A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?"— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?

2 A IMPORTANCIA DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O NOVO TESTAMENTO

3 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA
I - A tarefa da Igreja Primitiva era divulgar, anunciar o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré. 1) Precisavam esclarecer o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré e demonstrar a veracidade desta interpretação e o acatamento a ela devido.

4 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA
2) Eles tinham que fundamentar a ideia segundo a qual Jesus, a sua obra e a sua doutrina representavam o último e decisivo oferecimento da salvação feito por Deus. 3) Em fim era necessário desenvolver, aprofundar e fundamentar a Boa Nova.

5 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA
II – MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS A ressurreição é a base da fé e pregação a) Gl = quando o Senhor ressuscitou lhe apareceu 2) A ressurreição mostrou que a morte de Jesus, não era um castigo, mas uma disposição da vontade de Deus.

6 A TAREFA DA COMUNIDADE CRISTÃ DA ÉPOCA APOSTÓLICA
a) No plano de Deus a morte de Jesus tinha um sentido e um significado. A ressurreição era a prova inconfundível da realização da vontade de Deus.

7 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS
I – A comunidade primitivas pensou da seguinte forma: “A vontade de Deus se manifestou na sua Palavra, isto é, na Sagrada Escritura. Se Jesus foi ressuscitado por Deus e, em consequência disso, o seu destino seguiu o curso estabelecido pelos decretos divinos, isto deve corresponder necessariamente à Escritura.

8 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS
1) Certificando-se que a paixão, morte e ressurreição de Jesus estavam em conformidade com as escrituras, a pregação cristã primitiva adquiriu um importante princípio – o uso das Escrituras se tornou para ela legitimado e exigido; podiam agora invocar a Palavra de Deus em apoio do evento Cristo.

9 A VIA JESUS SEGUNDO AS ESCRITURAS
EVANGELHO DE MARCOS 15.21ss VERSOS 33 VERSO 29 Sl 22 Sl 69.4 EVANGELHO DE LUCAS 23.46 VERSO 46 SL 31.5a LUCAS DOIS LADRÃOS NA CRUFIFICAÇÃO ISAIAS (TODO OCONTEXTO DOCAPÍTULO)

10 2) Os pregadores começaram a demostrar que aquilo que aconteceu com Jesus concorda com as Escrituras. Porem esta formula não era tão explícita, precisava ser mais explícito.

11 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS
I – Diante das exigências da pregação as referências as Escrituras tornaram-se cada vez mais claras e inconfundível. A morte e a ressurreição de Jesus já incluíam em si mesmas a prova da realização da vontade de Deus.

12 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS
2) Mas tornava-se necessário explicitar o cumprimento da palavra divina quando se tratava dos acontecimentos: da vida de Jesus, situação da comunidade e das exigências com as quais ela se defrontava neste mundo.

13 A CITAÇÃO DAS ESCRITURAS
3) Tal explicitação só poderia ser dada pela Palavra de Deus da Escritura; por isso ela passou a ser citada. “... Assim diz a escritura...” Marcos = cita Malaquias 3.1 e Isaías 40.3 Marcos = cita Isaías 29.13

14 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO
I – O tempo passou e Jesus ainda não veio, em função disso nasceu uma nova perspectiva. A tomada de consciência da sucessão gradual do plano divino de salvação. 1) A comunidade se coloca no horizonte do contexto da salvação, cujo campo se estende desde a comunicação da Palavra de Deus no passado até os acontecimentos da vida de Jesus e o tempo da Igreja.

15 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO
2) Em consequência disso o Antigo Testamento passou a ser considerado mais na linha da promessa, representada pela ação de Deus, do que na linha da realização, isto é, passou a ser lido no seu aspecto de promessa do cumprimento agora realizado.

16 O ANTIGO TESTAMENTO COMO PROMESSA CUMPRIDA NO NOVO TESTAMENTO
Atos 2.14ss Mateus 4.14ss = início da atividade pública de Jesus. Mateus 21.4s Entrada em Jerusalém

17 TEMAS DA PREGAÇÃO DO NOVO TGESTAMENTO CALCADOS NO ANTIGO TESTAMENTO
I – CRISTOLOGIA = Explica quem era Jesus de Nazaré. A ideia de Messias no Novo Testamento é diferente da ideia de Messias do Antigo Testamento. II – EXPIAÇÃO E REDENÇÃO III – AUTO DEFINIÇÃO DA COMUNIDADE CRISTÃ I Pedro 2.9 = Êxodo Romanos = Dt 33.3; Dn 7.27

18


Carregar ppt "O ESTUDO O ANTIGO TESTAMENTO É RELEVANTE PARA HOJE? POR QUÊ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google