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A Bola de cristal existe ! Você é o Guru !

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Apresentação em tema: "A Bola de cristal existe ! Você é o Guru !"— Transcrição da apresentação:

1 A Bola de cristal existe ! Você é o Guru !
Março 2006

2 Momento é de ruptura com os últimos 12 anos
Propostas audaciosas ! crescimento econômico (renda e emprego) acima de 4 % aa com juros reais baixos, sem descontrole cambial, e sem retomada da inflação

3 Oportunidades para as empresas
Brasil será muito diferente ? Mais do mesmo... Crescimento dos volumes Organizações maiores e mais complexas Ganhos de escala Investimentos / tecnologia Novos concorrentes Desconcentração do PIB regional Novas formas de organização da produção – globalização dos fornecimentos e dos mercados Atividades em Infra estrutura e serviços básicos – PPPs Novos negócios...

4 Dois protagonistas fundamentais Possuem uma característica comum ...
Os empreendedores Processo de decisão de alocação de investimentos Os gestores Liderança das equipes e execução dos processos Possuem uma característica comum ...

5 Empreendedores e Gestores são ...
calculistas, articuladores, estrategistas...

6 Papel dos Empreendedores
A imaginação é mais importante que o conhecimento Albert Einstein

7 disponibilidade de capital
Empreendedor percebe as oportunidades ,,, fontes de dinamismo oportunidades tecnologia modelo de competição demandas do cliente organização da produção disponibilidade de capital

8 Empreendedor decide qual modelo de competição adotar
Pioneiro Seguidor “me too” Nicho Inovador Consolidador

9 Crescer, Diversificar ou Vender
Escolha básica do Empreendedor – que riscos assumir ! Qual o modelo de negócio ? Modelo de competição ? Direcionadores ? Crescer, Diversificar ou Vender Estratégia de Saída : Vendo para um consolidador ? Vendo para um estrangeiro ? Qual o volume de investimento ? Tenho cacife para bancar este jogo ? Quais as fontes de recursos ? Consigo alavancar ? Como ?

10 Decidir que jogo irá jogar e definir as suas regras básicas !
Lição de casa dos Empreendedores Decidir que jogo irá jogar e definir as suas regras básicas ! Missão Valores Visões Análise das oportunidades Definição do seu papel no mercado Crescer, Diversificar ou Vender

11 “Bom cozinheiro que monta um restaurante ?” ou
Assessoria da RBCE aos Empreendedores atitude construtiva, parceria, credibilidade, conectividade “Bom cozinheiro que monta um restaurante ?” ou “Excelente dono de restaurante que não sabe cozinhar ?” Conteúdo (perguntas para a Bola de Cristal) Contraponto construtivo – experiência e realismo ao processo de concepção e inspiração da oportunidade Plano de Negócios consistente “choque de realidade” adequado para o empreendedor alinhado com as demandas dos investidores Acesso a Investidores fundos de investimento (nacionais e estrangeiros) e abertura de capital em bolsa Governança Corporativa

12 Papel dos Gestores Transforma a Concepção em Plano de Ação

13 Anotação do diário de Cristóvão Colombo, em sua viagem de 1492
Valores Suas Altezas, como cristãos católicos, príncipes amantes e promotores da santa fé cristã e inimigos da doutrina de Maomé, bem como de toda idolatria e heresia, decidiram enviar-me, Cristóvão Colombo, aos supramencionados países da Índia, a fim de me haver com os referidos príncipes, povos e territórios, e aprender sua disposição e o método adequado para convertê-los à nossa santa fé; e, ademais, determinaram que eu não procedesse por terra para o oriente, como é de costume, mas por uma rota pelo Ocidente, em cuja direção não possuímos até aqui nenhuma evidência concreta de que alguém tenha seguido. Missão Visão

14 Empreendedor Gestor Missão Formulação e gestão da estratégia Valores
Função dos Gestores Empreendedor Gestor Missão Formulação e gestão da estratégia Valores Visões

15 O simulador integra todas as etapas
Plano Modelo de Competição Mapa Estratégico de Ação Simulador

16 Modelo de competição determina o mapa estratégico
Entrantes Custo Escala Diferenciação Inovação Nicho Práticas de Competição Poder dos Clientes Poder dos Fornecedores Substitutos

17 Mapa Estratégico Produtividade Crescimento
Perspectiva do Acionista Valor da empresa para o acionista Produtividade Crescimento Perspectiva do Cliente Propostas de valor agregado para o cliente Preço Qualidade Funcionalidade Serviços Parceria MARCA atributos do produto/serviço Relacionamento Imagem Perspectiva dos Processos Operações Vendas Inovações Regulatório Fornecedores Produção Distribuição Gestão de riscos Seleção de clientes Aquisição Retenção Crescimento Produtos Processos Design Lançamento Meio Ambiente Segurança e Saúde Trabalhistas Comunidade Perspectiva do Aprendizado Crescimento Capital Humano Tecnologia da Informação Organização Cultura Liderança Alinhamento Governança

18 Você não pode gerenciar o que voce não pode medir !
Plano de Ação Descrição Objetivos Como medir Meta Plano de Ação Produtividade Crescimento Branding Operações simulador Você não pode gerenciar o que voce não pode medir ! Você não pode medir o que voce não pode descrever !

19 Simulador = Bola de Cristal
Variáveis Críticas Vendas Custos Despesas Comissões Impostos Investimentos Capital de Giro Empréstimos Custos Fixos Lucros e Perdas Fluxo de caixa Balanço Avaliação Taxas de Crescimento

20 Simulador

21 Exemplo de funcionamento da Bola de Cristal
Simulador Exemplo de funcionamento da Bola de Cristal

22 Dificuldades à implementação de Estratégias
Pesquisa Dificuldades à implementação de Estratégias Só 10% das organizações executam a sua estratégia Visão Pessoas Equipe Recursos 50 % das organizações não associam o seu orçamento à estratégia da organização Somente 5% dos colaboradores entendem a estratégia Somente 25% dos gerentes tem seus incentivos ligados a performance 85% dos executivos passam menos de uma hora por mês falando sobre estratégia Adaptado de material desenvolvido por Robert S. Kaplan e David P. Norton

23 Porque a sua Estratégia está escondida ?
Ela está confusa ? Ela está centralizada nos formuladores ? Ela representa fonte de poder para algumas pessoas ? Os competidores não podem conhecê-la ?

24 RBCE - Fazendo a Bola de Cristal funcionar
Traduzir a estratégia em termos operacionais Alinhar a organização em torno da estratégia Fazer a estratégia ser praticada diariamente por todos Tornar contínuo o processo estratégico Mobilizar mudanças através das lideranças Princípios do Balanced Scorecard Robert Kaplan e David Norton

25 Contribuição da RBCE Inspirador Mobilizador Pragmático Pensar Recriar
Confirmar Transformar Mobilizador Equipe alinhada e motivada na sua estratégia Pragmático Metas e resultados mensuráveis

26 Reserve um tempo para pensar no futuro dos seus negócios

27 A bola de cristal não funciona quando você está nesta situação...
Magos advertem : A bola de cristal não funciona quando você está nesta situação...

28 Mãos à obra... Obrigado e ...

29

30 Gestão Transações Planejamento estratégico Valor do negócio
Análise de novos negócios Crescimento acelerado Situações de volatilidade de negócios Gestão Valor do negócio Atração de sócios Busca de recursos financeiros Transações

31

32 Como conduzir um processo de planejamento
Comunicação

33 visão espera-se que eles foquem no essencial...
Empreendedores e Gestores são visionários espera-se que eles foquem no essencial... visão


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