A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliar Competências: Uma Medida Possível?"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
Maria Palmira Alves Universidade do Minho

2 Noção de competência: Objecto de debate social
- no âmbito da formação (conceito pedagógico) Capacidade de: mobilizar (identificar, combinar e utilizar) um conjunto de saberes, saber-fazer e saber-ser Para: resolver situações problema (não simples aplicações) Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

3 Competência: um conceito pedagógico
A avaliação em educação requer muita atenção – uma vez que temos que validar conhecimentos, temos que validar um método, um utensílio para avaliar. Estamos na dimensão de desenvolvimento e, muito do trabalho do professor consiste em ver como implementam os alunos o seu “trabalho”. Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

4 Que Práticas Avaliativas?
A actividade está no centro. A avaliação não se faz se não houver actividade – Como se faz, então a avaliação? dispositivo: construção de competências - o professor tem de construir categorias que permitam observar a actividade Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

5 Descrição da actividade: 3 pontos de vista
O mobile da pessoa que faz O objectivo – resultado a atingir O conteúdo operacional – como se integram os saberes na actividade. NOTA: A actividade pode ser a mesma , o mobile do actor e o conteúdo operacional é diferente. Ex: Quero ir à estação – Conheço a cidade? – Então vou tranquilo. Não conheço a cidade? – Então não sei bem quando e como chegarei. O objectivo é o mesmo. O mobile é diferente. Toda a actividade tem saberes incorporados – não posso agir sobre o mundo se não tenho uma representação do mundo onde quero agir. Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

6 RELAÇÃO SABER- ACTIVIDADE: Desafio à avaliação das competências
Tanto mais saberes se integram na actividade, tanto mais eles são invisíveis. Assim: Avaliar competências a partir de um só nível é perigoso. Implica mobilizar conhecimentos práticos e teóricos; resolução de problemas; dimensão relacional e dimensão de aconselhamento. Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

7 Competência Colectiva
Nunca seremos «peritos» sozinhos, mas só em interacção com os outros Uma competência não se reduz à conceptualização, tem de haver comunicação Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

8 O professor tem de saber:
- Com que modelo vai avaliar; - De que é que parte; - O que tem para construir o objecto a avaliar. Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

9 O que Avaliar? Definir Critérios e Indicadores
Um Critério é uma qualidade e não é directamente observável Ex. Um Indicador é um sinal concreto observável Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

10 Quando Avaliar? A avaliação por períodos A avaliação contínua
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

11 Como Avaliar? Instrumentos de Avaliação
Escolha de situações significativas Ex. Um artigo para jornal da escola O portfolio Ex. O registo do percurso de aprendizagens significativas Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

12 Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
A avaliação formativa e formadora Clareza dos critérios e indicadores Participação dos alunos Continuidade da Avaliação Variedade de situações Variedade dos instrumentos Avaliar Competências: Uma Medida Possível?

13 Avaliar Competências: Várias Medidas Possíveis
Maria Palmira Alves Universidade do Minho


Carregar ppt "Avaliar Competências: Uma Medida Possível?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google