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Técnicas Digitais Sistemas de Instrumentação

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Apresentação em tema: "Técnicas Digitais Sistemas de Instrumentação"— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas Digitais Sistemas de Instrumentação
AIRCRAFT COMMUNICATION ADRESSING AND REPORTING SYSTEM

2 ACARS - Objectivos Explicar o que é o ACARS
Explicar para que serve o ACARS Enumerar os relatórios típicos Explicar como funciona um sistema ACARS típico

3 O que é o ACARS? O Aircraft Communication Adressing and Reporting System, é um sistema que permite a troca de dados em formato digital entre um avião e uma estação de terra.

4 Onde está disponível o ACARS?
MUNDO “INTEIRO” !!! Europa - SITA EUA - ARINC ...

5 Para que serve o ACARS? Economia de tempo de preparação do voo.
Informação de carga, plano de voo. Evita congestionamento de canais de voz. Autorizações ATC. Registo de tempos preciso. Ciclos e Horas Relatórios OOOI (Out, Off, On, In).

6 Para que serve o ACARS? Preparação de acções correctivas a falhas.
Monitorização de falhas em tempo real. Aumenta a capacidade de gestão operacional. Informa automaticamente posição e ETA. Diminui carga de trabalho da tripulação. Informação de terminal de aeroporto, meteorologia, NOTAM’s.

7 Como envia dados o ACARS?
Agrupando-os em formato conhecido. Dados só têm significado para utilizadores. DADOS (até 220 byte) PREÂMBULO BLOCO VERIFICAÇÃO Aviação comercial usa zona 1 e zona 2 até 45000ft Zona 1 : Troposfera P desce 1 hPa por 28ft T desce 1,98ºC por 1000ft Zona 2 : Estratofera

8 DADOS e Relatórios OOOI.
Relatório Out Relatório Off 220 GMT Flt N. STA OUT TIME Borded Fuel Qty T E X T O L I V R E 1 5 11 14 18 23 27 GMT Flt N. STA OFF TIME T E X T O L I V R E 1 5 11 14 18 220

9 DADOS e Relatórios OOOI
Relatório On Relatório In GMT Flt N. STA ON TIME T E X T O L I V R E 1 5 11 14 18 220 220 GMT Flt N. STA IN TIME Fuel Qty CMD F/O T E X T O L I V R E 1 5 11 14 18 22 23

10 ACARS: Durante um voo

11 ACARS: Sistema Típico A320

12 ACARS: Sistema Típico A340

13 ACARS: Recapitulação 1) O ACARS é um sistema: A) De aviso aos pilotos.
B) Dos pilotos avisarem os aeroportos. C) De transporte bidireccional de dados entre avião e terra. 2) O ACARS permite a uma companhia aérea: A) Poupar tempo na preparação de um voo. B) Preparar as acções de correcção de anomalias antes da chegada do avião. C) Avisar a tripulação de mudanças súbitas nas condições atmosféricas. D) Todas as alíneas são verdadeiras.

14 Revisão O ACARS é um sistema que permite a troca bidireccional de dados digitais entre um avião e uma estação de terra. Diga se a seguinte afirmação é verdadeira ou não: “O ACARS só funciona se existir comunicação com um sistema de retransmissão em terra”

15 ATIS – AUTOMATIC TERMINAL INFORMATION SERVICE
Sample announcement On tuning to an ATIS frequency, a pilot might hear: Vancouver International information Bravo, weather at one three five five Zulu. Wind three zero zero at eight, visibility five. Five hundred scattered, one thousand two hundred few, ceiling three thousand overcast, temperature one five, dew-point zero eight. Altimeter two niner eight seven. ILS runway 26L, Visual runway 26 and ILS runway 26R in use. Landing and departing runway 26L, runway 26 and runway 26R. GPS approaches available. VFR aircraft say direction of flight. All aircraft read back hold short instructions. Inform ATC that you have information Bravo. This translates to: Vancouver International Airport, the information Bravo is issued at 13:55 UTC. The winds are from 300 (~northwest) at 8 Knots. Five statute miles visibility. At 500 feet there is scattered cloud, at 1,200 there are few clouds, at 3,000 feet there is an overcast flight ceiling. The temperature is 15C (some airports don't include this due to variability). The dew point is 8C. The altimeter setting is inches of mercury (however this could also be expressed in millibars or hectopascals.) ILS landings are on runways 26L&26R, Visual approach/landing on runway 26. You can conduct an approach via a GPS system. When you first contact air traffic control, inform them your direction of flight if you are using Visual Flight Rules, and that you have information Bravo. Any "hold short" instructions the controller gives you need to be read back to the controller to confirm you have received them properly.


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