A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abertura de Empresa Tudo o que você deve saber para montar o próprio negócio e nunca ninguém lhe contou. Definição do Capital Inicial Preparação da Papelada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abertura de Empresa Tudo o que você deve saber para montar o próprio negócio e nunca ninguém lhe contou. Definição do Capital Inicial Preparação da Papelada."— Transcrição da apresentação:

1 Abertura de Empresa Tudo o que você deve saber para montar o próprio negócio e nunca ninguém lhe contou. Definição do Capital Inicial Preparação da Papelada Escolha e Registro do Nome Impostos e Taxas

2 SUMÁRIO Capítulo 1 Capítulo 2 Capítulo 3 Capítulo 4 A Escolha Certa
A Hora do Batismo Que Negócio é Esse? A Escolha do Nome SUMÁRIO Voo Solo ou em Sociedade? Nome Fantasia O Capital Inicial Logotipo A Escolha das Instalações Registro da Marca Capítulo 3 Capítulo 4 A Gestão da Empresa O Peso dos Impostos A Certidão de Nascimento Ambiente Hostil Licença de Funcionamento A Mordida do Leão Impedimentos Tributos em Série Prazo para Abertura Atalhos Econômicos

3 A ESCOLHA CERTA Que negócio é esse? Voo solo ou individual?
Vale a pena ter sócio? O que devo levar em conta para escolher um sócio? Meu cônjuge pode ser meu sócio? O Capital Inicial Quanto vou gastar no processo de abertura de empresa? Quanto vou pagar para o contador? É melhor começar o negócio em casa? Quero abrir um estabelecimento comercial

4 A ESCOLHA CERTA A Escolha do Negócio
O primeiro passo para abrir sua empresa é definir em que área exata-mente ela vai atuar. Ter conhecimentos e experiência na área em que pretende ingressar é um ponto forte para o desenvolvimento do empreendimento. Se você não sabe o que pretende fazer ao certo, não poderá ir muito longe. Faça uma pesquisa de mercado e descubra qual é a necessidade do consumidor e qual é o local de maior demanda.

5 A ESCOLHA CERTA Voo solo ou em sociedade?
Eis aí uma decisão crucial para o futuro do seu negócio. Todos nós sabemos que o começo de um negócio é difícil, mas nem sempre precisa ser assim. Tudo depende das atitudes e do comportamento dos sócios envolvidos no empreendimento. Vale a pena ter um sócio? Muita gente, só de pensar em iniciar um negócio próprio sozinho já fica assustada. Neste caso, ter um ou mais sócios pode ser uma saída conveniente para driblar esse temor. Afinal, além de ajudá-lo a reunir o dinheiro necessário para fazer o investimento inicial, um sócio pode dividir o trabalho com você e compartilhar as dúvidas e as decisões. Obviamente, é imprescindível que a sociedade baseie-se na confiança mútua e que haja uma boa comunicação entre ambos. Trabalhe com pessoas que conheçam do negócio tanto ou mais que você.

6 A ESCOLHA CERTA O que devo levar em conta para escolher um sócio?
O ideal é que vocês tenham características complementares. Se você não gosta de tratar de assuntos administrativos, por exemplo, procure um sócio que não se incomode em fazer isso e, se possível, tenha habilidade e experiência em lidar com as questões do dia a dia da empresa, como controlar o caixa e fazer pagamentos a fornecedores e funcionários. Meu cônjuge pode ser meu sócio? De acordo com o novo Código Civil, em vigor desde janeiro de 2003, apenas os cônjuges casados sob regime de comunhão parcial de bens ou de separação total de bens, podem ser sócios numa empresa. A sociedade entre cônjuges exige a elaboração de um contrato muito bem feito para preservar o negócio de possíveis divergências emocionais.

7 A ESCOLHA CERTA O capital inicial
Além de definir com precisão o ramo em que pretende atuar e se terá ou não sócios em sua empresa, você precisará saber exatamente quanto pretende investir no novo negócio. O capital social será o valor monetário, acrescido dos móveis, mercadorias e equipamentos que formam o fundo de uma empresa. Atentar para o seguinte fator: deverão os sócios declarar no IRPF, o capital investido para a constituição das empresas. Quanto vou gastar no processo de abertura de empresa? Os valores variam de acordo com o tipo de negócio que você for abrir. Consulte à MATRIX ASSESSORIA CONTÁBIL através do telefone: ou do  solicite um orçamento sem compromisso.

8 A ESCOLHA CERTA Quanto vou ter que pagar mensalmente para um contador?
Tudo vai depender do ramo de atividade, regime de apuração e volume de serviços. Temos como base o salário mínimo vigente. Mas só após uma análise ou planejamento dos seus negócios, será fixado o valor mensal de seus honorários.

9 A ESCOLHA CERTA É melhor começar o negócio em casa?
Transformar um cômodo da casa em escritório é a escolha de boa parte das pessoas que decidem iniciar uma atividade própria, desde que a empresa não exerça atividades comerciais que recebam visitas de clientes. Quero abrir um estabelecimento comercial, como escolho o melhor ponto?   É muito importante verificar se o imóvel tem uma localização que atenda aos hábitos de seu público-alvo. Analise aspectos como condições de acesso de ônibus, estacionamentos próximos, estabelecimentos existentes na vizinhança e a eventual existência de feiras-livres ou de outros eventos em determinados dias da semana, além é claro, de checar condições elétricas, hidráulicas, telefonia, segurança, risco de enchente, etc. Efetuar também uma pesquisa junto à prefeitura, uma vez que existem áreas impeditivas para a prática comercial.

10 A HORA DO BATISMO A Escolha do nome
O que devo levar em conta para escolher o nome da empresa? O que é nome fantasia e como posso utilizá-lo? Preciso de um logotipo? Como posso garantir a exclusividade da minha marca?

11 A HORA DO BATISMO O que devo levar em conta para escolher o nome da minha empresa? A escolha do nome da sua empresa vai exigir mais do que criatividade, você vai precisar cima de tudo, de bom senso. O perfil do negócio conta pontos importantes. Convém evitar nomes difíceis de serem pronunciados. O público deve relacioná-la com as coisas boas, que estimulem o consumo. O que é nome fantasia e como posso utilizá-lo? O nome fantasia é um nome fictício que você pode criar para a sua empresa, sem ter relação com o nome de qualquer sócio, inclusive o seu próprio, se você for abrir a empresa sozinho. Por exemplo: Beija-Flor Bar e Restaurante. Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar

12 A HORA DO BATISMO Preciso de um logotipo?
Do ponto de vista legal, você não é obrigado a criar um logotipo para sua empresa. Mas, para fixar melhor sua marca junto ao seu público-alvo, os profissionais de marketing recomendam que o seu nome esteja associado a um logotipo. Você também pode registrar o seu logotipo no INPI para que ninguém possa copiá-lo. Como posso garantir a exclusividade da minha marca? Para garantir que nenhuma outra empresa use o nome que você adotou, é preciso registrá-los no INPI.

13 A HORA DO BATISMO Como posso saber se já existe outra empresa usando o mesmo nome que pretendo adotar? Para ter segurança de que ninguém detém os direitos de uso do nome com o qual você pretende batizar a sua empresa, a MATRIX ASSESSORIA CONTÁBIL irá efetuar uma "busca“ à Junta Comercial e ao INPI - Instituto Nacional de Propriedade Intelectual.

14 A ABERTURA DA EMPRESA A certidão de nascimento
Quais são os documentos necessários para a constituição da empresa? O que é licença de funcionamento? Poderá haver algum Impedimento na constituição da empresa? Quanto tempo vou levar para legalizar minha empresa?

15 A ABERTURA DA EMPRESA A certidão de nascimento
A Pessoa Jurídica passa existir a partir da celebração e registro do contrato social, onde serão descritas todas as informações relativas à empresa, como: atividade, endereço, capital, sócios... Feito isso começam os trâmites para se obter o CNPJ, Inscrição Estadual e Municipal. Quais são os documentos necessários para a constituição da empresa? Para o início do processo de abertura da empresa, você precisará ter em mão cópias autenticadas do RG, CPF e comprovante de residência de cada um dos sócios, contrato de locação e IPTU do endereço onde será exercida a atividade. O que é licença de funcionamento? Toda empresa, obrigatoriamente deverá obter licenças de acordo com sua atividade (alvará sanitário, licença ambiental, licença de funcionamento e publicidade). Existem profissionais especializados nestes procedimentos. A Matrix o indicará de acordo com sua necessidade.

16 A ABERTURA DA EMPRESA Poderá haver algum impedimento na hora da constituição da empresa? Sim, há algumas pessoas que são impedidas por Lei a constituir uma Pessoa Jurídica. São elas: sócio de empresas cassadas pelo Estado, funcionários públicos, incapazes civilmente, pendentes de IRPF, falidos não reabilitados, casais em comunhão universal de bens, estrangeiros que não possuam CPF e outros. Quanto tempo vou levar para legalizar a minha empresa? Isso depende do ramo de atividade. Em média, pode ser legalizada em até 30 dias (levando-se em conta que isto também depende de análises por parte das repartições).

17 O PESO DOS IMPOSTOS Ambiente hostil Quais são os tributos básicos que a minha empresa vai ter de pagar? Além dos tributos básicos, minha empresa precisará pagar outros .....impostos? A mordida do Leão Como funciona o Imposto de Renda das empresas? Tributos em série O que é o regime de Lucro Presumido? O que é regime de Lucro Real? O que é o Simples? Toda empresa pode optar pelo Simples? Fora tudo isso, ainda há outros impostos a serem .recolhidos? Atalhos Econômicos

18 O PESO DOS IMPOSTOS Quais são os tributos básicos que a minha empresa vai ter que pagar? A teia dos imposto no Brasil é extensa para as empresas. Na área federal há, basicamente, quatro tipos de impostos a pagar: Imposto de Renda (IR); Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL); Programa de Integração Social (PIS); Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS). Além dos tributos básicos, minha empresa precisará pagar outros impostos? haverá os impostos específicos de cada atividade. As indústrias devem recolher o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As empresas de prestação de serviços precisam pagar o Imposto sobre Serviços (ISS), e as empresas comerciais devem apurar e recolher o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Esteja seguro de seus gastos e controle bem suas despesas e os custos.

19 O PESO DOS IMPOSTOS Como funciona o Imposto de Renda das empresas?
No Brasil, existem basicamente, três regimes de tributação federal: o Simples, o Lucro Presumido e o Lucro Real. A escolha de um deles vai determinar como sua empresa será taxada pelo Fisco. O tema é um pouco espinhoso, mas é bom perder algum tempo e, com o auxilio de um profissional contábil, fazer a escolha certa. O que é o regime de Lucro Presumido? É um regime tributário no qual o Fisco estima o lucro que sua empresa vai apurar e, com base na sua receita bruta, irá cobrar o Imposto de Renda cuja alíquota é de 15%. Os percentuais que incidem sobre a receita bruta, para estimar o lucro, variam conforme a atividade da empresa. O regime de lucro presumido pode ser adotado por empresas com faturamento até 48 milhões de reais por ano.

20 O PESO DOS IMPOSTOS Como funciona o regime de Lucro Real?
Pode servir para empresas de todos os portes, não há limite de faturamento para adotá-lo. É o mais complexo de todos, porque obriga o contribuinte a fazer uma série de cálculos para chegar ao valor do IR e a CSLL. Para chegar ao valor do imposto é preciso aplicar a alíquota de 15% sobre o lucro. Só que aqui, a empresa tem o direito de deduzir as chamadas despesas operacionais, como pagamento de tributos, gastos com energia ou embalagens, serviços etc. O que é o Simples? O Simples Nacional é um regime tributário criado para facilitar a vida das micros e pequenas empresas. Reúne a cobrança de vários impostos federais em um só. A alíquota mínima é de 4% e a máxima é de 22,90%.

21 O PESO DOS IMPOSTOS Toda empresa pode optar pelo Simples?
Não, nem todas. Primeiro há uma limitação de valores, a empresa não pode ter renda bruta anual superior a 2,4 milhão de reais. Além disso, há alguns ramos de atividades impedidas de optarem pelo Simples. Fora tudo isso, ainda há outros impostos e taxas a serem recolhidos? É, a lista parece não ter fim. A empresa deve pagar a contribuição ao INSS (Previdência Social), taxa que corresponde a 27 % em média sobre o total da folha de pagamento, exceto optantes do Simples. A Prefeitura cobra anualmente a taxa de fiscalização e há também a contribuição anual para o Sindicato da Classe.

22 O PESO DOS IMPOSTOS Aberto à empresa, como proceder para registrar funcionários, emitir notas fiscais e demais rotinas administrativas?. Não se preocupe, a MATRIX ASSESSORIA CONTÁBIL irá orientá-lo através do manual de procedimentos contábeis, boletins informativos, site e de uma equipe qualificada para esse fim.

23 FIM Av. Tiradentes, 2091 - 1º andar - Jd. Pinhal
Guarulhos - SP - CEP: PABX: | Fax:


Carregar ppt "Abertura de Empresa Tudo o que você deve saber para montar o próprio negócio e nunca ninguém lhe contou. Definição do Capital Inicial Preparação da Papelada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google