? Em que fase da vida os seres humanos são menos influenciados pela química do amor? Por que as formigas andam em fila? Como a propaganda visual influencia o consumidor? O que é Orkut? Como aparece o arco-iris? Como fazer uma boa pesquisa na Internet? Por que algumas pessoas se viciam em cigarro e outras não? Onde está Deus? Há possibilidade de integrar as diferentes mídias?

9 Certezas e Dúvidas Conhecimento Prévio Lacunas no Conhecimento

10 Por que os peixes não fecham os olhos e vivem só embaixo da água?
Certezas Provisórias Os peixes são animais aquáticos. Os  peixes  só  conseguem  respirar  embaixo  da  água. Os peixes   tem escamas para se  proteger do frio e para nadar. Os peixes se reproduzem através dos ovos. Dúvidas Temporárias Como é um peixe? Será que um peixe dorme? Peixes só vivem embaixo da água? Quantos ovos um peixe fêmea pode botar? Qual é o tipo de alimentação dos peixes? Como os peixes respiram em baixo da água?

11 Texto Conclusivo Os peixes não fecham os olhos porque não tem pálpebras.Eles não dormem, apenas repousam escondidos dos predadores. Os peixes só conseguem respirar debaixo da água e não fora da água por isso eles não conseguem viver fora da água.Eles são animais aquáticos. Os peixes tem escamas para se proteger do frio e para nadar deslizando melhor na água.Os peixes se reproduzem através de ovos. Uma peixe fêmea pode botar até 400 ovos de peixes e a fecundação é externa. Os peixes respiram através de uma corrente de água renovada pelas guelras. A água é filtrada quando passa pelas guelras e pela boca e lá é retirado o oxigênio necessário para respirar. Os peixes que tem a boca virada para cima se alimentam perto da superfície e os que tem a boca virada para baixo se alimentam no fundo do rio, os que tem a boca virada para frente se alimentam para qualquer lado. Eles podem estar com os olhos virados para frente mas enxergam para todos os lados, por isso as vezes eles conseguem escapar dos predadores.  Igor, Tainá, Rafael, Franciélli.

12 Concepções Ingênuas Teorias sobre o mundo Evidências Experiências
Crianças e adultos organizam e estruturam o mundo que está a sua volta, baseados no que têm a sua disposição. Senso comum - idéias nas quais acreditamos, mas que não estão em acordo com o que é conhecido como sendo cientificamente correto. Nas crianças esta organização de idéias têm algumas características: São fortemente ligadas ao contexto imediato, ou seja, às suas percepções e experiências diretas. São idéias baseadas naquilo que elas vêem e observam em suas experiências pessoais. Elas confiam nestas experiências e nas idéias que têm a partir delas.

13 Por que estas idéias ingênuas devem nos interessar?
Adultos e crianças resistem em abrir mão de conceitos laboriosa e intuitivamente elaborados, ainda que tenham aulas sobre um assunto que contradiz completamente estas idéias, pré-conceitos ou crenças. É papel da escola aproximar os alunos do conhecimento cientificamente construído. É fundamental desequilibrar (no sentido piagetiano) estas idéias pré-concebidas, pois só assim o aluno começa a ter dúvidas sobre elas e estas dúvidas podem abrir espaço para a revisão, para a escuta real e para uma reconstrução.

14 Desenvolvimento do pensamento
Egocêntrico  Sociocêntrico Idéias pessoais  Idéias socialmente validadas e comprovadas Objetividade, reciprocidade e relatividade cada vez maiores. Caminhos do Desenvolvimento Integração - Idéias menos maduras são coordenadas para chegar a concepções mais complexas e abstratas. Conhecimento lógico-matemático. Substituição – Idéias menos maduras são substituídas por outras mais maduras. No desenvolvimento por substituição não há uma conexão lógica ou causal entre a idéia nova e a anterior. Escola Interfere nas concepções ingênuas e trilha o desenvolvimento por substituição.

15 Características do desenvolvimento por substituição:
As idéias menos maduras não são totalmente erradicadas, permanecendo como um modo potencial de pensamento; A criança precisa estar mentalmente pronta para a concepção nova e socialmente validada, para que esta possa realmente tornar-se parte de seu pensamento.

16 O que é calor? Respostas das crianças (9/10 anos):
O calor vem do sol; dos nossos corpos; dos blusões de lã, dos gorros e mantas Experimento – 1° dia Crianças colocaram termômetros em blusões de lã, gorros e mantas, por 15min e constataram que estes não acusavam mudanças de temperatura. Explicações para o observado: Pouco tempo de permanência dos termômetros nas peças. “Quando o médico mede nossa temperatura precisamos deixar o termômetro na boca bastante tempo."

17 Experimento – 2° dia Deixar os termômetros bem enrolados dentro destas roupas durante toda a noite. Previsões: Temperatura no máximo do termômetro. Explicações para o observado: Não fecharam as roupas adequadamente em volta dos termômetros; durante a noite um vento frio entrou na sala de aula e de algum modo entrou nas roupas; os termômetros poderiam estar estragados.

18 Experimento – 3° dia Colocar os termômetros nas roupas que depois foram acondicionadas em caixas e sacos plásticos vedados com todo o cuidado, em armários e em gavetas, longe da janela por onde poderia entrar um vento gelado. Previsões: Temperatura no máximo do termômetro. Explicações para o observado: Crianças não encontraram explicações e não tinham nenhuma nova teoria para substituir a antiga. Professora ofereceu a possibilidade de escolherem entre duas idéias possíveis: Escolha A: o calor pode vir de quase qualquer coisa, incluindo blusões de lã, mantas e chapéus. No entanto, quando medimos o calor somos, às vezes, enganados porque medimos o ar frio que está dentro deles. Escolha B: o calor, em grande parte, vem do sol e de nossos corpos e fica preso dentro da roupa de inverno. A roupa mantém o calor do nosso corpo dentro dela e mantém o ar frio fora.

19 Os alunos anotaram suas escolhas e depois colocaram-se em fila, segundo as escolhas feitas: à direita, à esquerda ou no centro da sala, quando indecisos. Como testar a nova teoria? Uma aluna sugeriu colocarem os termômetros em seus gorros, enquanto os usavam. O que aconteceria se os alunos apenas tivessem aulas sobre as fontes de calor, aprendessem um pouco sobre fricção e a ler um termômetro, sem que suas concepções viessem à tona? Suas concepções anteriores continuariam existindo em desordenadas idéias contraditórias a respeito do calor e seu comportamento. Poderiam decorar o que o professor diz, passar na prova e voltar tranquilamente a pensar como pensavam até então.

20 Por que o céu é azul e as nuvens são brancas?

21 Por que o céu é azul e as nuvens são brancas?

22 COMO E POR QUE O AVIÃO VOA?
Certezas provisórias O avião voa. A asa do avião da força para voar. O avião voa porque tem motor. Duvidas temporárias Como o avião se  levanta do chão? A cauda e a asa  do avião ajudam no vôo?   Helicóptero  é avião?  O  que é piloto automático?  Por  que o avião tem  que correr na pista?  Qual o maior avião de passageiros do mundo?

23 Aprendizagem do Grupo Com este projeto aprendemos  muito sobre o avião. Ficamos sabendo  que o formato da asa do avião é muito importante para que ele voe, então, observando  as asas das aves os homens descobriam que a forma curva da asa é que dá a sustentação para o avião. Então as asas são responsáveis pela sustentação do avião.  A asa da sustentação ao avião no ar apenas se estiver movendo para frente. Para o avião poder ficar no ar ele precisa também da cauda e do motor. O motor pode ser: a  turbina e hélice, elas  dão velocidade  ao avião durante o vôo. O piloto pode fazer com que o avião faça uma curva no ar, fazendo a asa esquerda, por exemplo, ficar mais baixa do que a direita. Quando a asa esquerda se baixa, a sustentação da asa direita aumenta, forçando o avião a fazer a curva. O avião é mais pesado do que o ar. É o meio de transporte mais rápido. Ele pode ser de passageiros, carga e militar. O brasileiro Santos Dumont é conhecido como o pai da aviação. O primeiro avião que ele inventou chama-se 14 Bis. O Helicóptero não tem asa, ele usa a hélice para voar.

24

25 Situação Atual no Mundo e no Brasil
E a Tecnologia Digital? Ajuda?

26 As camadas C e D tiveram sua vida facilitada por cartões magnéticos de aposentadoria, cartões de crédito, celular, uso da Internet nos Centros Populares Informatizados para garimpo de oportunidades de trabalho, entradas em sites bancários, setores públicos na Internet, etc...

27 O número de computadores pessoais no mundo superará 1 bilhão até o fim de 2008 (5 anos) e 2 bilhões (7 anos) até 2015; No Brasil atualmente há 40 milhões de computadores em uso corporativo e doméstico No Brasil em agosto/ 2007, havia 45 milhões de usuários em 2008, 7 milhões utilizavam banda larga e quase 50% deles acessavam serviços bancários on-line, acima da Alemanha (41%), Reino Unido (38%) e EUA (29%). Há cidades brasileiras “iluminadas” pelo sistema wireless

28 Dos 54 milhões de alunos matriculados nas escolas públicas brasileiras, apenas 2,5 milhões têm acesso à internet no ambiente de escola. Abril de as operadoras de telefonia fixas devem começar a levar banda larga para 55 mil escolas públicas urbanas do Brasil, representando acesso à Internet para 84% dos estudantes do ensino médio do País.

29 WEB 2 O termo designa o que alguns chamam de “nova fase do desenvolvimento de aplicações para a Web”. Envolvimento do usuário A interação é parte essencial, por exemplo, em blogs e wikis, onde o conteúdo é feito pelo usuário. Acessibilidade É a Web como plataforma. Você pode acessar as aplicações independente de Sistema Operacional, navegador ou hardware e de qualquer lugar que esteja, sem necessidade de guardar arquivos no computador.

30 WEB 2 Recursos mais conhecidos Blog Wiki Google Docs
Blog é um sistema onde cada um publica textos, imagens, som com arquivamento cronológico, e normalmente permite que visitantes comentem cada postagem. Wiki Sistema colaborativo de produção de conteúdo. Pode ser usado como enciclopédia (Wikipédia), portal de notícias (Wikinews), dicionário (Wikicionário), mapa (Wikimapia). Google Docs Processador de textos online.

31 WEB 2 Recursos mais conhecidos Podcast
A palavra vem da junção de Ipod com Broadcast. É um meio de publicação de programas personalizados de áudio, gravados em mp3. Vídeos disponibilizados pela internet.

32 Blogs Ficção versus Realidade
Junho de No Colégio Colbachini aconteceu a 3ª Feira do Livro. O patrono: Luís Dill. Madrugada de retorno à Porto Alegre, muito fria. O escritor espera o ônibus em frente ao hotel, mas não está sozinho. A imaginação o acompanha e faz nascer uma história, que Luís nos dá o orgulho de inaugurar aqui no blog.

33 Blogs Eleições

34 Blogs Palavra Aberta

35 Blogs + Vídeos Palavra Aberta

36 Blogs + Vídeos -> textos
Writely

37 Writely

38 Writely

39 WIKI

40 WIKI

41 WIKI

42 WIKI

43 WIKI

44 WIKI

45 WIKI

46 Podcast

47 Podcast

48 Obrigada! Beatriz Corso Magdalena – beamag@terra.com.br
Iris Elisabeth Tempel Costa –


Carregar ppt "Por que uma das propostas Projetos de Aprendizagem?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google