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Prof. Flávio Brustoloni, Adm, MBA.

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1 Prof. Flávio Brustoloni, Adm, MBA.
FALANDO SOBRE Práticas Prof. Flávio Brustoloni, Adm, MBA. Jul 2012

2 Conteúdo 1. O que é Prática 2. O que é o Paper 3. Como fazer um Paper
4. O que é Plano de Desenvolvimento 5. Como fazer um PDP 6. Como fazer uma apresentação 7. Perguntas mais frequentes 8. Dicas

3 O que é Prática 1 1/64

4 A realização da Prática é condição indispensável para colação de Grau.
É um componente curricular dos cursos superiores de Graduação / UNIASSELVI, conforme prevê as Diretrizes Curriculares Nacionais. A realização da Prática é condição indispensável para colação de Grau. 1. O que é Prática 2/64

5 É a “parte prática” do curso de graduação EaD.
A execução da prática possui alguns objetivos, conforme a seguir: 1. O que é Prática 3/64

6 Reforçar o aprendizado dos conteúdos;
Desenvolver projetos interdisciplinares que contemplem a relação teórico prático dos saberes aprendidos; Reforçar o aprendizado dos conteúdos; Possibilitar uma problematização das questões regionais. 1. O que é Prática 4/64

7 COMO ACONTECE? É desenvolvida ao longo do módulo;
Deve ser planejada na forma de projeto – Plano de Desenvolvimento da Prática; A carga horária é prevista pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos: 1. O que é Prática 5/64

8 CARGA HORÁRIA Licenciatura = 400h, sendo 80h por módulo, desenvolvidas nos cinco primeiros módulos. Bacharelado = Carga horária varia conforme o curso, atividade é realizada ao longo dos oito módulos. Tecnólogos = 300h, sendo 60h por módulo, desenvolvidas nos cinco módulos. 1. O que é Prática 6/64

9 COMO SE DESENVOLVE? Tema: determinado pelo professor-tutor externo dentro dos conteúdos das disciplinas do módulo; Orientações feitas nas datas estabelecidas na Agenda de Atividades e de acordo com cada professor. 1. O que é Prática 7/64

10 TIPOLOGIAS Prática Simulada: exploração de temas teóricos, realizada nos encontros presenciais; Prática Real: busca familiarizar os acadêmicos com seu futuro ambiente profissional. A aplicação dos temas acontece em contato direto com a realidade, ou seja, fora dos encontros presenciais; Prática de Pesquisa Documental: busca exercitar a pesquisa de cunho documental. O principal objetivo desta Prática é a análise e interpretação de dados. 1. O que é Prática 8/64

11 ENTREGAS Confecção do Plano de Desenvolvimento da Prática - PDP (precede o paper); Deve resultar na elaboração de um paper e na socialização junto a turma conforme cronograma; A elaboração do Plano, a entrega do paper, bem com a socialização são atividades obrigatórias; 1. O que é Prática 9/64

12 O que é Paper 2 10/64

13 Definição de Paper segundo Oliveira (2006):
O QUE É UM PAPER? Definição de Paper segundo Oliveira (2006): “São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica” (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.90). 2. O que é um Paper 11/64

14 ESTRUTURA Papel A4 branco (impressão de um lado);
Fonte: Times New Roman 12 (exceto notas de rodapé e citações longas); Espacejamento: 1,5 (salvo exceções); Margens: todas 2cm Páginas: canto superior direito, a primeira folha é contada mas não numerada. 2. O que é um Paper 12/64

15 Fonte Times New Roman Tamanho 12
ESTRUTURA Número da página 2 cm 1 Papel A4 Branco Nononononononononononononononononononononononononononononononononononononononono Entrelinhas 1,5 Fonte Times New Roman Tamanho 12 2. O que é um Paper 13/64

16 ESTRUTURA Elementos Pré-textuais Elementos Pós-textuais
Elementos Textuais Cabeçalho Resumo Palavras-chave Introdução Desenvolvimento Considerações Finais Referências Apêndice Anexos 2. O que é um Paper 14/64

17 Como fazer um Paper 3 15/64

18 INICIO DA PRÁTICA A prática inicia sempre com a definição das equipes e a escolha do tema estabelecido pelo(a) professor(a)-tutor(a) externo. 3. Como fazer um Paper 16/64

19 1ª Etapa: Redação 3. Como fazer um Paper 17/64

20 REDAÇÃO A elaboração do paper é INDIVIDUAL, mesmo com a prática sendo em EQUIPE. Comece a escrever o paper pelo DESENVOLVIMENTO, tal qual você faz na redação (2ª Avaliação). Desenvolva o texto baseado no material específico sobre a empresa que você está pesquisando. 3. Como fazer um Paper 18/64

21 REDAÇÃO Os materiais utilizados podem ser: pesquisas feitas na empresa; entrevistas com funcionários; conteúdos de materiais de divulgação sobre a mesma ou até mesmo materiais de uso interno. Apenas não esqueça: anote o nome do(s) autor(es), o ano e a página dos materiais utilizados. 3. Como fazer um Paper 19/64

22 2ª Etapa: Citações 3. Como fazer um Paper 20/64

23 CITAÇÕES Busque materiais de autores que falem sobre o tema no qual você está escrevendo. Escolha pelo menos 2 (dois). Depois de escolhidos os materiais, comece a extrair os trechos destes materiais e inserí-los no paper, já fazendo a respectiva citação. 3. Como fazer um Paper 21/64

24 Lembrem-se que nós utilizamos o sistema AUTOR-DATA, conforme exemplo:
CITAÇÕES Lembrem-se que nós utilizamos o sistema AUTOR-DATA, conforme exemplo: (CHIAVENATO, 2010, p. 20) AUTOR DATA 3. Como fazer um Paper 22/64

25 CITAÇÕES “As citações são elementos retirados das fontes bibliográficas, eletrônicas e documentais [...] Elas enriquecem um trabalho e demonstram o estudo e a atitude científica do autor”. (TAFNER, 2011, p. 181). 3. Como fazer um Paper 23/64

26 CITAÇÕES Depois de inseridas as citações, pode-se repassar a metodologia geral do texto no conteúdo, conforme a seguir: 3. Como fazer um Paper 24/64

27 a) Os parágrafos devem sempre ser separados pelo espaço de uma linha:
3. Como fazer um Paper 25/64

28 b) Observar títulos e subtítulos:
3. Como fazer um Paper 26/64

29 deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem;
TÍTULOS DE SEÇÕES deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem; deixar 1 linha em branco entre parágrafos; deixar 2 linhas em branco no término de uma seção ou antes da próxima seção. 3. Como fazer um Paper 27/64

30 3ª Etapa: Tabelas, Quadros e Figuras
3. Como fazer um Paper 28/64

31 INDICAÇÃO NO TRABALHO Complementam ou ajudam a ilustrar alguma parte do texto. Devem estar centralizadas na página e possuir título (abaixo das mesmas) junto com a numeração. 3. Como fazer um Paper 29/64

32 INDICAÇÃO NO TRABALHO Fonte tamanho 10 Fonte tamanho 10
3. Como fazer um Paper 30/64

33 4ª Etapa: Introdução 3. Como fazer um Paper 31/64

34 INTRODUÇÃO Delimitação do assunto, objetivo(s), justificativa e outros elementos (metodologia adotada) para situar o tema no artigo. Último parágrafo deve mostrar a estrutura. 3. Como fazer um Paper 32/64

35 4ª Etapa: Considerações Finais
3. Como fazer um Paper 33/64

36 retomada dos objetivos da introdução; apresentação das conclusões;
CONSIDERAÇÕES FINAIS retomada dos objetivos da introdução; apresentação das conclusões; contribuições do trabalho; sugestões para estudos futuros; outros enfoques. 3. Como fazer um Paper 34/64

37 5ª Etapa: Referências 3. Como fazer um Paper 35/64

38 Apresente todos os documentos consultados para elaboração do paper.
3. Como fazer um Paper 36/64

39 6ª Etapa: Cabeçalho 3. Como fazer um Paper 37/64

40 RESUMO Redação concisa em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. No máximo 15 linhas ou 150 palavras. 3. Como fazer um Paper 38/64

41 PALAVRAS-CHAVE Representam o assunto abordado no trabalho. Escolher 3 palavras separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. 3. Como fazer um Paper 39/64

42 Elabore o resumo e preencha as demais informações do cabeçalho:
3. Como fazer um Paper 40/64

43 Seu trabalho está concluído.
REVISÃO Depois, não esqueça de dar mais uma revisada final em seu paper, para ver se não esqueceu nenhum detalhe ou informação importante. E... PRONTO!!! Seu trabalho está concluído. 3. Como fazer um Paper 41/64

44 O que é um Plano de Desenvolvimento 4 42/64

45 O Plano de Desenvolvimento da Prática – PDP é o registro impresso do planejamento (cronograma) de como a prática será (ou seria) implementada na organização em estudo. 4. O que é um Plano de Desenvolvimento 43/64

46 Exemplo de PDP 4. O que é um Plano de Desenvolvimento 44/64

47 Como fazer um Plano de Desenvolvimento 5 45/64

48 O Plano de Desenvolvimento da Prática – PDP encontra-se formatado em arquivo de Word (Microsoft Office) para download no AVA ou então no blog. 5. Como fazer um Plano de Desenvolvimento 46/64

49 Substitua no arquivo os dados pelos do seu trabalho (título, nome, turma, etc).
Depois, preencha corretamente as datas correspondentes às fases do cronograma (orientação, planejamento, execução, etc). 5. Como fazer um Plano de Desenvolvimento 47/64

50 Lembre-se: o PDP é entregue um por EQUIPE!
Por último substitua as atividades que foram feitas por você e sua equipe, de acordo com as datas inseridas no cronograma. Lembre-se: o PDP é entregue um por EQUIPE! 5. Como fazer um Plano de Desenvolvimento 48/64

51 Como fazer uma Apresentação 6 49/64

52 As apresentações de trabalhos geralmente são feitas em Powerpoint (Microsoft Office).
Para tanto iremos passar algumas dicas para fazer uma boa apresentação. 6. Como fazer uma Apresentação 50/64

53 1º Procure não utilizar muitos textos nos slides.
E, se utilizar, que sejam textos curtos e de fácil compreensão. Destaque as palavras mais importantes das frases. 6. Como fazer uma Apresentação 51/64

54 2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas
2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas. Não utilize cores fortes no fundo ou letra. Sempre use fundo claro com letra escura ou vice-versa. Ainda assim, a primeira opção cansa menos na leitura. 6. Como fazer uma Apresentação 52/64

55 2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas
2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas. Não utilize cores fortes no fundo ou letra. Sempre use fundo claro com letra escura ou vice-versa. Ainda assim, a primeira opção cansa menos na leitura.

56 2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas
2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas. Não utilize cores fortes no fundo ou letra. Sempre use fundo claro com letra escura ou vice-versa. Ainda assim, a primeira opção cansa menos na leitura.

57 2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas
2º Outro grande detalhe são as cores utilizadas. Não utilize cores fortes no fundo ou letra. Sempre use fundo claro com letra escura ou vice-versa. Ainda assim, a primeira opção cansa menos na leitura.

58 3º Procure priorizar, nas apresentações, as imagens ao invés dos textos. É interessante utilizar também vídeos e sons, porque contribuem consideravelmente no processo de registro na mente dos expectadores. 6. Como fazer uma Apresentação 53/64

59 7 Perguntas mais frequentes 54/64

60 1º Por que temos que entregar um paper cada aluno se o trabalho é em equipe?
Porque a equipe é para ajudar no desenvolvimento do trabalho. A proposta é que cada aluno desenvolva o seu próprio trabalho científico. 7. Perguntas mais Frequentes 55/64

61 2º O paper vale nota? Não. O paper apenas valida o processo final de aprendizado do módulo. Por isso em cada módulo o tema tem que ser de acordo com as disciplinas do mesmo. 7. Perguntas mais Frequentes 56/64

62 3º Qual o tamanho ideal de um paper?
Segundo TAFNER (2011), os artigos ou papers apresentam geralmente de 6 (seis) a 12 (doze) páginas. 7. Perguntas mais Frequentes 57/64

63 4º Quais as entregas das práticas?
Cada aluno entrega seu paper, e cada equipe entrega seu PDP e faz sua apresentação sobre o tema escolhido. 7. Perguntas mais Frequentes 58/64

64 5º E se não entregar o paper no prazo determinado?
Assim como em qualquer instituição de ensino superior, a não entrega do trabalho de conclusão do curso (que no caso do EaD é a prática do módulo) impede a colação de grau do aluno. 7. Perguntas mais Frequentes 59/64

65 8 Dicas 60/64

66 Escolha uma boa parceria para confecção dos trabalhos
Escolha uma boa parceria para confecção dos trabalhos. Verifique se a(s) pessoa(s) são responsáveis, cumprem seus compromissos e acima de tudo observe seu grau de comprometimento com os estudos. Alunos não comprometidos além de não ajudarem, no final acabam se tornando um “peso” para a equipe. 8. Dicas 61/64

67 Escolha um tema que seja prazeroso para você
Escolha um tema que seja prazeroso para você. Produzir algo sobre a área que você gosta, tem mais facilidade ou domina é muito mais fácil além de os trabalhos saírem com um nível muito superior àqueles que não estão na mesma condição. 8. Dicas 62/64

68 Você não precisa ser EXPERT em informática para fazer seus trabalhos
Você não precisa ser EXPERT em informática para fazer seus trabalhos. Mas você precisa ter alguém que o seja para você. E busque o mais rápido possível aprender desta ferramenta para que você possa desfrutar da liberdade de autonomia. 8. Dicas 63/64

69 Não deixe para fazer o trabalho na última hora
Não deixe para fazer o trabalho na última hora. Procure reunir-se com sua equipe o mais breve possível e desenvolver o trabalho. Tire dúvidas com o professor sempre que possível e antecipe a entrega do trabalho, para que se acontecer algo, você tenha tempo para agir em seu favor. 8. Dicas 64/64

70 BOM TRABALHO PARA TODOS!


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